Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

AUTO_ivan

toninho

  • Hoje o Charge On Line está tão bom que não resisti e coloquei duas charges aqui.

 

  • O Zeca até pediu um terceiro post sobre a nova Cuba, mas vou contrariá-lo um pouquinho e resumir ao máximo segurando a tentação de mais um texto enorme. Fiquem com essa notícia do Estadão. Só lembrando que esses jovens estão na universidade, o que facilita seu contato via internet com o resto do mundo. A maioria da população não tem acesso à grande rede e os que têm, tem acesso controlado.

 

  • A França quer que o Brasil participe mais ativamente nas negociações com as Farc para a liberação dos reféns. Cá pra nós, El Loco permitirá que alguém divida os louros com ele, caso as negociações forem bem sucedidas? Se o Brasil se meter e, por um motivo qualquer, as negociações derem pra trás, El Loco não responsabilizará o governo brasileiro e tentará sair como herói nos deixando com o pepino pra descarcar? Será que o Brasil terá a oferecer para os terroristas o que El Loco está oferecendo (segundo más línguas, ou línguas bem informadas, trânsito livre para a cocaína passar pelos portos venezuelanos sem que a polícia ou as forças armadas se metam)?

 

  • O ministro das relações exteriores, Celso amorim, afirmou hoje que estão bem avançadas as negociações entre Brasil e Argentina para que as negociações comerciais entre los dos hermanos passem a ser feitas em reais e em pesos, não mais em dólares, como é atualmente. Gisele Bündchen só recebe cachê em euros; a União Européia já conversa em substituir o dólar pelo euro em suas transações... Se a substituição acontecer nesses dois blocos, poderá haver uma mudança em outras áreas do planeta e aí, senhoras e senhores, a moeda estadunidense tenderá a despencar geral e o mundo vai passar a conhecer a verdadeira economia dos EUA, sem especulação, com a maior dívida externa do planeta, uma poupança mantida pelas aparências... Será um caos. Antes que alguém diga que estou torcendo contra os ianques, supondo que eles são pobress com a arrogância de ricos, nada disso. Eles são o país mais rico do mundo, sem dúvida, mas a crise imobiliária já mostrou que há uma economia artificial encroada no monstro.

 

  • O Banco Central publicou um relatório que afirma que o Brasil tornou-se credor internacional. Ótima notícia! As reservas brasileiras aumentaram de U$ 165,2 bilhões para R$ 180,3 bilhões em um ano. Sem querer colocar areia na empadinha de Meireles e companhia, isso se deve a um preparo de todo o mundo depois dos efeitos saquê, tequila e merengue, que abalaram o globo na década de 90. A crise imobiliária estadunidense causou alguns danos, mas nada de pânico, sinal de que está todo o mundo, não só o Brasil, mais precavido nas negoiações internacionais. Os países de economia mais forte diminuíram seus créditos e todos prevêem menos investimentos em 2009. Na macro economia internacional estamos bem, o problema é na economia interna. O país só cresce por conta de alguns abnegados, teimosos e bem preparados que teimam em construir, investir na produção, quebrar os quadris e a cabeça para tocarem suas empresas. O governo não tem feito nada mais senão acochar com taxas e impostos absurdos. Os sonegadores e a economia informal são os responsáveis pelo crescimento. Cá pra nós, se todos os empresários pagassem todos os impostos que deveriam, se declarassem todas suas compras e investimentos, a arrecadação seria astronômica, mas, por outro lado, a quebradeira seria também enorme. Informais, mais de 50% dos empreendimentos nacionais, é que dão emprego, renda e dignidade a boa parte da população. São as Feiras de Caruaru que diminuem a miséria e ajudam o capital a circular e não as grandes montadoras de automóveis e bancos. Discorda? Então pesquise na sua cidade. Quantos são os empreendimentos, desde o boteco da esquina, passando pelo barbeiro, o mercadinho do bairro, até as empresas de ônibus não formalizados? Quantos empregados esses empreendimentos têm no total? Depois compare com as empresas legalizadas. Você tomará um susto se não estiver preparado para surpresas.

Nenhum comentário: