Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Samba é jazz?

 

 

Jazz é um ritmo estadunidense, de origem nas raízes negras, ou afroamericanas, como preferem os moderninhos politicamente corretos. Sua letras têm um forte caráter de improviso e ritmo sincopado. De 1914 até hoje, passando por Ray Charles e chegando a Amy Winehouse, as letras se prenderam em lamentar amores perdidos ou espinafrar o/a amante fujão/ona. Puxou para as dores de corno e break hearts. As mais moderninhas, como Rihanna, que quem a defenda como jazzista, partem para esculachar o objeto do desejo, ao contrário dos mais antigos, que se faziam de esculachado. Sinal dos tempos.

Já o samba, de origens ainda duvidosas levando estudiosos a se contradizerem, uns afirmando que ele é baiano, outros apostando que é carioca e os mais puristas defendendo a continentalidade africana, nasceu, isso sem qualquer dúvida, também da musicalidade negra, assim como o jazz.

A contradição em torno da origem do samba talvez dê-se por não existir só um tipo de samba, portanto, o que saiu da Bahia e foi para o Rio de Janeiro sofreu suas alterações, adaptando-se à temática, ao ritmo e os costumes cariocas. Os negros não vieram todos do mesmo lugar em navios negreiros, foram tirados de vários campos da África, principalmente do região subsaariana, tendo, portanto, as mais diversas bases culturais.

Samba de coco, samba de tambor, samba canção, samba de enredo... São muitas as variações e diversas as influências, desde o simples batuque tribal africano, passando pelo maxixe, a polca e até a música clássica. Tem até samba que nem parece samba. Para um leigo como eu, o Samba do Avião, do Tom Jobim, é difícil classificar como samba, mas se o autor disse que é e os estudiosos também, então, é.

Se na minha curta pesquisa não descobri muita variação temática, por outro lado, o samba fala de tudo, desde o gago apaixonado, do Noel, até os costumes da malandragem, como Pelo Telefone, do Donga; fala de amores perdidos e de catástrofes urbanas. Não se prende um ritmo e nem a um tema. O samba fala até de si mesmo, como em Samba de uma nota só, de Newton Mendonça e Tom. O samba não é, portanto, apenas um ritmo, mas um estilo, formado por vários subestilos.

O samba é jazz? Não, samba é samba e jazz é jazz. O fato de terem nascido do mesmo banzo da mãe preta não faz deles siameses. As sete notas são muito maiores do que a análise rasa de qualquer maniqueísta que tenta dar títulos fáceis e fazerem comparações incabidas.

Felizes dos que conseguem gostar de ambos sem a preocupação de compará-los. Quem não gosta de jazz, bom sujeito não é.

 

A @MarKramer , tuiteira sempre presente em minha TL (time line, para os não íntimos), sugeriu e eu, temeroso por dominar o tema, demorei a criar coragem para desenvolvê-lo. Não se intimide e dê seu pitaco.

 

©Marcos Pontes

8 comentários:

ptdrumm disse...

Concordo. Estas igualdades são fruto de quem não tem muito o que fazer. Nascemos diferentes, criamos coisas diferentes. E apreciamos diferentemente cada coisa criada. Assim como um concerto não é sinfonia, lavabo não é pia.

Se fosse assim tão fácil, eu seria igual a você, só porque uma certa bactéria*, originada sabe-se lá como, começou tudo isso.

* ou não, pois até nisso somos diferentes nos credos, crenças e créditos.

Zinha_09 disse...

Você tem razão,Marcos; samba é samba, jazz é jazz!

Não há porque comparar! Os dois são deliciosos,embora eu ache o samba mais rico,mais versátil do que o Jazz...Talvez até porque eu seja brasileira, mas acho mesmo...
rsrs

TideMonteiro Blogger disse...

Pontes,
Na minha humlide opinião, de não muito entendedor de música e gostar mais das "românticas, samba é samba e jazz é jazz! Brilhante, né? O samba é muito mais alegre e o jazz é meio "funebre"!
Porém, ois rítmos s~]ao apreciáveis pelos tímpanos!
Falei e escrevi.

Abs
Aristides Monteiro (Tide Monteiro)

Aparecido disse...

Sem certeza nenhuma, me atrevo a dizer que cada um é cada um, samba nem sempre é samba e jazz não é samba. Apesar que, vez em quando se nota uma certa simbiose entre samba, jazz e ritimos afros. ( http://youtu.be/Z62gTawHT3M )

Eu... particularmente vou de ouvido, gosto, não gosto. Tanto faz ser samba, jazz ou Mirian Makeba ( http://youtu.be/PqJ7jJTfLR8 )

Ceci Cardoso disse...

A origem fundamental do jazz foi tirada dos funerais de Nova Orleans (EUA), nota-se portanto certa melancolia peculiar.
O samba tem um balanço brejeiro, leva logo para a alegria, para a festa.
Há diferença sim e que bom que assim seja!
Abraços

Lilian disse...

Não sei se são do mesmo balaio, acho que são, mas ambos estão no topo das minhas preferências musicais. Para mim, que sou uma leiga adoradora de música, o samba e o jazz estão na base da grandeza da música brasileira e da música norte-americana.

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION


CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
ESCULACHO E SIMPATIA

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Beatriz disse...

Não!