Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, abril 12, 2010

Porque não voto em Dilma

dilma_lulada_silva_2

 

Me contaram uma historinha que não sei se é verdadeira ou se apenas uma alegoria. Ei-la:

Um fazendeiro, dono de muitas terras e empregador de vasta mão de obra, mandou a filha única para São Paulo, onde a menina cursaria História na USP.

Ao final do primeiro semestre a filha voltou para passar as férias na fazenda. Depois dos carinhos de boas vindas, a menina pôs-se a contar as novidades. Logo o pai percebeu as mudanças acontecidas na maneira da filha ver as coisas, uma visão mais socialista do mundo, jargões do tipo “mais valia”, capital ao invés de “fazenda”, “companheiros” no lugar de empregados e por aí adiante.

No meio desse palavreado “modernizado”, propôs ao pai:

- Por que o senhor não divide seu latifúndio com os companheiros campesinos, lhes ajuda nos custos de produção e, depois, como o senhor, a princípio, é o mantenedor, fica com 60% da produção e divide o restante com os parceiros? No ano seguinte eles próprios manterão a produção e assim seu percentual passa a ser proporcional ao total de produtores?

O pai, macaco velho nas negociações com sindicatos, bancos, produtores e todo o universo de pessoas e entidades que envolvem a produção do país, apenas escutava, tentando aparentar algum interesse, mas enfadado por dentro.

- Tá, filha, boa idéia. Vou pensar com carinho. Mas enquanto isso, me diga como vão as coisas na faculdade.

- Ah, está tudo ótimo, só tiro dez, me adaptei fácil, os professores gostam de mim. Mas não foi sem esforço. Normalmente eu estudo até duas, três da manhã, estou sempre na biblioteca, participo dos seminários, faço parte de grupos de estudos. É duro, mas compensa no final do semestre. Passei direto em tudo.

- Ótimo! Parabéns. E como está se saindo a Raimundinha, filha do Deodoro, que foi com você?

- Aquela ali, pai, não quer nada com nada. Não perde uma balada, namora todo mundo, fica na farra até de madrugada todos os dias e só tira zero.

- E por que você não a ajuda?

- Ajudar como, pai, se ela não se esforça, não quer estudar, prefere a bagunça?

- Ora, simples. Como você só tira dez e ela só tira zero, você poderia dar cinco pontos dos seus pra ela e ambas passariam com média cinco.

Com olhos esbugalhados, ofendida, descrente do que ouvia, a garota estourou.

- O senhor tá louco? Eu me esforço, uso da minha capacidade intelectual, suo, perco horas de sono, me dedico pra depois dividir o que consegui a duras penas com quem não bate prego no mamão? Nem pensar!

- Ah, bom, entende agora porque não divido o que venho amealhando há anos a custa de suor, noites sem sono, negociações duríssimas com bancos, governo, fornecedores, Receita Federal e tudo o mais com quem trabalha sem compromisso com nada a não ser com seus horários e com o salário no final do mês?

A mentalidade do governo de Lula é comparável ao raciocínio da filha universitária. A classe média sua para produzir em troca de salários nem sempre justos para depois ver seus impostos serem usados para bancar as benesses das “elites” que o governo diz odiar, mas não deixa de abraçar e acarinhar a cada nova proposta de mudança econômica. Não bastasse bancar os ganhos e benesses dos mandatários, ainda banca as bolsas, cotas e esmolas das classes menos favorecidas, como se fosse dela, a classe média, a culpa de todas as mazelas sociais que herdou e que se multi´plicam desde o Brasil Colônia.

Votar na Dilma é dar continuidade a essa política distorcida, injusta com quem produz, que deixou a meritocracia mofando num armário trancado. Sem falar na política externa que nos levou à proximidade do submundo do Terceiro Mundo, nos afastando mais e mais dos países desenvolvidos.

Não é rompendo com quem desenvolve o mundo que mudaremos o que há de errado. Se o sistema de produção está ultrapassado, primeiro demos o exemplo de um novo sistema justo, progressivo de fato e não somente de propaganda, para podermos dar o exemplo e mudar o mundo.

Não fizemos isso e nem ensaiamos sequer nos aproximarmos disso. Maquiamos com marketing o modelo secular e universal, continuamos a privilegiar o capital, mesmo num governo que se diz socialista.

Não bastasse a necessidade de alternância de poder, são muitos os motivos para eu não votar em Dilma, até porque nem mesmo o carisma para mentir e enganar enquanto é aplaudido, que Lula tem, a ex-terrorista tem.

 

©Marcos Pontes

4 comentários:

ABB disse...

A história é bem parecida Marcos com a reformulação que fizeram com a parabola da Formiga e da Cigarra.
Se não conhece a nova versão, pesquise no google.

Quanto ao texto, é verdade várias partes da analogia.

Já divulguei no twitter também!

Jurema Cappelletti disse...

Escolas (particulares e caras) com o CEAT, por exemplo, montam cabecinhas infantis que ficam loucas para entrar em faculdade de estudos sociais, história e afins. E todos com idéias lindamente socialistas.

Há um tempo, estavamos discutindo sobre o assnto, como sempre (ele já devidamente encaminhado pela escola)

Sugeri que ele desse uma das duas bicicletas que tinha. Primeiro, se fez de bobo e disse que ñao se incomodaria de emprestar a bicicleta a alguém. Insisti: era para dar a quem nao tinha, nao para só emprestar.

Aí veio aquele discurso programado de todos eles para mostrar a enorme diferenca entre entre uma coisa e outra.

ELE CONTINUOU SE ACHANDO CHEIO DE ARGUMENTO. SÓ ELES TËM RAZAO.

Quer saber de uma coisa? Cada um que se vire. Já ajudei muita gente. Hoje, nao dou nem tostoes no Natal. Recebem apenas um cartao com os parabéns por ter um presidente que mudou tanto sua vida. Cartáo para: pessoal que trabalha no prédio, carteiro, lixeiro...

Rudny disse...

Pôxa... Marcos Pontes elitista. Essa eu não esperava.

TeX disse...

Não se trata de ser ELITISTA ou não, acontece que pelo menos se pensarmos um pouco o cara que se dizia da minoria e dos pobres, foi um presidente esbanjador com vários problemas e que só deu continuidade no que estava pronto.

Porque não ouço falar do FOME ZERO no programa eleitoral da Dilma??? Isso não foi um sucesso do nosso Ilustre Presidente? Ou Não? Provavelmente não...

Ouço Falar do PAC... meu Deusss o PAC... meu nem conseguiram concluir as metas do primeiro já queriam lançar o PAC II e lançaram!

Nosso atual presidente pelo menos Evoluiu e "aprendeu" com as eleições perdidas e com a insistencia de um dia chegar no poder... agora o que essa mulher foi além de secretária??? Nem vereadora duma cidade no cafundó do pais ela foi... como ela quer ser simplesmente a pessoa mais importante do Executivo?

Ela não tem capacidade para isso! Isto é um Fato! Então quem comandara nosso país??? Eu digo quem comandara... como acontece em diversas prefeituras espalhadas país a fora... o PT comandará! E elá será só um peão na mão da corja PTista... quem sabe o Genuino não ajude nas decisões??? hAUhAUH

Sinto pelo povo Brasileiro e pela insistencia, em continuar na ignorancia!