Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, maio 31, 2009

Rapidinhas ranzinzas

duke

Duke, O Tempo, MG

  • Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às drogas e a Beatriz, que tem feito uma série de postagens riquíssima sobre o tema, convida a todos os blogueiros a participarem de uma postagem coletiva relativa às drogas. Que fique claro que não é uma postagem contra a legalização, mas para questionar. O autor pode postar artigo, poesia, fotografia, pintura, reporagem, música… O que quiser. A intenção é discutir essa coisa séria que vem tomando conta de muitas mesas de discussões e destruindo vidas, famílias e relações ao redor do globo. Quem quiser participar pode pegar a atiqueta aí na coluna à direita e mande um e-mail para a Beatriz: bmgrupos@gmail.com  A causa é justa e urgente e eu estarei lá.

  • Por falar em blogs, mas sem querer ferir suscetibilidades, tenho andado um bocado por blogs políticos e me surpreendido negativamente com o que tenho encontrado. Alguns blogstars de oposição, blogueiros com dezenas e até centenas de seguidores, formaram uma corrente em que, diariamente, dois ou três postam o mesmo texto. Até aí nada de mais. O chato é que o tal texto não é de qualquuer um dos três, mas um artigo de jornal ou revista, nem sempre divulgada a fonte e autoria. Confesso que fiquei desapontado. Esses blogueiros têm posição, mas estão colhendo louros com a produção alheia. Muito triste. Fazer oposição dessa maneira é dizer aos governistas que somos tão incompetentes quanto eles, na minha modesta e ranzinza opinião.

 

  • Uma outra coisa que não entendo, embora aceite numa boa, é por que um blogueiro que se diz democrata e democrático, que condena o stalinismo petista, as táticas nazistas à la Göebels adotada por orientação de Zé Dirceu pelo governo petista, media seus comentários, excluindo os que não forem de seu agrado. Na boa, aceito, mas não entendo. Acho contraditório. Por mim, podem comentar o que, como e quando quiserem, se me sentir ofendido ou agredido, postarei uma resposta e assim poderemos discutir até o Natal de 2030. Lógico, este sou eu, cada um faz com seu blog o que melhor lhe convier, mas não entendo.

 

  • Mudando de pau pra cavaco: Por que cientistas, ecologistas, biólogos e marias-vãos-com-as-outras alardeiam tanto as mudanças climáticas e culpam as atividades humanas por todo o mal? Não que a enorme poluição, desmatamento exagerado e coisas que tais não tenham sua parcela de culpa, mas, historicamente, nesses bilhões de anos de existência, mesmo muito antes da chegada do ser humano, quando que o clima do planeta foi estável? Já foram comprovadas cientificamente quantas eras glaciais? O que está acontecendo hoje é apenas mais uma mudança climática a longo prazo, apenas com um aditivozinho da indústria. E, perguntinha boba, esses ecologistas que rodam o planeta combatendo as ações degradantes do homem, viajam de quê? Se hospedam onde? Comem em que restaurantes? Vestem-se com roupas de que material? Tomam banho com que sabão, lavam os cabelos com que xampu e gastam quantos litros de água por dia nessa higiene? Carregam malas industrializadas ou mochilas de juta? Comunicam-se com telefones celulares cujas baterias são tóxicas ou por meio de velhos telefones sem fio e sinais de fumaça? Usam lap-top que geram lixo eletrônico ou apenas por meio de computadores de lan houses? Escovam os dentes com escovas de nylon ou com folhas, como algumas tribos indígenas? Se com folhas, replantam as plantas que destroem? A mim parece apenas um enorme comércio disfarçado de bom mocismo.

 

©Marcos Pontes

sexta-feira, maio 29, 2009

Carta aos Senadores

Senado1a

Cópia do e-mail que enviei a cada um dos senadores por conta da CPI da Petrobrás. Aceitando a sugestão da Compulsão Diária, segue a listagem dos e-mails de todos eles para que os leitores que desejarem também lhes enviarem e-mails: http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_atual.asp?o=1&u=*&p=*

 

Excelentíssimo Senhores(as) Senadores(as),

Os senhores têm pela frente uma grande oportunidade de redimirem-se, pelo menos em parte, da péssima imagem que o Congresso tem diante da opinião dos cidadãos com algum senso crítico e que acompanham o noticiário político do país.

A CPI da Petrobrás confirmará de vez que o Parlamento é apenas um varal de egos conflitantes e coadjuvantes da má administração por que passa o Brasil ou de mostrar aos eleitores que ainda podemos ter alguma esperança em relação àqueles que foram eleitos para nos representarem e poucas vezes o fazem de fato.

Investigar as denúncias que se somam relacionadas aos erros administrativos, os desvios de conduta dos que a comandam, não é qualquer desserviço ao Brasil e nem demonstração de que deseja desacreditar a empresa como um todo, ao contrário do discurso do presidente Lula aos jornais, discurso esse irresponsável para enganar a opinião pública – para a qual ele também está se lixando enquanto pode manipulá-la , tornando os senadores da oposição irresponsáveis, revanchistas e interessados na privatização da Petrobrás. O presidente mente deliberadamente como fazia quando em campanha eleitoral.

A nós, público, é óbvio que vários senadores sequer sabem o que estão fazendo no Congresso além de defenderem salário, benesses e outros ganhos inconfessáveis, mas o presidente, que se esquece que foi eleito para presidir todo o país e não apenas o Brasil de seus correligionários, não pode insultar a inteligência dos brasileiros com suas declarações populistas e desinformantes. Prefiro acreditar que a maioria dos senhores tem bons propósitos e postura ilibada, mesmo lendo na imprensa os mais variados escândalos, desmandos e amoralidades advindos dessa casa de leis.

Não se deve usar o argumento dos riscos de quebradeira da Petrobrás e seu descrédito internacional se a CPI vier a comprovar improbidade administrativa de seus chefes. A bem da verdade, o descrédito no senhor Gabrielli e seus diretores já se instalou em todo o globo quando das primeiras denúncias estampadas nos jornais. Se as investigações forem sérias, responsáveis e profundas, como desejamos, do lado de fora do Senado, as desconfianças iniciais serão superadas e a confiança do “mercado” e dos investidores ressurgirá fortalecida. Do contrário, se forem investigações políticas, maquiadas, manipuladas e de má fé, seja de que lado for, o mascaramento dos fatos fará com que o investidor e os potenciais parceiros manter-se-ão na dúvida sobre os rumos dados aos seus investimentos e na licicitude das operações da empresa, causando, alongo prazo, um mal muito maior.

Os senhores senadores não devem esquecer-se que a Petrobrás é uma empresa de todo e cada um dos quase duzentos milhões de brasileiros e a eles deve respeito e contas; que pagamos impostos para que haja transparência e competência no gerenciamento da coisa pública; que os bens públicos têm vida mais longa que a dos cidadãos, que devem ser repassados com ganhos e não prejuízos para as gerações futuras; que os senhores são nossos representantes legais e nos devem a execução de serviços como gostaríamos que fossem prestados, com respeito, lisura e transparência; que os senhores são nossos empregados, de todos brasileiros, e nos devem respeito e lealdade; que manter a desonestidade na administração de uma empresa pública, se vier a se comprovar, é mandar para os bolsos de particulares o que cabe a todo o público; que a Petrobrás é uma empresa admirada em todo o mundo e não pode ser rebaixada a palanque de políticos situacionistas ou oposicionistas; que vícios de desonestidade no trato dos bens públicos hão de acabar ou seremos eternamente uma piada internacional e exemplo maior de país desregrado, corrupto e venal.

Os senhores podem bater no peito com orgulho, cabeça erguida e receber os aplausos da nação por um trabalho bem feito, ou podem entrar para a história pela porta dos fundos que cabe aos incompetentes e negociáveis homens públicos. Àqueles que estão apoiando a CPI apenas para regatearem cargos, verbas, favores, obras ou vantagens pessoais enquanto chantageiam o governo, já contam com a repulsa dos cidadãos e terão seus nomes amplamente divulgados pela imprensa. Sabemos que isso pouco lhes importa, não é só o famoso deputado e o presidente que “se lixam” para a opinião pública, todos sabemos, mas teimo em manter a esperança de que algo mude na política partidária nacional.

Esta carta está sendo enviada a cada um dos senhores e será divulgada na internet na esperança que outros brasileiros se animem a acompanhar os trabalhos da CPI e separem os bons dos maus senadores. Os senhores mesmos nos dirão quem é quem. Pensem nas caras dos cidadãos que os elegeram quando forem tomar suas decisões porque estaremos de olho nos senhores.

Respeitosamente,

©Marcos Pontes

quarta-feira, maio 27, 2009

Quartinha

duke

Duke, O Tempo, MG

  • Os nobilíssimos parlamentares, pela enésima vez, engavetaram o projeto de reforma política. Imagina se eles têm algum interesse de mudar o que lhes dá dinheiro em penca, a fundo perdido e sem fiscalização. O lado bom é que não passou a tal votação em lista, que seria um prato cheio para a corrupção oficializada. Na época de Figueiredo surgiu o voto vinculado, lembram? Se você votasse no candidato do PDS a governador, automaticamente teria que votar em candidatos do PDS para todos os demais cargos ou teria o voto anulado. Na época foi uma manobra do governo para não perder as eleições que já estavam perdidas antes de começarem as votações. O que era ruim para o país naquele tempo tornou-se bom segundo alguns interessados. Agora, caro leitor, pense na seguinte situação (vou exemplificar o que ocorreria na Bahia, mas pode ser aplicado em qualquer estado): quanto um candidato estaria disposto a pagar “por fora” para fazer parte na lista em que se encontrasse ACMzinho, que não deixa de ser um candidato forte? A lista seria um enorme cacife para neguinho negociar a venda de vagas. Nos Estados Unidos um governador caiu porque quis vender a vaga de Obama no Senado, no Brasil seria uma festa impune.

 

  • Como o Noblat disse ontem em seu blog, foi o cúmulo do cinismo Lula dizer que o Executivo não tem que se meter ou dar palpite na escolha dos membros da CPIzza da Petrobrás. O cara tem feito todas as negociações e negociatas possíveis para colocar só amiguinhos na Comissão, mas como sabe que é uma coisa imoral, vem a público dizer o contrário. É muita filadaputice pro meu gosto.

 

  • Outra do Marolinha. A Polícia Federal prendeu um suspeito de pertencer à Al-Qaeda. Segundo informações vazadas que chegaram aos jornais, a prisão se deveu por conta de denúncia que veio de outro país. Perguntado a esse respeito, Lula disse que nenhum país tem direito a opinar sobre o que acontece no Brasil. Opa! Será que o cara que apóia uma terrorista à presidência da República e que diz que o terrorista Battiste é inocente – mesmo depois de julgado e condenado em seu país – está tentando limpar a barra e dar asilo a um terrorista árabe? A propósito, já libertaram o cara.

 

  • Como a política é a arte da dissimulação e dos casamentos impossíveis, e, como estampou Collor numa camiseta há vinte anos, “o tempo é o senhor da razão”, não é de se estranhar muito o próprio Collor, que teve a falta de escrúpulos de usar a filha e a ex-namorada de Lula para ganhar uma eleição, estar agora fazendo de tudo para manter-se na base de apoio do governo na CPIzza da Petrobrás, ou PTbrás, como diz o Roberto Jeferson, o bandido que mais arrota moral e probidade no país.

 

  • Dizem os mais velhos que “desgraça pouca é bobagem” e os mais pessimistas que “desgraça sempre vem acompanhada” e, pelo visto, têm razão. Salvador está tomada pelo lixo, a Polícia Civil está em greve, os rodoviários estão em greve, falta vacina antigripal para os idosos, há surto de meningite e de dengue e ainda é governada por um prefeito indolente, incompetente e venal, além de ter um governador sindicalista que jamais trabalhou na vida, antes ou depois de eleito. Não bastasse tudo isso, ainda recebe de uma só vez Chávez e Lula. É muita desgraça prum povo só.

 

©Marcos Pontes

segunda-feira, maio 25, 2009

Segunda

amarildo

Amarildo, A Gazeta, ES

  • Na sua série de postagens sobre drogas, dependência, tratamento, tráfico, efeitos físicos e psíquicos, a Beatriz fez mais um postado magnífico e esclarecedor sobre o tema, inclusive, num belo trabalho de pesquisa, revelando porque o período de 18 a 25 de maio é dedicado ao combate contra a violência infantil. Vale muito a pena conferir.

 

  • Leram as últimas sobre a CPI da Petrobrás? Pois. Como eu havia dito, o PMDB já começou a fazer suas chantagenzinhas com o governo federal. Acho quase inevitável esses abutres ficarem com a presidência da empresa em troca de votos a favor do governo, quando da votação do relatório, além de dificultar as investigações durante o processo. A segunda medida será a maneira de mostrar que está fazendo sua parte na negociata. A primeira é o fim desejado pelos calhordas seculares. Se Marolinha topar a manobra, é sinal de que Gabrielli e sua gang têm culpa no cartório, coisa que ninguém duvida.

 

  • Você sabia que existe o Dia Mundial do Orgulho Nerd? Pois é hoje, meu caro geek. Embora eu goste de internet e novidades tecnológicas, não sou nenhum aficcionado. Bom, quem o for e tem orgulho de sê-lo, aproveite. Tem várias manifestaçõe on-line dos seus pares comemorando. Os geeks verdadeiros não terão dificuldade de encontrar sua turma. Mas, como sou um cara legal, vai aqui uma diquinha.

 

  • Sérgio Cabral descartou ser eventual vice do candidato do PT, leia-se A Terrorista, à presidência em 2010. Ele prefere tentar a reeleição. Isso é muito bom. Entre maltratar todo o Brasil e só seus conterâneos - me deculpem, fluminenses –, melhor para o restante do país.

 

  • Os Correios abriram um Programa de Demissão Voluntária e já conta om cinco mil e quinhentas adesões. Se houver algum carteiro lendo isso, só uma diquinha: procure entre os que entraram no PDV do Banco do Brasil e de várias outras estatais no governo FHC e me diga quantos estão em condições de vida melhores do que as de quando eram funcionários. Só uma diquinha antes de tomarem a decisão sem retorno.

 

  • Quem são os Jona’s Brothers? Vieram de dentro de alguma baleia? Tocam pandeiro, cuíca ou reco-reco? Sou um completo ignorante em música pop estrangeira atual.

 

  • O Brasil condenar os testes nucleares da Coréia do Norte é tão inócuo quanto o Papa pedir paz no mundo ou que os católicos não usem camisinha. Que moral tem um governo amiguinho de Ahmadinejad, Chávez, Morales, Bouteflika, …?

 

 

©Marcos Pontes

domingo, maio 24, 2009

Fim do Mundo

Por

O mundo explodiu atrás do prédio

“Prêmios”, comendas e memes

Rosa  Selo Jovens

Algo que não acontecia há mais de um ano voltou a acontecer, fui agraciado com dois “prêmios” por blogueiros amigos. O Marco me ofereceu o Manifesto Jovens Que Pensam, que, pelo nome já diz exatamente a quem se destina.

O Clawsevitz me oferta o Prêmio Palabras Com Rosas, que tem como objetivo, segundo ele, “homenagear blogueiros que através de seus trabalhos, transmitam idéias atrevidas, variadas e bem escritas”.

Obrigado aos dois pela oferta, lembrança e referências enaltecedoras.

Porém, se me permitem, deixem eu fazer jus à minha fama de ranzinza. Não costumo dar ou receber qualquer coisa sem questionar por que esse presente está mudando de mãos. Em relação aos selos, ou “prêmios”, como preferirem, a intenção já ficou clara há muito tempo.

Quem o cria tem um ou dois objetivos: realmente homenagear alguém que fez ou faz algo que lhe causou admiração e respeito ou promover-se às custas dos demais blogueiros. Pela postura desses dois cabras bons, Marcão e Clawsevitz, sei que não são criadores e nem estão tentando promover-se nas costas daqueles a quem eles indicaram para darem continuidade à corrente. Como sujeitos educados e sociáveis, apenas não quiseram ser estraga-prazeres e deixarem mal aqueles que lhes ofertaram os ditos selos.

Voltemos à minha cisma com os selos/prêmios.

Existem vários prêmios internéticos relacionados a blogs e sites, o mais célebre brasileiro é o iBest, que nem sei se ainda existe, mas são prêmios pró forma, já que no Brasil existem mais de 10 milhões de blogs e alguns deles são excelentes, mas muito pouco conhecidos. Os prêmios de excelência, portanto, ficam transformados em prêmios de visibilidade. Nada contra, faz parte do jogo e todo mundo que tem algo a dizer gostaria de ter público para ler/ouvir. Eu, incluído nesse “todo mundo”.

Alguém , talvez com boa intenção, resolveu criar prêmios alternativos para os blogueiros menos divulgados e a coisa se espalhou. Entre 2007 e 2008 esses “prêmios” surgiram aos montes. Cheguei a ser indicado a sete numa mesma semana. O que a maioria dos agraciados/agraciadores pouco percebem ou não querem perceber ou fazem de conta que não percebem é que os tais prêmios não passam de correntes – como aquelas do tipo “se não repassar a dez pesoas, a cadela da filha da vizinha de sua emprega terá uma trombose” – e de promoção dos criadores dos selos. Uma jogada inteligente de marketing, já que a divulgação do autor espalha-se em proporção geométrica, tanto que vários desses selos já atravessaram os oceanos e alguns já foram e já voltaram.

Massa! Quem quer se promover e é inteligente o faz sem ferir ninguém e massageando o ego dos agentes divulgadores. Ninguém se machuca e fica todo mundo bem com todo mundo. No caso desses dois selos que recebi, já era fã do Marcão – tenho-o como bom amigo e já trocamos nossos livros, sendo o dele, “O Popularíssimo” excelente – e me tornei da lucidez e do posicionamento político do Clawsevitz assim que conheci seu blog, portanto não precisamos fazer média uns com os outros. Vejo a boa intenção dos dois em me presentear.

Por outro lado, fico pensando, quantos blogueiros, entre eles alguns por quem não teria qualquer admiração se os conhecesse, já receberam esses selos, fazendo de seus confrades na “honraria”? É mais ou menos como ganhar a Ordem do Rio Branco, uma das maiores honrarias oferecidas pelo governo brasileiro e me tornar colega de figuras como Ana Júlia Carepa e Edson Lobão; ou ser agraciado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, mais importante comenda do governo brasileiro a autoridades internacionais, e se tornar confrade de Che Guevara e Evo Morales. A honraria fica comprometida e amarga em tais companhias.

Outra coisa que fico me questionando é que autoridade tem quem cria esses selos/memes/correntes/”prêmios” para premiar quem quer que seja? O cara que criou esse “Prêmio Palabras Com Rosas”, por exemplo, é “O” doutor em quê para premiar alguém? Qual seu currículo para tanto? Mais honesto e honroso seria fazer um post homenageando alguém a quem admirou por suas idéias e escritas do que jogar na net mais um meme inacabável.

Ontem estava assistindo à entevista do Jô Soares pela Marília “puxa saco” Gabriela e ela perguntou se o Jô gostaria de ser imortal da Academia. A resposta do Jô foi algo que sempre me questionei: um lugar na Academia é uma honraria, como alguém pode ser tão presunçoso – e olha que o Jô é um bocado – para pedir que alguém o honre fazendo campanha? Nunca entendi por que a ABL não convida um escritor, depois de votações fechadas como num Concílio, ao invé de se permitir campanhas eleitorais que colocam gente como Sarney e Paulo Coelho em seus quadros.

Muito obrigado Clawsevitz e Marco pela lembrança e a boa intenção da honraria, sei que foi de coração, mas peço-lhes licença para não dar continuidade às correntes, mesmo tendo dezenas de blogueiros por quem tenho grande admiração e pra quem bato palmas quase que diariamente, entre eles, vocês dois. Ou, talvez, por isso mesmo.

 

©Marcos Pontes

sexta-feira, maio 22, 2009

Amiguinhos safados

Lula e amigos1

Imagem retirada do blog da Saramar

Quem disse “aos amigos tudos; aos inimigos, a lei”? Getúlio Vargas ou Pinheiro Machado? Isso é o que menos importa, o que pesa é essa máxima da canalhice persistir e se tornar normal e aceitável. Quando o amigo é  o dono do cheque, o mandatário dos mandatários do país, se torna o capo di tutti capi e os amigos nadam de costas no dinheiro público.

Engana-se quem crê na imprensa que diz que o Palácio do Planalto – leia-se governo federal que, em outras palavras, significa os safados cobertos pela faixa presidencial – perdeu para a oposição quando foi aprovada a instalação da CPI da Petrobrás no Senado. O que houve de fato, coisa inconfessável seja por quem for, de que lado partidário for, foi o surgimento de possibilidade de negociatas de parte a parte.

Já é sabido que são muitos os ministros que deixarão suas pastas para concorrerem nas eleições de 2010. Como no Brasil, terminada uma eleição os partidos – ou seja, os partidários – já começam a se movimentar para as eleições seguintes, estratégia eleitorai é a única coisa que é feita com antecedência, método, organização e seriedade (na medida que as safadezas possam ser sérias).

De olho nessas vagas que abrir-se-ão, partidos da base governista se assanham. O PMDB de Sarney e Calheiros, que jamais larga o osso, viu a possibilidade de manter os cargos que já detém e mais alguns, se os concorrentes bobearem. Esse partideco de meia tigela e nenhuma moral, ética ou honestidade, chantageia, ameaça, negocia qualquer coisa a seu modo, fazendo “terrorismo branco”, chantagem legal.

Como vagabundagem é mais fácil de aprender do que seriedade, partidozinhos de menos importância, mas que também podem complicar a vida de Lula no Congresso, assinam a petição de CPI para negociarem mais tarde algum “por fora”. O PT e Lula são os mesmos do mensalão, confere? Ali as portas abriram-se para quem quer mais um salário. E tolo quem acha que esse salário é pago de forma a daixar rastro ou que o mensalão deixou de existir. Isso pode ocorrer em cargos, passagens de avião, hotéis de luxo, obras que serão superfaturadas em seu devido tempo, remédios que jamais chegam aos postos de saúde… São muitos os caminhos trilhados pelos bandidos e todos levam à caixa-forte do governo.

Os cabeças se fartam com ares sérios ao redor das mesas de discussão (negociação) e os imbecis que apenas querem manter-se mamando nas muitas tetas, como os sindicalistas e centrais sindicais, vão às ruas protestar contra as investigações sobre o que há de podre na estatal, a grande caixa preta – além dos fundos de pensão, mas essa é outra história.

Os imbecis acéfalos e acostumados às mamatas de ganharem salários integrais, carros funcionais e mais todas as vantagens de funcionários efetivos, mas sem terem que trabalhar, não se importam que o dinheiro pago pelos cidadãos seja desviado, que a contadoria da empresa faça mandrakes fiscais para sonegar, que a maior empresa nacional não tenha dinheiro sequer para investimentos e pesquisas. Esses calhordas estão pouco se lixando – como o deputadozinho da base governista – se há roubalheira ou se são massa de manobra, enquanto os chefes banqueteiam. Sua pobreza de espírito se satisfaz com as migalhas que caem da mesa.

Não é ser pessimista ao afirmar muito antes que os serviços da CPI começarem que não vai dar em nada, que ministros sairão e outros da mesma base ocuparão os cargos depois muita negociata, muita molhação de mãos, chantagens e pressões. Gabrielli perderá o cargo de presidente da Petrobrás e assumirá algum cargo mais escondidinho, na moita, enquanto o novo presidente sairá ou do PMDB ou do PT, dependendo de quem tenha mais podridão para usar como moeda de troca contra Lula ou o adversário/amiguinho direto.

Enquanto isso, a imprensa continuará noticiando manchetes sem profundidade e análise, os analistas continuarão a ser lidos ou ouvidos apenas por poucos brasileiros pensantes e a canalha dos sindicatos e bases partidárias continuarão como micos de cirdo, dançando enquanto o governo toca seu realejo mágico de milhões e milhões de reais a serem desviados sem que o líder da gang nada veja, nada ouça e só fale bobagens.

A máxima gaúcha, de Getúlio ou Machado, continuará sendo lei, uma das poucas a serem respeitadas pelos corruptos e os imbecis sindicais.

 

©Marcos Pontes

domingo, maio 17, 2009

Samba do Crioulo Doido

O camarada me aparece sabe-se lá de onde e me coloca um manifesto enorme nos comentários, sabe-se lá com que propósito. Se acha ele que aderirei às idéias negras-socialistas-aproveitadoras, engana-se completamente; se acha que me ofende colocando esse manifesto num blog que é, definitivamente, contra a postura assistencialista desse ou de qualquer governo, também engana-se.

Não sou o que se pode chamar de negro, pela cor da minha pele; muito menos sou branco, nipônico ou ameríndio. Não tenho, portanto, direito a qualquer privilégio étnico ou racial. Não tenho direito a cotas por ser preto, pobre ou morar longe, sou o raceado mulato brasileiro, uma espécie de fox paulistinha humano. O vita-lata brasileiro recebeu nome na raça pra poder ser reconhecido nos kanel club mundo a fora. Eu, já na certidão de nascimento, recebi uma classificação “parda”. Meu pai, sujeito inteligente de pouco estudo, mas muito siso, deve ter percebido que eu era um “desclassificado” social, assim como meus quatro irmãos mais velhos e os seis mais novos. O velho Chico nos ensinou que a promoção social e suas consequentes conquistas devem ocorrer pelo mérito e não pela cor da pele, pelos amigos influentes, pelas falcatruas ou qualquer outro fator que, mesmo legal, seja imoral.

Confesso que fiquei tentado, certas vezes a desacreditar do meu pai. Por exemplo, quando fazia o segundo grau e estudava teatro e perdi o papel numa peça para o garoto que vivia puxando o saco do diretor. Eu me achava bem melhor que ele. A justiça foi feita depois da primeira apresentação. O diretor percebeu que havia errado na escolha e me devolveu o papel. Meu talento me premiou.

Fiquei tentado quando estagiava na Embratel e perdi a vaga para técnico efetivo para um afilhado de um deputado estadual. Eu me achava um sujeito inteligente, esforçado e conhecedor daqueles juntores , circuitos e diagramas. Não esbravejei, não reclamei e nem fiquei com a vaga. Por outro lado, o pistolão não passou pelo período de observação, era ruim demais para ser efetivado.

Mas posso contar com orgulho que fui abordado quando saía de uma loja por uma senhora a quem jamais vira antes, num encontro casual, me convidando para dar aulas em sua escola, que acompanhava meu trabalho à distância e precisava de um professor de matemática. Naquele dia eu fora à loja de um amigo justamente me despedir por não ter encontrado um bom emprego por aqui. Aquela vaga veio pelo meu mérito, isso, sim, é motivo de orgulho.

Vou rebater os pontos desse manifesto com mau humor confesso, mas sem sair da minha linha filosófica e antropológica, sem dourar a pílula dos oportunistas rançosos e dos negros cheios de autopiedade e pedintes da história. Que reconquistem aquilo que acham que lhes é devido pelo mérito, não pela cor da pele ou pelas suas tristezas de vidas. Tristezas, injustiças e perrengues todos nós passamos, não pode ser esse o critério de ascenção social.

O que está em preto é o original que me foi enviado como spam. Em vermelho, meus comentários.

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! Bolívar deve tremer no túmulo com o mau uso que estão dando para seu nome. Sugiro aos “bolivarianos” que pesquisem mais sobre a vida e as crenças de Simon Bolívar antes de utilizarem seu santo nome em vão
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi! O que esses quatro têm em comum? Simplesmente são sulamericanos. Nem adianta dizer que todos queriam ver a América do Sul livre dos domínios estrangeiros, não é verdade, como não é verdade que gostariam de ver seus países livres de desmandos de estrangeiros. Chávez só visa o poder eterno, como um líder inca, esquizofrênico totalmente fora do senso de realidade, fantasioso ególatra, como Hitler, que leva uma multidão de desesperados a segui-lo de olhos fechados ou em baixo de chibata. Ele não prega a malfadada ditadura do proletariado, mas a ditadura chavista em pelo de coelho salvador da pátria. Che Guevara, médico de classe média argentina, foi se meter a fazer revolução em Cuba, do lado oposto do continente, enquanto que em seu próprio país as desigualdades sociais eram gravíssimas. Ele, contraditoriamente, era um estrangeiro em Cuba, e na Bolívia onde foi morto, dizendo-se porta-voz de uma revolução contra os estrangeiros. Um sujeito bonitão e bom de lábia que se aproveitava das desigualdades que dizia combater e da ignorância dos campesinos a quem dizia apoiar. Zumbi foi um escravo fugitivo, desterrado, alijado de tudo o que era seu, que sofrera na pele o queimar do açoite e a saudade de casa. Andou meio Brasil em busca de sossego e paz, de estar com os seus e a esses livrar do jugo escravagista. Este homem teve uma biografia totalmente diversa da dos outros três. Ele é óleo que não se mistura a essa água fétida como os autores desse manifesto teimam em fazer.
Movimento Chàvista creio que o correto seria Chavista, sem a crase, mas perdôo sua ignorância Brasileiro- Ações Afirmativas Afro –Ameríndia *Quilombismo * A onda agora é criar neologismos politicamente corretos? Quilombolismo Afro-Ameríndia... Juntem-se negros e descendentes de indígenas e deixaremos de ser minorias no Brasil. Eu mesmo, pardo, tenho ascendência de negros e índios, por isso vou querer meu quinhão de terra, combinado?
A comunidade negra afros-decendentes brasileira Pode parar! Que comunidade é essa? (nem vou falar da concordância) Pelo conceito de comunidade, não creio nessa chamada “comunidade negra afros-descendentes” (sic). Vejo grupos e mais grupos dispersos e a maioria não participando de grupo nenhum, apenas vivendo a vida de cidadão, trabalhando de sol a sol sem as benesses governistas e dinheiro a fundo perdido para manterem suas ONG. E esses grupinhos organizados não falam a mesma língua, alguns são verdadeiros inimigos de outros e se não se entendem entre si, com que empáfia vêm se dizer representantes de toda uma população de dezenas de milhões de pessoas que habitam esse país? Pior, já que vêm falar em nome de um continente, como ousam se dizerem representantes de todos nós se jamais receberam procuração nossa para nos representar? é solidaria e apóia o povo palestino Viva a Palestina! Para apoiar o povo palestino ou o povo israelense não precisa ser negro ou índio ou sulamericano, basta conhecer um pouico de história. Primeiro, porém, resolvam seus problemas internos e parem com a babaquice de acharem que sua voz é tão importante que fará com que os líderes árabes ou sionistas os ouvirão. Vocês, com sua imbecilidade cega, não são ouvidos e respeitados nem mesmo pelos presidentes de seu país. Parem com essa megalomania e arregacem as mangas para trabalharem no pesado, sol na cabeça, como aqueles a quem dizem representar.
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos e haja neologismo vazio, no dia 01 de maio 2008 dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões discussões com quem? Com uma meia dúzia de “negros-ameríndios-afro-descendentes” em alguma sala cedida por alguma universidade federal ou representantes de sindicatos que, por não trabalharem, têm tempo de inventar reuniõezinhas para arrancar mais uma graninha do governo federal destinada a estudos de profundo interesse para o desenvolvimento e segurança nacional? que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano peraí de novo! A reclamação é porque estão à margem do “todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano”? Por que não falaram antes? Cuba está logo ali, é só dar umas nadadas a partir da costa venezuelana, onde os senhores devem ter trânsito livre. Fidel adoraria ter mais mão de obra barata que não valoriza o capital, portanto não precisa de salários, trabalharia pelo que ganha. Por que os senhores reclamam por estarem à margem do capitalismo se são socialistas? Não é assim que a história é contada desde 1917? Capitalistas de um lado, socilaistas do outro, odiando-se. Devo informar que o Brasil, mesmo que seus presidente e meia dúzia de assessores beócios creiam no contrário, é um país capitalista, bem vindos realidade, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil confessem, seu problema não é contra a elite imperialista norte americana, é por não fazerem parte dela. Há vinte anos você faziam parte da elite imperialista soviética, mas a União Soviética foi pro saco pela própria incompetência de gerir uma sociedade nominadamente de uma só classe, mas que tinha embutida em si a elite dos dirigentes do Partido (isso é que era democracia, um só partido) que comia do bom e do melhor, enquanto o trabalhador entrava em filas enormes por um saco de batatas; que vivia em dachas à beira do Mar Cáspio, enquanto o populacho se agrupava por três gerações num mesmo casebre sem calefação, como ocorre hoje em Cuba; em que os líderes viajavam pelo mundo, enquanto o cidadão comum não podia visitar familiares no país vizinho, como é hoje na Coréia do Norte e Cuba que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos algumas dessas fortunas realmente foram formadas de forma ilegal, mas a maioria foi com trabalho e seguindo as regras do mercado, até que se prove o contrário. Em Cuba e na União Soviética, como se formaram as fortuinas de seus líderes? Quais dos presidentes dos sindicatos dos bancários, dos transportes, dos comerciários e que tais moram em casebres e levam vida de acordo com seus vencimentos legais? Tentar colocar todas as fortunas ocidentais como conquistadas por meios canhestros é preconceito, má fé, desinformação e tentativa de manipular o senso crítico dos menos informados, sabe-se lá com que propósitos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão e todos os descendentes de escravos são moradores de quilombos e favelas? Por que muitos negros se tornaram doutores médicos, engenheiros, advogados, ministro de Supremo Tribunal Federal, empresários, professores, PhD, médicos especialistas e tantas outras profissões-colocações honrosas e de comando e outros não? Simples: PORQUE SE ESFORÇARAM, SE DEDICARAM AOS ESTUDOS, RESOLVERAM SEUS PROBLEMAS AO INVÉS DE FICAREM ESPERANDO ESMOLAS ESTATAIS. São pessoas que não ficaram remoendo ódios de trezentos anos, seguiram suas vidas e foram em busca da realização de seus sonhos sem cotas e sem esmolas sociais. Que contaram com o apoio de gente que viu seu esforço em crescer. Por outro lado, muitos brancos das cinco regiões também relaxaram, não se esforçaram e vivem em casebres, em favelas ou pedindo esmolas pelas ruas. Não sejam hipócritas se fazendo de vítimas quando, na verdade, apenas não se esforçam, fazendo manifestozinhos e esperando dinheiro a fundo perdido dos cofres públicos, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo recalque e inveja por não terem tido a mesma capacidade. Pior, vejo aqui o ranço de um discurso anti-semita, o que é crime, pela legislação brasileira, tanto quanto é crime discriminar o negro pela cor de sua pele. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão de onde vocês tiraram esses números? Ao que consta pelos números do IBGE, o número de brasileiros em condições de pobreza era de 32 milhões há oito anos e esse número diminuiu drasticamente nesse período, algo que vocês, petistas e agregados, deveriam estar comemorando e não jogando contra o próprio time, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo um dos piores salários mínimos do mundo, num dos poucos países que determina um salário mínimo. Há oito anos o salário mínimo era de U$ 35, hoje é de U$ 220. Mais uma conquista de seu governo de esquerda que, aliás, vem dando salário até a quem não trabalha, bastando para isso ter filho em idade escolar, mesmo que não mande os filhos para a escola, porque não há fiscalização dos gastos públicos e o que vale é a esmola social. Mais um tiro que esse governo de esquerda deu na meritocracia. “Quem ganhar dinheiro sem sair da rede? Então fique em casa fazendo filho que nós te ajudamos”. Bonito isso, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo pelos muitos erros de português que encontrei nesse texto, continuo achando que o grande problema do Brasil é o baixo nível de educação. Quem não tem educação, ou vai para o subemprego ou vai para a bolsa esmola ou vira sindicalista. Para ser sindicalista basta aprender meia dúzia de palavras de ordem, se juntar a algum partidozinho de esquerda, daqueles que nunca produzem sequer panos de chão e vivem sempre do dinheiro público, mesmo que reclamando desse poder público e dos governos que se instalam democraticamente, pouco importa, já que colocarão a culpa de todas as mazelas do país nos oligarcas do império ou na ditadura militar de 64-85. Imbecis e analfabetos históricos que se aprimoram no discurso fácil como os pastores de igrejinhas/seitas que proliferam como ratos nos subúrbios com a finalidade de arrancar 10% do salários das empregadas domésticas. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc. Mas, meu amigo, essa gente, professores, artistas de televisão, apresentadores e diretores, são tudo elite branca, têm mais é que sofrer com salários aviltantes, pela sua lógica do ódio e da discriminação. Os salários das televisões bolivarianas de Chávez – aliás, a televisão venezuelana que não for bolivariana é fechada e seus funcionários processados, não é mesmo? - são melhores que os de nossos funcionários televisivos? O salário de um técnico/ator/apresentador de televisão é parâmetro para os salários do país? Me desculpem mais uma vez, mas sua imbecilidade é rasa. Vocês não conhecem o mínimo de Brasil e muito menos de América Latina. Estão sendo usados como massa de manobra e tentando manobrar alguns outros ainda mais imbecis que vocês. Deveriam montar uma banquinha na feira e vender bananas, seria um trabalho mais digno e merecedor de admiração do que esse sindicalismo idiota a que se propõem.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite já perdi a paciência e vou apelar pra ignorância. Quem caralhos é elite? Diz o dicionário: “ O que é ou o que se considera o melhor ou o que tem mais valor em um grupo, em uma sociedade etc.; ESCOL; (FINA) FLOR; NATA “. Pelo seu discurso, percebe-se que sua intenção é tornar-se a elite por se considerar mais valoroso em grupo. Vejamos um segundo conceito: “Grupo de pessoas influentes numa sociedade, por estarem em posição de poder ou por serem altamente competentes em determinada área: Os times que formam a elite do futebol brasileiro.” , assim sendo, Lula e seus blue caps são elite, estão em posição de poder, de comando do país. O fato dele falar mal das elites é joguinho de cena para os miquinhos amestrados baterem palmas. Se seu desejo é que seu grupo seja influente, respeitado e dite as regras de como a sociedade deve funcionar, seu desejo é ser elite. E mudando as elites, nós sabemos o que acontece. Assim está sendo com o PT governando. De ditos “ultrajados”, os petistas passaram a ser ultrajantes, revanchistas e vingativos. Passaram a governar para o partido e não para todos os brasileiros. Não precisamos de grupinhos fechados, mas de gente que venha todo brasileiro como brasileiro, independentemente de cor, raça, origem, credo, poder aquisitivo e não de governantes cheios de ódios que desagregam mais o país do que o colocam com todos remando no mesmo rumo. O governo atual, assim como este grupo que vem colocar spam nos blogs alheios, deseja fragmentar a nação contrariando a máxima do Marechal Rondon que dizia “integrar para não entregar”. A moda agora é entregar pedaços do país a grupos fundamentalistas que não vêem um Brasil uno, mas apenas seu quinhão. A longo prazo teremos guerras civis e a culpa será dos senhores que pregam a dissociação hoje dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão o que este senhor tem de herói? Um negro classe média fluminense, remador do Botafogo do Rio de Janeiro que se meteu na selva amazônica achando que mudaria o mundo por ali, achando-se uma reencarnação de Che Guevara e terminou tendo o mesmo destino do terrorista argentino. Um sujeito que matou civis e cooptou camponeses analfabetos a se oporem ao governo federal. Ele é heróis para os seus pares que pregam a guerrilha como forma de alcançar o poder porque não têm argumentos para conquistá-lo aberta e democraticamente pelo voto. Porque não são competentes para unirem-se legalmente e usarem as leis para modificá-las. Bandidos que não dão a mínima para a vontade popular desde que seus valores sejam impostos pela força, justamente o que eles condenam em seus inimigos. Geraldão e os demais terroristas , suas armas e suas drogas, viajavam no caminho fácil do fuzil e da baioneta para mandarem no país. Sessenta e nove fluminenses zona sul achavam-se enviados de Deus que derrotariam um exército de cem mil homem mais bem armados e treinados que eles. Morreram mais pela própria imbecilidade do que pelos fuzis dos militares. Colocaram-se como inimigos armados e por isso foram mortos, não são vítimas, são guerrilheiros armados. Os soldados que eles mataram, e não foram poucos, são lembrados? São heróis? Não, são esquecidos pelos revanchistas que assumiram o poder. Eram rapazes das periferias, como são todos os soldados do Exército Brasileiro, eram gente sem as mínimas condições de vida que viram no Exército a possibilidade de três refeições por dia, mas que lutavam do lado das leis estabelecidas, mesmo que essas fossem duras ou injustas. Eram meninos remunerados pelo erário e não bandidos bancados com dinheiro estrangeiro ou de assaltos de cidadãos brasileiros como Osvaldão e sua turma líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Injustiças existem a balaios cheios na história do Brasil, por isso não precisamos de novos grupos cheios de ódio para ressuscitarem lutas acabadas. O país tem que olhar para a frente e não tentar desencavar a parte negra do passado. Os descendentes dos soldados confederados estadunidenses processarão o estado em troco de indenizações milionárias? Os sans coullotes franceses processarão o estado querendo grana? Os alemães orientais cobram monetariamente a reposição dos danos que tiveram entre os anos de 47 e 89? Os silvícolas australianos pedem fortunas à Coroa Inglesa por terem seu continente invadido por desterrados ingleses que fizeram dali um novo país? Não, só no Brasil que se criou essa república do revanchismo, da indenização pecuniária, dessa sede de refazer o país do zero; enquanto todo o mundo se vira de frente para o horizonte, nós nos viramos de costas para o futuro como crianças mimadas que querem porque querem a bola que caiu do carro em movimento. Estamos nos tornando um povo irascível e recalcado que acha que o dinheiro resolve todos os males Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br

O que li nesse manifesto foi um texto barato, sem qualquer profundidade como o discurso de um candidato em palanque em que mistura alhos com bugalhos e nada diz. Stanislaw Ponte Preta escreveu O Samba do Crioulo Doido, dêem uma lida na letra e me digam se não é a cara desse manifesto maluco:

Foi em Diamantina
Onde nasceu JK
Que a Princesa Leopoldina
Arresolveu se casá
Mas Chica da Silva
Tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa
A se casar com Tiradentes
Lá iá lá iá lá ia
O bode que deu vou te contar
Lá iá lá iá lá iá
O bode que deu vou te contar
Joaquim José
Que também é
Da Silva Xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu Pedro II
Das estradas de Minas
Seguiu pra São Paulo
E falou com Anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a Dom Pedro
E acabou com a falseta
Da união deles dois
Ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão
E foi proclamada a escravidão
Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
Da. Leopoldina virou trem
E D. Pedro é uma estação também
O, ô , ô, ô, ô, ô
O trem tá atrasado ou já passou

©Marcos Pontes

sábado, maio 16, 2009

Aparecendo

fernandes

Fernandes, Diário do ABC, SP

  • Quase, quase Marolinha e sua gang escapam da CPI da Petrobrás. Aplausos para a oposição que, enfim, emplacou alguma vitória contra o governo. Na última hora, o governo ainda conseguiu retirar a assinatura de dois senadores do requerimento que pedia a instalação da CPI, uma delas era de Cristóvam Buarque. Aí fico me perguntando quão sério é este senhor que gosta de posar de impoluto defensor das boas causa. O que, ou quanto, leva um senador a mudar de idéia numa questão dessas?

 

  • A CPI será instalada, ok, mas vai dar em quê? As falcatruas de Gabrielli serão escancaradas? A caixa preta onde se escondem, ainda, vários dos amiguinhos de Geisel, será aberta? Os prejuízos alegados da maior empresa brasileira, os empréstimos tanto dados quanto pedidos serão explicados? Os presentes aos bolivarianos e as dívidas de financiamento serão devidamente esclarecidos? Como bom brasileiro, duvido. Logo, logo haverá alguma reforma ministerial, algumas obras do PAC em determinados estados e municípios surepresa, cargos daqui e d’acolá e nada mais. O próprio Artur Vigílio veio à televisão com um discursozinho do tipo apaziguador, o que pra mim é bastante suspeito.

 

  • Mais uma vez quem se dará bem será o PMDB que não larga o osso nem sob chicotadas. Eles vendem a mãe e entregam para continuarem por cima da carne seca. Não vai ser diferente agora.

 

  • No final das contas – anotem aí a previsão de Pai Marquinhos de Ogum – o máximo que deverá acontecer é Gabrielli deixar o cargo para algum peemedebista e assumir algum posto federal na Bahia ou se candidatar a governador com o apoio do Planalto. O governo se surpreendeu com a ausência de Renan Calheiros defendendo a não instalação da CPI, o que significa que o ladrãozinho alagoano já está vendo o balcão de negócios se formando.

 

  • Quem tinha ou tem caráter na política brasileira já morreu ou está escondida da mídia. A viúva do senador Jéferson Peres, que faleceu em maio do ano passado, devolverá ao erário R$ 119 mil referentes à cota de passagens que o senador recebeu, mas não usou durante o mandato e que estava em sua conta. Isso, sim, é gente honrada e, infelizmente minoria, não só na política, mas entre todos os brasileiros. Pena que esse dinheiro será mal utilizado, ou desviado, por aqueles que administram os bens públicos. Parabéns à dona Marlidice Peres.

 

  • A Justiça brasileira é tão injusta, tão irônica e ão benevolente com a bandidagem que é de se rir de nervosismo certas decisões que ela toma. Lembram do falso cirurgião plástico goiano Denísio Marcelo Caron que matou cinco mulheres no início dos anos 2000? Pois bem, saiu a punição para o flho da puta: condenação de três a seis anos – ou seja, não ficará sequer um dia em cana. Mas vossas senhorias acham que ele foi condenado pelos assassinatos? Não. Foi condenado por fazer uso de um diploma de especialização em cirurgia plástica que ele não tem. Paizinho de merda.

 

 

©Marcos Pontes

terça-feira, maio 12, 2009

Feriadinho

duke2 (1)

Duke, Super Notícias, MG

  • Feriadinho de 21 anos de emancipação política de Eunápolis, bom dia pra colocar as leituras de blogs e revistas em dia e atualizar o Simpatia, que anda meio escanteado nos últimos dias. Alguém tem que trabalhar nesse país
  • Dilma Terrorista Roussef assinará portaria obrigando a entrega de todos os arquivos da ditadura, sob pena de punição, ao governo. Vamos por partes: 1. Que punição (ões) o Executivo pode aplicar aos militares ou policiais civis se tais arquivos não forem entregues? Punições não são atribuições do Judiciário? Ou Dilma Sargentão vai demitir generais e mandar prender delegados e policiais? 2. Tais documentos, se entregues pelos militares, não deveriam Ficar à disposição do público, já que todo o país foi governado pelos ditadores? O que fará o governo petista e correlatos com tais documentos? Liberará as informações sobre seus membros em poder dos militares? Queimará o que lhes compromete em algum porão antes utilizado pelos terroristas e usará o que existir contra seus adversários peessedebistas, pepessistas e que tais? 3. Outras determinações já foram feitas pelo Executivo e pelo Judiciário, para que tais documentos sejam entregues, mas as Forças Armadas sempre ignoram essas determinações ou alegam que tais documentos não existem ou foram extraviados.

Os terroristas de ontem, ontem aplaudiram a promulgação da Lei da Anistia, assim poderiam sair da clandestinidade, os exilados poderiam voltar ao país e retomarem seus direitos políticos totais. Era uma via de duas mãos: os adversários da ditadura, mesmo os não terroristas, aqueles que faziam oposição com palavras em artigos de jornais, peças de teatro, músicas e outras artes, eram anistiados; por outro lado, os agentes de repressão, a polícia política e todos seus participantes ficariam impunes. Tudo bem, disseram todos, vamos recomeçar na paz, sem ressentimentos, amiguinhos de mãos dadas em prol da democratização e crescimento do Brasil. Pura cascata.

Com as eleições de 1982, em que o MDB, então um partido com muita moral e objetivos bem definidos, além de políticos de vida pública e privada ilibada, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Paulo Brossard e alguns muitos políticos de boa e rara cepa, ganhou o país de ponta a ponta, viu-se invadido por uma horda de aproveitadores e negociantes da coisa pública como se sua fossem. Entre esses escroques, vários ex-terorista querendo revanche.

Desde o primeiro dia, vozes isoladas e mal intencionadas, se opuseram à Lei da Anistia, os raivosos, revanchistas, coincidentemente ou não os mesmos que pegaram em armas, mataram civis, assassinaram seguranças de bancos, transportadores de valores, militares a sangue frio, assaltaram residências e negócios particulares, fizeram fortuna para a causa e para si, como os nazistas que pilharam a Europa entre 1939 e 1945.

Os militares e ex-agentes da repressão têm suas razões facilmente explicáveis para não entregarem os documentos sem a garantia de que não serão usados contra si, seus familiares, que não serão separados os que os acusam e os que os inocentam, os que acusam os terroristas hoje no poder e os que mostram seu sangue frio diante da população que diziam representar.

Para agravar, Dilma é candidata a candidata à presidência da República, ou seja, parte interessadíssima em dar uso político-partidário-eleitoral a esses documentos. Sairia ela como vítima num momento claro de desejo de vingança dela, Franklin Martins, Zé Dirceu e tantos outros partidários.

Pelo que ocorreu no passado, tais documentos não serão entregues, no que concordo plenamente, pelo menos até que haja total garantis de que não haverá caça às bruxas e que os militantes de ambos os lados fiquem imunes a agressões que venha de que lado vier, afinal de contas, a Lei da Anistia foi aprovada, está em vigor e deve ser respeitada – embora não seja muito o forte do grupo governista respeitar as leis que não lhes interessam serem respeitadas.

sábado, maio 09, 2009

Jackobsen, A Charge On Line

  • Mais um confronto com mortes entre seguranças de uma fazenda de Daniel Dantas e terroristas do MST. Os líderes usam gente sem o mínimo de escolaridade para conseguir seu intento de mídia. Dantas é um grande bandido, as terras estão em litígio por terem sido, muito provavelmente, griladas da União e o MST é um partido extra-oficial, terrorista oficial e mantido oficialmente com dinheiro público, enfim, ninguém é mocinho nessa história e o maior vilão é o poder público que não faz reforma agrária, não usa as leis com seriedade contra os grileiros e contra os terroristas rurais, que banca a farra dos sem-terra profissionais como se fossem todos trabalhadores injustiçados.

  • Só se fala na gripe A, ou suína, mas em vários municípios nacionais não têm vacina anti-gripe para os idosos. Nisso a mídia não fala, o legal é estar na moda e a moda é ajudar as ações de determinada multinacional farmacêutica darem uma elevada violenta, como acontece há duas semanas. Não se fala também das mais de 1800 pessoas, segundo a OMS, que morreram de gripe comum em 2009 ao redor do globo.

  • Há algumas semanas um amigo veio passar uns dias na Bahia e, num passeio pelo Arraial d'Ajuda, viu-se vítima de traficantes de drogas, foi feito refém, extorquido e mantido em cárcere privado. De volta à sua cidade apresentou denúncia à polícia. Se os fatos têm relação ou não, não sei, mas o fato é que os jornais locais não deixam de divulgar assassinatos de traficantes, algumas das vítimas de hoje foram algozes desse amigo. O fato é que Arraial, como toda Porto Seguro, prefere manter as aparências de paraíso do que enfrentar de frente o problema da violência crescente, efeito colateral do tráfico e consumo de drogas. A Beatriz fez um post magnífico cujo foco é a luta de pais de adictos de drogas e coloca Trancoso como parte do cenário retratado. Vale muito a leitura e a opinião.

  • O Junior, do Escalfobético, tem questionado por que o Brasil não se envolve na ajuda às vítimas de enchentes no Nordeste com o mesmo afinco com que se dedicou a ajudar os catarinenses no ano passado. Taí, eu também gostaria de saber. E mais: por que a mídia não faz campanha com a mesma intensidade com que fez quando da tragédia catarinense?

  • Costumo dizer que não existe independência entre os três poderes da república, o que é fato. O que existe é interdependência em que um lava as mãos do outro, um chantagia o outro, um negocia com o outro e os três têm seus interesses atendidos, com uma ou outra desavença, vez por outra, para fazerem média com a imprensa e o cidadão comum. Gilma Mendes, Lula e Michel Temer firmaram, mais uma vez um tal "pacto republicano" que, em palavras mais claras significa "eu não te perturbo e você não me enche o saco". Legislativo, Judiciário e Executivo num pacto de não agressão para que todos continuem com seus balcões de negócios abertos e ativos. Mas o Judiciário, uma caixa preta inviolável, ter suas reuniões anuais bancadas pela iniciativa privada é, no mínimo, antiético e suspeito.

  • E o que falar dos onze senadores que usaram suas cotas de passagens mesmo depois de perderem o mandato? Como esperar que o país dê certo se quem deveria zelar por ele não resiste a qualquer tentação de se corromper?

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, maio 05, 2009

Copy&Paste

Recebi por e-mail e muita gente também deve ter recebido. Como ando correndo mais que lebre de falcão, vou fazer uma copiazinha elementar, afinal de contas, concordo com a mensagem de intolerância.

 

KIT DO BRASILEIRO
*Vai transar?**
O governo dá camisinha.

camisinha

*Já transou?**
O governo dá a pílula do dia seguinte.

pilula

*Teve filho?**
O governo dá o Bolsa Família.

cartao_bolsa_familia

*Tá desempregado?**
O governo dá Bolsa Desemprego.

seguro-desemprego

*Vai prestar vestibular?**
O governo dá o Bolsa Cota.

negrofaculdade

*Não tem terra?**
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

es-lulaMST_390-2

*Mas experimenta estudar e
andar na linha pra ver o que é que te acontece!**

image007

image008

image009

Lembrando: eu e mais eu e mais seis – portanto, somos sete e crescendo – estamos no Poesia Aberta, um blog fresquinho cheio de experimentalismos poéticos. Visite e deixe sua marca.

 

©Marcos Pontes

sábado, maio 02, 2009

Sabadinho

Hunger

 

A gripe suína ocupa todos os jornais, desbancando o pseudo-câncer de Dilma (ela já retirou o tumor e está fazendo quimioterapia preventiva para impedir uma rescidiva, o resto é oba-oba da imprensa e dos marqueteiros da terrorista) e la nave va… Nada de novo no front, tudo como dantes no quartel de Abrantes. (Nossa! Quantas referências num único período)

Como grande parte dos internéticos, passo tempo no Twitter e, cá pra nós, o negócio é legal e pode ser útil se bem utilizado.

Você tem alguma dúvida sobre alguma coisa, perunte no Twitter que alguém vai lhe responder; quer discutir sobre determinada notícia, vai ter sempre alguém com um link ou uma idéia ou sugestão sobre o assunto; quer divulgar o último post do seu blog, logo vai aparecer alguém para ler; e até monetarização já criaram, ou seja, já dá pra defender uns trocados tuitando (o mais novo neologismo, sem redundância).

Eu “sigo” – assim se denomiona o assinante de quem você lê as minipostagens – vários jornais: Folha, Estadão, Último Segundo, CBN, G1, CNN, Fantástico, Terra, UOL, Revista Brasileiros, e recebo as manchetes no instante em que elas são postadas. Muito interessante.

Além disso, ainda têm as sugestões de leituras que os tuiteiros nos mandam de notícias, jogos, curiosidades, novidades, blogs legais… É uma festa.

Daqui a pouco vou divulgar o The Hunger Site, que está aí na barra lateral. É um site de doações que acesso desde que conheci a internet. A idéia é muito interessante e foi copiada no Brasil, com o Click Fome, que já encerrou as atividades e o Click Ajuda, cópia mais próxima do The Hunger.

Na página inicial do site, aparecem seis abas: Hunger, Breast Cancer, Child Health, Literacy, Rain Forest e Animal Rescue. Em cada uma delas você vai encontrar um botão. Ao clicar nesse botão, um dos patrocinadores do site – são muitos e diferentes para cada página – doará uma parte de um copo de comida, de uma mamografia, de um livro e assim por diante.

O colaborador – eu, você e quem quiser – só poderáa dar um click por dia e assim estará ajudando alguém ao redor do globo. Há sete ou oito anos eu faço isso e jamais me arrependi. Conido meus parcos leitores a fazerem o mesmo e divulgar o site.

Hoje o farei diversas vezes no Twitter.

Ah! E quem quiser me seguir no Twitter ou fazer sua conta nessa nova febre, é só clicar aqui (procurar Marcos pontes) ou no último link da coluna da direita.

Nos vemos por lá ou no The Hunger Site.

 

©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected