Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, abril 10, 2011

Fim do milagre

economiabrasil

Tenho me colocado a perguntar se Lula era deveras um bom administrador, apenas produziu vitrines enfeitadas que escondiam produtos bolorentos, a Dilma, que fora braço direito em boa parte do governo anterior, não está sabendo dar continuidade à maravilha econômica que Lula produzira, tudo isso junto ou nada disso. Estou confuso.

A marolinha chegou bem antes de Lula ter anunciado que somente ela chegara, havia uma bolha crescendo sob nossos pés, que poderia estourar a qualquer momento. Por meio de artifícios a equipe econômica a esvaziava com aumento de impostos, propaganda enganosa e tentativas de reduzir o consumo. A terceira sabemos que não surtiu efeito, o brasileiro consome cada vez mais. Nem sempre paga, é verdade, mas não deixa de comprar.

A equipe econômica continua quase a mesma, com exceção de Henrique Meireles, fritado por Palocci e enviado para a salinha escura no sub-solo, onde coordenará os desvios de verbas da Olimpíada e da Copa. Pois com praticamente a mesma equipe, o caldo desandou.

Talvez e provavelmente os números oficiais continuam sendo maquiados o que torna a situação ainda pior do que o que vem se desenhando. A inflação aumenta, o desemprego aumenta, o dólar continua caindo, mas não se vê qualquer sinal de preocupação em massa. Letárgica, a população espera o leão sair da jaula para ficar alerta. O problema é que a jaula está aberta e todos fingem não ver.

Não se há notícia que o atual governo tenha diminuído as verbas de propaganda ou de veículos de comunicação contratadas para veiculá-las, o que talvez explique o silencio obsequioso da imprensa. Enquanto o brasileiro se informar apenas pelo Jornal Nacional, que menos do que um jornal é apenas um amontoado de manchetes sem conteúdo consistente, o governo dará as cartas sem medo de ser incomodado pela insatisfação dos contribuintes/consumidores/eleitores.

Como pode se ver nos meus posts dos últimos cinco anos, não reconheço em Lula, Dilma e Mantega, além de Palocci, lógico, nem um sinal de bons administradores. São ótimos atores com seus ensaios de preocupação, de gente preocupada com os rumos econômicos do país, seus chorinhos de apaixonados e não de administradores sérios. São enganadores preocupados com a própria imagem e com a de paladino da justiça que ainda tentam dar ao partido a que pertencem. O segredo da crise ainda não ter se manifestado no consciente coletivo talvez esteja na propaganda, mas o fim da manipulação acintosa de números negativos deve-se à saída de Meireles e isso se comprovará no que ele fará com os números das reformas e construções hiperinflacionadas de estádios, vila olímpica, transporte, uniformes, alimentação, viagens e tudo o mais que se referir à infraestrutura e realização dos dois mega-eventos esportivos que se aproximam.

Meireles talvez seja o mago das cifras adulteradas e sua ausência do primeiro escalão da economia acabe com essa fabricação de índices, assim como Lula era o mago da propaganda via emoções populares, algo que sua sucessora não é. Esses fatores mostram o fim do milagre econômico versão petista.

 

©Marcos Pontes

8 comentários:

Beatriz disse...

E a "oposição" mais covarde já arreganha os dentes podres, mas escondidos na dentadura feita a preço de ouro nos dentistas mais caros do eixo Rio-SP de um Aecinho metido a candidato 2014.

Bom texto. Obrigada por ter ânimo e paciência pra pensar nisso.

Beatriz disse...

Cont...
só não concordo com a falta de aspas na palavra milagre que vem no título.
Milagre é a graça, o sinal da revelação, da santidade de Jesus, Nossa Senhora e todos os santos que intercedem por nós.
Prefiro fim da falácia..mas, vc é o pai da criança.
Beijo

Ronaldo Marques disse...

Lulla XIV apenas surfou em uma marolinha de oportunidade e deixou uma herança amoral e a volta da inflação... nada acontece por acaso!

Anônimo disse...

Uma análise perfeita da realidade brasileira. Está ficando difícil esconder embaixo do tapete tantas mentiras acumuladas. Começam a pipocar os sintomas da doença que se faz crônica. Salve o pobre povo brasleiro!
@sulains

Nadiavida disse...

Éééééé....... A gente sabia desde sempre que os números eram todos maquiados.... Sempre achei que nosso país estava num buraco, só que não estava a céu aberto.... Esgoto cheio de lixo, uma hora "extravasa".... começou.... Excelente artigo e com disse a Beatriz "obrigada por ter ânimo e paciência pra pensar nisso" e transformar em palavras.... Parabéns!

Anônimo disse...

Querido, Marcos

não se pode cometer o erro de citar só o JN da Globo, porque todos os canais abertos fazem a mesma coisa.
Essa propaganda massiva, em todos os canais informando a mesma mentira, faz com que a população televisiva, a grande maioria, permaneça adormecida.
Se em todos os canais de TV fala-se que tudo vai bem, então sou eu o fracassado - isso adormece o cidadão que se sente um lixo, qdo na realidade é o governo o culpado.
Abraços, amigo

Lis disse...

"As verbas de propaganda ou de veículos de comunicação contratadas para veiculá-las"...está aqui a explicação para a ilusão do povo.
Excelente comentário, o que lamento é que poucos tenham acesso a estas informações.

Sergio Nogueira disse...

Perfeito Marco, você expressa neste texto, aquilo que como empresário venho comentando com vários amigos há algum tempo.