Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, junho 19, 2011

O verdadeiro Che

che-comandante-asesino

O texto abaixo é grande demais para um post de blog, uma vez que pouca gente o leria/lerá. Para ser lido, textos devem ser curtos e diretos. Mas nesse caso, por não ser de minha autoria, não ouso cortar qualquer coisa, além do mais, não é apenas um texto opinativo, mas uma aula de história, sociologia e política.

O autor do dito cujo seria Constantino Rodrigo, mas mo foi enviado por um general da reserva do Exército a quem não identificarei por não ter sua autorização.

Raros são as vezes que faço uso de textos alheios, só o faço quando vale a pena. Pois dessa vez vale, mesmo que leve muito tempo para degustá-lo:

A partir dum levantamento minucioso de fatos históricos/testemunhas diretas do período revolucionário, o livro O Verdadeiro Che Guevara desmistifica a imagem dum dos ícones políticos mais controversos do século XX.
O Verdadeiro Che Guevara poderia ser facilmente enquadrado como um livro polêmico.
Afinal, ele mostra-nos 1 face desconhecida do famoso herói revolucionário :
- 1 médico fracassado/1 incompetente estrategista militar/1 cruel assassino.
Contudo, todas essas acusações que num 1º instante soam como meramente ofensivas, são evidenciadas por Fontoura com 1 volume inédito de fatos históricos/testemunhos de participantes diretos da Revolução Cubana, tanto de membros da revolução como de seus refugiados.
Com isso o autor vai muito além do que já foi publicado sobre Che.
Grande parte das publicações sobre a vida de Ernesto Guevara foram amparadas apenas de 2 fontes :
- 1
biografia escrita por 1 membro do partido comunista do México ; e
- os arquivos da Revolução Cubana, que incluem os diários de Che, ambos em poder do Departamento Propaganda Cuba/controlados diretamente por F.Castro-Aída Guevara, sua viúva .
Acrescente-se a essa revolução na versão oficial da vida de Guevara, o estilo irônico/sagaz do autor, desnudando por completo 1 dos maiores ícones do século XX.
VERDADEIRO CHE GUEVARA, O
Assunto: POLÍTICA / Editora: E REALIZACOES / Ano edição: 09 / Páginas: 288 / Chê, o mito-1 crápula-1assassino da 'justiça social'-o ideal delle era o de ser poderoso a custa da miséria alheia .

Assista e saiba quem foi Che :

http://www.youtube.com/watch?v=0LfHxFvqYb4

Che Guevara - Revista VEJA

Finalmente a verdadeira HISTÓRIA começa a ser reescrita, pela Revista VEJA, pois os jovens, incluindo meus filhos, foram enganados, durante anos, nas escolas, pelos falsos padres "progressistas"/professores enganadores/ideólogos/políticos não patriotas/militantes, presentes na Literatura-mídia paga, a serviço da esquerda hipócrita/falsa/prepotente, as quais intitulavam-se donos da verdade/ética/moral, quando na verdade queriam/querem

somente abocanhar o "bolso da esquerda", cuja mostra apareceu em recentes escândalos de corrupção.
É uma EDIÇÃO HISTÓRICA que derruba, junto com (minúsculos mesmo) lênin/trotsky/mao/

stalin/f.castro/comuno-socialistas-anarquistas/outros istas, FALSOS MITOS ASSASSINOS

QUE, pra manter uma causa fraudada, tiveram que matar mais de 100.000.000 de pobres inocentes no mundo inteiro, jogando-os no seu verdadeiro lugar :

-
O LIXO DA HISTÓRIA.

Especial VEJA - Ed 39/07 - Última edição
Che
Há 40 anos morria o Homem/nascia a farsa
"Não disparem. Sou Che. Valho mais vivo do que morto"
Há 40 anos, no dia 08 Out 67, essa frase foi gritada por um guerrilheiro maltrapilho/sujo metido numa grota nos confins da Bolívia.
Nunca mais foi lembrada.
Seu esquecimento deve-se ao fato de que o pedido de misericórdia/apelo desesperado pela própria vida/reconhecimento sem disfarce da derrota não combinam com a aura mitológica criada em torno de tudo que refere-se à vida/morte de Ernesto Guevara Lynch de la Serna, argentino de Rosário, o Che, que antes, pros companheiros, era apenas "el chancho", o porco, porque não gostava de banho e "tinha cheiro de rim fervido".
Exceto na revolução cubana, sua vida foi uma seqüência de fracassos.
Como guerrilheiro, foi derrotado no Congo/Bolívia.
Essa é a realidade esquecida.
No mito, sempre lembrado, ecoam as palavras ditas ao tenenete boliviano Mário Terán, encarregado de sua execução, e que parecia hesitar em apertar o gatilho

"Você vai matar um Homem"
Essas, sim, servem de corolário perfeito a um guerreiro disposto ao sacrifício em nome de ideais que valem mais que a própria vida.
Ambas as frases foram relatadas por várias testemunhas e meticulosamente anotadas pelo capitão Gary Prado Salmón, do Exército boliviano, responsável pela captura de Che.
Provenientes das mesmas fontes, merecem, portanto, idêntica credibilidade.
O esquecimento duma frase/perpetuação doutra resumem o sucesso da máquina de propaganda marxista na elaboração de seu maior/intocado mito.
Che tem um apelo que beira a lenda entre os jovens dos 5 continentes.
Como Homem de carne/osso, com suas fraquezas/maníaca necessidade matar pessoas/

crença inabalável violência política/busca incessante morte gloriosa, foi um ser desprezível.
"Ele era adepto do totalitarismo até o último pêlo do corpo"...
...escreveu sobre ele o jornalista francês Régis Debray, que por alguns meses conviveu com Che na Bolívia.
Por suas convicções ideológicas, Che tem seu lugar assegurado na mesma lata de lixo onde a história já arremessou há tempos outros teóricos/práticos do comunismo, como Lenin/

Stalin/Trotsky/Mao/F.Castro.
Entre a captura/execução de Che na Bolívia, passaram-se 24h.
Nesse período, o governo boliviano/americanos CIA que ajudaram na operação decidiram entre si o destino de Guevara.
Execução sumária... não pros padrões de Che...
Centenas Homens que ele fuzilou em Cuba tiveram sua sorte selada em ritos sumários cujas deliberações muitas x não passavam de 10min.
VEJA conversou com historiadores/biógrafos/antigos companheiros Che guerrilha-governo cubano na tentativa de entender como o rosto dum apologista da violência/voluntarioso/autoritário, foi parar no biquíni de G.Bündchen/braço de Maradona/barriga de M.Tyson/em pôsteres-camisetas. 
Seu retrato clássico - feito pelo fotógrafo cubano A.Korda 60 - é a fotografia mais reproduzida de todos os tempos.
O mito é particularmente enganoso por sustentar-se no avesso do que o Homem foi, pensou/

realizou durante sua existência.
Incapaz de compreender a vida numa sociedade aberta e sempre disposto a eliminar a tiros os adversários - mesmo os que vestiam a mesma farda que elle - Che é, paradoxalmente, visto como um símbolo da luta pela liberdade.
Guevara é responsável direto pela morte de 49 jovens inexperientes recrutas que faziam o serviço militar obrigatório na Bolívia.
Eles foram mobilizados pra defender soberania pátria/expulsar invasores cubanos, sob cujo fogo pereceram.
Tendo ajudado a estabelecer um sistema de penúria em Cuba, Che agora é apresentado como um símbolo de justiça social.
Politicamente dogmático, aferrado com unhas/dentes à rigidez do marxismo-leninismo em sua vertente mais totalitária, passa por livre-pensador.
O regime policialesco de F.Castro não permite que aqueles que conviveram com Che e permanecem em Cuba possam ir além da cinzenta ladainha oficial.
Por isso, apesar do rancor que pode apimentar suas lembranças, os exilados cubanos são vozes de maior credibilidade.
O movimento derrubou ditador F.Batista, 59, não foi uma ação de comunistas, como pretende F.Castro.
Boa parte da liderança revolucionária/cmt guerrilheiros tinha por objetivo a instauração da democracia em Cuba.
Mas, foram surpreendidos por um golpe comunista dentro da revolução.
Acabaram presos/fuzilados/deportados.
Desde o início, Che representou a linha dura pró-soviética, ao lado do Irmão de Fidel, Raul Castro.
Na versão mitológica, Che era dono dum talento militar excepcional.
Seus ex-companheiros, no entanto, lembram-se delle como um comandante imprudente/irascível/

rápido em ordenar execuções-liderar seus camaradas pra morte, em guerras sem futuro no Congo/Bolívia.
H. Matos, que lutou sob as ordens do argentino em Cuba, falou a VEJA sobre o fracasso de Che como comandante :

"A luta foi difícil na primavera 58. A frente de comportamento mais desastroso foi a de Che. Mas, isso não afetou-o porque era o favorito de Fidel que impedia-nos de discutir abertamente o trabalho pífio de seu protegido como guerrilheiro"
Pouco depois do triunfo da guerrilha, ao perceber os 1os sinais de tirania, H.Matos renunciou a seu posto no governo revolucionário/informou que voltaria a ser professor.
Preso 2 dias depois, passou 20 anos na cadeia.
Vive hoje em Miami.
À moda soviética, sua imagem foi removida das fotos feitas durante a entrada solene em Havana, em que aparecia ao lado de Fidel/C. Cienfuegos, outro comandante não comunista desaparecido em circunstâncias misteriosas nos primórdios da revolução.
Nomeado comandante da fortaleza La Cabaña, para onde eram levados presos políticos, Che Guevara

converteu-a em campo de extermínio.
Nos 6 meses sob seu comando, 200-e-poucos desafetos foram fuzilados, sendo que apenas uma minoria era formada por torturadores/agentes violentos regime de Batista.
A maioria era apenas gente incômoda. 
N.Vilaboa, membro do Movimento 26 Jul e assessor de Che em La Cabaña, conta agora ter levado ao gabinete do chefe um detido chamado J.Castaño, oficial de inteligência do Exército de Batista.
Sobre Castaño não pesava nenhuma acusação que pudesse produzir uma sentença de morte.
Fidel chegou a ligar pra Che pra depor a favor de Castaño.
Tarde demais.
Enquanto dava voltas em torno de sua mesa/cadeira onde estava o militar, Che sacou a pistola 45 e matou-o ali mesmo com balaços na cabeça. Em outra ocasião, Che foi procurado por uma mãe desesperada, que implorou pela soltura do filho, um menino de 15 anos preso por pichar muros  com inscrições contra Fidel.
Um sd informou a Che que o jovem seria fuzilado dali a alguns dias.
O cmt, então, ordenou que fosse executado imediatamente, "pra que a senhora não passasse pela angústia duma espera mais longa". 
Em seu diário da campanha em Sierra Maestra, Che antecipa o seu comportamento em La Cabaña.
Elle descreve com naturalidade como executou E.Guerra, um rebelde acusado de colaborar com os sd de Batista :

"Acabei com o problema dando-lhe um tiro com uma pistola calibre 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no lobo temporal direito. Ele arquejou um pouco/estava morto. Seus bens agora pertenciam-me"
Em outro momento, Che decidiu executar 2 guerrilheiros acusados de ser informantes de Batista.
Ele disse :
"Essa gente, como é colaboradora da ditadura, tem de ser castigada com a morte"
Como não havia provas contra a dupla, os outros rebeldes presentes opuseram-se à decisão de Che.
Sem dar-lhes ouvidos, elle executou os 2 com a própria pistola.
Essa frieza/crueldade sumiram atrás da moldura romântica que emprestaram-lhe, construída pelos mesmos ideólogos que atribuíram a elle a frase famosa - "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás".
Frase criada pela propaganda esquerdista.
Como o jovem aventureiro que excursionou de motocicleta pelas Américas tornou-se um assassino cruel e maníaco... o jornalista americano Jon Lee Anderson, autor da mais completa biografia de Che, escreveu que elle era um fatalista - e esse fatalismo aguçou-se depois que juntou-se aos guerrilheiros cubanos.
"Prelle, a realidade era apenas uma questão de preto/branco. Despertava toda manhã com a perspectiva de matar/morrer pela causa"...
...afirma Anderson.
Ernesto Guevara Lynch de la Serna nasceu em 14 Mai 28, numa família de esquerdistas ricos na Argentina.
Sofreu de asma a vida inteira.
Antes de formar-se em medicina, profissão que nunca exerceu de fato, viajou pela América doSul durante 8 meses.
Depois de terminada a faculdade, saiu da Argentina pra nunca mais voltar.
Encontrou-se com Fidel Castro no México, 55, onde aprendeu técnicas de guerrilha.
No ano seguinte, participou do desembarque em Cuba do pequeno contingente de revolucionários.
Depois de 2 anos de combates na Sierra Maestra, Fidel tomou o poder em Havana.
Che ocupou-se 1º dos fuzilamentos e, depois, da economia, assunto do qual nada entendia.
José Illan, que foi vice-ministro de Finanças antes de fugir de Cuba, contou a VEJA que o argentino "desprezava os técnicos e tratava a nós, os jovens cubanos, com prepotência".
No comando do Banco Central e depois do Ministério da Indústria, Che começou a nacionalizar a indústria e foi o principal defensor do controle estatal das fábricas.
"Che era um utópico que acreditava que as coisas podiam ser feitas usando-se apenas a força de vontade"...
...diz o historiador Pedro Corzo, do Instituto da Memória Histórica Cubana, em Miami.
Como resultado de sua "força de vontade", a produção agrícola caiu pela metade e a indústria açucareira, o principal produto de exportação de Cuba, entrou em colapso.
Em 63, em estado de penúria, a ilha passou a viver da mesada enviada pela então U.Soviética.
Não havia mais o que Che pudesse fazer em Cuba.
Era ministro da Indústria, mas divergia de Fidel em questões relativas ao desenvolvimento econômico.
De maneira simplista, elle acreditava que incentivos morais tinham maiores probabilidades de estimular o trabalho.
Che também tornou-se crítico feroz da U.Soviética, da qual o regime cubano dependia pra sobreviver.
Não por discordar do Kremlin, mas porque julgava os soviéticos tímidos na promoção da revolução armada no 3º Mundo.
Pra livrar-se dele, Fidel mandou-o como delegado à Assembléia-Geral ONU 64.
Em 65, Che foi secretamente combater no Congo, à frente de sd cubanos.
Ali, paralisado por incompreensíveis rivalidades tribais, derrotado no campo de batalha/

abatido pela diarréia, Che propôs a seus comandados lutar até a morte.
Mas, foi demovido do propósito pela soldadesca, que não aceitou o sacrifício numa guerra sem sentido.
Daí em diante o argentino tornou-se uma figura patética.
Em Havana, Fidel divulgara a carta em que elle renunciava à cidadania cubana/anunciava

disposição levar guerra revolucionária a outras plagas.

Pego de surpresa pela leitura prematura do documento, Che ficou no limbo sem ter pronde voltar.
"Sua vida foi uma seqüência de fracassos"...
...disse a VEJA o historiador cubano Jaime Suchlicki, da Universidade de Miami.
"Como médico, nunca exerceu a profissão. Como ministro/embaixador, não conseguiu o que queria.Como guerrilheiro, foi eficiente apenas em matar por causas sem futuro"
Na falta de opções, Che escolheu a Bolívia pra sua nova aventura guerrilheira.
Elle lutaria em território montanhoso/inóspito/imerso selva/sem falar dialeto indígena dos camponeses bolivianos.
O plano original era adentrar, pela fronteira, a província argentina de Salta.
Mas, um contingente exploratório foi aniquilado rapidamente pelo exército daquele país.
A missão boliviana era, de todos os pontos de vista, suicida.
Ainda assim, Fidel apoiou-a, a ponto de designar alguns soldado de seu exército pro destacamento guerrilheiro.
O ditador cubano também equipou/financiou a expedição, com a qual manteve contato até que seu fracasso tornou-se evidente. 
Além da falta de apoio do povo boliviano, que tratou os cubanos chefiados por Che como um bando de salteadores, a expedição fracassou também pela traição do Partido Comunista Boliviano.
VEJA perguntou a um de seus mais altos dirigentes dos anos 60, JC Quiroga :
"O PCB traiu Che Guevara...".
Resposta de Quiroga : "Sim". A explicação... "Nosso partido era afinado com Moscou, onde a estratégia de abrir focos de guerrilha como a de Che estava há muito desacreditada".
Quiroga era amigo pessoal do então ministro da Defesa da Bolívia e conseguiu que as mãos do cadáver de Che Guevara fossem decepadas/mantidas em formol/entregues a ele.
"Por anos guardei as mãos de Che debaixo da minha cama num grande pote de vidro. Um dia meu filho deparou com aquilo e quase entrou em pânico"...
...conta Quiroga.
Anos mais tarde, coube a Quiroga a missão de entregar o lúgubre pote com as mãos de Guevara à Embaixada de Cuba em Moscou.
A morte de Che foi central pra estabilização do regime cubano nos anos 60, de acordo com o polonês naturalizado americano Tad Szulc, na sua celebrada biografia de Fidel.
O fim do guerrilheiro argentino ajudou o ditador a pacificar suas relações com Moscou e ainda forneceu-lhe um ícone de aceitação mais ampla que a própria revolução.
O esforço de construção do mito foi facilitado por vários fatores.
Quando morreu, Che era uma celebridade internacional.
Boa-pinta/saía ótimo nas fotografias.
A foto do pôster que enfeita quartos de milhões de jovens foi tirada num funeral em Havana, ao qual compareceram o filósofo francês Jean-Paul Sartre - que exaltou Che como "o mais completo ser humano de nossa era" - e sua Mulher, a escritora Simone de Beauvoir.
A foto 60 só ganhou divulgação mundial 7 anos depois, nas páginas da revista Paris Match.
2 meses mais tarde, Che foi morto na selva boliviana e Fidel fez um comício à frente duma enorme reprodução da imagem, que preenchia toda
a fachada dum prédio público cubano.
Nascia o poster.
3 fatos ajudaram a consolidar o mito.
) Foi a morte prematura de Che, que eternizou sua imagem jovem.
      Aos 39 anos, elle estava longe de ser um adolescente quando foi abatido, mas a pinta de galã garantia-lhe um aspecto juvenil.
      O fim precoce também salvou-o de ser associado à agonia do comunismo. 
A decadência física/política de F.Castro, desmoralizado pela responsabilidade no isolamento-atraso econômico que afligem o povo
cubano, dá uma ideia do que poderia ter acontecido com Che, que era apenas 2 anos mais jovem que o ditador. 
) A ajuda involuntária de seus algozes.
      Preocupados em reunir provas convincentes de que o guerrilheiro célebre estava morto, os militares
bolivianos mandaram lavar o corpo/aparar-pentear sua barba e cabelo.
      Também resolveram trocar sua roupa imunda.
      Tudo isso pra poder tirar fotos em que elle fosse facilmente identificado.
      O resultado é um retrato com espantosa semelhança com as pinturas barrocas do Cristo morto de expressão beatificada.
) Veio do contexto histórico. 
      Che morreu às vésperas dos grandes protestos em defesa dos direitos civis/agitação movimentos estudantis/revolução costumes  contracultura - turbulências que marcaram 68.
      Era um personagem perfeito pra ser símbolo da juventude de então, que definia-se pela "determinação exacerbada/narcisista conseguir tudo
aqui-e-agora", como escreveu o mexicano J.Castañeda, em sua biografia de Che.
A história, no entanto, mostra que o Homem era muito diferente do mito.
Mas, quem resiste...
...neste mês, nos EUA, o cubano G.Villoldo, chefe da equipe da CIA que participou da captura do guerrilheiro, vai leiloar uma mecha de cabelo de Che.
Se houve um ganhador da Guerra Fria, foi Che Guevara.
Ele morreu e foi santificado antes que seu narcisismo suicida/crimes que decorreram delle pudessem ser julgados com distanciamento, sob uma luz mais civilizada, que faria aflorar sua brutalidade com nitidez .
Pobre F.Castro.
Enquanto Che foi cristalizado na foto hipnótica de A.Korda, ele próprio, o supremo comandante, aparece cada dia mais roto/macilento/caduco, enquanto desmancha-se lentamente dentro dum ridículo agasalho esportivo diante das lentes  câmeras TV estatal cubana.
O método de luta política que Guevara adotou já era errado em seu tempo.
No rastro de suas concepções de revolução pela revolução, a A.Latina foi lançada num banho sangue/onda destruição ainda não inteiramente avaliada e, pior, não totalmente assentada.
O mito em torno de Che constitui-se numa muralha que impediu até agora a correta observação de alguns dos mais desastrosos eventos da história contemporânea das Américas.
Está passando da hora de essa muralha cair.
A FRASE MAIS FAMOSA ATRIBUÍDA A GUEVARA É...
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura"
...OUTRAS MENOS CONHECIDAS REVELAM SUA REAL PERSONALIDADE :
"Estou na selva cubana, vivo e sedento de sangue" >>> Carta à esposa, Hilda Gadea, em Jan 57
"Fuzilamos/seguiremos fuzilando enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta até a morte"
"O ódio intransigente ao inimigo (...) converte (o combatente) numa efetiva/seletiva/fria máquina de matar. Nossos sd têm de ser assim" 
O mundo tomou outro rumo_
CUBA_
Apesar de tentar exportar sua revolução, a ilha tornou-se a vitrine de seu fracasso.
Sem liberdade política/econômica, o país é um museu de prédios/carros/dirigentes decrépitos, onde comida-combustíveis-energia são
racionados.
BOLÍVIA_
O foco guerrilheiro de Guevara foi derrotado pela população pobre da Bolívia, que negou ajuda e ainda delatou o grupo.
CONGO_
Guevara e um contingente de cubanos lutaram ao lado do chefe tribal Laurent Kabila contra o coronel Mobutu.
Em 97 Kabila finalmente derrubou Mobuto,  mas foi assassinado 01.
Em seu curto governo, 3.000.000 pessoas foram mortas em guerras tribais.
CHINA_
A ideologia de Mao Tsé-tung, que Guevara citava como modelo de comunismo,  foi sepultada pelos chineses.
COMUNISMO_
Depois da queda do Muro de Berlim, a ideologia será lembrada sobretudo como a responsável pela morte de 100.000.000 pessoas.
VIETNÃ_
Na frase famosa, Guevara propôs criar "2/3/muitos Vietnãs".
Acertou.
A globalização economia está criando Vietnãs pelo mundo - países adeptos economia

mercado, com rápido crescimento econômico/aliados EUA.
O ÚLTIMO DIA DO GUERRILHEIRO
"A ordem de execução veio pelo rádio"
Maltrapilho/sujo, Guevara posa com os soldados que o capturaram na vila de La Higuera, onde seria morto.
A seu lado, assinalado, está o agente da CIA F.Rodríguez .
F.Rodríguez foi uma das últimas pessoas a conversar com Che Guevara.
Mais do que isso, foi ele quem recebeu/transmitiu a ordem pra que o guerrilheiro fosse executado.
Cubano exilado EUA, ele era o operador de rádio enviado à Bolívia pela CIA pra auxiliar na caçada e, também, pra ajudar a identificar Guevara. Veterano da fracassada invasão da Baía dos Porcos, 61, Rodríguez vive hoje em Miami, aos 66 anos.
Ele falou ao repórter D.Teixeira.
COMO CHEGOU A ORDEM PRA MATAR CHE...
As instruções que recebi nos EUA eram pra poupar sua vida.
A CIA sabia da divergência de ideias entre Che/Fidel e acreditava que, a longo prazo, elle poderia cooperar com a agência.
A ordem pra sua execução veio por rádio, duma alta autoridade boliviana.
Era uma mensagem em código :

"500, 600"...
...o primeiro nº, 500, significava Guevara. O segundo, que elle deveria ser morto.
Tentei em vão convencer os militares bolivianos a permitir que elle fosse levado pra ser interrogado no Panamá.
Eles negaram meu pedido e deram-me um prazo.
Eu deveria entregar o corpo de Guevara até as 2h da tarde.
Perto das 11:30h, uma senhora aproximou-se de mim e perguntou quando iríamos matá-lo, pois ouvira no rádio que Che havia morrido em combate.
Naquele momento compreendi que a decisão de executá-lo era irrevogável.
COMO FOI SUA ÚLTIMA CONVERSA COM elle...
Fui até o local de seu cativeiro e disse a ele que lamentava, mas eram ordens superiores.
Che ficou branco como um papel.
"É melhor assim. Eu nunca deveria ter sido capturado vivo"...
...falou.
Tirou o cachimbo da boca e pediu-me pra que o desse a um dos soldado.
Ofereci-me pra transmitir mensagens à sua família.
"Diga a Fidel que esse fracasso não significa o fim da revolução, que logo ella triunfará em alguma parte da A.Latina"...
...elle falou em tom sarcástico.
Aí lembrou da esposa.
"Diga a minha senhora que case-se outra vez e trate de ser feliz"...
...foram suas últimas palavras.
Apertou a minha mão/deu-me um abraço, como se pensasse que eu seria o carrasco.
Saí dali/avisei a um tenente armado com uma carabina M2, automática, que a ordem já tinha sido dada.
Recomendei a ele que atirasse da barba pra baixo, porque supunha-se que Che havia morrido em combate.
Eram 13:10h quando escutei o barulho de tiros.
Che Guevara tinha sido morto.
COMO FOI O SEU 1º CONTATO COM CHE GUEVARA...
Cheguei a La Higuera de helicóptero em 09 Out, um dia depois da captura de Che Guevara.
Eu encontrei-o com os pés/mãos amarrados, ao lado dos corpos de 2 cubanos.
Sangrava duma ferida na perna.
Era um Homem  totalmente arrasado.
Parecia um mendigo.
COMO FORAM SUAS CONVERSAS COM CHE...
Nós nos tratamos com respeito.
Eu chamava-o de comandante.
Falamos de Cuba/outras coisas, mas elle permanecia calado quando as perguntas eram de interesse estratégico.
Houve momentos em que não consegui prestar atenção ao que elle dizia.
Ao olhar aquele Homem derrotado, vinha-me à mente sua imagem no passado, sempre altiva/arrogante.
COMO FORAM AS RELAÇÕES DE CHE COM A POPULAÇÃO NA BOLÍVIA...
Pra sobreviver, é essencial que uma força guerrilheira conte com o apoio da população local.
A aventura de Che na Bolívia foi um caso único em que uma guerrilha não conseguiu recrutar um único morador da área onde atuou.
Só um agricultor ganhou a confiança dos guerrilheiros, e mesmo esse acabou por passar informações que permitiram ao Exército armar uma emboscada.
Os poucos bolivianos que participaram da guerrilha eram dissidentes do Partido Comunista.
Nenhum camponês.
POR QUE O SENHOR FOI ENVIADO À BOLÍVIA...
O Exército boliviano estava totalmente despreparado pra enfrentar uma guerrilha.
A maior parte dos sd trabalhava na construção de estradas/ provavelmente jamais deram 1 tiro de fuzil.
Nos 1os embates, os guerrilheiros aprisionavam os soldados/tiravam suas roupas e soltavam-nos.
Foi então que o governo boliviano pediu ajuda aos EUA. 
No dia de sua morte, amarrado ao esqui dum helicóptero militar, Che Guevara foi levado do local da execução prum vilarejo chamado Vallegrande.
A brasileira H.Alves, repórter, e o fotógrafo A.Moura, então trabalhando pro Diário da Noite,

SP, viram a chegada do corpo, que foi levado pra lavanderia do hospital local.
Ali, Moura foi o único jornalista a fotografar o corpo de Guevara ainda sujo/vestido de trapos/

calçado botina artesanal couro.
Moura conseguiu fotografar o corpo antes da limpeza/arrumação.
"Che usava um calço num dos calcanhares, provavelmente pra corrigir uma diferença de tamanho entre 1 perna/outra"...
...lembra Helle.
Ela contou pelo menos 10 marcas de tiro no corpo do argentino.
"Os moradores tinham raiva delle e invadiram a lavanderia, mas, quando viram o corpo, passaram a dizer que elle parecia J.Cristo"...
...começara o mito. 

1 _

Marxismo - A Burrice Vermelha.
por Huascar Terra do Valle, Advogado/Escritor.

Por incrível que pareça, existem, principalmente em universidades, milhares intelectuais que confessam-se marxistas.
Ou seja, eles interpretam mundo/história sob ótica dum demente paranóico com incrível

capacidade distorcer fatos/apresentar maiores bobagens disfarçadas em profundas verdades.
Os postulados de Marx, apesar exibirem pomposo nome de "materialismo histórico", são tão ingênuos/absurdos que só podem ser entendidos como um efeito da fé, ou seja, duma

religião secular, pois, quando alguém começa a crer, pára de pensar.
Por exemplo, a badalada "luta de classes".

Marx afirma, solenemente que, por toda história, houve conflitos de classes, o que não passa duma obviedade infantil.
No entanto, desta premissa simplória ele conclui que maiores males da humanidade advêm da "luta" entre empresários/empregados e que o caminho, pruma "sociedade justa/solidária", seria operários cortarem garganta patrões, e, assumirem direção das empresas.
Ora, no século passado esta "solução" foi tentada dezena x, e, nunca deu certo.
Pra que insistir...
O grande erro de Marx é que, historicamente, a luta de classes mais importante tem sido entre cobradores/pagadores impostos.
No Brasil, por exemplo, a quadrilha dominante surrupia quase metade que produzem os cidadãos, e, o fruto desta roubalheira é principalmente distribuída entre as elites do poder, sob forma de altos proventos, sem falar na corrupção que, aqui, atinge proporções ciclópicas.
Suspeita-se do comércio de liminares/sentenças, até em tribunais superiores (quando os culpados são "punidos" com aposentadorias milionárias).
Chamar de exploradores aos empresários é duma burrice assustadora.
São eles que criam riqueza, que é distribuída por toda a sociedade, inclusive por meio de

salários pagos aos empregados.
São eles também que pagam impostos que sustentam GF.
Afirmar, como fazem comunistas-marxistas, que empregado apropria-se da "mais valia" de

empregado é outra idiotice.
É mais lógico supor que são os empregados que beneficiam-se da criatividade/coragem

assumir riscos dos empresários.
Tanto assim que países como URSS tentaram acabar com empresários e só conseguiram fazer com que operários trabalhassem instituindo regimes terror/campos de trabalhos

forçados (gulags).
No capitalismo, ao contrário, vigora o regime de recompensa, com melhores resultados/sem

necessidade exterminar milhões cidadãos, como ocorreu nos países comunistas.
Outra sandice comunista é o uso da palavra "imperialismo".
Os EUA venceram 2 GM e não apropriaram-se de nem um m2 território, enquanto a URSS

após II GM anexou dezenas de países e manteve-os subjugados a poder fuzis/tanques, como Hungria/Checoslováquia/Alemanha Oriental.
No entanto, comunas de todo mundo referem-se EUA como país imperialista e esquecem-se

da URSS, esta sim, a nação mais imperialista todos os tempos, que chegou a atingir

21.000.000km2.
Nota-se que os comunas vivem no mundo da lua, e, não cultivam menor compromisso

com realidade/coerência.
De fato, eles só desejam o poder, pra usar/abusar.
Outra mega-burrice vermelha consiste em não tirar proveito lições da História.
A experiência comunista, em essência, concentração de poderes num grupo dirigente

(exatamente o contrário da democracia) sempre colheu resultados pavorosos, como :

- criação duma nova aristocracia privilegiada (Nomenklatura) ;
- o genocídio milhões pessoas inocentes ;
- a instituição regimes policiais usam terror como instrumento social/político ;
- o espírito bélico que resulta sempre em guerras, com milhões mortos/destruição cidades ; e
- o fracasso econômico, chegando causar mortes aos milhões, por fome.
Na C.Norte governo chegou estimular população comer capim (apesar substancial ajuda

financeira China ex-comunista, hoje praticando 
capitalismo selvagem/pirataria econômica, além verdadeiro regime escravidão - operários

trabalhando 15h/dia, sem domingos nem feriados).

Em Cuba ocorrem muitas mortes por inanição, pois rações fornecidas governo são ridículas.
No entanto, é proibido médicos diagnosticar "inanição", sob pena irem parar em 1.000 e

poucas penitenciárias existentes.
Antes comunismo, o ditador F.Baptista mantinha apenas 6 penitenciárias, sem horrorosas merdácias de hoje, onde certos presos são punidos com banhos diários excrementos

humanos.
Mesmo assim, comunistas disfarçados de petistas nutrem sonho transformar Brasil numa

gigantesca Cuba.
Um comunista fanático como O.Niemeyer declarou que "o regime cubano é o que serve ao

Brasil".
Como não podemos considerar burro o grande arquiteto, temos que admitir que sofre de

demência parcial, quando trata-se de assuntos políticos.
O comunismo, uma verdadeira religião, baseada na fé, paralisa a razão, até mesmo de

sumidades como Niemeyer.
A verdade é que comunistas sabem fracasso comunismo, no entanto elles sempre imaginam-se fazendo parte Nomenklatura privilegiada.
Ninguém quer ser operário países comunistas, onde, pra começar, sindicatos são proibidos.
Em regimes coletivistas, como comunismo, sempre existe busca comunista perfeito.
No Camboja, Pol Pot, à procura comunista perfeito (ignorante/obediente) exterminou cerca

1/3 população, em seus campos de reeducação política.
Enquanto isso, fez gigantesca coleção crânios.
O caso Camboja lembra Inquisição, também torturou/matou barbaramente milhões supostos hereges/bruxas, em busca católico perfeito.
Os expurgos Stálin vitimaram cerca 60.000.000 soviéticos.
O holocausto nazista é outro exemplo busca purificação raça.
Todos regimes coletivistas, concentração poder, sempre levam tipo qualquer genocídio.
Os comunas sabem disto, no entanto, desejam ardentemente genocídio/tortura, pois

comunismo é religião do mal, derivado satanismo praticado Marx/Engels, alunos satanista

Moses Hess.
Como declarou pastor Wurmbrand, comunismo não passa fachada pro satanismo, onde ideal não é o bem, mas o mal.
Não à toa comunistas adoram badernas/"justiçamentos"/seqüestros/assaltos/guerrilhas/

invasões/revoluções/guerras.
Sempre pregam violência como arma política.
Em BêH, um prefeito comunista até erigiu altar a Satan, estátua do demo, em plena via

pública, sugerindo existência algum pacto demoníaco.
Triste é constatar que, no Brasil que tem presidência comunista tendo Cuba como modelo

ideal, consideráveis avanços têm sido feitos sentido  comunização País, sem que grande

maioria população/mídia percebam este desastre.
O MST (terroristas rurais protegidos GF) é um bom exemplo.
Como disse John Philpot Curran :

"O preço da liberdade é a eterna vigilância"
Além de burros, os comuno-petistas-socialistas-social-democratas são também

absolutamente cretinos.
Pra constatar basta ver propaganda do PT.
Com maior cara-de-pau seduzem eleitorado prometendo "liberdade"/"democracia",

quando intenção delles é instaurar tirania/Estado policial-terrorista, conforme fizeram todos

países.
Ou alguém acredita que elles vão mudar...
Hugo Chávez que o diga...

3 comentários:

Regina Brasilia disse...

Outro dia, eu estava procurando, na web, informações sobre uma figura de uma importante instituição da lei e da ordem, que ocupa uma função relevante, na dita cuja. Aí topei com um antigo site do de cujus, de fotografias. Várias viagens pelo mundo, Europa, Ásia, só coisa boa. Mas em todos os países, o referido não fotografou um monte de Paradas Gays e muros com cartazes de Che Guevara?? Ganha meu respeito, uma criatura dessas?

O que me mata é ser enrustido...rsrs Seja gay guevarista, mas saia do armário, né?

Ajuricaba disse...

A inevitável extensão do texto é cabível para poder descrever a flácida e falsa biografia desse assassino canalha. Muito bem postado meu amigo.

Fusca disse...

Muito pertinente matéria.
No blog http://fuscabrasil.blogspot.com/
há recomendações sobre livros desmascarando Che Guevara e Mao. É necessário desmascarar os mitos desses monstros genocidas.