Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, outubro 05, 2009

Segunda de outubro

duke2

 

  • Umas perguntinhas aos ufanistas: 1. Quantas Olimpíadas (agora, sim, no plural) os Estados Unidos sediaram? Respondo: Saint Louis (1906), Los Angeles (1932), Los Angeles (1984) e Atlanta (1996). 2. Quantas vezes eles se candidataram a sede? Eu respondo: Cinco, só perderam a chance de sediarem dessa última vez. 3. Você, caro ufanista, acredita mesmo que se eles quisessem de verdade sediar a limpíada de 2016 eles perderiam a disputa? 4. Você, caro ufanista, sabia que boa parte da população de Chicago repetia nas ruas, em sites, blogs e cartazes o slogan “they play, we pay” numa forma de opor-se à realização milionária dos Jogos, mais cara a cada nova edição, e com retorno financeiro duvidoso, principalmente depois da crise financeira que se abateu sobre o mundo? 5. Se a concorrência fosse “na vera”, o discurso de Obama e a peça promocional teriam sido aquela coisinha sem graça?

 

  • Mudando de enfoque, mas mantendo a intenção. A partir dos anos 80 começou a ser proibido o plantio de eucalipto para fins de produção de celulose e papel na Europa. Tendo como base estudos promovidos pela Universidade de Oxford – os quais eu tinha uma cópia até bem pouco tempo – que mostram os males ambientais e sociais que a cultura de uma espécie alienígena e altamente dispendiosa trariam e trouxeram para o continente, toda a Europa terminou por proibir o plantio. Para onde transferiram-se as grandes indústrias? Para a América do Sul, começando pela Argentina, depois o Brasil,e a Ásia. Aqui e lá pelas condições climáticas, do solo e os salários baixos. Capacitar mão de obra é despesa mínima diante dos benefícios fiscais e a produção relâmpago (na Europa a planta leva 40 anos para atingir o ponto de corte, no Brasil esse período é de apnas 7 anos, um ganho de quase 6 vezes). Qando as coisas começam a ser prejudiciais para o primeiro mundo, ela é transferida para o terceiro, dando-nos a ilusão de que estamos ganhando, que nos tornamos melhores que os “colonizadores” e passamos a ser seus fornecedores e não mais importadores. Isso aconteceu agora com os Jogos Olímpicos. As competições contrariam os princípios olímpicos decretados pelo Barão de Coubertain: O importante não é ganhar, é competir. O que prevalece é o ganho. Nada contra o ganho de qualquer trabalhador, mas contra a transparência nos gastos.

 

  • A falta de transparência permitiu a hiperinflação, por exemplo, dos gastos nos Jogos Panamericanos, que atingiram volume até agora não determinado. Costumo dizer que a fiscalização no Brasil é feita por telefone e a Justiça, por mais que tente pesquisar, investigar, jamais chega ao fundo do poço, tantas são as mãozinhas entravando o progresso.

 

  • O presidente Lula, o Ilusionista, já se manifestou contra a transparência total dos gastos. Vergonha quando vindo de qualquer autoridade uma declaração desse tipo, altamente vergonhoso quando vindo daquele que deveria ser o maior defensor das leis e da transparência dos gastos públicos.

 

  • Você acha mesmo, caro brasileiro, que ganhamos alguma coisa ao adquirirmos o direito de realizar a Olimpiada de 2016 em nosso território? Com certeza alguém, ou alguéns, ganhou, mas, tirando a auto-estima do cidadão comum que está se achando importante, financeiramente não fomos nós, palhaços pagadores de imporstos que ganhamos.

ATUALIZAÇÃO: Acabei de receber o texto abaixo por e-mail. Ainda não chequei as informações e a fonte, algo que você, caro leitor, pode fazer também e depois nos informar:

 

Esse também comprou diploma?

A genialidade de Gilmar Mendes e a compra de títulos de doutor na Alemanha

Sexta-feira, 18 de setembro 2009

Há tempos penso sobre a genialidade do Gilmar Mendes. 
Em sua biografia na Wikipedia, consta que:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilmar_Mendes

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Em 1988, (Gilmar Mendes) viaja para a Alemanha a fim de cursar o mestrado na Universidade de Münster, que concluiu no ano seguinte, com a dissertação... 
Nessa mesma universidade prosseguiu seus estudos de doutoramento, que concluiu em 1990 com a tese... 
No campo profissional, também foi procurador da República (1985-1988), adjunto da Subsecretaria Geral da Presidência da República (1990-1991)...

O nosso Supremo Presidente do Supremo conseguiu um mestrado e um doutorado em apenas DOIS ANOS, o que não deixa de ser um atestado de inteligência anormal. Ainda mais sendo os dois títulos na língua alemã!

Curiosa que sou, pasmei com sua genialidade. Mas não dexei de fazer uns cálculos. Vejamos pois. A Wikipedia registra que ele permaneceu como procurador da República até 1988, viajando no mesmo ano para a Alemanha.  
Suponhamos então que ele tenha começado os estudos em março, no Semestre de Verão (as datas diferem de semestre a semestre e de universidade a universidade, mas os meses são esses que seguem). 
Semestre de Verão ---- Semestre de Inverno 
março a julho /88 – outubro/88 a fevereiro/89 
março a julho/89 – outubro/89 a fevereiro/90 
A data do seu retorno ao Brasil não fica clara. A Wikipedia anota apenas que ele assumiu a Subsecretaria Geral da Presidência da República em 1990
Isso é ou não é uma demonstração de genialidade? 
Agora vamos a um outro ponto. 
Em absoluto desejo aqui colocar em dúvida a competência do nosso Supremo Presidente do Supremo Tribunal Federal. 
Andaram saindo reportagens recentes no:

Welt Online - http://www.welt.de/politik/bildung/article4381509/Das-gute-Geschaeft-mit-gekauften-Doktortiteln.html

MSN Nachrichten - http://news.de.msn.com/politik/Article.aspx?cp-documentid=149314441

E em muitos outros meios de comunicação (basta dar no google " gute geschäfte mit doktortiteln ") sobre um escândalo monumental na Alemanha. Trata-se da compra de títulos de doutor. Em toda a Alemanha mais de 100 professores estão sendo investigados por terem recebido a quantia de até 20 mil euros para a venda dos títulos. 
Certamente o nosso Supremo Presidente da Suprema Corte não está envolvido nessa maracutaia de proporções descomunais. 
Isso não é coisa de gente séria, mas de bandidos. E o nosso Supremo Presidente do Supremo não é bandido. É gente do bem. Quero dizer, nem todos pensam como eu. O ministro Joaquim Barbosa, por exemplo, colega do Gilmar Mendes no Supremo, afirmou que "Vossa Excelência (Gilmar Mendes) está destruindo a Justiça deste país". E acrescentou que o Gilmar tem uns capangas no Mato Grosso. Para quem não sabe, capanga são bandidos pagos para matar e destruir os inimigos a mando do chefe.  
Escrevo até mesmo para alertar o governo brasileiro sobre doutores chegados no Brasil da Alemanha com títulos que podem bem terem sido comprados. 
Fica o alerta.

Postado por Glória Leite

©Marcos Pontes

3 comentários:

Fábio Mayer disse...

1. Mas a campanha do Rio foi bem feita. É fato que nossos bolsos vão doer para caramba com a vitória brasileira, até porque, se em mais de 2 anos não puniram ninguém por conta dos panamericanos, já podemos ter certeza que a festa será geral na Rio2016. Unica esperança é a fiscalização que o COI promete impor sobre o Rio de Janeiro.

2. É absolutamente comum nesta terra de ninguém, o cara decorar textos legais e passar num concurso como esse, de procurador da república, assumir e logo depois, gozando do lauto salário, viajar para o exterior para estudar. Conheço pelo menos 3 pessoas que fizeram mestrado e douytorado no exterior, recebendo salários aqui.

Adao Braga disse...

Eu sei sobre os Eucaliptos Marcos, porque em Nanuque, minha terra natal, foi tomada por Eucalipto e Cana.

Morei em Posto da Mata e viajei por esta região do Extremo Sul baiano, lembro-me quando iam aparecendo as enormes plantações de Eucalipto. Tinha um senhor em Posto da Mata que reclamava e perguntava:

- Vocês já viram quantos passarinhos nos eucaliptos?

A analogia está muito bem aplicada!

Cachorro Louco disse...

Marcão : Esta Olim-piada vai ser uma piada de mau gosto principalmente nos nossos bolsos sobrecarregados de tantos$ imposto$
Não vai sobrar pra ninguém ,us cumpanheru du nóçu presidenti é qui váo ficá coa grana meu"

Abraços