Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Clayton, O Povo, CE
  • O Natal passou, mas ainda não voltamos à realidade, vêm aí o revellion. Depois virão a posse dos novos prefeitos e vereadores e as férias. Alguns brasileiros tentarão voltar a pensar racionalmente lé pelo dia 5, outros só depois do carnaval. Com o monstro da crise batendo à porta, a promessa do corte de 500 mil cargos de trabalho de uma batelada só, o dólar dançando em sobe e desce, as bolsas dançando em desce e desce... é bom que o cidadão comum, não só o empresariado, se ligue mais cedo na dolorosa realidade.

  • Li no Terra a manchete : "Escolas do Rio terão verba reduzida do governo". Minha mente distorcida imaginou que a notícia se referia Às escolas de samba e eu já me aprontava a elogiar as medidas, afinal de contas, nunca concordei com essas história de dinheiro público promover festança. Creio que cabem aos governos dar infraestrutura e segurança para que as festas aconteçam, mas não bancá-las diretamente, ainda mais carnaval carioca em que as administrações escolas estão diretamente relacionadas ao narcotráfico e à contravenção. Ou seja, governos estadual, federal e municipal são sócios de bandidos. Mas eis que a nota em questão refere-se às matrículas nas escolas formais, municipais e estaduais, que tiveram uma redução de 8% em suas matrículas. Das duas uma: ou estão nascendo menos crianças (8%?) ou as crianças e jovens estão sem incentivos para irem às escolas (mais provável). E o que os governos farão? Imagino eu que apenas mais discursos e poucas medidas efetivas, afinal de contas, mérito deixou de ser parâmetro de promoção social nos Brasil dos últimos anos.

  • Por falar em Rio, a Câmara Municipal da capital fluminense, paga R$ 3,5 mil de salário para um motorista e contínuo. Nada contra trabalhadores terem bons salários, porém, tais cargos são comissionados, sem necessidade de concurso e para 188 privilegiados (amiguinhos, cabos eleitorais, parentes - um vereador contrata parente de outro, tentando descaracterizar o nepotismo). Não tem jeito, a safadeza aparece nos jornais, mas não vai aos tribunais e ninguém é punido, por isso se sentem tão à vontade para repetirem os desmandos legislatura após a outra.

  • A Constituição Federal diz que nenhum cidadão é obrigado a participar de associação, agremiação, fraternidade ou o que seja, contra sua vontade. Um sindicato não é uma associação? Pois bem, todo trabalhador é obrigado a dar os vencimentos de um dia de trabalho por ano para o sindicato de sua categoria. Isso é dinheiro que não tem conta. Pois bem, o governo repassou R$ 61 milhões, 10% do total arrecadado com essa cobrança que a meu ver é ilegal, para as seis centrais sindicais. Boa parte dos trabalhadores brasileiros jamais foi assistida por sindicato, alguns sequer sabem onde se localizam e onde atuam seus sindicatos, mas bancam as benesses dos sindicalistas e ainda engordam os cofres dos governos. pior, quando se fala em reforma das leis trabalhistas e das sindicais, as propostas que aparecem apenas arrocham mais o trabalhador e engordam os cofres dos outros.

Nenhum comentário: