Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Mudam os porcos, mas a lama…

tiririca-hg

 

Começou a 54a Legislatura, e daí? Pois é, e daí?

Algo vai mudar? Provavelmente, sim, mas mudar não significa melhorar.

Desde os tempos da ARENA, o partido de sustentação à ditadura militar, 64 a 85, que o governo federal contava com tão sólido apoio do Congresso. Os militares, na sua fase mais dura pós AI5, quando se via contrariado cassava os mandados dos opositores. Pelo medo fez maioria.

No mesmo caminho, mas sem cassações, o PT coloca em prática seu projeto de poder de 50 anos. Seguindo os ensinamentos gramscianos, já falados aqui em outros posts, muito bem lecionado por Franklin Martins a seus pares petistas, o PT solidifica seu poderia de partido único por força da cooptação dos mandatários, ao invés da burrada marxista de Lênin-Stálin, que preferiram atacar o populacho, criando insatisfação velada, pronta para mostrar as unhas à primeira oportunidade.

O Judiciário, com sua retórica pragmática e apelando para a ignorância popular no tocante às leis, ajuda o PT e o “governo central” (já explico o porquê dessas aspas) ao permitir que 59 fichas-sujas se candidatassem, se elegessem, fossem diplomados e tomado posse. São 59 processados que tomaram posse na Câmara Federal sob as vistas grossas e não cegas do STF.

Um artigo do G1 mostra o que disseram esses crápulas em sua defesa. A propósito, ao chamá-los de crápulas apenas exerço meu direito de livre opinião, mesmo que os veículos oficiais, oficiosos e amarelões de comunicação social os tratem como “suspeitos”. Para mim, são culpados até que provem o contrário.

Me abisma perceber que a principal justificativa dessa para os muitos processos que respondem é que são vítimas de perseguição política, a velha e batida desculpa usada há séculos por políticos em todo o mundo. O ex-residente, pelo menos, tem a seu favor a originalidade da desculpa: “eu não sabia. Fui traído pelos aloprados. Ninguém me disse nada a respeito”. Essa foi sua ladainha escapatória que colou por oito anos e até copiada por muitos de seus pares.

Até comparar-se a Madre Teresa de Calcutá teve deputado com tamanha insensatez.

Por essa gente que se apossou hoje de boa parte do erário e montou seus balcões de negócios legalizados para venderem seus votos e pareceres ao PT e ao governo federal, não podemos esperar mudanças positivas. Os políticos brasileiros, apoiados pela ignorância política e o pouco caso dos eleitores e os beneplácitos da Justiça Eleitoral conseguem, eleição após eleição, piorar o que já era ruim.

Se não me engano foi o Fausto Wolf quem cunhou este chiste: “estamos no fundo do poço e cavando”. Assim sinto a política nacional. Desmoralizada e inventando imoralidades a cada dia.

Este Congresso venal, de Tiriricas e Romários, aprovará qualquer coisa que a presidente e seus asseclas enviarem para a Câmara e nós, 44%, aqui, chupando dedo, pregando no deserto e sendo ignorados por aqueles que dizem nos representar.

A respeito das aspas postadas nos extremos de “governo central” é apenas uma curiosidade que me assola. Até há dois anos, todos se referiam ao governo federal como governo federal. De lá para cá, a Globo, Globo News e o Jornal O Globo têm-se referido ao governo central, me remetendo aos jornalísticos das ditaduras bolcheviques que usavam esses termos para referirem-se ao governo de partido único. O que fez as Organizações Globo a voltarem a usar essa terminologia ao referir-se ao governo brasileiro? Para mim, sintomático e temerário aviso.

 

©Marcos Pontes

5 comentários:

Ajuricaba disse...

Por a culpa no povo é a desculpa mais manjada e inoportuna possível. A massa é e sempre será manobrável. Cabe aos que permitem que se faça ampla divulgação das "ações" de suas incelenças ao longo de seus mandatos filtar e purificar o que publicam, e não serem sub-servientes a corja.

Ronaldo Marques disse...

It is only busuness!

Fernando Eagle de Sousa disse...

Bom, com um congresso desses nosso povo não tem muito o que comemorar, mas enfim, votaram neles não é? Não é isso que chamam de democracia?

Beatriz disse...

O mais tragicômico é alguém imaginar que somente porque há eleições a democracia é uma realidade.
Esse congresso é a cara de uma ditadura montada por uma quadrilha de malfeitores que comprou a mídia do país, o congresso e todas as instituições.
Nada mudou, porque a realidade não mudou. A porcaria é a mesma neste país sem moral nem princípios que , apenas, segue a tendência da nova ordem global.

Mujahdin Cucaracha disse...

No início dos "trabalhos legislativos" o que vemos? Um imbecil usando a tribuna do senado para defender um canalha, enquanto não chega a hora do duelo de marradas com outro "representante da sociedade". Outro estreante, eleito com quase 147 mil votos cariocas vem a Brasília bater o ponto e retornar para uma "pelada de praia" no RJ, com passagens pagas pelo distinto público, é claro. E para coroar a semana, um "filho da dona Kiola" demonstra preocupação com a data da festa de troca do trono brasileiro. É claro, no Brasil e, particularmente, no Maranhão e no Amapá não existem problemas que preocupem essa múmia. Me parece que o menos pior é o Tiririca mesmo!