Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, agosto 14, 2011

Dizer não é autopreservação

Quem é o responsavel_01

Lá pelos treze, quatorze anos li um daqueles aforismos geniais do Millôr Fernandes e perdi meu medo de pensar: “o livre pensar é só pensar”, e expor o que eu pensava, independentemente de meu pensamento ser contrário ao senso comum, vez por outra.

Talvez um pouco antes, talvez um pouco depois, li a dispensa de Groucho Marx à oferta de um clube para ele tornar-se sócio: “jamais aceitaria ser sócio de um clube que me aceitasse como sócio”.

Esses dois “conselhos” tornaram-se meu norte intelectual. Jamais me deixaria prender ao pensamento alheio e nem me furtaria de dizer o que penso sobre os diversos temas ou se não consigo pensar, evitando sempre a aglomeração em torno de uma idéia, embora às vezes isso pareça ser inevitável, como no caso da campanha pelas “diretas já” ou pelo pedido de impeachment de Collor. Mas aí já não cabem apenas opiniões pessoais, mas a postura cidadã de pedido por justiça, o que deveria ser uma unanimidade inteligente, mesmo que o conceito de justiça seja diferente de um para outro e de ética seja nulo para muitos.

Hoje ouço e leio Olavo de Carvalho, uma das mentes mais lúcidas do pensamento conservador, honesto o suficiente para admitir que mesmo entre seus pares existe uma desonestidade intelectual criminosa, venalidade e distorção de fatos para não dar o braço a torcer quando sua argumentação mostra-se falha. Mas, seguindo o conselho do Millôr, ponho-me à vontade para discordar do mestre Olavo quando acho conspiracionista demais algumas de suas teorias, sem, porém, admirar sua liberdade de pensamento, sem prender-se nas regras pré estabelecidas pela grande fábrica de pensamentos únicos que lança idéias únicas, análise rasas e um sentimento universal de vaquinha de presépio ao redor do globo. Pior, com viés francamente esquerdista fantasiado de corretismo.

Quem lê o mundo por outra cartilha que não a do pensamento único ocidental tornou-se um pária, um leproso intelectual, um “reacionário” (talvez o melhor e mais cruel xingamento de que faz uso a esquerda quando surge alguém que contrarie as ordens do politburo vermelho). Estamos todos tacitamente obrigados a condenar o tabaco e defender a maconha; em achar que pobre é lindo e rico é bandido; a acreditar que pretos, índios, mulheres, homossexuais e latinos são coitadinhos explorados e brancos, homens e hétero são os vilões que massacram o verdadeiro povo; que pichar paredes é liberdade de expressão; a crer que a desonestidade de seus pares é relativa e a corrupção de seus adversários políticos é absoluta; a achar que o multiculturalismo é a nova cultural global, mesmo crente que a globalização é invenção nociva dos imperialistas capitalistas; a pregar que ler a Veja é atestado de burrice e desinformar-se, já que a verdadeira e isenta informação está na Carta Capital; a criticar as instituições seculares e estabelecidas, como as forças armadas, a igreja, a escola conteudista, a família, o Estado e a autoridade por serem conceitos ultrapassados e o correto é a liberdade de fazer o que lhe vier à telha, desrespeitando as regras, sem perceber que isso é apenas uma manipulação para anular as atuais normas sociais para, depois da anarquia instalada, impor novas regras, essencialmente esquerdistas, para se evitar o caos.

O politicamente correto usa da imbecilidade massiva, atrela à sua carroça os idiotas úteis. Com o auxílio de imprensa, novelas e músicas popularescas e seus artistas com sorriso de plástico para se impor em todos os cantinhos, penetrando nas frestas como a água e o ar, natural e silenciosamente, sem deixar o populacho perceber que está se afogando paulatinamente.

Continuo defendendo que grupos tolhem o livre pensamento, mas não vejo outra saída se não a oposição franca e uníssona contra essa lavagem cerebral coletiva e idiotizante. Desarmar as consciências é tão ou mais grave do que desarmar as mãos. É maneira pacífica de tornar zumbis os cidadãos, fazer deles seus soldados para massacrar as novas minorias, aqueles que se recusam a ceder à uniformização de pensamentos e crenças. Dizer basta, diariamente, a essa massificação da idiotice é autopreservação, é forma de manter-se vivo nesse mar de fezes e mal cheiro que teima em nos afogar.

 

©Marcos Pontes

6 comentários:

Ajuricaba disse...

Vergonhosa e criminosa ação de corromper mentes para mitificar a canalha que hoje (des)governa esse pais. A extensão da bolsa-família para a "nova classe média" é a ampliação da submissão do povo pela grana.

Olavo-RJ disse...

Existe o idiotizador e o idiotizado. Acredito que todos são voluntários nesta árdua tarefa de "pensar" bovinalmente. Eu não quero ser assim, politicamente e bovinalmente correto. Nunca. ótimo texto.

Sonia disse...

Vivo me debatendo contra as lavagens cerebrais promovidas pela esquerda, mas não canso de me surpreender com a criatividade dos arttifícios.
O que entristece é o estado de completa apatia e submissão desse povo que não reage... e termina por se afogar no mar de estrume.. =/
Msis um texto excelente, Marcos. :)

Admin disse...

100% de acordo, mesmo que isso assemelhe à mesma cantilena repudiada nas suas palavras! Num país em que os heróis são os "traidores" das causas nocivas - o motorista do Collor, o caseiro do Palocci, a secretaria do Valerio, a advogada na ANP e o ainda anonimo auditor da SRF de Osasco, nunca antes se precisou das vozes dos inconformados, dos dissidentes. E de outros "traidores" e/ou "arrependidos", pois nossas vozes sozinhas não são suficientemente escandalosas. Parabéns pelo texto.

Beatriz disse...

NÃO! Mil vezes NÃO! Afinal, o arrastão politicamente correto que coloniza o planeta torna os progressistas, orgulhosamente, reacionários. Eu não vivi, nem viverei para agradar, aceitar e nem me curvar a tudo que políticos, artistas e formadores de opinião estão tentando me convencer que é correto. Não me deixo hipnotizar, impressionar e nem me pressionar. Descarto o politicamente, preservo o respeito pelo outro independente de qualquer coisa, exijo o mesmo respeito por mim e exercito meu direito de escolha.

Tuca/Marilda disse...

"Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos, hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia..."(dois homens, em duas épocas, sabendo analisar a verdade. Nelson Rodrigues e
Nelson Jobim. Cada Nelson a seu tempo, fazendo, no tempo, dos fragmentos da VERDADE.