Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, agosto 10, 2010

Destrinchando a dilma

 

Copiei do blog Blog do Paulinho a transcrição da entrevista da candidata do PT ao Jornal Nacional.Confesso que por intolerância à candidata, ao seu partido e ao que ambos significam e defendem, não assisti até o final. Prefiro ler, assim poupo meus ouvidos da sua voz, de seus cacoetes verbais, de sua gagueira do tipo de quem tenta ganhar tempo para pensar na resposta a dar ou para dissimular o nervosismo da mentira e do despreparo.

Lendo esta transcrição, fico pensando no que os adversários poderiam rebater com dados, com ironia ou, simplesmente com o dedo em riste acusando a mentira. Não transcreverei a íntegra das perguntas e respostas, algo que quem tem algum interesse já deve ter lido, mas, se não leu, pode fazê-lo no Blog do Paulinho. Me prenderei apenas em alguns pontos, aqueles que mais me irritaram e acrescentarei meu descabido e intrometido comentário.

Dilma Rousseff: Boa noite.

William Bonner: E informamos também que o tempo de 12 minutos da entrevista começa a contar a partir de agora. Candidata, o seu nome como candidata do PT à Presidência foi indicado diretamente pelo presidente Lula, ele não esconde isso de ninguém. Algumas pessoas criticaram, disseram que foi uma medida autoritária, por não ter ouvido as bases do PT. Por outro lado, a senhora não tem experiência eleitoral nenhuma até este momento. A senhora se considera preparada para governar o Brasil longe do presidente Lula?

Dilma Rousseff: Olha, William, olha aqui um pouquinho de gagueira mental para ganhar tempo para pensar em algo lógico, Fátima, eu considero que eu tenho experiência administrativa suficiente. Eu fui secretária municipal da Fazenda de onde? Qualquer pessoa, ao se apresentar formalmente, deve dar as informações mais corretas e completas possíveis, (…)e fui coordenadora do governo ao assumir a chefia da Casa Civil, que, como vocês sabem, é o segundo cargo mais importante na hierarquia do governo federal talvez ela tenha razão, mas eu pensei que fosse a vice-presidência. Então, eu me considero preparada para governar o país. E mais do que isso, eu tenho experiência, eu conheço o Brasil de ponta a ponta lá no final da entrevista ela deixa claro que não conhece tanto assim, ao colocar a Baixada Santista no Rio de Janeiro, sem falar que já confundiu Juiz de Fora com Governador Valadares, não sabia o que é maracatu, numa visita a Pernambuco e nem o significado de “axé” e nem mesmo sua pronúncia (ela disse “axê”), em Salvador, conheço os problemas do governo O principal problema do governo é gastar sem programa, aleatoriamente, investir mais em propaganda do que em infraestrutura. Resta saber se ela conhece os problemas do povo brasileiro brasileiro.

William Bonner: Mas a sua relação com o presidente Lula, a senhora faz questão de dizer que é muito afinada com ele. Junto a isso, o fato de a senhora não ter experiência e ter tido o nome indicado diretamente por ele, de alguma maneira a senhora acha que isso poderia fazer com que o eleitor a enxergasse ou enxergasse o presidente Lula atualmente como um tutor de seu governo, caso eleita?

Dilma Rousseff: (…). Eu quero te dizer o seguinte: a minha relação política com o presidente Lula, eu tenho imenso orgulho dela. Eu participei diretamente com o presidente, fui braço direito e esquerdo dele nesse processo de transformar o Brasil num país diferente, num país que cresce, que distribui renda, em que as pessoas têm a primeira vez, depois de muitos anos, a possibilidade de subir na vida. Então, eu não vejo problema nenhum na minha relação com o presidente Lula. Pelo contrário, eu vejo que até é um fator muito positivo, porque ele é um grande líder, e é reconhecido isso no mundo inteiro. Foi braços direito e esquerdo do presidente, mas com esse discurso em que faz questão de se atrelar à imagem dele, demonstra que não tem pernas para andar sozinha.

Fátima Bernardes: A senhora falou de temperamento. Alguns críticos, muitos críticos e alguns até aliados falam que a senhora tem um temperamento difícil. O que a gente espera de um presidente é que ele, entre outras coisas, seja capaz de fazer alianças, de negociar, ter habilidade política para fazer acordos. A senhora de que forma pretende que esse temperamento que dizem ser duro e difícil não interfira no seu governo caso eleita?

Dilma Rousseff: Fátima, estava respondendo justamente isso, eu acho que têm visões construídas a meu respeito. Eu acho que sou uma pessoa firme. Acho que em relação aos problemas do povo brasileiro, eu não vacilo Tanto que não vacila que mudou o programa registrado no TSE meia hora depois de tê-lo registrado, sem falar nas inúmeras vezes em que o dito por ela ficou pelo não dito por outro ministro ou pelo presidente. (...)você nunca vai ver o governo do presidente Lula tratando qualquer movimento social a cassetete Isso nós sabemos, trata a pão de ló, como o faz com o MST que, mais que um movimento social, é um movimento terrorista. Nada de ilegalidade nós compactuamos mensalão, invasões, tráfico de influência, comissão em negócios internacionais....

Fátima Bernardes: Agora, no caso, por exemplo, a senhora falou de não haver cassetete, mas talvez seja a forma de a senhora se comportar. O próprio presidente Lula, este ano, em discurso durante uma cerimônia de posse de ministros, ele chegou a dizer que achava até natural haver queixas contra a senhora, mas que ele recebeu na sala dele várias pessoas, colegas, ex-ministros, ministros, que iam lá se queixar que a senhora maltratava eles.

Dilma Rousseff: Olha de novo a pausa estratégica, Fátima, é o seguinte, no papel… gagueira mental Sabe dona de casa? No papel de cuidar do governo é meio como se a gente fosse mãe segunda tentativa sexista, dessa vez também emocional no esforço já declarado de conquistar as mulheres. Tem uma hora que você tem de cobrar resultado. Quando você cobra resultados, você tem de cobrar o seguinte: olha, é preciso que o Brasil se esforce, principalmente o governo, para que as coisas aconteçam, para que as estradas sejam pavimentadas, para que ocorra saneamento. Então tem uma hora que é que nem… Você imagina lá sua casa, a gente cobra(...) rocambolesco raciocínio

Fátima Bernardes: Como mãe eu entendo, mas, por exemplo, como presidente não tem uma hora que tem que ter facilidade de negociar, por exemplo, futuramente no Congresso, futuramente com líderes mundiais, ter um jogo de cintura ai?

William Bonner: O presidente falou em maltratar, não é, candidata?

Dilma Rousseff: Não, o presidente não falou em maltratar, o presidente falou que eu era dura. E lá vem o desmascaramento. Bonner foi firme

William Bonner: Não, ele disse isso. A senhora me perdoe, mas o discurso dele está disponível. Ele disse assim: as pessoas diziam que foram maltratadas pela senhora. Mas a gente também não precisa ficar nessa questão até o fim da entrevista, têm outros temas.

Dilma Rousseff: É muito difícil, depois de anos e anos de paralisia, e houve isso no Brasil. O Brasil saiu de uma era de desemprego, desigualdade e estagnação para uma era de prosperidade. Nós tínhamos perdido a cultura do investimento…a fantasiosa prosperidade bancada pela classe média em esmolas para os pobres e incultos e os juros altos para os capitães de empresas financeiras

William Bonner: Vamos falar de alianças políticas, o que é importante…

Dilma Rousseff: …(...)fala totalmente desnecessária

William Bonner: A senhora tem agora nessa candidatura, além do apoio do presidente, a senhora também tem alianças, né?, formadas para essa sua candidatura. Por exemplo, a do deputado Jader Barbalho, por exemplo, a do senador Renan Calheiros, por exemplo, da família Sarney. A senhora tem o apoio do ex-presidente Fernando Collor. São todas figuras da política brasileira que, ao longo de muitos anos, o PT, o seu partido, criticou severamente. Eram considerados como oligarcas pelo PT. Onde foi que o PT errou, ou melhor, quando foi que ele errou: ele errou quando fez aquelas críticas todas ou está errando agora, quando botou todo mundo debaixo do mesmo guarda-chuva?

Dilma Rousseff: Eu vou te falar mais uma pausa pra pensar em algo convincente. Eu perguntava outra coisa: onde foi que o PT acertou? O PT acertou quando percebeu que governar um país com a complexidade do Brasil implica necessariamente a sua capacidade de construir uma aliança ampla o PT aprendeu isso justamente com Collor que caiu não por conta de seus crimes, mas por não ter comprado o Congresso.

William Bonner: Errou lá atrás?

Dilma Rousseff: Não. Nós não… Ora, se acertou ao se comungar com capetas de todas as espécies, então, pela sua lógica, errou em não fazê-lo. Por conta de suas coligações espúrias foi que teve uma debandada geral de petistas de primeira hora (...)blá-blá-blá Para fazer isso, quem nos apoia, aceitando os nossos princípios e aceitando as nossas diretrizes de governo, a gente aceita do nosso lado O PMDB não tem outra ideologia do que cargos, poder e dinheiro e para fazer parte do governo chantageou Lula e o PT. Se bem que faz sentido, esses também são os princípios da tropa majoritária do PT. (...)

William Bonner: O resumo é: o PT não errou nem naquela ocasião, nem agora.

Dilma Rousseff: Não, eu acho que o PT não tinha tanta experiência se um garoto de dezoito anos dirigir alcoolizado e bater o carro, pode alegar em sua defesa que não errou, apenas não tinha experiência, sabe olha a pausazinha pra pensar, de novo, Bonner, eu reconheço isso. Ninguém pode achar que um partido como o PT, que nunca tinha estado no governo federal, tem, naquele momento, a mesma experiência que tem hoje. Acho que o PT aprendeu muito, mudou, porque a capacidade de mudar é importante ou seja, se não se igualasse aos a quem condenava de pedras nas mãos há uma década não conseguiria galgar o poder e tomar conta da chave do cofre.

William Bonner: Vamos lá. Candidata, vamos aproveitar o tempo da melhor maneira. O PT tem hoje já nas costas oito anos de governo. Então é razoável que a gente tente abordar aqui alguma das realizações. Vamos discutir um pouco o desempenho do governo em algumas áreas, começando pela economia. O governo festeja, comemora muito melhoras da área econômica. No entanto, o que a gente observa, é que quando se compara o crescimento do Brasil com países vizinhos, como Uruguai, Argentina, Bolívia, e também com aqueles pares dos Brics, os chamados países emergentes, como China, Índia, Rússia, o crescimento do Brasil tem sido sempre menor do que o de todos eles. Por quê?

Dilma Rousseff: Olha, eu acredito que nós tivemos um processo muito mais duro no Brasil com a crise da dívida e com o governo que nos antecedeu a velha desculpa. Ela esquece que quem antecedeu esse governo foi esse mesmo governo.

William Bonner: Mais duro do que no Uruguai e na Bolívia, candidata?

Dilma Rousseff: Acho que o Uruguai e a Bolívia são países, sem nenhum menosprezo, acho que os países pequenos têm que ser respeitados, do tamanho de alguns estados menores no Brasil não responde à pergunta, não teve argumentos. Demos refinarias, gás e óleo para a Bolívia e ela cresceu mais que nós. Demos meia Itaipu para o Paraguai e ele cresceu mais que nós. O Brasil é um país de 190 milhões de habitantes. Nós tivemos um processo no Brasil muito duro. Quando chegamos no governo, a inflação estava fora do controle MENTIRA! Quando Lula assumiu a economia estava estabilizada desde 1994, quando, no governo de Itamar Franco, foi implantado o Plano Real. É fato que vários ajustes foram necessários no decorrer do governo FHC, mas não havia inflação descontrolada. Nós tínhamos uma dívida com o Fundo Monetário ainda temos a dívida externa crescente, a diferença é que deixamos de pagar apenas os juros e passamos a pagar o principal, mas essa dívida vem crescendo e o governo e nem a imprensa noticiam devidamente. Aliás a imprensa não dá mais notícias, apenas repete o press release enviado pelo Planalto, que vinha aqui e dava toda a receita do que a gente ia fazer.

William Bonner: Correto, candidata. Mas a Rússia. A Rússia também teve dificuldades e é um país enorme…

Dilma Rousseff: Mas, só um pouquinho só um pouquinho de dificuldades ou só um pouquinho enorme?. Mas o que nós tivemos que fazer, Bonner o quê? Ora, dar continuidade à política econômica de FHC. Nós tivemos que fazer um esforço muito grande para colocar as finanças no lugar a Lei de Responsabilidade Fiscal já sofreu investidas contrárias do governo, ou seja, uma das maiores realizações do governo tucano não caiu de direito, mas sofreu sérios arranhões de fato e depois, com estabilidade, crescer. E isso, este ano, a discussão nossa é que estamos entre os países que mais crescem no mundo, estamos com a possibilidade !!! Possibilidade e necessidade o país tem, se ocorrerá é outra coisa. Chutar a possibilidade como realização governamental é discurso especulativo e embromation de ter uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto de 7%.

William Bonner: Mas abaixo dos demais.

Dilma Rousseff: (...)

William Bonner: A senhora, de alguma maneira…

Fátima Bernardes: Vamos falar agora… Só um minutinho.

Dilma Rousseff: Criamos quase 1,7 milhão nas estatísticas do governo, ocupação temporária é emprego. O cara que é contratado para servir canapés no camarote de Daniela Mercury durante o carnaval não se considera empregado, acabou a festa, bau-bau emprego. O mesmo ocorre com um pedreiro após terminar de construir uma escola ou um viaduto de empregos no ano da crise.

Fátima Bernardes: Candidata, vamos falar um pouquinho de outro problema, que é o saneamento. Segundo dados do IBGE, o saneamento no Brasil passou de 46,4% para 53,2% no governo Lula, um aumento pequeno, de 1 ponto percentual mais ou menos, ao ano. Por que o resultado fraco numa área que é muito importante para a população?

Dilma Rousseff: Porque nós vamos ter um resultado excepcional a partir dos dados quando for feita a pesquisa em 2010 novamente especulação, chute no futuro, naquilo que ninguém checará depois das urnas fechadas. (...)

Fátima Bernardes: Mas, candidata, esses são dados de seis anos. Quer dizer, esse resultado que a senhora está falando… vai aparecer de um ano e meio para cá?

Dilma Rousseff: O que aconteceu olha a pausazinha estratégica novamente. Nós lançamos o Programa de Aceleração do Crescimento, para o caso do saneamento, na metade de 2007. Começou a amadurecer porque o país parou de fazer projetos, prefeitos e governadores Arrá! Quando nós, opositores (golpistas, na linguagem petista) dizemos que não há projetos, nos chamam de maledicentes. (...). A Baixada Santista, no Rio, eis a grande pérola, o motivo principal para que esta entrevista entre nos anais da história e a Baixada Fluminense aqui no Rio de Janeiro, ela teve um investimento monumental em saneamento.

Fátima Bernardes: A gente gostaria agora que a senhora, em 30 segundos, desse uma mensagem ao eleitor, se despedindo então da sua participação no Jornal Nacional.

Dilma Rousseff: (...): o meu projeto é dar continuidade ao governo do presidente Lula mais uma vez os braços direito e esquerdo de Lula mostra que não tem pernas. Mas não é repetir. É avançar e aprofundar, é basicamente esse olhar social, que tira o Brasil de uma situação de país emergente e leva o nosso país a uma situação de país desenvolvido desde quando esse tipo de fantasia numérica, engodo social levam um país ao desenvolvimento? O que leva esse país a se forjar grande é o espírito empreendedor de milhões de empresários e pais e mães que suam o macacão diariamente, nem essa corja comunista de butique e seus discursos demagógicos, com renda, com salário decente, com professores bem pagos e bem treinados é fato que os salários dos professores melhoraram, mas por que nossos indicativos internacionais de qualidade caíram? Porque não há fiscalização, não há contrapartida e os números são fantasiosos. Num governo que tem Mercadante, Palocci e Mantega, maquiar números é o de menos. Eu acredito que o Brasil… olha a gagueira mental novamente É a hora e a vez dele. (...)

Fátima Bernardes: Muito obrigada, candidata, pela sua participação aqui na bancada do Jornal Nacional. Amanhã, a entrevistada ao vivo aqui no Jornal Nacional será a candidata do PV, Marina Silva.

©Marcos Pontes

4 comentários:

marisa cruz disse...

Depois de observar tanto o debate da band como as entrevistas no JN e Jornal das Dez no GLOBONEWS cheguei a seguinte conclusão.
DILMA POR TER SIDO O BRAÇO DIREITO E ESQUERDO DO VIAJANTE-MOR É A RESPONSÁVEL POR TODAS AS IRRESPONSABILIDADES DESTE GOVERNO.

DILMA NÃO É DIGNA DO VOTO DOS BRASILEIROS TRABALHADORES, HONESTOS E QUE TEM AMOR A ESTE PAÍS

Ari disse...

Eu também prefiro ler. Me poupo de ouvir e ver.
Agora, eu gosto de sentir não do jeito que eu sinto e já sei mas, do jeito que o povo em geral sente e acho que eles têm estudado bem isso. Estão aproveitando toda a hipocrisia e o cinismo possível ao seu proveito. Eles sabem qual é a esquerda e a direita permitida que a revolução já implantou antes do palanque. Eles estão sendo eficientes sim. Tanto que fizeram da eleição apenas uma farsa. Na verdade eles até poderiam elegerem entre eles mesmo quem iria presidir Banânia, mas, dão esta ilusão aos bestas.
Desconjuro

Joe_Brazuca disse...

são todos fraquetérrimos...Não temos candidatos...e "ella" é a "peor" de todos...figurinha difícil de deglutir, ou melhor, de chegar perto...

Dilma é invensão de desespero...Todos os "possíveis cadidatáveis" pelo PT, cairam fora, porque estão sendo preocessados, escondidos e coisa e tal...

Fora as subliminaridades todas, que são pragmaticamente pré-progamadas pela "mídia conivente"...é a grande farsa no picadeiro Brasil...

Vc ja viu os candidatos a cargos menores ?...pois é...no way out, Pontes...

ótima matéria e melhor ainda as intervenções...

TonMoura disse...

Pois até de ler é de dar náuseas. Infelizmente, é como você disse no twitter, os eleitores do PT aceitam tudo de cabeça baixa, sem questionar, sem medir o que está sendo dito. Eu já não gostava do partido, mas agora resolvi atacar mesmo, logo teremos no país uma situação tão ditatorial quanto havia na época do regime militar. Infelizmente muitos eleitores não lembram mais como era aquele período... mas lembrarão do próximo.