Pesquisar neste blog e nos da lista

sábado, maio 22, 2010

Mudança de tática urgente!

A-campanha-politica

O PT é famoso, desde sua criação, pelo poder de mobilização de seus seguidores durante campanhas eleitorais.

Com o passar dos anos o sectarismo se infiltrou tão profundamente na alma dos petistas que a capacidade de discernimento e autocrítica foi para o espaço. Se a liderança do partido disser uma coisa, logo aparece uma horda vermelha repetindo o que foi dito. Isso às vezes, ou muitas vezes, cria situações hilariantes quando, por exemplo, o presidente fala uma coisa e um outro cacique fala o inverso e aí ficam duas correntes do partido falando coisas diferentes sobre o mesmo tema, numa clara demonstração se acompanhamento cego das palavras dos capitães do comando central.

Se essa postura da militância é nociva ao debate político, uma vez que evita-se o debate racional quando este se fixa na repetição das palavras que “o mestre mandou”, como numa brincadeira de boca-de-forno, por outro lado tem sido ela a maior responsável pelo crescimento eleitoral do PT. Por décadas repetindo a postura de papagaio analfabeto, que fala, fala, fala, sem saber exatamente sobre e o que está falando, a militância petista vem arrebanhando outros seguidores da lei do menor esforço, o eleitor que não questiona, que não se esforça em conhecer o Brasil e seus problemas, que perdeu o poder de vigilância e cobrança de seus representantes. E assim vem elegendo mais e mais gente.

Desde que assumiu o comando do talão de cheques, a coisa tem ficado mais fácil para o PT e seus caciques. Se não arregimentam pelo convencimento, o fazem pelo poder da grana. A imprensa é o mais cobiçado representante da sociedade civil organizada. Depois que a lei eleitoral proibiu os showmícios, os artistas foram alijados do processo eleitoral de convencimento, dando lugar aos jornalistas. Não foi à toa que o governo federal ampliou em mais de 2000% a verba de veiculação de propaganda, com mais e mais veículos transmitindo as cascatas de Brasília. Rádios, Jornais e televisões, além de sites internéticos, são mais e mais cooptados pelo poder da grana, seja o legal do PT, seja o do erário expropriado pelos marqueteiros do partido/governo, que terminaram se fundindo, confundindo a coisa pública com as posses milionárias do PT e seus chefes, ou donos, como preferirem.

“A força da grana que ergue e destrói coisas belas” ajuda a calar bocas e mudar consciências. Troca o lay out e a postura da candidata do PT à presidência, ensina-lhe a sorrir, a vestir-se, a tentar parecer mais simpática e eleva seu índice de popularidade eleitoral. Enquanto isso a oposição e sua militância dispersa perde mais tempo em espinafrar os institutos de pesquisa do que em elevar seus candidatos.

Está na hora de aprendermos com os petistas a nos mobilizarmos uníssonos, a batermos sem ouvir as vaias da torcida, em focarmos em questões deveras importantes, além da aparência física da adversária. A verdade nem sempre importa ao eleitor, que não tem saco em pesquisar se o que ouviu é ou não verdade, produto de uma educação em que a pesquisa sempre foi relegada a uma postura de copia-cola. Talvez devêssemos copiar a postura petista de apenas repetir o que diz o candidato sem questionarmos demais se ele tem ou não razão, se fala a verdade ou divaga, se suas idéias são viáveis ou delírio de louco. Chega de falar mal das pesquisas e trabalhar sério para reverter esse crescimento da candidatura pseudo-vermelha petista.

Não precisamos mentir, roubar, comprar votos e consciências, como tornou-se prática do PT, uma reprodução da política de seus líderes Lênin, Stálin e Mao, mas podemos aprender a falar a língua do eleitor que não lê jornal e nem conhece seu país além do campo da visão.

©Marcos Pontes

4 comentários:

Maria Lucia disse...

TEnho dito que precisamos sair do armário. Não vamos ficar na ilusao que a internet sozinha vai ganhar as eleiçoes. A partir de agora o Mobiliza tem que levar o oposição para rua. Principalmente TODOS os finais de semana. E durante a semana tambem. Isso é urgente, é pra já que quisermos ter chances. Populaçao de periferia vota e faz diferença. Precisamos chegar até eles.
das cidades para o interior.
DEM hoje está na Barra. Precisamos fazer mobilização na rua e panfletagem.

"Política sem medo" disse...

Bom, Serra deixou bem claro em todos as oportunidades que foi entrevistado ou nos discursos o seu programa de governo. Ele esta ciente de que foram criados varios ministerios totalmente inuteis e ineficazes e nao foi criado um de suma importancia como o Ministerio da Seguranca. Esse ministerio devera cuidar da extrema violencia que impera hoje no pais e tambem devera controlar as fronteiras para impedir a entrada de drogas e armas atraves do contrabando. Lula nao fez nada quanto a esse importantissimo assunto e dai chegamos a este estado de calamidade onde ate uma base de operacoes das FARC foi descoberta dentro do Territorio Nacional. E ele fala tambem acerca de todos os problemas deixados a mingua pelo atual governo como por exemplo a saude que esta em estado terminal. Cabe a nos estudar suas falas e transmiti-las aqueles que nao conhecem seu programa pra que tenham confianca de que nao precisamos de bandidos no poder e sim pessoas de atitudes e que nao fujam da responsabilidade. Estamos cansados disso.

ju.cappel@gmail.com disse...

Maria Lucia tem razao. Fazer críticas na internet nao é suficiente. Precisamos informar o pessoal da rua, que ignora o que acontece.

Por isso, insisto para que facam seus cartóes de visita ou panfleto para distribuir e convidar as pessoas a entrarem neste ou naquele blog ANTES DA ELEICAO.

Magui disse...

Tudo farinha do mesmo saco...