Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, março 03, 2009

Trasnferência


Recebi o texto abaixo de um coronel reformado do Exército com quem tenho antigas e perfeitas relações. Não citarei seu nome aqui porque não tenho sua autoriação e para não expô-lo.
Vejo que as Forças Armadas estão começando a se encher com apecha de que são culpados por qualquer coisa de ruim que aconteceu ou acontece no Brasil. Há algum tempo a culpa de tudo era do Exército e da Rede Globo, hoje a Globo é a heroína da história e está cedendo sua vez para a Veja e a Folha. O velho escapismo de quem não assume suas responsabilidades e transfere para outrem as reponsabilidades que lhe cabem.
O general se refere justamente à transferência que más autoridades fazem de seus problemas, delegando à União e, por tabela, às Forças Armadas, o combate dos crimes que cabe às suas polícias.
Os estados contam com duas polícias: a Militar, responsável pelo policiamento preventivo, e a Civil, reponsável pelas investigações e perícias. Ambas, via de regra, são mal aparelhadas, mal treinadas e mal vistas por sua operância capenga. A União conta com a Polícia Federal, esta, sim, deveria fazer o patrulhamento das fronteiras, mas também é mal equipada e treinada e conta com menos quadros do que deveria. Aliás, muito menos quadros. Daí a transferência de suas obrigações para as Forças Armadas e elas que fiquem com o ônus das operações enquanto os governadores e o presidente ficarão com os eventuais bônus, já que as Forças Armadas não subirão em palanques e nem aparecerão nos jornais televisivos para espalharem os louros que colherem.

Leiam e opinem:




O Almirante disse:(O autor é o Almirante de Esquadra Lourenço - Ministro do STM).

Caros amigos,Permitam um comentário sério nesta web que nós tanto nos divertimos.Estou, realmente, cansado de tanto ouvir besteiras acerca do emprego das FFAA em Segurança.Estou anexando uma página de um artigo, publicado em 1999, da revista "Strategy & Tatics" cujo título é "War and the military Revolution in the 21st Century". Marquei a página naquilo que mais interessa!Vejam que pra patrulhar a fronteira americana das drogas (México) são necessários: 96 batalhões de infantaria, 53 companhias de helicópteros (mais ou menos 150 aeronaves), 210 navios de patrulha e 110 aviões de busca!Os Governadores adoram esse papo vazio... e estão sempre empurrando a missão pras FFAA, porque tira das costas deles a responsabilidade pelo que acontece em seus Estados e esconde, com muito oportunismo, o fato de não terem liderança sobre as suas polícias.Enfim, o assunto é extenso e não vou me alongar, mas sempre que disserem a vocês que as FFAA devem vigiar o crime nas fronteiras (terrestres, marítimas e aéreas) perguntem ao fulano se ele tem idéia do que é necessário.A resposta mostrará se ele é um demagogo, um oportunista, ou somente um idiota.Quando eu era Chefe do EM de Defesa estive com o Min da Defesa em MT e o Governador reclamava da vigilância nas fronteiras eargumentava: "só em Cáceres já existem mais de 400 pontos de venda de drogas". E falava como que indignado! Mas era incapaz de mandar a polícia dele fechar, pelo menos, uns 200 pontos! Já melhorava, não é?Ah, mas dessa decisão ocorreriam mortes, tiroteios, prisões, ações na Justiça, inquéritos, direitos humanos, enfim, dor de cabeça desnecessária.É melhor que a culpa seja da fronteira!
Caso queiram, enviem esse e-mail pros seus amigos, em especial pros que estão nas FFAA.Vamos deixar de ser bucha de canhão (se algo der errado, a culpa será nossa).
O que devemos declarar a todos é: As FFAA estão cansadas de cobrir incompetências Municipais, Estaduais e Federais.




©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Nenhum comentário: