Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, março 23, 2009



Quem escreve na internet, volta e meia é copiado. Há quem goste de ser plagiado, sente nisso uma pontinha de orgulho. Confesso que não costumo muito me incomodar quando isso acontece.
Normalmente, quem copia o faz por incompetência de fazer igual, por inveja de não ter sido o autor ou por admiração. Confesso que copio várias vezes, mas em todas elas eu cito o autor e a fonte. Basta ver as charges que quase sempre ilustram meus posts. Neles sempre está o nome do desenhista e o link para o Charge On Line, de onde normalmente os retiro.
Hoje, porém, tomei conhecimento de que fui completamente copiado por uma bacharela em Letras, da USP, revisora e olaboradora de "várias revistas", como ela diz em seu blog, sem especificar quais são, o que também não vem ao caso.
Abaixo, transcrevo o e-mail que enviei para os administradores do portal no qual ela tem uma página e onde postou meu trabalho como sendo de sua autoria:

Senhores, por meio do Extreme Tracking do meu blog (www.simpatiaeesculacho.blogspot.com) percebi que um de meus textos está sendo muito procurado por meio de sistemas de pesquisa. Curioso, copiei um período do dito texto - um artigo sobre o novo acordo ortográfico (http://simpatiaeesculacho.blogspot.com/search?q=acordo+ortogr%C3%A1fico) - e pesquisei no Google.
Para minha surpresa e indignação, encontrei o mesmo texto, com os links das minhas pesquisas e tudo o mais, menos meu nome ou qualquer referência ao meu blog, na página da senhora Ana César (http://stoa.usp.br/anacesar/weblog/40206.html).Sendo a dita senhora uma Bacharela em Letras, da USP, e participante ativa deste portal acadêmico, além de em várias outras revistas, é lamentável que tenha usado do expediente de copiar na íntegra material de minha autoria e propriedade intelectual sem meu consentimento e sem fazer qualquer alusão à origem do mesmo.
Maior espanto tive ao perceber que sua postagem deu-se no mesmo dia em que escrevi em meu blog, o que pode até causar confusões em relação à autoria que poderia ser comprovada, apenas, com a comprovação da hora de postagem, o que não consta da postagem da senhora professora.Adianto, ainda, que além de em meu blog pessoal, o dito artigo foi publicado ainda nas minhas páginas pessoais nos sites linkados abaixo:
Lamento que na página da senhora Ana César não exista um e-mail para comunicar-me com ela, por isso uso do expediente de me comunicar com os senhores, administradores do portal, do qual não posso fazer parte. Espero que os senhores tomem as devidas e certeiras medidas ou terei de recorrer aos meios legais para que esta senhora se retrate de seu lamentável e reprovável erro.
Exijo que:
1. Meu texto seja imediatamente retirado da página da senhora Ana César;
2. Ela peça desculpas, na mesma página, pelo deslize de usar texto de outrem sem a devida autorização e sem o crédito necessário, referindo-se diretamente a mim.
Como autor de dois livros e com dois outros em produção, asseguro que não tenho qualquer interesse de plagiar quem quer que seja, transferindo à senhora Ana César a culpa de cópias indevidas de texto meu. Algo inaceitável quando praticado por qualquer indivíduo e completamente reprovável quando feito por uma acadêmica de tão polida reputação entre seus pares, intelectuais e os demais quadros uspianos ou de quantas outras universidades e publicações.
Aguardo suas providências imediatas e as escusas de tão digna professora.
Saudações indignadas.
Enviarei para todos meus contatos e-mail também contando esse caso. Por gente que se diz produtora cultural, confesso que não tenho qualquer orgulho de ser copiado. Esse tipo de gente se mostra mais incompetente do que as pessoas comuns que admitem que são incapazes de compor textos mais elaborados.
Up-date: Depois de uma enorme troca de e-mails, pedidos de desculpas por parte da professora (parcialmente aceitos) e insistência dela em manter o postado (depois de me dar o crédito, mas não linkar a fonte), não arredei pé e insisti pela retirada do post dela. O que, enfim, foi feito. Entre mortos e feridos, apenas a postura acadêmica dela saiu arranhada.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Nenhum comentário: