Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, outubro 29, 2010

acabou!

serra dilma

 

Acabou!

Depois de quatro anos de campanha presidencial, acaba amanhã, oficialmente, essa campanha. Depois de amanhã começa a campanha para 2014. Já vi e ouvi analista da Globo News fazendo exercício de adivinhação e lançando Lula, Marina e Aécio como candidatos mais fortes para a sucessão do sucessor de Lula.

Não vejo em quê esse tipo de especulação pode ajudar ao país. Ainda sequer decidimos quem assumirá no próximo 1o de janeiro e os ditos especialistas já especulam. Vejo essa gente tratando a presidência da República como a novela das oito, que no primeiro capítulo já sabemos quem vai comer quem, quem vai roubar, quem vai em cana, quem terminar junto e feliz e qual o bandido que sairá por cima causando falsa indignação no populacho.

A atual campanha foi fraca. Ouvimos muitas acusações de lado a lado, umas com fundamento, o outras apenas para municiar os ditos militantes – no caso de uma certo partido, mais apropriado seria denominá-los meliantes. Foram desenterrados os passados dos principais contendores, um com muita história de progressão intelectual e serviços prestados, outra com um passado obscuro e ajudado a se manter escondido por aqueles que um dia foram seus inimigos, os militares.

Vimos candidato propondo mudanças para melhorar o pouco que já foi feito e vimos candidata prometendo continuar o que está aí. Seria ótimo se a situação atual fosse o mar de rosas que a propaganda oficial mostra num faz de conta marqueteiro.

Vimos gente com passado ilibado, embora os adversários tentem de todos os modos e com todas as armas, inclusive bombas sujas, macular, sem, contudo, apresentarem fatos e provas cabais. E vemos uma senhora que se escondeu sabe-se onde no período de 64 a 85, nos restando apenas flashs esporádicos de seu passado obscuro.

Vimos um administrador com obras vencedoras em todas as suas realizações públicas, de parlamentar, ministro, prefeito e governador e uma candidata que exerceu algumas direções de órgãos públicos com histórias de insucesso repetidas, seja na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, de onde saiu deixando um enorme rombo ao Casa Civil da Presidência da República, onde entrou substituindo um ministro afastado por desmandos e condenado por corrupção e de onde saiu deixando uma companheira que saiu pelos mesmos motivos do antecessor da candidata. Aliás, ao ser afastada, a última ministra chefe da Casa Civil foi a décima primeira pessoa a ser afastada do segundo escalão do governo por envolvimento em corrupção. Com exceção do primeiro, justamente o todo poderoso do partido e do governo, nenhum outro foi devidamente punido e todos estão ainda prestando serviços ao governo petista, seja em cargas de terceiro escalão, seja dirigindo o partido, seja como parlamentares, governadores ou prefeitos. A turma suja do PT não largou o osso e nem foi repreendido pelo partido, faz de conta nada que aconteceu diante da cegueira da Justiça e da conivência dos seus pares, que contam com a desinformação do público passivo.

Temos um homem de longa história de meritocracia se opondo a uma curta e secreta história de incompetência no trato tanto da coisa pública como na administração de coisas particulares, que vão de casamentos mal sucedidos e plenos de traições à falência de loja de produtos populares.

Estudando os currículos, as amizades, as realizações, a moral, a ficha policial, a competência administrativa, enfim, o conjunto biográfico dos dois candidatos, não é difícil escolher o melhor em quem votar.

Se sairá vitorioso, não dá pra fazer exercício de adivinhação, apenas torcer. Em caso da vitória do melhor candidato, todo o país sairá ganhando, embora não se desenhe um caminho colorido e iluminado pela frente, já que contará com um Congresso hostil, mas se ganhar a senhora de muitas vidas secretas, todos perderemos, mesmo e talvez por isso mesmo, ela tendo o Congresso companheiro para apoiá-la e ajudá-la a instalar no país um Estado intromissor, incompetente, fisiológico e nada meritocrático.

Continuemos na batalha incessante e incansável de fazer desse país o país que todos queremos que ele seja nos fazendo presente e participativos na construção de sua história. As urnas nos esperam de boca aberta, não a decepcionemos colocando lixo em seu interior.

©Marcos Pontes

13 comentários:

André Henrique disse...

Pouca política e muito marketing. E candidatos horríveis. O que o Serra tem de bom administrando tem de ruim disputando eleição. A oposição plantou sua derrota há oito anos quando abriu mão de fazer oposição. Não sei se há um culpado. Mas há causas e esta é uma delas, faltou oposição. E faltou por uma série de razões, PSDB e DEM não fazem política, enquanto petistas estão nas ruas pedindo votos os tucanos estão em reuniões fechadas e burocráticas. Nenhum partido vive sem militância, sem representação na sociedade. O PT agüentou a hecatombe do mensalão por ter base social. O PSDB, caso perdesse a eleição para o governo de SP, ficaria em situação complicada, pois se trata de um partido de quadros, perdendo SP, ficaria na dependência de Minas. Entende o que quero dizer? Caem os quadros não sobra nada. Como será a renovação? No DEM a renovação foi desastrosa? Um partido tem de representar setores da sociedade, setores que se identifiquem com as idéias e ações do partido. Se assim fosse o PSDB não teria sofrido tanto com as questões das privatizações. Não conseguiram transmitir à sociedade a importância das mesmas, e as ações da oposição anularam o governo FHC criando essa ojeriza às privatizações. Ojeriza que, desta feita, favoreceu Dilma. Mais uma vez.
Ter a quem dirigir um discurso: é isso que mantem um partido vivo. Partido vivo faz oposição. Partidos mortos, não.
O debate da globo ainda nos reserva uma esperança de que o Serra vencerá.

Bluesette disse...

Caro amigo,
Jamais uma campanha me desgastou tanto. A impressão que dá é que envelheci 10 anos, após tantos descalabros e afrontas.
Enfim, que ganhe o Brasil.
Grande beijo, Blues

Beatriz disse...

Acabou? Não me parece ter fim. Você tem toda razão., parece que estas eleições - 2010 para presidente não valem. E a culpa disso é do voluntarismo abjeto de metralha e seus metralhinhas.Tentaram, de todas as formas mais torpes, transformar a eleição em plebiscito. Deu nisso. O candidato de oposição surge como um incomodo para comentaristas acomodados.
Domingo, veremos quem ocupará esse vácuo poítico cavado pela propaganda goebeliana petista

Beatriz disse...

Acabou? Não me parece ter fim. Você tem toda razão., parece que estas eleições - 2010 para presidente não valem. E a culpa disso é do voluntarismo abjeto de metralha e seus metralhinhas.Tentaram, de todas as formas mais torpes, transformar a eleição em plebiscito. Deu nisso. O candidato de oposição surge como um incomodo para comentaristas acomodados.
Domingo, veremos quem ocupará esse vácuo poítico cavado pela propaganda goebeliana petista

Rafael Kafka disse...

Foi campanha extremamente pobre, sem discussão programática alguma, sem debates essenciais como a universalização da educação integral, do esgotamento sanitário, a reforma tributária, previdenciária, política, etc.

Perdeu o país.

Anônimo disse...

Foi uma campanha doída,
do Bem,da Vontade de Justiça CONTRA o Poder do DINHEIRO.
As propostas se desmoronaram diante das falácias e do poder de compra. Enfim uma campanha atípica,sem graça e duvidosa.
Amanhã(dia 31/10) será outro dia, quem sabe, melhor,onde o BEM possa vencer o Mal.
Um abraço
Suzana

Adao Braga disse...

Hoje pela manhã consegui com que um amigo, que iria votar nulo, votasse em Serra... e vou continuar procurando outro.

Marisa Cruz disse...

LULLA TRANSFORMOU A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL EM UM BALCÃO DE NEGÓCIOS, EM UM BBB DE QUINTA CATEGORIA,CHEIA DE MENTIRAS, BRAVATAS,OFENSAS DIRETAS, PALAVRAS CHULAS E GESTOS ARROGANTES.
LULLA MOSTROU SUA VERDADEIRA FACE DE ÓDIO, INVEJA E PEQUENEZ AO DESRESPEITAR À CONSTITUIÇÃO COM A BENEPLÁCIDA ANUÊNCIA ($$) DO PODER JUDICIÁRIO DESTE PAÍS BEM COMO DA MÍDIA EM GERAL ATERRORIZADOS COM AS AMEAÇAS.
ENVERGONHO-ME MAIS UMA VEZ DA ALIENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO QUE NÃO CONSEGUE DISCERNIR ENTRE O COMPETÊNCIA E A INCOMPETÊNCIA; ENTRE A VERDADE E A MENTIRA CRIADA NA ERA DIGITAL.
NÃO EXISTE MARKETEIRO RESPONSÁVEL, FALTA DE MILITÂNCIA DE PARTIDO, CANDIDATO RUIM DE TV.
OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS SÃO OS BRASILEIROS QUE NÃO LÊEM, NÃO SE INFORMAM,NÃO ACOMPANHAM A GESTÃO SEUS CANDIDATOS ELEITOS, QUE VOTAM APENAS POR OBRIGATORIEDADE E 15 DIAS DEPOIS NÃO LEMBRA EM QUEM VOTOU, DEIXANDO O BRASIL SER DIRIGIDO POR INCOMPETENTES, CORRUPTOS E POLITIQUEIROS DO MAIS BAIXO NÍVEL.
QUE ESTA ELEIÇÃO SIRVA PARA CONSCIENTIZAR O BRASILEIRO DE SEU COMPROMISSO COM A CIDADÂNIA E COM O SEU PAÍS.
PARA SER UM CIDADÃO PLENO É NECESSÁRIO ACOMPANHAR O PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO DO PAÍS POIS DELES DEPENDE O NOSSO FUTURO.

Br1000 disse...

Parabéns. Acabou a campanha, mas só vai acabar mesmo as 17:00hs de amanhã. Quando veremos a #Vitoria45 de #Serra45 para um #Br45il que pode mais.

Anônimo disse...

Eu votaria no Indio da Costa ou Alvaro Dias .

Anônimo disse...

Excelente texto. Espero que Serra ganhe. Mas como bem comentado aqui, o povo não lê, não se informa, vota por obrigação e não fiscaliza o candidato em quem votou. O povão prefere ver aqueles malditos reality-shows que qdo não fabricam "celebridades"; "ressuscitam" as esquecidas... mas não exercem a cidadania ao acompanhar o andamento dos trabalhos do Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que influenciam e interferem na vida de todos do país. É lamentável, mas infelizmente é verdade. Mas, prefiro ter uma ponta de esperança, e torcer p/ que Serra ganhe, até pelo bem da Democracia e de um estado meritocrático! Ah, sim, e pelas benéficas privatizações e não pela manuntenção ou criação de estatais que onerem ainda mais os cofres públicos, e sejam meros cabides de empregos p/ apadrinhados...
Agora uma coisa é fato, Serra e aliados não souberam fazer uma oposição...

lis disse...

Mario,Não acredito ter acabado! Infelizmente!
Nunca EU me acabei tanto numa campanha!
Pense comigo: Lula reeleito em 2006, acabou a campanha? Não! Aliás, Lula não desceu do palanque desde 2002!A candidata criatura despreparada e incompetente, se eleita, terá que manter seu criador ao cangote, no palanque o tempo todo, para que se assegure alguma coisa em 2014!
E arrisco ir além: talvez, mesmo desgastada, minha campanha esteja apenas começando!Continuaremos, todos, de prontidão a analisar cada ato desse tresloucado partido, onde militontos nunca se viram como iscas que são!
Ao primeiro sinal da implantação doPrograma de Governo do PT, decidido no III Congresso do mesmo, usado popularmente como PNDH3, estaremos de novo que estar a postos. preparados, muito mais que a oficial oposição.
Afinal, já sabemos que não podemos deixar nas mãos deles, a oposição oficial. Somos nós, os simples mortais, que precisaremos impor a manutenção da democracia e colocar esse bando em seu devido lugar!

Abraços

Lis

Unknown disse...

Prezado Marcos,

Vimos muita campanha antecipada!

Vimos candidata chamando "inauguração" de comício!

Vimos a candidata aprendendo o sinal da cruz!

Vimos o bolsa-família da Erenice!

Vimos muita quebra de sigilo fiscal!

Vimos presidente da República fazendo campanha dentro e fora do horário de expediente!

Vimos presidente debochando do Judiciário! Multas e mais multas!

Vimos espancador liderando pesquisas e anunciando novos vôos políticos! Mas também vimos sua frustração!!!

Vimos o surto da comparação da candidata à Madre Teresa de Calcutá e Joana D'Arc

Vimos a demagogia!

Vimos a satanização de procuradores, promotores, juízes e de delegados que investigam os atos heterodoxos dos companheiros!

Vimos o Judiciário se esquivando de distribuir Justiça!

Vimos Ministro do STF tomando uma cervejinha em licença saúde!

Vimos Aécio e Beto Richa escondendo o nome de Serra no primeiro turno!

Vimos a hesitação da Marina!

Vimos o Dirceu mandando surrar nas urnas e nas ruas!

Vimos o Vereza!

Revimos FHC!

Vimos a força do Twitter!

Vimos @maropomo @jamesfsaywer @saoblack @rrirenata @pdevechi @celebarba @espalhai @_poisE_ @patygiani @zecolinha @YvoneCarvalho @anamaclaren @rafasoli @jensenbrasil @guimaraujo @Val_ce @dedo_duro @katiamonteiro @natalway @bluesette22 @perolasdadilma @carmenamorim @myriandauer @SamuelAlvez @_mariareis @souquemsou2 @PaulaAres @arykara @edna_stos @ @mahcedo @FernandesTavora @marcosobreira2 @MyrianDauer dentre outros amigos e amantes da Política!

A todos aqueles que dispuseram de seu tempo livre para LUTAR pela DEMOCRACIA a nossa MAIS profunda ADMIRAÇÃO E ABRAÇO FRATERNO