Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, julho 31, 2008

elvis

clayton

  • Não resisti. O Charge On Line está tão bom hoje, que ficou difícil escolher só uma.

 

  • Bobo quem acredita no G-20, Mercosul e outras associações de pobres. Índia culpa p Brasil, Brasil culpa Argentina e Argentina diz que todo o mundo está errado. Estava na cara, desde antes de começar, que a rodada de Doha não daria em nada.
  • Gil saiu? E Gil tinha entrado?

 

  • Daqui a pouco voltarão a falar de apagão. está chovendo pouco e o consumo de energia aumentou 5% em julho. Sinal amarelo aceso.

 

  • Mandei fazer um banner: Não voto em quem faz barulho. Talvez assim espante os carros de som que pasam a cada cinco minutos sob minha janela. Haja saco!

 

  • "Algo que nunca aconteceu desde o começo dostempos: uma mulher soltou um punno colo do marido". Dizem os pesquisadores da universidade Wolverhampton, da Inglaterra, que essa é  piada mais antiga do mundo, criação dos sumérios em 1.900 a.C.. Talvez esteja explicado porque os Iraquianos não têm lá grande senso de humor. Outra piadinha, essa de 1.600 a.C.: "como entreter um faraó entediado? Coloque um navio cheio de mulheres vestidas somente com redes de pesca e diga ao faraó que pegue um peixe". Que engraçado...

 

  • Não foi só Gil quem abandonou o barco. Jorge Rachid deixou a Secretaria da Receita Federal. Algo me diz que essa debandada às vésperas de eleições faz parte de algum conchavo para alimentar opositores e ou coligados de Lula nos municípios. Veremos.

terça-feira, julho 29, 2008

aliedo

  • Sei que o que vou falar é, para muitos, uma aberração, mas vou falar mesmo assim. Que os políticos e bandidos (desculpem a redundância) queiram limitar ao máximo os grampos telefônicos, até entendo, estão defendendo o seu (com sempre), mas daí a ver cidadãos comuns apoiando a idéia me causa estranheza. Por mim, pordem grampear meu telefone, meu celular, minha internet... Tô nem aí. Não faço nada ilegal, não trafico drogas, não faço tráfico de influência, não compro produtos piratas, não assalto banco, não sou advogado... A maioria dos crimes descobertos ultimamente tiveram importantíssima colaboração das escutas telefônicas, o que deixa claro que o que Lula e seus cúmplices querem mesmo é dificultar as investigações.

 

  • E os advogados querem que seus escritórios sejam indevasáveis. Advogados se odeiam, mas são corporativistas como os médicos, que também se odeiam, mesmo sabendo que um determinado colega de profissão é bandido, está assessorando bandidos ilegalmente e, muitos, participando diretamente de crimes. É óbvio que o sigilo cliente-advogado tem que ser respeitado, mas relações espúrias têm que ser investigadas, julgadas e punidas. Na semana passada foram presas duas advogadas acusadas de serem garotas de recado do PCC. Foram apenas duas, mas quantos eles são? Devassa neles! Inviolabilidade, o cacete!

 

  • João Ubaldo Ribeiro, o maior escritor brasileiro vivo, para mim, fã confesso, recebeu o maior prêmio da língua portuguesa, Prêmio Luís de Camões, mas não está nem um pouco satisfeito com a pouca repercussão que a láurea teve na imprensa pindorama. Irônico, diz que se fosse estadunidense e se chamasse John Brock e ganhasse um prêmio nos Estados Unidos, a repercussão seria maior. Ele tem razão, só damos valor ao que vem da matriz.

 

  • Ex-engenheiros do Google lançaram o Cuil e prometem desbancar o Google cmo site de buscas. Eu dei uma testada, não com a testa, mas como teste, e não gosti muito do resultado. Quem sabe eles não conseguem crescer?

 

  • Temgente com auto-estima elevada e auto-crítica zerada. Cala Bruni-Sarkozy diz que gostaria de ser comparada com Jackeline Kennedy. Só uma perguntinha: Jackie posou nua? Outra perguntinha: Jackie era cantora brega? Ah! Mais uma perguntinha: Além do John e do Onassis, Jackie fez mais algum casamento em busca de glória, manchetes e poder?

 

  • E tem gente que adora deuses de barro e bosta, sabe-se lá se por i8nconseqüência, burrice, medo ou dinheiro. Daniel Dantas é sócio de duas empresas responsáveis pela gestão de 28 dos 35 fundos de pensão administrados pelo Banco do Brasil. Granjeiro está deixando a raposa chocar seus ovos.

domingo, julho 27, 2008

AUTO_flavio

  • Durante décadas, os Correios foram a repartição pública de maior respeito e admiração do público, inclusive em pesquisa feita esse ano. FHC fez da ECT um banco e como banco ela passou a sr gerenciada. Surgiram, a partir daí, filas enormes, serviços ineficazes com a entrega de correspondências com atrasos (há mais de ano recebo meus extratos de cartõs de crédito depois do vencimento), diminuição do número de funcionários... Igualzinho aos bancos. Com a última greve os carteiros conseguiram um aumento de 30%. Para compensar o aumento de despesas, os serviços foram majorados em até 17,5%, igualzinho aos bancos.

 

  • Por falar em Correios, a telfonia fixa também sofreu um reajuste acima da inflação. Inflação essa que o governo diz que vai evitar que cresça. Sei... Vai conter às custas dos nossos bolsos. As tarifas de serviços públicas aumentam mais que a inflação, ano após ano. É assim que ela será contida?

 

  • Ainda tratando da inflação. O Ministério da Fazenda já projeta crecimento do PIB menor que 4%, ou seja, o crescimento será menor do que a inflação o que significa, para a classe média, retração ao invés de crescimento. Os bancos, porém, tiveram crecimento, somente no primeiro semestre, maior do que o PIB nos dois últimos anos somados. Governo de todos, um cacete! Governos dos mesmos.

 

  • Há em todo o mundo politicamente correto a prática da política pró-ativa que tem como objetivo a inclusão das minorias e o fim das discriminações por cor, orientação (ou opção ou seja lá que nome se quiser dar) sexual, religião etc.. Tirando os exageros praticados pelos xiitas dessa prática, os resultados têm sido bons, via de regra. Hoje na Folha saiu uma reportagem sobre índios gays e as violências que sofrem em Tabatinga, no Amazonas. Se índios já são discriminados em todo o país (em alguns casos nem tiro a razão por conta daqueles que usam sua etnia e a iniputabilidade para cometerm seus crimes) e os gays são apedrejados em muitas cidades, fiquei imaginando o quanto esses rapazes não devem sofrer.

terça-feira, julho 22, 2008

Reorganizando a vida e com trabalho até a tampa, tô sem tempo para postar, mas tem conto novo no Canto. Espero-os por lá.

domingo, julho 20, 2008

gio

  • O ETA voltou a atacar. Cinco bombas de uma vez. Passam-se os séculos e os homens não aprendem a conviver e a ciência ainda nos define como seres gregários.

 

  • Não é engraçado o Papa, volta e meia, pregar contra o consumismo? Para quem tem tudo o que quer e muito mais do que precisa, é fácil.

 

  • Como diz o Peterso: "Porra, Dercy, não eram 150 anos?". A velhinha quebrou o trato.

 

  • Obama chegou a uma conclusão brilhante: "A situação do Afeganistão é grave e urgente". Um gênio!

 

  • O Amorim, que era um exemplo de equilíbrio emocional no governo Lula tinha que fazer uma cagada. Na reunião da OMC comparou os argumentos dos países ricos em relação aos subsídios agrícolas com a propaganda nazista. Agora está com sorriso amarelo tentando minimizar a besteira que falou. Imagine falar uma coisa dessas numa reunião com Berlusconi, Merkel e que tais.

 

  • Algo me diz que a imprensa fará uma tremenda cortina de fumaça durante a Olimpíada. Os rotestos estão explodindo por todos os lados e a repercussão está pequena dos lados de cá do mundo. Será que aparecerá algum intrépido repórter para escarafuncahar os problemas sociais e econômicos que se agravam pelos lados de lá?

 

  • Por falar em imprensa, por que o silêncio em relação às contas off shore de Luis Favre continua?

 

  • A Operação Shatiagraha deve estar mexendo com os miolos moles de Brasília. Imaginem que os delegados que participavam da Operação foram seguidos, pelo menos, por seis vezes por outros agentes da própria Polícia Federal. Até os governadores sumiram de Brasília desde que o escândalo estourou. Muita culpa não foi divulgada ainda... Será um dia?

sábado, julho 19, 2008

paixao

  • Duas previsões de Pai Marquinhos de Ogum seconfirmaram: 1. Cacciola foi transferido para uma cela especial com tv e dois banheiros; 2. O rapaz que tentou roubar o cordão de ouro de Gilmar Mendes numa praia em Fortaleza continua preso, mesmo sendo primário. Ele tem mais é que ficar preso, por dois motivos: é ladrão e lugar de ladrão é na cadei, e é burro. Com tanta gente pra assaltar, vai assaltar justamente o chefe da gang inimiga? Uma terceira previsão está a caminho de se realizar, já tem jornal fluminense apostando que Cacciola ficará apenas dez dias em cana, exatamente o prazo que eu disse. Espero queimar a língua pelo menos dessa vez.

 

  • A Polícia Federal divulgou essa semana duas contas que Luis Favre mantém num paraíso fiscal. A PF suspeita que essas contas são dinheiro de uma das bandas do PT, aquela em que o argentino tem uma tremenda influência. Isso seria mais um escândalo, dos grandes, mas não vi qualquer jornal noticiar. Estranho... Em seu blog (me desculpem, me recuso a colocar o endereço aqui), Favre não dá qualquer explicação ou mesmo uma desculpinha esfarrapada, prefere atacar quem publicou a notícia. A velha tática de tentar macular a imagem do acusador ao invés de apresentar uma defea consistente. Já haviam me dito que quem administrava esse dinheiro era Zé Dirceu, mas nunca acreditei. O cara é esperto demais para se sujar com essa porcaria, é coisa para idiotas comprometidos.

 

  • O prefeito de Cuiabá declarou ao TRE que dobrou seu patrimônio em três anos e sete meses, o tempo em que gerencia a cidade. Um gênio! Por incrível que pareça, o prefeito não é do PT nem do PTB, mas do PSDB. Nessas horas é que me pergunto: por onde anda o Ministério Público?

 

  • A reunião em que se decidiu o afastamento do delegado Protógenes durou quatro horas. O áudio que Lula mandou se divulgado é de quatro minutos. O delegado já disse que o áudio foi editado e que está pensando em processar a Polícia Federal. Se fizer isso, terá de ter coragem para processar como co-réus Lula e Genro, os cabeças da operação.

 

  • A chamada "supertele", resultado da fusão da Oi com a Brasil Telecom vai passar por uma reestruturação ao custo de R$ 2,9 bilhões. Até aí quase tudo bem, as leis já foram rasgadas para que essa fusão acontecesse (né, dona Dilma?), o interessante é que os dois grupos que admnistram a empresa entrarão com apenas 20% do capital. Vossas senhorias sabem de onde vem o restante da grana? Do BNDES. Ou seja, do nosso bolso.Muito interessante esse capitalismo à brasileira.

quinta-feira, julho 17, 2008

AUTO_lila

  • Vamos fazer um bolão? Quantos dias Cacciola ficará em cana? Meu palpite, 10 dias, tempo para a Justiça fazer de conta que está fazendo um trabalho sério, para os advogados e os juízes chegarem a um acordo quanto ao valor do habeas corpus e para a imprensa se distrair com outro escândalo. a propósito, sabe quem vai escolher em que presídio Cacciola vai ficar? Seus advogados. Esse é mesmo o país-da-mãe-joana.

 

  • Até a Coca-Cola está sofrendo com a crise estadunidense. O lucro da empresa caiu 23%, o suficiente para qualquer outra empresa se desesperar. Quem sabe a InBev não compra essa também? Já imaginou, nós que temos o háito de gritar contra as multinacionais passarmos a ser os acionistas majoritários dessas mesmas multinacionais? É o fim dos tempos, irmãos!

 

  • Vem cá, o acordo de paz entre o governo e o Judiciário não foi feito entre Lula, Genro e Mendes? Então, por favor, alguém me explique por que Lula e Genro saíram da reunião falando coisas diferentes? Houve mesmo uma reunião política ou os caras apenas tomaram umas cachacinhas e conversaram sobre a divisão da grana? Outra: quem manda na Polícia Federal não é o ministro da Justiça? Então, por que o ministro fala que o delegado Protógenes pediu o afastamento e o próprio delegado disse que não pediu? Mais uma: esse bolha do Tarso genro está pensando que somos todos idiotas e acreditamos nele?

 

  • O IBGE diz que a produção agrícola cresceu 36,5% em 2007 o que significa que o aumento nos preços é somente uma oportunidade especulativa dos produtores e intermediários. Os caras pegaram carona na grita dos europeus e aproveitaram para salgar nossos pratos. Cambada!

terça-feira, julho 15, 2008

lulatarsomendes300

Sobrou para alguém: o delegado Protógenes. Ah! O delegado tinha que fazer um curso obrigatório... Está explicado.

Não, não está!

Prosopopéia flácida para bovino adormecer.

Se não havia crise, como fizeram questão de falar o ministro Genro e o ministro-juiz Mendes, por que cargas d’água tiveram que apelar para Lula? O que o presidente tem a ver com os problemas do Judiciário? Ah! O presidente assume o cargo de “magistrado-mor”, segundo a Constituição... está explicado.

Não, não está!

A mesma Constituição prega a independência dos Poderes, o que não ocorre na prática. O que há, de fato, é a interdependência dos Poderes. Eles, os Poderes, negociam entre si constantemente, seja de maneira legal, seja com ameaças, chantagens ou “verbas extras”, o que significa propina oficializada.

Com a prática do cala-boca, práxis histórica, ou se compra o silêncio ou arrebenta-se a corda do lado mais fraco. O delegado Protógenes foi o lado mais fraco da corda momento. Lamento por ele. Esse delegado, independentemente de sua competência, sua honestidade e seus bons propósitos, será colocado na geladeira, enviado para um local distante,como a fronteira com a guiana, por exemplo, e ninguém mais falará seu nome por toda a vida. Em nome da moralidade, do direito amplo de defesa e outros preceitos legais, Daniel Dantas e sua gang continuarão livres e os processos a que respondem no momento, serão zerados, todas as investigações recomeçarão do zero e se arrastarão até que consigam a prescrição dos crimes por ventura cometidos.

Num país sério, Naji Nahas estaria definitivamente banido do mercado financeiro desde a primeira vez em que quebrou a bolsa de valores, época em que pegava dinheiro emprestado de bancos oficiais e aplicava essa grana em ações de suas próprias empresas ou em empresas de amigos, fazendo com que essas ações se supervalorizassem. Daí ele as vendia, pagava os empréstimos feitos e ficava com a fortuna acumulada com a venda dessas ações podres que não valiam nada. Qual o quê! Continuou livre e cada vez mais poderoso.

O que Grenhalg fez foi legal? Procurar o assessor direto da presidência para investigar se seu cliente, o santinho Braz, estava sendo perseguido pela Polícia Federal, pode ser considerado legal? A meu ver, isso é, no mínimo, tráfico de influência e obstrução da justiça. Ou será que qualquer advogado pode apelar para o mesmo expediente? Qualquer advogado pode ter acesso às investigações secretas da Polícia Federal para livrarem a cara de seus constituintes? Advogados comuns sequer têm acesso ao secretário do presidente, Grenhalg consegue isso por ter influência, por ser amiguinho do chefe. Isso é tráfico de influência!

Como aceitar como normal o protesto do presidente do STF momentos depois da prisão dos bandidos? Ou alguém, além de Mendes, têm dúvida que eles são bandidos? E o mesmo Mendes, que já havia protestado contra a operação, julgar os habeas corpus dos presos. Não há aí conflito de interesses? Houve abuso de autoridade? Passar algemas é bandidos é abuso de autoridades? Para que servem as algemas? Para pobres donas de casa que roubam leite no supermercado?

Protestam contra a espetacularização das ações da Polícia Federal. Pois eu acho essa espetacularização essencial no atual momento político-judiciário. Se não fosse essa espetacularização, capaz de sequer sabermos das prisões. Sequer saberíamos que o pobre delegado foi punido com uma promoção (parece piada, mas é muito sério); sequer saberíamos que os juízes rezam por cartilhas diferentes e os ministros do Supremo tratam os juízes de primeira e segunda instâncias como débeis mentais despreparados. Se não fosse a espetacularização seríamos mais desinformados do que já somos por uma imprensa medrosa, mais comprometida com seu status quo do que com a verdade da informação.

Denial Dantas, Naji Nahas, Pitta, Verônica e todos os demais componentes da quadrilha devem estar rindo da cara do pobre Protógenes, do juiz De Sanctis e dos outros dois delegados afastados. Diga Mendes o que disser, mas, para nós, otários pagadores de impostos, a impunidade está definitivamente institucionalizada.

segunda-feira, julho 14, 2008

AUTO_novaesjb

  • O governo de Bush aprendeu com a América Latina? O cara despejou uma fortuna para salvar duas gigantes do financiamento hipotecário estadunidenses. É o fim do neoliberalismo? Os caras têm uma empresa privada, por erros de administração por visarem o lucro fácil e não sustentável, a empresa quebra. Com o dinheiro público o governo salva a empresa da bancarrota... Por que ficamos com um gostinho de déjà vu quando lemos algo assim?

 

  • E a InBev está ajudando a diminuir o desemprego nos EUA. Em sua fusão com a Anheuser-Busch, todos os empregos da norte-americana serão mantidos. Para completar, as duas empresas juntas assumem a liderança na venda de cerveja na China, Estados Unidos, Rússia, Brasil e Alemanha. Quem diria que um dia uma emprsa brasileira estaria ajudando a economia estadunidense durante uma crise violenta dessas?

 

  • Ano eleitoral sempre foi sinônimo de greves, não tem jeito. Os Correios, agora a Petrobrás... Já não basta termos que agüentar a mentirada dos candidatos, agora temos as ações dos sindicatos.

 

  • Clodovil vai apresentar proposta para diminuir o número de deputados. Tenho que dizer que concordo com a proposta do deputado, mas, cá pra nós, se esses mesmos deputados estão querendo aumentar o número de vereadores, fica difícil acreditar que aceitariam diminuir o número deles próprios. Clodovil, definitivamente, não conhece o Brasil.

 

  • A Polícia Federal afirma que Daniel Dantas fez lobby dentro do Palácio do Planalto para fazer suas tramóias. Pelo que vimos na semana passada, o mesmo aconteceu dentro do Judiciário, Gilmar Mends capitaneano a nau dos venais. É triste ler essa notícia...

 

  • E Tarso genro quer enganar quem com esse papo de que "a Polícia Federal não protegerá ninguém do PT"? Tá na cara que a PF não protegerá ninguém, e nem precisa, já tem o Palácio do Planalto e a o Supremo para fazerem isso.

sexta-feira, julho 11, 2008

0,,7187638,00

O que aconteceu de fato, talvez nunca saibamos, mas o texto abaixo que o Heber me mandou traz algumas coisas inegáveis: 1. Há revanchismo, sim. Quantos ex-guerrilheiros e "subversivos", como os define o coronel Ustra, hoje exercem cargos de poder e buscam a vingança? Quantos pedem e recebem indenizações vitalícias sem que a população conheça os processos que lhes concederam esses benefícios?; 2. A história é contada pelos vencedores. Engana-se o coronel Ustra quando diz que os militares ganharam a guerra contra o comunismo. Hoje os terrorista de antanho estão no poder e fazem das diretrizes stalinistas uma política de estado; 3. A resposta do coronel realmente não será publicada. A imprensa está nas mãos de interessados em verbas milhonárias de propaganda que o governo federal usa para calar as penas dos repórteres. A revista Época lembra aquele antigo quadro do Sílvio Santos: A Semana do Presidente. Não interessa quem seja o presidente, as Organizações Globo sempre o apóia; 4. A revista está fazendo um pré-julgamento e lançando à lama a vida do coronel, outro defeito sério dos jornalistas brasileiros.

A história não acabou:

"

1ª Parte: Ustra na confusão
Por   Paulo Moreira Leite
            O repórter Matheus Leitão publica um furo no portal de www.epoca.com.br: o texto de defesa do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI paulista entre 1970 e 1974, quando ocorreram 60 mortes e centenas de pessoas foram torturadas, e que hoje é alvo de uma ação pioneira do Ministério Público para apurar suas responsabilidades no caso.
            O fato de Ustra ter constituído um advogado, Paulo Esteves,  e ter redigido um documento de defesa, é em si um dado positivo — mostra que o processo pode ir adiante, o que seria ótimo para um país que até hoje não foi capaz de ajustar as contas com o passado da ditadura.
            Mas a defesa de Ustra também mostra a intenção — previsível — de quem pretende confundir mais do que esclarecer. Ele chama o senador Romeu Tuma como testemunha de defesa, sustentando que, nos anos da ditadura, o então delegado do DOPS era uma presença permanente e comprometida com a violência que ocorria na masmorra da rua Tutóia, em São Paulo, onde funcionava o DOI. Mesmo que isso seja verdade, o que está longe de ter sido demonstrado, pois até o momento Tuma não foi ouvido a respeito, a acusação é um óbvio recurso desviacionista. O mesmo se pode dizer sobre a idéia de convocar os atuais comandantes militares para depor. O coronel também nega que tenha dado ordens de tortura nas dependências de seu comando, alegação pouco crível diante da imensa quantidade de testemunhas que sustentam o contrário.
Ustra se diz vítima do revanchismo e reclama que não pode ser abandonado pelos atuais comandantes militares. São argumentos antigos.
            O país precisa encarar seu passado e conhecer a verdade sobre tantas mortes não esclarecidas, tanta violência que permanece escondida até hoje.
            Sem isso, o país arrisca-se a repetir erros e tragédias que todos gostariam de esquecer — não fosse tão grande a dor guardada na memória.
            Concorda?
  (Publicado no portal: www.época.com.br  pelo jornalista  Paulo Moreira Leite - 26 de Junho de 2008).
            2ª Parte: Vamos aos fatos:
            No dia 25/06/2008, fui procurado em minha residência pelo repórter Matheus Leitão e um fotógrafo  que disseram já ter ouvido pessoas de minhas relações. Desejavam uma entrevista para a Revista Época,  sobre a Ação Cívil que seis Procuradores da República estão movendo contra mim. Informei-lhes que havia estabelecido  uma regra pela qual não daria entrevistas, pois sempre que isso acontece as minhas palavras são desfiguradas quando publicadas.  
             Como estavam com problemas para comprar o meu livro  "A Verdade Sufocada (inclusive estavam usando um emprestado da Biblioteca do Senado Federal), propus-me a oferecer-lhes a 4ª edição desse livro. Como sugestão  do meu advogado, Dr. Paulo Esteves, entreguei-lhes também o histórico de minha passagem pelo DOI - "Contestações às injúrias e difamações contra mim"-, que escrevi para a concatenação da minha defesa.
            Na ocasião pediram-me cópias de minhas Folhas de Alterações (histórico de minha vida militar), insistindo, inclusive, para levá-las, xerocarem e depois me devolverem. Ofereci-lhes, apenas, cópias do período em que estive no DOI. Portanto, tudo que eles receberam de mim foram documentos escritos, dos quais poderiam usar, como manifestações minhas, as transcrições de meus textos.
            As palavras usadas  por Paulo Moreira Leite, no seu artigo intitulado "Ustra e a confusão", tratam-se de conclusões e idéias dele, um  ex-militante da LIBELU (Liberdade e Luta), organização subversiva, sem muita expressão, a que pertenceu.
            Hoje, pela manhã, surpreendi-me com  as declarações  do referido senhor, diretor da  Revista Época, que, ao que parece, não leu a Ação Cívil, nem  o histórico sobre minha atuação no DOI.
            Passo a comentar, por tópicos, o que Paulo Moreira Leite escreveu:
             PML - O repórter Matheus Leitão publica um furo no portal de www.epoca.com.br: o texto de defesa do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI paulista entre 1970 e 1974, quando ocorreram 60 mortes e centenas de pessoas foram torturadas, e que hoje é alvo de uma ação pioneira do Ministério Público para apurar suas responsabilidades no caso.
            Resposta: Ele contabiliza 60 mortos, quando na Ação Cívil são listados, durante o meu comando no DOI, 47 mortos. No meu histórico relaciono 37 mortos em confronto com o DOI e 10 que nunca estiveram sob minha  guarda e responsabilidade.
            PML - O fato de Ustra ter constituído um advogado, Paulo Esteves.
            Resposta:  Recebi uma intimação para apresentar minha defesa no prazo de 15 dias, após ser citado. Quem não constituiria um advogado num processo desse tipo? Além do mais, constituir advogado pressupõe o uso do direito ao contraditório e não qualquer admissão de culpa.
            PML - ... e ter redigido um documento de defesa, é em si um dado positivo — mostra que o processo pode ir adiante, o que seria ótimo para um país que até hoje não foi capaz de ajustar as contas com o passado da ditadura.
            Resposta: Seria realmente excelente para o país se todos tivessem espaço e voz na mídia, sem que suas palavras fossem adulteradas, e não se desse vez apenas a ex-militantes subversivos e hoje revanchistas, que não sossegarão enquanto não conseguirem colocar na cadeia, a exemplo de outros países sul-americanos, os que lutaram contra a implantação de uma ditadura comunista no Brasil. Ganhamos a batalha, mas perdemos a guerra, por falta de mídia, de espaço, de vez.
            Seria ótimo que os arquivos fossem abertos, sem modificações e que fossem expostos os crimes cometidos pelos "heróis de hoje".
            Seria ótimo que se levasse ao público a verdadeira motivação que levou esses "jovens que lutaram pela liberdade" a lançarem-se na luta armada.
            Seria ótimo que o povo soubesse que um delírio qualquer, mesmo a existência de uma simples japona, agora é suficiente para que se diga que um preso foi morto sob tortura.
            Seria ótimo que os gritos que pareciam provir de um jovem, que uma testemunha nem conhecia, ouvidos na madrugada, no período em que desapareceu  um menino de 18 anos, não servissem como prova de que vinham desse desaparecido e de que ele foi morto  sob tortura, no DOI.
            Seria  ótimo que apenas  o testemunho de um filho, dizendo que me viu matar seu pai a pauladas no pátio do DOI, fossem averiguadas e que não servissem de provas contra mim, já que seu pai, que assassinara o industrial Henning Albert Boilesen, foi morto em confontro com a polícia, enquanto eu convalescia de um problema cirúrgico havia apenas um dia.
            Seria ótimo que fossem averiguadas as palavras desse mesmo rapaz,  que também serve como testemunha no caso da morte de Yoshitame Fujimore   em confronto com o DOI, meses após ter matado a coronhadas o Tenente PMESP Alberto Mendes Júnior. Segundo ele, o Inquérito Policial que apurou  o caso foi forjado, porque um motorista de táxi, do qual não sabe o nome e nem a placa do carro, "lhe contou que Fujimore fora torturado na rua e levado com vida para o DOI".
            São inúmeras as denúncias de morte por torturas que, se investigadas, restariam desmoralizadas e descartadas de imediato.
            Assim, na maioria da mídia enviesada, todas as nossas versões são falsas e os inquéritos e julgamentos nas auditorias militares uma farsa.
            Não existe interesse da esquerda armada para  que a verdade apareça.    O mito de "jovenzinhos inocentes" e  massacrados pela ditadura hoje dá prestigio, dinheiro, voto e vende revista.
            A quem interessa desfazer essas balelas? Somente a nós, que lutamos para que o Brasil não virasse uma Cuba, ou, na melhor das hipóteses, uma Colômbia, com as FARC matando e seqüestrando por 40 anos.
            PML: Ustra se diz vítima do revanchismo e reclama que não pode ser abandonado pelos atuais comandantes militares. São argumentos antigos.
            Resposta: Do revanchismo acho que somente os ligados à "causa" não pensam dessa maneira. Quanto aos atuais comandantes militares, eles conhecem a história, malgrado os mais velhos ainda serem cadetes naqueles tempos. Viveram a  violência da época. Sabem que houve uma reação oficial das Forças Armadas à ação de grupos de subversivos, de terroristas e de  muito poucos inocentes úteis.
            PML: Mas a defesa de Ustra também mostra a intenção — previsível — de quem pretende confundir mais do que esclarecer. Ele chama o senador Romeu Tuma como testemunha de defesa, sustentando que, nos anos da ditadura, o então delegado do DOPS era uma presença permanente e comprometida com a violência que ocorria na masmorra da rua Tutóia, em São Paulo, onde funcionava o DOI. Mesmo que isso seja verdade, o que está longe de ter sido demonstrado, pois até o momento Tuma não foi ouvido a respeito, a acusação é um óbvio recurso desviacionista. O mesmo se pode dizer sobre a idéia de convocar os atuais comandantes militares para depor. O coronel também nega que tenha dado ordens de tortura nas dependências de seu comando, alegação pouco crível diante da imensa quantidade de testemunhas que sustentam o contrário.
            Resposta: A minha defesa foi totalmente deturpada e creio que nem mesmo foi lida pelo Sr Paulo Moreira Leite. 
            Jamais pretendi confundir.
            Relacionei o Senador Romeu Tuma  como testemunha de defesa, exatamente por ser ele um dos poucos cidadãos hoje vivos que trabalharam em São Paulo, na mesma época que eu, e que era elemento de ligação entre o  DOPS, do qual era delegado, e o comando do II Exército e o DOI.
            Jamais escrevi na minha defesa que o Senador Romeu Tuma "era uma pessoa comprometida com a violência que ocorria nas masmorras do DOI". Trata-se de um homem sem mancha em sua carreira pessoal ou política e com o qual convivi, freqüentemente, em reuniões no QG II Exército, no DOI , no DOPS e em reuniões sociais.
            É risível esse detrator dizer que a invencionice que ele próprio atribui a mim é "óbvio recurso desviacionista" e que "mesmo que isso seja verdade, o que está longe de ter sido demonstrado, pois até o momento Tuma não foi ouvido a respeito". Além de ridicularia, trata-se de claro pré-julgamento movido pela negligência em deixar de ouvir o senador.  
             O Senhor Paulo Moreira Leite, sem nenhum compromisso com a verdade, deturpa o que eu escrevi em meu documento de defesa. Além do mais, joga-me, com insinuações e invenções, contra uma  testemunha que, tenho certeza, jamais negará o que afirmo abaixo  na conclusão do documento de 31 páginas, entregue ao repórter:
"Legalmente e fielmente, estive sob as ordens do Presidente da Republica, general Emílio Garrastazu Médici, que assinou a Diretriz que criou os DOI; do Ministro do Exército, general Orlando Geisel; dos comandantes do II Exército, generais José Canavarro Pereira e Humberto de Souza Mello; dos chefes do EM II Exército, generais Ernani Ayrosa da Silva, Enéas Martins Nogueira e Mário de Souza Pinto; e do Chefe do Centro de Informações do Exército (CIE), general Milton Tavares de Souza. Todos, infelizmente, já falecidos.
No DOI cumpri, rigorosamente, as ordens emanadas dos meus superiores. Nunca recebi uma ordem absurda, nem emiti nenhuma determinação desse tipo. Jamais fiz prisões ilegais, permiti torturas, abusos sexuais, homicídios, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres. Jamais fui chamado à atenção por qualquer dos chefes citados. Tenho a certeza de que esses homens, com a sua estirpe e com o seu passado, se vivos fossem não me deixariam só nesta hora em que os revanchistas de plantão, por vingança, querem colocar-me em julgamento.
O Exército Brasileiro é uma Instituição Nacional Permanente e creio ser ele quem deve dar a devida resposta a esses detratores, dentro da lei e no interesse da Justiça. Omissão nunca foi característica das suas tradições em nenhuma época. Não fez parte de a sua História perder os anéis para salvar os dedos. Certamente, será assim neste momento.
            Desejando que a História não seja deturpada e que os fatos narrados por mim sejam comprovados como verdadeiros, apresento como minhas testemunhas:
              - o senador Romeu Tuma, que acompanhou e viveu a situação de violência da época e o trabalho do DOI/II Ex, já que, como delegado da Polícia Civil, era o elemento de ligação entre o Comando do II Exército e o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), órgão no qual estava lotado; e
            - os oficiais do Exército Brasileiro ocupantes, no momento de sua oitiva neste processo, das funções de Comandante do Exército Brasileiro, Comandante Militar do Sudeste, Chefe do Estado Maior do Sudeste e Chefe do Centro de Inteligência do Exército (CIE). Eles, hoje, são os substitutos legais dos chefes, que, na época do meu comando do DOI/II Ex, deram-me as ordens cumpridas por mim, rigorosamente.
           Tais militares, ainda que jovens naquela época - cadetes, aspirantes ou tenentes -, vivenciaram ou acompanharam a violência daquela quadra conturbada, em instruções, palestras e ouviram os testemunhos dos combatentes pró-democracia. "
            PML: O país precisa encarar seu passado e conhecer a verdade sobre tantas mortes não esclarecidas, tanta violência que permanece escondida até hoje.
            Sem isso, o país arrisca-se a repetir erros e tragédias que todos gostariam de esquecer — não fosse tão grande a dor guardada na memória.
            Concorda?
            Resposta: Não só concordo, como digo que nós, que vencemos a luta armada e combatemos a violência que só tendia a crescer, seríamos os mais beneficiados caso os arquivos fossem abertos e sem cortes. A verdade daí afloraria e as denúncias contra nós não teriam a menor consistência.
            CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, Cel Reformado."

quinta-feira, julho 10, 2008

AUTO_bira

- Quanto o Gilmar Mendes levou da bolada para liberar o habeas corpus? O cara mostrou-se indignado com a prisão desde a hora em que ela aconteceu, daí, ele próprio julga o recurso. Não há conflito de intersse nisso? Se alguém criticar a decisão do STF, pode pegar processo por desobediência civil, mas o juiz pode criticar a Polícia Federal? Suspeito... Muito suspeito.

AUTO_marcoaur

- Outro povo que lucra bastante são os grandes escritórios de advocacia. Não interessa se o sujeito vendeu até a mãe (do vizinho, patrimônio dele não é mexido), tem sempre um advogado pronto para santificá-lo em troca de muitos zeros.

amarildo

- Cada vez fica mais claro que autoridades só vão às tevês e jornais reclamar da impunidade quando um adversário se da cadeia. Quando é um parceiro, eles reclamam da truculência da polícia e da rigidez da Justiça.

willy

- Hoje é feriado em Brasília: Dia Nacional da Pizza. Estou tomando nojo desse prato.

quarta-feira, julho 09, 2008

AUTO_lute

O Heber me mandou o texto abaixo por e-mail. Não sei a veracidade, mas vocês podem conferir essa e muitas outras bombas no blog do Serrão:

"Se não for solto logo, Daniel Dantas ameaça vazar na imprensa contas secretas de senadores e deputados

Por Jorge Serrão

Exclusivo – O banqueiro Daniel Dantas acaba de telefonar prum senador da base aliada pra reclamar da "sacanagem que foi feita contra ele". Dantas ameaçou que, se não houver um relaxamento da sua prisão até hoje, vai "deixar vazar na imprensa" as contas secretas de vários senadores e deputados, com a intermediação do megainvestidor Naji Nahas, também preso. Dantas reclamou que toda a operação da Oi com a Brasil Telecom foi feita com ordens de cima, com toda anuência do Palácio do Planalto.
Brasília é um alvoroço tremendo. Dantas tem metade dos senadores nas mãos. Grande parte do Congresso também. Mas quem se apavora mesmo é o Palácio do Planalto. A sorte é que o chefão Lula, estrategicamente, está no Japão, na lorota do G-8. A base aliada também se assustou porque as informações privilegiadas pra operação Satiagraha, que investiga desdobramentos do escândalo do mensalão, vieram de autoridades norte-americanas. Mais precisamente do Federal Reserve. Tudo porque o Citicorp também estaria envolvido.
Outro escândalo prestes a estourar – como o Alerta Total já antecipou – é o vazamento de informações da Nova Bolsa (Bovespa BM&F), por uma falha de segurança no sistema de informática. As informações são "hackeadas" no sistema de dados antes de serem lançados no painel da Bolsa. As informações sigilosas e privilegiadas são segredos de corretoras. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já investiga o caso, em sigilo, com a Polícia Federal.
A Operação Satiagraha - que hoje prendeu ilustres como Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, o especulador Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta - começou há quatro anos com investigações sobre o Mensalão. A partir de documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal pra Procuradoria da República no Estado de São Paulo, foi aberto um processo na 2ª Vara Criminal Federal. Na apuração foram identificadas pessoas e empresas beneficiadas no esquema montado pelo empresário Marcos Valério pra intermediar e desviar recursos públicos.
O chamado esquema do mensalão envolvia o suposto pagamento de dinheiro a deputados da base aliada do desgoverno Lula da Silva, em troca de apoio no Congresso. As denúncias do esquema derrubaram figuras importantes do governo petista, como o então ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, que já teme que o caso respingue nele, por suas ligações com Dantas. Neste caso não sobraria só pro Zé, mas pra todo o desgoverno, cujos integrantes são unha e carne com Daniel.
Os federais apuraram então a existência de uma grande organização criminosa, que seria comandada pelo empresário Daniel Dantas, do grupo Opportunity, envolvida com a prática de diversos crimes. O grupo montava várias empresas de fachada. Em seguida, foi descoberta a existência de um segundo grupo formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro como forma de lavar o dinheiro obtido nos negócios. Este grupo era comandado pelo megainvestidor Naji Nahas. Além de fraudes no mercado de capitais, a organização atuaria no mercado paralelo de moedas estrangeiras."

segunda-feira, julho 07, 2008

AUTO_juniao

  • Ah, como eram bons os tempos em que o Duda Mendonça só aparecia nos jornais recebendo prêmios em Cannes... O homem das rinhas vai ter que indenizar os vizinhos de sua fazenda em Feira de Santana por ter usado o herbicida Plenun, o que causou danos em quatro plantações e matou passarinhos, codornas e galinhas. Só uma perguntinha: matar passarinhos não é crime ambiental sujeito a cadeia? Pelo visto as ligações com a alta roda continuam tirando o do Duda da reta.

 

  • O quê que eu tenho a ver com dona Maria da Penha? O que eu devo a essa senhora? Concordo que ela mereça uma reparação pecuniária pelos danos causados pelos tiros que recebeu do ex-marido colombiano, o que a deixou paraplégica e incapacitada para alguns serviços. Entendo  me solidarizo com ela por seus sofrimento, mas daí a vê-la sendo indenizada com dinheiro do erário vai uma distância muito grande. É indenização em cima de indenização e a coisa não para!

 

  • As estatísticas apontam uma diminuição de 27% de internações decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, com apenas 3 semanas de validade da lei seca. E ainda tem gente achando a lei ruim...

 

  • Uma tv neozelandesa meteu os pés pelas mãos e ao invés de transmitir um jogo de rúgbi, transmitiu um filme pornô, em pleno domingo à tarde. Eu nem ficaria chateado se acontecesse sso nas tvs brasileiras. Faustão, Gugu, futebol... Prefiro um pornozinho.

 

  • Botaram as raposas para tomarem conta do galinheiro, mais uma vez. Na quarta-feira o Senado deverá votar a Lei da Inelegibilidade, que proíbe a candidatura de condenados em primeira instância. Aposto dez contra um como não passará.

domingo, julho 06, 2008

glauco

  • Era de se esperar... Já chegou ao Supremo a primeira ação contra a Lei Seca. Quando o governo dá uma dentro, vem sempre alguém remando ao contrário. Paizinho...

 

  • As pesquisas dão Marta na frente, em São Paulo. O lado bom é que as mesmas pesquisas dizem que ela perde para Alckimin no segundo turno. Tá, Geraldinho Chuchu não é lá grande coisa, mas a Martaxa não coisa alguma. Aliás, já estão sendo levantados negócios escusos de Martaxa à frente do Ministério do Turismo. Lula, é claro, não sabi de nada.

 

  • Começou a sacanagem, estão liberadas as cmpanhas de rua. Haja saco. Já fui procurado por seis amigos candidatos a vereador e por um candidato a prefeito. Vou procurar ficar quietinho em casa até 5 de outubro.

 

  • Quando se morre, vira-se santo. A mãe de Daniel Duque, morto em boate no Rio, diz o que o filha "não era bad boy". Entendo a dor da mãr, repudio o assassinato, mas a folha policial do rapaz não era lá grande coisa, já tinha passagem por desordem em casa noturna. É o que sempre digo, teu modus vivendi determina tua causa mortis.

 

  • "Esses usineiros são uns fora da lei, diz o ministro xinxeiro, Carlos Minc. "Esses usineiros são heróis nacionais", diz Lula. Faz sentido. Os heróis de Lula são foras da lei.

 

quinta-feira, julho 03, 2008

AUTO_amorim

  • Ontem tive problema com o provedor Oi. Liguei para o SAC lá deles e fui atendido por um rapaz educado, prestativo, que me deu todas as informações necessárias, resolveu meu problema sem ter que transferir minha chamada para outro setor, não usou o gerúndio nenhuma vez... Não me agüentei. Perguntei ao rapaz se ele estava querendo ser demitido.

 

  • Deve ter doído em Lula ter que mandar uma mensagem parabenizando o Álvaro Uribe pela libertação dos reféns das FARC. Todo mundo querendo tirar uma casquinha, até mesmo o arquiinimigo de Uribe, Rafael Correa, presidente do Equador. Já Lula, que participou do encontro Às escondidas com os terroristas colombianos (tem muita gente falando disso há muito tempo na blogosfera), teve que contentar-se em mandar uma notinha lacônica em nome da diplomacia. Aliás, que operação surpreendente a dos militares de Uribe. Resgataram de uma tacada só 15 reféns, não dispararam um tiro e ainda prenderam dois terroristas. Digna de aplausos.

 

  • Ora, quem diria, tem uma ex-deputada Celcita Rosa Pinheiro da Silva (DEM, MT) em cana por conta da Operação Sanguessuga, e, ainda por cima, o STJ não lhe deu habeas corpus. Tudo bem que ela é só umazinha no meio de tantos ladrões, mas já é alguma coisa.

 

  • Como se diz aqui no interiorzão baiano, os mangado também veve. Com essa especulação todo por conta da falta de alimentos (perceberam que o papo só surgiu depois que países subdesenvolvidos como o Brasil se propuseram a substituir o petróleo por biocombustíveis?), os países pobres estõ prontos para assumirem a dianteira na produção de alimentos. O que, aliás, já passou da hora. A Rússia, que é um balaio de gatos tão grande quanto o Brasil (o balaio, não o país) já declarou que pretende ampiar sua produção agrícola em 50%. Lula, enfim deu uma dentro, e liberou R$ 78 bi (lógico que boa parte disso será desviada) para os produtores rurais. Está na hora de alguém dar uma chance à África, daí eu quero ver o mundo virar de ponta-cabeça de vez.

 

  • Filha de tubarão, piranha voraz é? O empresário Marco Antonio Audi disse na Comissão de Serviços da Infrastrutura que Valeska, filha do compadre de Lula, e o marido dela usam o nome de Lula para pressionar e defender seus interesses dentro do governo,mormente entre o segundo e o terceiro escaões do governo. Ela chama Lula de Dindo, e assim dá indiretas para os funcionários: "vou passar o fim de semana na casa do dindo", "vou conversar com o dindo a esse respeito"... E os borra-botas abrem as portas e as pernas pra moçoila. essa república de sindicalistas...

 

  • Eu não sabia que o xinxeiro Rafael Ilha era candidato a vereador... Lógico que pelo PTB, que outro partido seria?

 

  • Reinhold Spephanes diz que o preço do feijão cairá em 180 dias. Enquanto isso, macacada, coma lentilha por seis meses.

terça-feira, julho 01, 2008

Tem conto novo e fresquinho no Canto. Aliás, têm dois meus e mais alguns do Petê e do David. Aliás, esses caras estão cada vez melhores.