Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, março 15, 2011

Ministérios à profusão

size_590_esplanada-dos-ministerios

Notem como há espaço para constuirem muitos outros p´rédios

Deu trabalho, mas o tema sugerido pelo @ivomarcelino, além de bastante curioso é oportuno. De fato, ele propôs três subtemas referentes à quantidade de ministérios existentes no Brasil hoje e desde o governo petista anterior, ou matriz do atual. A pesquisa foi grande, mas valeu a pena pela riqueza de surpresas que trouxe.

Não vi porquê me prender na composição de gabinetes de republiquetas como Bolívia, Zimbábue ou Venezuela. Já que o ex-presidente apelou para o rodriguiano conceito de complexo de vira-lata para tentar desmerecer a seus opositores e era diretamente assistido pelo megalômano Celso Amorim, nada mais justo que nos comparar com grandes potências, a começar pelos Estados Unidos. Embora odiados pelos vermelhinhos, embora não dispense jeans e produtos eletrônicos vindos da maior potência do mundo, o que lhes enche de recalque e inveja, os EE.UU. não se tornaram o que são sem o mínimo senso de organização governamental.

Eis que descubro que o gabinete é formado por apenas 15 ministérios, dentro dos quais alocam-se as diversas agências. Não há uma determinação legal rígida sobre o limite numérico da quantidade de ministérios ou quais seriam eles, mas o bom senso faz com que governo após governo este número pouco oscile, seja o partido ocupante da Casa Branca Democrata ou Republicano.

Não bastasse os Estados Unidos terem praticamente a mesma extensão territorial do Brasil, uma população 50% maior e diversificação de serviços e indústrias de fazerem o Brasil parecer o Ver-O-Peso, o país verte o traje de xerife mundial e cuida de todos os seus interesses com apenas 15 ministérios. E mais: com o mínimo de cargos comissionados. Estes, sim, são limitados por lei e fiscalizados pelo Congresso. Longe de ser essa farra de nomeações de amiguinhos sem o mínimo preparo administrativo para tomarem conta das pastas em que se apegam como carrapicho em rabo de gato. Quem manda nas pastas são os profissionais de carreira, vida privada fiscalizada e produtividade como determinante para manter-se nos cargos, sem essa farra de estabilidade que mantém moscas mortas se sentindo intocados.

E que tal o Japão? Numa área do tamanho de Pernambuco, mas uma população próxima à do Brasil, uma das três maiores economias do mundo, mesmo depois da catástrofe do mega-tsunami, os nipônicos são gerenciados por apenas 8 ministérios, mais o gabinete do primeiro-ministro. E aí temos muito o que aprender como, por exemplo, com o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, ao contrário de nosso governinho vermelho que cria um ministério para a agricultura e outro para a pesca quando poderia criar uma só pasta para ocupar-se de toda a produção de alimentos e subsistência interna, além de cuidar das exportações da área.

A Alemanha, outro país que tem história conturbada e ainda teve que reorganizar-se depois da reunificação, após a queda do Muro, em 1989, conta com 16 ministérios. Vários deles contam com mais de uma ocupação que, porém, se complementam, o que deve dar celeridade nas decisões, planejamento multidisciplinar e evita guerrinhas internas.

Por exemplo, o Ministério da Economia é também da Tecnologia; há o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, sem esse aglomerado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário; Educação e Pesquisa, sendo que o segundo, no Brasil, seria inócuo, uma vez que pesquisa por aqui é coisa pífia.

A França, berço dos vermelhinhos modernosos, não é exemplo para esta suruba ministerial brasileira. A mãe da república moderna também conta, entre seus 14 ministérios, os de múltiplas funções, como o da Indústria, Comércio e Cooperativas, o da Educação, Juventude e Desportos, o do Ambiente, Terras e Desenvolvimento Agrário e o de Finanças e Desenvolvimento Econômico, além de outros. Dentre todos, existe um que cuida de suas possessões estrangeiras, o das Ilhas Phoenix e Line, algo parecido com o que ocorre no Reino Unido, que, entre seus 23 ministérios, incluídos os gabinetes do Primeiro Ministro e o do Vice-Primeiro Ministro, tem as patas para a Irlanda, para a Escócia e para o País de Gales.

Os governos petistas demonstram seu despreparo e incompetência em administrar a coisa pública desde essa sopa de letrinhas que constituem a Esplanada dos Ministérios. Não bastassem os muitos ministérios, ainda cria secretárias com status dos mesmos, além de direção de órgãos federais, como o Banco Central, uma manobra de Lula para blindar o Henrique Meireles, dando-lhe foro privilegiado, outra aberração democrática em que cidadãos são separados numa casta superior, como se seus eventuais crimes fossem de menor importância, quando deveriam sofre penalidades agravantes, caso algum um dia fosse condenado pela Justiça, outro reino de portas cerradas para os párias que formam o grosso da sociedade.

Não sei quem criou a terminologia “aparelhar o estado”, numa referência à prática petista de colocar companheiros desempregados em cargos comissionados a torto e a direito, mas faz muito sentido. “Aparelhos” eram outro nome dados às células comunistas nos anos 60 e 70. Aparelhar o Estado nada mais é do que criar células ocupadas por ex-terroristas armados com fuzis e que hoje se armam com o talão de cheques e cartões corporativos para fazerem reféns todos os cidadãos desse surrupiado país.

 

©Marcos Pontes

10 comentários:

Ajuricaba disse...

A incompetência leva estas antas a pensarem que criando estruturas as diversas áreas da economia funcionarão como num passe de mágica. Paredes não geram riqueza, principalmente se forem alugadas e ocupadas por inoperantes.

Beatriz disse...

Parabéns. Pela pesquisa e análise.
aparelharam o estado...compraram corações e mentes. dominam a mídia ao ponto de vermos um senhor elogiar as "botinhas" de Che guevara em pleno horário nobre de uma emissora paga Globo news).
dominam a CNBB. As escolas....os 20 anos de governo militar não nos fizeram tanto mal. Esse estado de coisas criado pelo pt et caterva vai nos levar ao caos.

denise disse...

Isso é normal no Brasil,infelizmente, só mostra a incompetência deles.
No TJPR é a mesma coisa. Tem presidente, vice presidente, 1. vice e 2. vice., alem do corregedor e corregedor adjunto. Claro que não sei o nome deles. Trabalho na corregedoria há 22 anos e sempre tivemos 1 corregedor e no máximo 3 juízes auxiliares, agora tem 6 juízes auxiliares e 5 assessores correicionais. E o serviço cada dia mais burocrático, num vai e vem sem propósito e despachos errados, onde mostra a ignorância dos que tem cargos comissionados. Contratam bachareis bonitas, recém saídas da faculdade, que são umas antas mas chiques e no melhor estilo PT (arrogantes e ignorantes), que claro são parentes de alguém, mas nem sabem o que faz a corregedoria.
Eu, no entanto, continuo na minha insignificância, vendo tudo isto acontecer e quando falo algo contra o que acontece lá ou contra "sistema", sou advertida do risco que corro por "não ficar de boca fechada". Me calo, mas tenho tido uns ataques de fúria o que fez meu chefe querer me colocar à disposição. Como ele precisa de mim, porque só eu sei fazer aquele servico, que eu gosto porque aperfeiçoei o sistema e os bachareis não querem um carguinho como o meu, ainda estou lá...por enquanto. Confesso que todos os dias eu peço à Deus paciência pra aguentar tanta gente se metendo no que eu faço e peço que o tempo voe até a minha aposentadoria, porque acho que não sobreviverei até o grande dia de saída.
Ufa, desculpa o desabafo, mas a incompetência la em Brasilia me fez lembrar da incompetência do judiciário. Tudo igual.

Zamenhof disse...

Parabéns pela pesquisa. Demonstra por "a" + "b", como o Estado está pesado e, obviamente caro. E pelo jeito, está fazendo escola.

Adao Braga disse...

A criação de novos ministérios é necessário para, como disse, poderem ir encaixando a petezada nos cargos.

o que FHC fez com 27, Lula fez com 37 e Dilma promete fazer com 39

Zinha_09 disse...

E até quando,amigo, o país suportará o "desmanche" provocado por esses incompetentes?

Até qdo esses sanguessugas encherão os próprios bolsos,pondo por terra todo um trabalho difícil e delicado iniciado pelo governo do FHC que nos conduzia tão bem,com progressos visíveis?

A persistir esse des-governo petralha,já já estaremos voltando ao tempo das Diligências, pois, se há uma marca inquestionável do PT, é o atrazo,a incompetência!

Acho que não fizemos nossas orações corretamente! Só pode ser castigo um governo deste!

Fusca disse...

Comentei com o amigo no twitter que podíamos apostar se Dilmula sabe o nome de todos os ministérios e todos os seus ministros...

Joe_Brazuca disse...

MINI-ESTÉRIL...

MAXI BUCHA INFÂME...


hehehe...

( pq ando uma graxxxinha...)

abraço, dono da pensão...saudades !

Anônimo disse...

Amigo, vale um comercial?

Somos um grupo virtual anti-comunista, anti-socialista, anti-oportunista, anti- petista
Há anos desferimos uma luta diária e intensa contra estes grupos

agora saiu nosso jornal DIREITO

Vale lembrar que é uma "edição beta" e com as sugestões de vocês iremos aperfeiçoá-lo.

Para acessá-lo entrem no "link" abaixo e boa leitura.


http://www.newsflip.com.br/pub/resistenciademocratica/

Unknown disse...

Mas eles sabem o motivo. Votamos mal, pagamos a conta e não reclamamos e ai eles deitam e rolam...