Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Haiti

haiti_flag
Não há mais atuação do Estado, que encontra-se desmantelado, desorientado. Virou território internacional, um cemitério internacional. Terra destruída, devoluta de 50 mil a 100 mil almas. Cenário inimaginável para nós, no conforto de nossos sofares aquecidos ou refrigerados.
Nobilíssimos cidadãos de todo o mundo afluem para socorrer aos miseráveis que sequer sonhavam conhecer um dia. Além dos 5 mil soldados enviados pelo governo brasileiro e os 1300 já baseados naquele país, os voluntários de ONG como o Viva Rio ou a Pastoral da Criança, já são de muitas nacionalidades os voluntários que se apresentam. Principalmente as equipes especializadas em resgate de mortos e feridos em catástrofes.
Mas a parte negra da humanidade sempre cerca. Dos marginais haitianos que cercaram o quartel brasileiro, minutos depois do terremoto na tentativa de saquear armas e alimentos, nessa ordem, aos governantes de países ao redor do globo que usam essa ou qualquer desgraça para se promoverem como benfeitores e salvadores da humanidade, é grande o número de urubus em volta dos cadáveres.
Lamentável, por exemplo, a postura do ministro da Relações exteriores, Celso Amorim, em sua primeira entrevista coletiva, aproveitando-se da oportunidade em que anunciaria os socorros enviados pelo Brasil, para fazer propaganda do governo e comparar nossa ajuda com a de outros países, como a Jordânia, como se fôssemos melhores do que quem doa menos que nós. Lamentável.
Reprovável, embora inteligível, as ações dos saqueadores locais que viram as costas para feridos e mortos ao redor para priorizarem a coleta, legal ou violenta, de alimentos, dinheiro e qualquer objeto de mínimo valor que seja. Poderiam ser apenas crimes famélicos, perdoáveis por justificarem-se por terem como objetivo saciarem a fome ou preservarem a vida dos miseráveis, mas nem todos são assim. Há um grande número de bandidos contumazes que saqueiam para auferirem lucro mais adiante.
Condenável a postura de imbecis como o cônsul haitiano em São Paulo, Gerge Samuel Antoine, que numa demonstração de insensibilidade, discriminação social, religiosa e “racial” (numa alusão minha à cor da pele, uma vez que não acredito em raças além da raça humana) fala mal de seu próprio povo e ainda comemora a oportunidade que a desgraça de um país lhe deu de “ficar conhecido”. Nojento este vídeo:



Tentando não parecer cínico, vejo, porém, nessa catástrofe a grande oportunidade de se construir um país melhor do que o que restou desde o fim da colonização francesa que terminou caindo na ditadura hereditária dos Doc, Papa Doc e Baby Doc. A conseqüente guerra civil ao fim da ditadura, gangs ideológicas em busca do butim da ditadura.
Até o momento as doações internacionais, por volta de US$ 350 milhões, supera um terço do PIB do país. Se bem aproveitado, esse montante será essencial para a reconstrução ou a construção de um novo país. Mesmo que Organismos internacionais, como a OEA, nem tenham mostrado a cara para ajudar.
A participação das tropas e especialistas brasileiros é essencial nesse momento. Além de contar com o respeito da população, conquistado a duras penas, pode ser o centro das determinações das tropas estrangeiras e dos especialistas das diversas áreas que afluírem a Port-au-Prince. Infelizmente, o governo brasileiro fará proselitismo político com a dor alheia, como já demonstrou o Amorim, mas, no final das contas, será um efeito colateral menor diante da catástrofe e de sua conseqüente minoração e da premente reconstrução do país.

©Marcos Pontes

3 comentários:

Cejunior disse...

Marcos, o Haiti, Suriname e outras republiquetas lá da Africa foram "descolonizadas" e deixadas ao deus dará, apresentando índices inaceitáveis de pobreza e desenvolvimento humano e econômico.

A tragédia no Haiti era mais ou menos previsível, uma vez que mistura uma falha geológica séria com falta completa de infraestrutura, governo, segurança, tudo enfim! A ajuda humanitária dos países mais desenvolvidos é urgente mas o principal é, o que vai ser desse país amanhã ? Como tornar viável uma nação arrasada, sem lideranças políticas, sem educação, segurança e o principal, esperança ?

Está aí uma chance de provar que podemos ser solidários e não apenas politiqueiros de meia tijela.

O tempo dirá.

Luma Rosa disse...

Marcos, vou colar aqui o mesmo comentário que fiz no blogue da Camille (Camélia de Pedra):

Se a catástrofe era prevista, já que existem estudos sobre a possibilidade de terremotos na área, haveria de ter, uma prevenção por parte dos países ricos, sabendo que lá não existiam recursos para a hora da sinalização do epicentro - considerando sobre isto, concluo que houve um holocausto, uma fuga da responsabilidade e agora chegam com tapaburacos $$$$$. E os que já morreram? E os que ficaram e padecem da dor de perderem entes queridos e o sofrimento para reconstruir tudo? Nem que uma máquina varresse os escombros e desse prédios novos, a dor não seria substituída! Mas o Brasil, tá fazendo um trabalho bonito lá e 'não é de agora', não é?

Continuando... estes saqueadores são o retrato do país. Nenhum outro país queria entrar ali devido a essa alto grau de marginalidade, não somente pela luta pela sobrevivência mas instigados pelos corruptos! O Haiti nada oferece de riqueza para que os olhos de países ricos possam repousar ali e se fazerem de bons samaritanos. Enfim, pobreza sempre gerou pobreza, assim como o contrário, também procede.

O consul se retratou http://migre.me/gJcX

Marcos, quero te agradecer pela interação durante o ano e dizer que nao estou sendo desatenciosa! Estou ainda em férias e anteriormente o trabalho estava me escravizando. Enfim, entrarei no eixo no próximo ano! Sim, os planos é para o outro ano! :D

Bom fim de semana!! Beijus,

Lord disse...

offtopic
2010 chegou! O BRASIL ESPERA QUE FAÇAMOS NOSSA PARTE LIMPAMDO O CONGRESSO
“ELEJA, NÃO REELEJA”, O CONGRESSO, AQUELE SHOW DE HORRORES, COM CPIS TERMINANDO EM PIZZA, CONGRESSISTAS ARROGANTES E CORPORATIVISTAS, ACOBERTANDO UNS AOS OUTROS.
OS CONGRESSISTAS SABEM O QUE ALI OCORRE, POREM SÃO CONIVENTES!
ALGUNS CRITICAM SEUS PARES, MAS FALTA CORAGEM.
LAMENTÁVEL PORQUE PRECISAMOS DE HOMENS QUE MORALIZEM AQUELAS INSTITUIÇÕES.

Estou divulgando em meu blog uma lista com todos os Fichas Suja.
Peço que visite o blog, copie a lista e poste no seu, esta chegando a hora da gente reagir contra toda aquela bandalheira.

grato
Lord - http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/01/lista-de-politicos-com-ficha-suja.html