Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, setembro 04, 2011

E-mail à Repórteres Sem Fronteiras

logo_rsf

Não recebendo, até o momento, resposta da OEA ao e-mail que lhe enviei sobre o maldito “controle externo da imprensa”, mais uma vez proposto pelo nosso governozinho stalinista mitim e petista, escrevo agora para o Repórteres Sem Fronteiras. Me direcionando diretamente aos jornalistas, talvez venha uma resposta mais rápida não para mim, mas para o país.

Dos nossos quase duzentos milhões de cidadãos, quatos têm noção do perigo que é para todos calarem a imprensa? Temos que nos assustar e ficar atentos ou, próximo passo, proibirão a nós, comuns mortais, de nos reunirmos num boteco para falar de política. Quem cala um jornal e uma revista, pode sonhar em calar cada pessoa. Aliás, a história está cheia desses maus exemplos.

Esperaremos a criação das milícias dos bairros, dos arapongas civis, dos dedos-duros recompensados pelo Estado para darmos conta que nosso silêncio pode ser nossa sentença de subdesenvolvimento eterno ou de morte?

O e-mail:

 

O Brasil já conta com vasta e séria legislação contra crimes de calúnia, injúria, difamação e danos morais, ao alcance de todos os cidadãos e o direito de livre manifestação está assegurada na Constituição Federal, isso, porém, parece ser ignorado pelo nosso governo federal desde 2002 e, volta e meia, o partido da atual presidente, o mesmo do ex-presidente, lança a proposta de censurar a empresa com o nome eufêmico de “controle externo da mídia” ou “marco regulatório da mídia” ou alguma outra forma pomposa de se fantasiar a intenção institucional de calar os meios de comunicação de massa que veiculem notícias contrárias aos interesses desses governos e seus aliados.

Sentimos exaurirem-se paulatinamente as forças de combate a essas propostas imorais dentro do país, daí a necessidade de buscarmos a atenção de organismos internacionais. E-mail neste mesmo teor já enviei para a Organização dos Estados Americanos, OEA, não tendo, porém, qualquer resposta até este momento. E-mails semelhantes foram enviados por centenas de outro brasileiros como mesmo silêncio como resposta.

Sei que não é interesse do Repórteres Sem Fronteira intrometer-se em questões internas de qualquer país, mas seria de muito bom alvitre uma declaração de vossas senhorias dando conta de que estão informados do que ocorre por aqui e das reprováveis intenções de nossos governantes. Uma declaração desta prestimosa entidade talvez fosse suficiente para inibir manobras políticas que tenham a intenção de privar os cidadãos das informações que precisamos saber.

Não lhes enviarei links de notícias para não dar a aparência de que estou sendo parcial, preferindo sugerir-lhes que façam sua própria pesquisa e entrem em contato com órgão de imprensa não governamentais como a Associação Brasileira de Imprensa e Associação Brasileira de Jornais.

Peço-lhes, respeitosamente e com urgência, que nos ajudem a fazer com que as autoridades mudem de idéia nas suas intenções de calarem a boca de nossos jornalistas e taparem olhos e ouvidos de nossos cidadãos. Historicamente sabemos o que acontece depois que o Estado desarma a população e silencia a imprensa, por isso precisamos tomar atitude decisiva agora antes que seja tarde e irreversível.

Saudações democráticas.

 

Marcos Pontes

 

©Marcos Pontes

4 comentários:

FATIMASSAURO disse...

Olá amigo, recebi teu email, e a seu exemplo eu enviei email para a OEA, entretanto, gostria de enviar para o reporter sem fronteiras, mas não vi endereço de email ou fale conosco. Como vc enviou a msg.
bjs

Sonia disse...

Como sempre, brilhante!!
E com atitude, o que é, sem dúvidas, o principal!! :D

Moacir disse...

Conte comigo e com os seus simpatizantes.

APACONT.org.br ligue para 021-3472-1785 ou 3455-6554 disse...

Creio que o processo evolutivo vai sanar muitas feridas e problemas. Parabéns pela atitude e pelo belo blog.