Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, setembro 18, 2011

Tarataruga paraplégica andando de ré

Corrupção-judiciário

Leio na mesma semana que o ex-jogador Edmundo está livre de qualquer punição por conta do acidente provocado por ele, em eu houve gente morta. O processo estava extinto por prescrição; o Superior Tribunal de Justiça tornou sem efeito as provas apresentadas pela Polícia Federal na Operação boi Barrica, que investigava as ações da família Sarney; a família do de Carlos Lamarca quer indenização de mais de R$ 900 mil, além de pensão e promoção do terrorista à patente de coronel e o recebimento de todos os vencimentos retroagidos e o reconhecimento, por parte do Exército, que Lamarca não foi um desertor;

Na mesma semana eu estava intimado pelo tribunal de Júri a ser jurado num julgamento que ocorreria na quarta-feira. Pontualmente, às oito horas, estávamos lá os 25 jurados convocados. Às nove horas fomos chamados ao plenário. O juiz conversava com seus assessores, nós conversávamos na platéia, os advogados de defesa trocavam impressões daquele jeitinho dos advogados, falando baixinho, quase no ouvido do outro, como se estivessem preparando um grande golpe. E nada acontecia.

Às nove e meia o juiz toma o microfone e nos comunica que não haverá julgamento porque o Ministério Público não fora comunicado pelos seus oficiais de justiça.

No caso do Edmundo, tenho certeza que a maioria dos brasileiros deve ter imaginado o alívio do ex-atleta ao ser comunicado da decisão dos juízes, mas quantos pensaram nos familiares das vítimas? Este é um ponto. O outro é o descalabro de ver um caso de morte ser deixado caducar, não bastasse a própria aberração de casos de morte prescreverem. No mínimo é um acinte às famílias das vítimas.

Se Edmundo fosse absolvido em juízo, poderia até causar discordâncias daqui e dali, mas ficaria o alívio de a justiça ter sido feita. O inaceitável é a falta de diligência, o desinteresse com o público. E a imprensa dando a entender que a causa tinha apenas um lado, o da celebridade, esquecendo-se das muitas outras vítimas diretas e indiretas.

Costumo assistir aos programas policiais americanos e uma coisa que sempre percebo nos agentes da lei e a importância que dão em trazer esclarecimentos às famílias das vítimas, a questão humanitária que a se dá importância em casos onde há morte. Por aqui, em que tráfico de influência e que jeitinhos são dados de acordo com o grau de amizade que uma das partes tem com os agentes legais, aos mortais comuns tenta-se dar uma aparência de que o que interessa é a frieza da lei. Um engodo a mais para uma sociedade passiva.

E a Operação Boi Barrica... Jamais saberemos se, do ponto de vista legal, a família Sarney é culpada ou inocente das acusações que a Polícia Federal lhe imputa. Assim como na Operação Satiagraha, os tecnicismos anulam a verdade. Não bastasse o tempo – mais uma vez o grande aliado das injustiças – longo para que os crimes sejam julgados, prefere-se culpar os investigadores do que esclarecer a verdade dos desmandos. Como medo, conivência ou fazendo jus às vendas de sentenças (talvez haja uma quarta possibilidade, mas me recuso a ventilá-la) nosso Judiciário das altas esferas prefere ajoelhar-se diante dos mandatários da nação do que darem satisfações satisfatórias aos cidadãos.

Já que o fato está consumado e não existe mais a Operação boi Barrica, me prenderei a uma questão “menor”. Acabou-se, por conseguinte, a censura ao jornal Estado de São Paulo, proibido de falar o nome dos filho do Zezinho Ribamar, providentemente salvo pelos amigos juízes, ou continuará censurado?

O Lamarca morreu há 40 anos, o regime militar acabou há 16 anos e a sentença sobre seu caso ainda não saiu? O que há de tão difícil nessa questão para que se levem décadas para se chegar a uma decisão?

Apelemos para o Aulete Digital:

Deserção: 1 Mil. Ação ou resultado de desertar.

                 2 Ato de abandonar (um partido, uma causa etc.); DEFECÇÃO

Desertar: 1 Abandonar o serviço militar sem licença

                2 Passar para outro partido, país etc.; BANDEAR-SE (o grifo é do dicionário)

                3 Desistir ou desviar-se de

Pelo Código Militar, se um sentinela, que fica quatro horas na guarita, deixar o posto para tirar uma soneca, é considerado um desertor. Não seria deserção, portanto, o militar abandonar TODAS as suas funções, levar armas (furto) e uniformes, combater o próprio Exército, assassinar os antes companheiros de farda, bandear-se para o lado opositor?

A ditadura foi truculenta em várias ações? Sim. Mas não saiu pelas ruas matando qualquer cidadão. A luta armada foi decretada pela oposição, foi opção dos indivíduos, não deve ser o Estado punido por ações decididas pela consciência dos cidadãos. Lamarca foi para as armas por vontade própria, não por imposição das Forças Armadas.

Sem falar que a luta armada não trouxe qualquer ganho para a sociedade, só fez vítimas de ambos os lados. Nem um milímetro da redemocratização pode ser creditado aos terroristas armados. Se ela, a redemocratização, pode ser creditada à oposição que seja feita na medida certa, aos que lutaram democraticamente, dentro do que a legislação permitia. Nomes como Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela fizeram muito mais pelo país, mesmo não se concordando com a essência de seus atos, do que bandidos armados, assassinos indiscriminados que mataram até mesmo companheiros que passaram a discordar das táticas utilizadas.

Seria cômico, se não fosse tão grave, a justificativa da família de Lamarca que o capitão não desertara do Exército, as Forças Armadas é que teriam desertado de Lamarca. Uma inversão de valores tão absurda que é capaz da absurda Justiça lhe dar razão.

 

©Marcos Pontes

11 comentários:

denise dalledone disse...

Pois é, como o caso do Carli Filho, que matou aquele dois moços aqui em Curitiba. Segundo Rene Dotti, "conceituado" advogado, a culpa da morte dos dois é deles, não do deputadinho idiota que estava a 170 ou 190 km/h. Meu Deus, quem dirige a essa velocidade está pronto para matar ou se matar. Mas como ele tinha um carro blindado e ser uma pessoa "blindada" por ser deputado, filho de prefeito, amigo do Requião e outras condições, sairá ileso desse assassinato e as famílias dos dois inocentes, sofrerão essa perda duas vezes. Uma das famílias mora aqui perto da minha casa, todos os dias passo na frente, é o meu caminho e todos os dias eu penso neles, na angústia, na tristeza da família vendo toda essa barbaridade e sem esperança que a justiça seja feita. Desculpa, eu sempre me alongando nos comentários.

Geraldo Morais disse...

Que a justiça brasileira hoje esta a serviço dos corruptos e poderosos isto é um fato inegavel, comprovado pela quantidade de habeas corpus e arquivamentos de processos divulgados toda semana pela imprensa.
Outro fato que não podemos esquecer nunca é que só houve uma ditadura militar porque um bando de terroristas comunistas (muitos deles hoje no poder)e que fizeram treinamento de guerrilha em cuba e na antiga união sovietica, decretaram guerra ao estado e atraves de praticas terroristas, sequestros, assissinatos e assaltos a bancos e contrabando de armas, pretendiam instaurar uma ditadura comunista no Brasil, graças a Deus, fomos salvos pelos militares.
Com relação ao lamarca, não passa de um desertor, traidor da patria, terrorista e assassino, negar isto é negar a verdadeira História do País.

Tuca/Marilda disse...

Se ainda tivesse andando, mesmo de marcha ré, já seria um movimento. Mas, o que presenciamos é o total descontrole, gerando ações jurídicas disformes que ninguém consegue processar num raciocínio lógico. Um fala nos autos, outro desmente os autos e outros, ainda, ANULAM OS AUTOS. Como poder opinar ou ao menos entender a IRRACIONALIDADE JURíDICA que, no entanto, mantém o "status quo"dos acusados? HELP, SOS, SOCORRO para o mundo que queremos descer.

opcao_zili disse...

Meu amigo,
Como nosso Brasil está cheio de contradições.Não podemos confiar em nada e ninguém. Triste fim de uma luta para que a ordem e o progresso levasse nosso país aos píncaros.
A inversão, total de valores faz com que os direitos humanos seja reivindicados apenas para criminosos.As vítimas e familiares continuam prisioneiros em suas casas pelo simples fato de trabalharem para ter um lar e condições de criar os filhos.
Hoje, virtude é crime hediondo.
Muito triste essa sua verdadeira constatação.

Rose FL disse...

Bestas no trânsito, e na gestão dele
http://www.alertatotal.net/2011/09/bestas-no-transito-e-na-gestao-dele.html?spref=fb

STJ também anula investigações da Operação Diamante
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stj-tambem-anula-investigacoes-da-operacao-diamante

STJ anula provas contra filho de Sarney
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stj-anula-provas-contra-filho-de-sarney

Vara vive caos sem juiz e ação contra Universal não anda
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/vara-vive-caos-sem-juiz-e-acao-contra-universal-nao-anda

Por tudo isso, dá para prever o que está por vir.

Rose FL disse...

Também pelos ilibados do STF, Morte no trânsito pode virar 'crime sem intenção' http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/morte-no-transito-pode-virar-crime-sem-intencao

Portanto, esses irresponsáveis que dirigem em alta velocidade, bêbados, etc. podem ficar livres no caso de mortes no trânsito.

Blog do Cabanas disse...

Como sempre, corretissimo em suas escritas, trazendo à luz verdades e injustiça. Hoje, em nome da desmoralização e democratização de nosso pais, haveremos de ver mais injustiças mas, veremos em algum momento a vitória em nome de nossa indignação, e a teremos de maneira pacata e justa tida principalmente pelo nosso voto mas, não devemos esmorecer em nossas cobranças e manifestações de descontentamento.

Blog do Cabanas disse...

Em meu comentário anterior houve um erro digitalização então por favor, onde se lê democratização favor ler-se DESMOCRATIZAÇÃO. Grato e desculpem.

Beatriz disse...

Marcos, continue...cada vez melhor, a cada texto mais claro . Não se deixe intimidar pela opinião pública geral, massificada...por pessoas que pensam que a linguagem modifica a realidade. Escreva , escreva...sempre assim: com honestidade intelectual daquele que pensa sobre a realidade que vê, compara os fatos e conclui ainda que a verdade faça sofrer.
Sem relativismos, sem nhenhenhem (credo, foi o Efeagacê quem disse isso, não é? )

Augusto Alexandre disse...

Essa questão da justiça brasileira, tão morosa que os únicos beneficiados dela são os próprios criminosos, no caso de Edmundo, a justiça demorou tanto para se pronunciar, que mesmo, se ele hoje fosse preso, existiria a injustiça, pois ele cometeu um crime, e deveria ter sido punido em seu tempo, e não depois quando o individuo mudou o foco de sua vida. Aos familiares das vitimas deste terrível acidente, meus sentimentos, mas o único culpado hoje pela injustiça que as familias sofreram é a própria justiça. Já no caso da Familia Sarney, fica tão evidente que o brasileiro jamais terá justiça, seremos sempre uma nação de injustiçados. Lamarca, devemos sempre lembrar foi um assassino, que matou em nome de um "movimento" que só existiu na mente doente dos que queriam um país anarquico ou comunista. Lembro-me que Lamarca é acusado de matar "praças" soldados que estavam ali por força da lei que os obrigaram a estar lá, e não por vontade própria, o que torna seus atos ainda mais desumanos, pois eram jovens de 18, 19 anos, que se muito, sabiam muito mal manusear uma espingarda. Nossas leis precisam ser reformuladas, nossas politicas de combate a corrupção precisam se tornar politicas de primeiro mundo e deixar de ser politica de republiqueta das bananas.

CIHGRAL disse...

À propósito:

BRASIL: A GERAÇÃO IDEALISTA INSERIDA NOS CONTEXTOS DA DITADURA E DA DEMOCRACIA

...então, o povo está se vendo livre. O menor abandonado está livre; as pessoas problemáticas são compreendidas em suas ações nocivas aos terceiros; o político está livre; os ministros estão livres; os magistrados estão livres; liberdade e plenos direitos é o lema, pois é proibido falar em coibir quaisquer manifestações oriundas do ego humano.

E, não se pode negar que esta geração de idealistas, agora vivendo a terceira idade cronológica, conseguiu o que tanto labutou para. Ela lutou com a própria vida nas décadas passadas e conseguiu impor os seus ideais ao Brasil.

Cabe a cada leitor e à história a análise sensata e inteligente acerca dos benefícios e dos malefícios que se vive nos dias atuais em relação ao tipo de liberdade concedida pela democracia brasileira.

Parece-nos que aquela geração idealista de outrora substituiu o governo positivista militar, e gerou uma nova geração de brasileiros avessa a ideal algum; pois a característica mor da geração atual dos brasileiros é se alienar do mundo planejado linearmente, ficando assim subserviente aos novos ventos que dominam o mundo exterior ao Brasil; ou seja, uma era volátil, líquida, relativa, apegada ao momento presente fugaz, fugitiva ao pensamento racional, chafurdada no entretenimento como fim maior, contrária a tudo que reprima os desejos e os sentimentos do insaciável ego, etc...
(veja mais: wwww.cihgral.com)