Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, agosto 18, 2008

capa2

Não bastasse o trabalho diário, me dei ao trabalhão de produzir meu segundo livro de contos. Terminou sendo um trabalho a várias mãos.

Se o primeiro foi trabalhoso pela inexperiência e pela insegurança, exigindo de mim coisas que não tinha a mínima idéia de como fazer para fazer a vontade de alguns amigos que insistiam em me cobrar um livro, este foi trabalhoso por contada experiência adquirida com o primeiro.

Para evitar as falhas de revisão, de prazo, de acabamento gráfico e coisas que tais, a pesquisa em busca de editora foi mais apurado, a troca de e-mails com o editor foram constantes, algo como quatro ou cinco por dia, a vergonha de fazer correções, acrescentar ou retirar textos foi esquecida pela maneira como o Branco Leone me deixou à vontade. Um sujeito porreta que adora livros e se empenhou com competência e velocidade para fazer tudo da melhor maneira.

O David me deu a capa de presente e o Branco fez os retoques. Ao David só tenho agradecimentos e aplausos. O cara estava com a vida dando cambalhotas, se casando, mudando de cidade e de emprego, mas mesmo assim se dedicou a confeccionar a capa com a humildade dos grandes homens, pedindo sugestão, corrigindo sem melindres, enfim, fazendo um trabalho primoroso sobre uma foto feita por mim e bem melhor do que eu pderia imaginar. A Letícia, maravilhosa primeira-dama do David, foi quem sugeriu que ele fizesse a capa. Eu não faria sse pedido, já estava encabulado por ter-lhe pedido a orelha.

Para fazer a segunda orelha, convidei o Peterso, escritor que admiro muit, um estudioso da língua e autor de textos maravilhosos. E não falo isso apenas porque ele me deu o presente da orelha. Muito pelo contrário. Só o convidei para escrever porque sou admirador de seus escritos. Além de um contistas extraordinário, Peterso é tradutor de alemão e inglês, um homem culto, portanto, além de um grande estudioso.

Com esses dois eu já poderia me dar por satisfeito. Não é qualquer escritor que pode contar com companhias como essas que me dei. Ma sou ambicioso, queria mais gente de qualidade com quem dividir esse livro. Não poderia ser outro, fui atrás do Gus Antonello.

O Gus é meu leitor desde  primeiro blog e foi o primeiro a comentar nesse. Nos tornamos amigos e não perdemos a oportunidade de sacanear um com a cara do outro. Feito o convite e aceito de imediato, terminei sendo premiado com um bel texto de apresentação. Tirando os elogios que ele me fez (elogios de amigos são sempre suspeitos), o texto do Gus foi mais que uma simples apresentação, foi um texto de vida própria, muito sensível e bonito, daqueles que deixam encabulado quem o recebe de presente, e deixou.

Com esse timaço, minha responsabilidade aumentou. Não poderia fazer um livrinho qualquer. Aí surgiu o Albano, ou Branco Leone, como ele se identifica em seu blog.

O cara fez um trabalho paciente, altamente profissional e que uma velocidade que me espantou. Enquanto que meu primeiro livro levou mais de três meses para ser entregue pela gráfica, entre telefonemas, e-mails, atrasos, desculpas e o escambau, este o Branco está me entregando com menos de quinze dias. Me espantei com tanta eficiência e profissionalismo. Além de uma paciência de Jó para acatar minhas mudanças e para me rientar naquilo que eu não sabia.

Estou muito satisfeito com o resultado, embora que com a caderneta de poupança zerada.

Restaram 41 contos, em 120 páginas depois de uma garimpagem em que textos foram retirados, outros foram incluídos e mais alguns substituídos. Dez meses de dedicação, insegurança e investimentos até que estivesse à altura dos leitores.

Agora é a vez de vocês, caros amigos. Quem se interessar em adquirir seu exemplar, aí vão as dicas. A partir de quarta-feira, dia vinte, coincidentemente véspera do meu aniversário, o livro já poderá ser adquirido pelo site Os Vira-Lata, onde, além do meu, poderão ser encontrados vários outros livros de blogueiros, alguns meus amigos, inclusive do próprio Branco Leone. Muitos deles na minha estante.

duque_a

Basta clicar na imagem acima que você será direcionado para lá.

O valor do livro é R$ 20,00 e  mais cinco reais para a postagem, num total de R$ 25,00, óbvio.

Para quem quiser um exemplar autografado, vai ter que esperar mais um pouquinho e me pedir por e-mail (pontes.mr@gmail.com). Como o dinheiro era pouco, só fiz 150 exemplares nessa primeira tiragem. Vou fazer uma noite de lançamento em minha cidade e não quero passar vergonha de faltarem livros. Pode ser que sobre, mas é melhor sobrar do que faltar. Daí passarei a vender por e-mail. Os do site, Os Vira-Lata, já estarão disponíveis a partir do dia 20, como falei. Deixei lá uma pequena quantia para atender aos mais ansiosos.

Espero que se interessem pelo produto que garanto que é o melhor que pude fazer e que, pela análise daqueles que leram os originais (David, Peterso, Gus, Branco, Letícia e Saramar), está melhor que o primeiro. Ainda bem.

Nenhum comentário: