Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Clériston, Folha de Pernambuco


  • Esculacho Utilidade Pública: Se está em seus planos viajar de avião por esses dias, vai aqui uma dica, o Kit-Aeroporto. Para as mulheres, uma bolsa grande; para os homens, como pochete é muio cafona e fora de moda, a sugestão é uma calça com muitos bolsos.
    Telefone celular (essa é fácil, até minha diarista tem um); um livro de, pelo menos 500 páginas ou 3 pequenos; um MP-3 (se o seu tem uma memória pequena, sugiro que troque por um de 1Gb ou mais; se você não tem, vale a pena investir nisso, os preços caíram ou você ainda pode pegar emprestado do sobrinho ou trocar com ele por uma Play-Boy da Karina Bacchi). Muito dinheiro em cédulas pequenas. Sem assistência das companhias aéreas, você vai gastar um bocado em coxinhas, refrigerantes, salgadinhos... Mais inteligente seria fazer logo uma refeição completa, mas bobo e otimista como você é, vai sempre achar que o atraso será de apenas de 15 minutos, mesmo já tendo esperado três dias. Uma coberta (se você não for muito grande, dá pra fazer do carrinho de malas uma poltroninha até confortável. Já fiz isso uma vez no aeroporto de Salvador e funcionou legal, bem melhor que tentar dormir naqueles bancos nada anatômicos). Não esqueça da imagem de São Judas Tadeu (não importa se você não for católico, mais cedo ou mais tarde você vai apelar para qualquer santo).
    E boa viagem (se não desistir antes).

  • Há uma semana eu achava que Valdir Pires ainda não havia caído por causa de sua irretocável biografia, agora eu acho que está apenas esperando a divulgação do novo ministério. Momento Marquinhos de Ogum: o Ministério da Defesa será dado a um peemedebista.

  • Menos de 24 horas depois de assaltarem a ministra Helen Grace, do STF, dois suspeitos já foram mortos pela polícia.
    A Secretaria de Segurança (isso só pode ser piada) do Rio de Janeiro divulgou nota dizendo que a ministra deveria ter requerido escolta da Polícia Federal. Ao ouvir a notícia dada pelo apresentador do Jornal Hoje, da Rede Globo, adorei seu comentário: "resta saber a quem devem requerer escolta os milhares de cidadãos comuns que passam pela Linha Vermelha todos os dias".

  • Está rolando na net uma convocação para que os brasileiros boicotem o filme Turistas. Se por acaso alguém aí não sabe do que trata o filme, é uma película estadunidense em que seis jovens de lá, em visita ao Rio (bom, eles dizem que é o Rio, mas tem Floresta Amazônica junto com Copacabna e mais um monte de clichês), são dopados, seqüestrados, torturados, alguns mortos e seus órgãos são traficados.
    Como não sou um sujeito gregário, não sou maria-vai-com-as-outras e não penso pela cabeça alheia, assistirei ao filme se me der vontade de assistir.

    Me dói ver o Brasil ser tão maltratado por esses prepotentes? Sim, dói.

    Me irrita ver os sujeitos tratarem o mundo como seu quintal e achar que gente são apenas seus compatriotas e seus vassalos ingleses enquanto os demais habitantes do planeta são apenas sub-extrato humano? Sim, irrita.

    Compartilho da idéia de que esse tipo de filme tem roteiros e histórias idiotas e mal servem para diversão descartável? Sim, compartilho.


Fico triste por ver atores brasileiros participando de uma produção que ajuda a piorar nossa imagem no exterior em troca de alguns trocados e de poderem colocar em seus currículos que já participaram de uma produção hollywwodiana? Sim fico triste por eles, que terminam encontrando mais percalços em suas carreiras do que um caminho dourado para elas.

Mas uma coisa não se pode negar: esse filme só tem esse roteiro, essas histórias macabras, a imagem derturpada e podre do Brasil, porque é essa imagem derturpada e podre que nós exportamos. Claro, eu posso xingar meu irmão de burro e até dar uma porrada nele, mas se outra pessoa o fizer, vou ficar muito puto e sair para a briga, e é mais ou menos isso que acontece com esse filme.

Nós falamos mal do Brasil, de suas injustiças, de sua justiça apens para pretos, pobres e putas, de suas polícias mal remuneradas, mal equipadas, mal treinadas e corruptas, de seu sitema de saúde pública emporcalhado, defasado e ineficaz, porém nos emputecemos quando algum estrangeiro fala o mesmo. Alegorias e exageros à parte, eles apenas retratam exatamente o que nós vimos, só que com olhos que não conhecem o que vêem.

Nenhum comentário: