Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, março 30, 2009

Segundinha

Duke, O Tempo, MG
  • Esta é a Yoani, blogueira cubana de muita coragem, inteligência e que conta com minha admiração e de muita gente mundo a fora. Aqui você pode votar nela. É rápido, grátis e indolor. The Times pode ajudar, se esta moça ganhar, a dar voz ao cidadão cubano que não pode manifestar-se livremente.
  • Aí vem um bombeiro apagar as cinzas - já são cinzas, sacaram? - e diz que o lance dos "olhos azuis" foi uma retórica do Lula. Ah, bom! Se é retórica, então não é discriminação, racismo, idiotice e nem falta de educação para com o primeiro-ministro de um país europeu. Tá desculpado, Marolinha. Melhor seria ter ficado calado, como sempre fazem quando o chefe lá deles fala besteira.

  • Até entendo alguns esforços do governo federal em dar uma alavancada na economia. Podem até ser louváveis as intenções. Com a prorrogação de isenção do IPI, se o comércio de automóveis zero se aquecer, aonde vamos colocar tantos carros? Já passou da hora de se investir em outros tipos de meios de transporte de massa. Num país desse tamanho, com tantas mortes nas estradas, não seria de bom tamanho ressuscitar as ferrovias, aumentar a malha ferroviária, criar hidrovias (só em ouvir falar em hidrovias os ecoxiitas ficam com coceira generalizada)? Haveria um enorme mercado novo criado, milhares de milhares de empregos, geração de renda, escoamento mais fácil da produção de fronteiras agrícolas mais distantes e criação de novas... Enfim, o país daria uma alavancada não só na indústria automobilística, mas em toda a economia. Cadê as PPP? Com certeza, grupos europeus investiriam de bom grado nesse filão. Um dia teremos um governo sem rabo preso com as indústrias estabelecidas e com projetos de longo prazo. Um dia...

  • No Brasil ministro compra tapioca com cartão corporativo; na Inglaterra, ministra aluga filme pornô para o marido com dinheiro público. Viu? Político é sem vergonha em qualquer país do mundo.

  • Será que vai ser sempre assim? É preciso uma desgraça ou ameaça de, para que o povaréu comece a entender que tem algo errado? 54,5% dos entrevistados numa pesquisa da CNT/Sensus acreditam que a situação do emprego piorou no Brasil. Essa pedra está sendo cantada há, pelo menos, três meses, mas neguinho continua acreditando nas palavras do Marolinha do que nas manchetes dos jornais. Ih! Esqueci que brasileiro não lê jornal e boa parte dos que lêem não consegue entender o que foi lido, muito menos analisar as notícias. Em terra de analfabetos, quem tem faixa presidencial é rei.

  • O Banco Central diz que as ações do governo (projeto moradia, isenção de IPI - inclusive para a construção - e coisas tais), além da queda da inflação, ajudarão o PIB a crescer. Oxalá Meireles e sua gang estajam certos.

  • Me recuso a comentar isso. Coitadinhos..

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, março 29, 2009

Dominguim

Lane, A Charge On Line
  • Alguém já tem o que agradecer ao presidente marolinha pelo pacote-moradia, os donos de lojas de material de construção. Os preços já apresentam aumento. Não vai aqui nenhuma crítica, é a velha lei da oferta e da procura. Os propósitos do pacote eram dois: dar uma injeção na economia em tempos de crise e alavancar a popularidade de Dilma, que ainda não apresentou alta, mas vai apresentar. O primeiro propósito já começou a ser cumprido, só depende agora da burocracia da CEF e da vontade real do governo diminuir o déficit de moradias; o segundo vai depender do sucesso do programa e dos acordos que Zé Dirceu vai fechar por baixo dos panos. Lógico, alguns desses acordos serão à luz do dia, mas os inconfe$$áveis... Esses ficam na surdina dos encontros sub-reptícios.

  • Marolinha e seus cúmplices vivem reclamando da pirotecnia das ações da Polícia Federal, já eu sou plenamente a favor dela. Se, mesmo fazendo barulho, chamando as tevês e os jornais para participarem de suas ações, a PF vê todos seus esforços jogados na lama por juízes venais, legislação pífia, autoridades comprometidas em esconder os crimes, gente graúda com pauzinhos para mexer em todos os setores, imagina se a PF não fizesse esse jogo de cena todo. Jamais eu, tu e o rabo do tatu ficaríamos sabendo de zilhões de falcatruas que acontecem em Pindorama. Durante a semana falou-se um bocado sobre os 94 anos de prisão da dona da Daslu e mais um bocado sobre as investigações sobre o patrocínio ilegal da Camargo Correa a políticos de todos os matizes. Pois bem, já não tem mais ninguém em cana e as acusações, no caso da empreiteira, já começam a voltar para a PF, como se ela fosse responsável por uma prática secular na política brasileira: empreiteiras e lobistas comprarem o silêncio e os votos de políticos em campanhas políticas. Os governistas se gabam de que nunca a Polícia Federal prendeu tantos corruptos, mas esquecem de contabilizar que nunca tantos corruptos foram inocentados das acusações que sofreram ou tantas denúncias foram engavetadas em instâncias superiores.

  • Para fechar esta edição ordinária, a última do marolinha, genial: "Época de crise não é para trabalhador pedir aumento". Pela lógica do sujeito, os brancos de olhos azuis provocam a crise, mas os pardos de olhos marrons têm que pagar a conta com seu silêncio e postura de vaquinhas de presépio. O lado bom é perceber que o sindicalista-mor desse país já não existe mais.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected



quinta-feira, março 26, 2009

Não resisti e peguei do Duh, do Pagos Pra Vadiar:

Lula visita a rainha da Inglaterra e lhe faz uma pergunta:
- Majestade, como consegue escolher ministros tão maravilhosos?
Sua majestade responde:
- Eu apenas faço uma pergunta inteligente. Se a pessoa souber responder, ela é capacitada a ser ministro.
Vou lhe dar um exemplo. A rainha manda chamar Tony Blair e pergunta:
- Mr. Blair, seu pai e sua mãe têm um bebê. Ele não é seu irmão nem sua irmã. Quem é ele?
Tony Blair responde
- Majestade, esse bebê sou eu.
Ela vira pra Lula:
- Viu só? Mereceu ser ministro.
Lula, maravilhado, volta ao Brasil. Chama a ministra Dilma Roussef e lasca a pergunta:
- Companheira Dilma, seu pai e sua mãe têm um bebê. Ele não é seu irmão nem sua irmã. Quem ele é?
A ministra responde:
- Senhor Presidente, vou consultar nossos assessores e a base aliada e lhe trago a resposta, assim que possível.
E, ela sai a procura da resposta. Ninguém sabe.
Aconselham perguntar ao ex-presidente FHC, que julgam ser muito inteligente.
Dilma liga pra FHC:
- Sr. Fernando Henrique, aqui é a Dilma Roussef. Tenho uma pergunta para o senhor: se seu pai e sua mãe têm um bebê e esse bebê não é seu irmão nem sua irmã, quem é esse bebê?
O ex-presidente responde imediatamente:
- Ora senhora ministra, é lógico que esse bebê sou eu!
A ministra agradece e vai correndo levar a resposta ao Lula:
- Sr. Presidente, se meu pai e minha mãe têm um bebê e esse bebê não é meu irmão nem minha irmã, é lógico que ele só pode ser o Fernando Henrique Cardoso…
Lula dá seu sorrisinho sabido e diz:
- Te peguei, companheira Dilma. Sua resposta está completamente errada… o bebê é o Tony Blair!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quarta-feira, março 25, 2009

Rebu

Já que o papo de ontem rendeu, vamos a alguns esclarecimentos e outros nem tanto, mas que servirão apenas para colocar mais lenha na fogueira, porém, com a responsabilidade da melhor informação que eu puder dar.

Vamos por partes:

1. A professora copiou meu artigo do Overmundo, isso a fez se sentir tanquila e amparada pela tal License Creative Commons, uma vez a CC, que veio parar no Brasil por conta da ingerência de alguns interessados “promotores de cultura” brasileiros em conluio com a matriz estadunidense junto ao Ministério da Cultura comandado pelo mau informado ou ingênuo Gilberto Gil.

Colocaram na cabeça de Gil que a Creative Commons era uma coisa moderna e democrática, quando na verdade é uma ferramenta que permite a qualquer um copiar qualquer coisa de qualquer um. A CC é aceita pela legislação estadunidense, mas choca-se frontalmente com as leis brasileiras que defendem a propriedade intelectual. Não é, portanto, porque o Overmundo está sendo administrado dentro da política da CC que os autores têm que aceitar a pirataria gratuita.

Depois falo mais nisso, voltemos ao caso da professora.

Qualquer acadêmico, de qualquer academia e, ainda por cima, alguém de uma das maiores universidades brasileiras e com um tremendo currículo de produção intelectual, tem a obrigação de saber que quando usa qualquer obra tem a obrigação de citar autor e fonte. É inadmissível que a dita professora consiga cometer esse deslize. O irônico é que em textos de autores conhecidos ela cita seus nomes, mas não no meu, um Zé Mané qualquer.

Pior, no blog dela, logo abaixo do título do artigo, estava escrito “Escrito por... (o nome dela)”. Ora, pois, ela não escreveu, copiou. Depois da nossa discussão de ontem, curiosamente, seus posts começam com “Postado por... (o nome dela)”. Com Creative Commons ou sem, isso é inadmissível! Por isso mandei o e-mail para a administração do site Stoa, de acadêmicos da USP, exigindo a retirada do post.

Por diversas vezes, leitores pediram para usar algo que eu escrevi e em momento algum me recusei a permitir. O próprio post sobre o acordo ortográfico foi solicitado por professores nos comentários e por amigos pessoalmente e a autorização foi dada, desde que citado o autor. A nobilíssima professora não solicitou, copiou e não se referiu a mim em qualquer momento.

Já à noite, trocamos e-mails nos quais ela insistia em manter e colocaria meu nome e a fonte, mas me recusei e exigi que apagasse, o que ela fez. Recebi conselhos para processá-la, mas já estava satisfeito com a retirada do post e dado por encerrado o problema. Mas eis que aparecem dois cavalheiros para defenderem a professora;

2. O senhor Luiz Armesto vem, indubitavelmente em nome do Overmundo. Pois permitam-me falar um pouco sobre este site.
É uma idéia muito boa que terminou se transformando num quintal de petistas que recebem pro-labore pago pela Petrobrás – ou seja, dinheiro público – para administrar com mão de ferro (um deles, em discussão com os colaboradores, afirmou literalmente “este site não é uma democracia”, deixando a entender que era um feudo deles).

Aliás, a professora tem um perfil no site, sob pseudônimo, desde 8 de junho de 2007 e não tem sequer um trabalho postado. Me pergunto, por que alguém tem uma página num site literário se não tem interesse em publicar? Eu, que entrei em 22 de março de 2008 tenho 94 colaborações publicadas. Só para terem uma idéia.

Para quem tiver paciência e quer ter uma idéia do que se passa no Overmundo, vão três links para algumas discussões sérias que rolaram por lá (muitos dos comentários foram apagados pelos filhotes de déspotas): aqui, aqui e aqui.

Foram muitas as discussões sobre o Creative Commons e muita gente abandonou o site por se sentir lesado ou ofendido. Publicações são sumariamente excluídas pelos administradores (ditadura!), colaboradores são expulsos sem direito a defesa (ditadura!) e downloads das publicações são feitos a torto e a direito sem que o autor possa ter conhecimento de quem acessou e com que propósito copiou (transparência zero). Ainda mais, se o autor quiser excluir seus escritos seja por que motivo for (não concorda mais com o que escreveu, deseja aprimorar o conteúdo ou a forma, pretende usar o escrito em outro meio...) não pode fazê-lo. Para isso tem que solicitar aos administradores que o façam e esperar que eles concordem em fazê-lo. Ou seja, o site passa a usar e abusar do seu escrito como lhe convier sem consultar o autor. Isso é Creative Commons e inconstitucional, segundo a legislação brasileira.

O senhor Luiz Armesto, antes de me dar conselhos, deveria pesquisar sobre a minha participação no Overmundo e as polêmicas levantadas pela ditadura imposta e seus desdobramentos. Só uma curiosidadezinha: o senhor Luiz Armesto defende o site, mas não tem perfil por lá, o que significa que é um laranja de alguém.

Já o senhor Ewout ter Haar é uspiano e amigo da professora na sua rede social do Stoa. Muito justo aparecer aqui para defender a amiga, mesmo depois dos administradores do Stoa terem se solidarizado comigo, me mandado um e-mail confirmando o alerta dado à professora para que ela corrigisse a falha. Numa coisa, porém, o senhor Ewout tem razão e o agradeço por isso. Havia um selo do Creative Commons nesse blog, colocado pela minha mulher e já devidamente retirado. Aqui é Copyright e ponto final. Quem quiser usar algo, é só pedir, pegar na mão grande, nem pensar.

No mais, desculpem a extensão do post e muitíssimo obrigado a todos que se solidarizaram comigo por comentários ou por e-mail.






©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

segunda-feira, março 23, 2009



Quem escreve na internet, volta e meia é copiado. Há quem goste de ser plagiado, sente nisso uma pontinha de orgulho. Confesso que não costumo muito me incomodar quando isso acontece.
Normalmente, quem copia o faz por incompetência de fazer igual, por inveja de não ter sido o autor ou por admiração. Confesso que copio várias vezes, mas em todas elas eu cito o autor e a fonte. Basta ver as charges que quase sempre ilustram meus posts. Neles sempre está o nome do desenhista e o link para o Charge On Line, de onde normalmente os retiro.
Hoje, porém, tomei conhecimento de que fui completamente copiado por uma bacharela em Letras, da USP, revisora e olaboradora de "várias revistas", como ela diz em seu blog, sem especificar quais são, o que também não vem ao caso.
Abaixo, transcrevo o e-mail que enviei para os administradores do portal no qual ela tem uma página e onde postou meu trabalho como sendo de sua autoria:

Senhores, por meio do Extreme Tracking do meu blog (www.simpatiaeesculacho.blogspot.com) percebi que um de meus textos está sendo muito procurado por meio de sistemas de pesquisa. Curioso, copiei um período do dito texto - um artigo sobre o novo acordo ortográfico (http://simpatiaeesculacho.blogspot.com/search?q=acordo+ortogr%C3%A1fico) - e pesquisei no Google.
Para minha surpresa e indignação, encontrei o mesmo texto, com os links das minhas pesquisas e tudo o mais, menos meu nome ou qualquer referência ao meu blog, na página da senhora Ana César (http://stoa.usp.br/anacesar/weblog/40206.html).Sendo a dita senhora uma Bacharela em Letras, da USP, e participante ativa deste portal acadêmico, além de em várias outras revistas, é lamentável que tenha usado do expediente de copiar na íntegra material de minha autoria e propriedade intelectual sem meu consentimento e sem fazer qualquer alusão à origem do mesmo.
Maior espanto tive ao perceber que sua postagem deu-se no mesmo dia em que escrevi em meu blog, o que pode até causar confusões em relação à autoria que poderia ser comprovada, apenas, com a comprovação da hora de postagem, o que não consta da postagem da senhora professora.Adianto, ainda, que além de em meu blog pessoal, o dito artigo foi publicado ainda nas minhas páginas pessoais nos sites linkados abaixo:
Lamento que na página da senhora Ana César não exista um e-mail para comunicar-me com ela, por isso uso do expediente de me comunicar com os senhores, administradores do portal, do qual não posso fazer parte. Espero que os senhores tomem as devidas e certeiras medidas ou terei de recorrer aos meios legais para que esta senhora se retrate de seu lamentável e reprovável erro.
Exijo que:
1. Meu texto seja imediatamente retirado da página da senhora Ana César;
2. Ela peça desculpas, na mesma página, pelo deslize de usar texto de outrem sem a devida autorização e sem o crédito necessário, referindo-se diretamente a mim.
Como autor de dois livros e com dois outros em produção, asseguro que não tenho qualquer interesse de plagiar quem quer que seja, transferindo à senhora Ana César a culpa de cópias indevidas de texto meu. Algo inaceitável quando praticado por qualquer indivíduo e completamente reprovável quando feito por uma acadêmica de tão polida reputação entre seus pares, intelectuais e os demais quadros uspianos ou de quantas outras universidades e publicações.
Aguardo suas providências imediatas e as escusas de tão digna professora.
Saudações indignadas.
Enviarei para todos meus contatos e-mail também contando esse caso. Por gente que se diz produtora cultural, confesso que não tenho qualquer orgulho de ser copiado. Esse tipo de gente se mostra mais incompetente do que as pessoas comuns que admitem que são incapazes de compor textos mais elaborados.
Up-date: Depois de uma enorme troca de e-mails, pedidos de desculpas por parte da professora (parcialmente aceitos) e insistência dela em manter o postado (depois de me dar o crédito, mas não linkar a fonte), não arredei pé e insisti pela retirada do post dela. O que, enfim, foi feito. Entre mortos e feridos, apenas a postura acadêmica dela saiu arranhada.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, março 22, 2009

Lane, A Charge On Line

  • Dona Dilma, a terrorista é quase um gênio da análise política. Sozinha ela chegou à conclusão que a crise financeira abalou a popularidade do presidente Luís Inácio Marolinha da Silva. Depois da pesquisa Datafolha que anuncia - até que enfim - a queda de 9 pontos percentuais na popularidade do beócio-mor, imagino como seu ego arranhado deve estar reagindo. Mais medidas populistas devem vir por aí, afinal de contas, além do próprio ego marolista, ainda tem a candidatura da terrorista para alavancar.

  • E o Supremo deu mais da metade do estado de Roraima para alguns poucois milhares de índios. Permitiram a criação de uma nação dentro do Brasil. Antes que alguém jogue pedras, quero deixar claro que aprovo a criação de reserva indígena e do reconhecimento do direito dos silvícolas a terras, mas não há necessidade de que a extensão dessas terras seja tão grande. A densidade demográfica da reserva criada é menor que a do deserto do Saara, sem falar que são falsos cidadãos, já que são iniputáveis e não precisam obedecer às mesmas leis que o cidadão comum. Muita coisa pode ser dita contra e a favor da criação desta nação, e não aspiro a elevação de meu pensamento ao patamar das verdades absolutas, apenas exponho minha opinião. Essas políticas aformativas, às vezes, vão longe demais para meu gosto.

  • O Senado já votou alguma matéria importante nesses três primeiros meses de 2009? Não. Mas já consumiu mais de R$ 400 milhões, algo em torno de R$ 5 milhões/dia. É mole ou quer molho? Não me venha Sarney com o papo de sanear a casa e nem os digníssimos parlamentares defender suas mordomias, não engulo nenhuma das duas. Cada senador tem direito a uma média de 100 funcionários. Como são 81 sanguessugas, forma-se um exército de 8100 sanguessuguinhas para aumentarem nossa anemia financeira. País é assim mesmo, dinheiro pode ser jogado no ralo sem trauma.

  • Gostei da posição do Brasil no Fórum Mundial da Água. Se do ponto de vista humanístico pode ser reprovável o não reconhecimento do acesso à água como um direito humano básico, como política de soberania nacional, é louvável. Não podemos dar a mínima margem para que outros países venham apitar no uso de nossos recursos naturais. Se a Europa já destruiu suas florestas, assim como os Estados Unidos, e todo o mundo usa os rios e oceanos como lixeira, problema desles. Se fizermos o mesmo, problema nosso, ninguém tem que nos pentelhar.


©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quarta-feira, março 18, 2009

Ique, Jornal do Brasil, RJ
  • Quem se opõe ao governo atual é taxado de torcer pelo pior. Tá bom, que eu seja este. Mas fica difícil acreditar no Carlos Lupi, ministro do trabalho, que diz esperar a recuperação de 100 mil empregos formais em março. Ele espera que isso ocorra só com a diminuição do IPI dos automóveis? Tá, os caras estão sendo coerentes e falando a mesma língua. Lula, Mantega e a terrorista já disseram que o PIB voltará a crescer ainda no primeiro trimestre, mas discursos bastam? O presidente marolinha (adorei isso quando li), negou o quanto pôde a existência de uma crise. Agora vem como a conversa mansa de que é uma crisezinha à toa. Queria vê-lo falar isso olhando na cara dos duzentos e tantos mil desempregados do último mese.

  • Para calar a boca do povaréu, antes que este acorde e perceba que Marolinha está mentindo para ele, já se estuda o "bolsa gás". Lá se vai mais grana de quem trabalha para os bolsos dos indolentes profissionais, mesmo que eles usem lenha nos cafundós de algum sertão. Estão comprando votos para Dilma na cara da Justiça que, realmente, é cega quando lhe convém.

  • Dinheiro também, desde os tempos do império, para os usineiros. O BNDES jogou R$ 1.000.000.000,00 nas burras de usinas que agora são multadas por condições "inadequadas" de trabalho de seus operários. Só uma coisinha, pequeno palhaço pagador de impostos, o BNDES não tem dinheiro, essa grana é a nossa que poderia ser empregada de maneira mais honesta e proveitosa para a geração de empregos, educação, saúde e não apenas para engordar ainda mais a conta bancária de viciados em benesses públicas de pai pra filho desde D. João VI.

  • Tá bom, Sarney, vai limpar e sanear o Senado... Se... Que tal começar pelo suicídio?

©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, março 15, 2009

Cordel

Não sou muito de falar por aqui dos assuntos da moda, mas como recebi esse cordel por e-mail e hoje é domingo, pede cachimbo, e eu gosto de cordel e o Miguelzim de Princesa se mostrou divertido e como já escrevi demais hoje e como eu tô meio de saco cheio pra falar de política nacional e como agora estou sem fazer nada... Enfim, por um monte de motivos, tome lá:

A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA
Miguezim de Princesa

I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

III
Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.

IV
Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.

V
O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.

VI
Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.

VII
É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.

VIII
Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos

IX
Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.

X
E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.


₢Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sexta-feira, março 13, 2009

Sexta de bruxas

Sinovaldo, Jornal NH, RS

  • Até que enfim a dita oposição resolveu mostrar alguma coisa, embora tímida, para o povão. A propaganda dos Democratas, escrachando com a "marolinha" do beócio-mor é, pelo menos, uma demonstração de que existem 16% de brasileiros ainda com algum senso crítico.

  • O Copom parece que entendeu o recado que o primeiro mundo está mandando, antes da equipe econômica do governo. Baixar os juros em mais de 1%, algo impensável há dois meses, pode ser um incentivo para os industriais, embora não deva trazer algum resultado bom imediatamente. As demissões continuam e já chegaram ao comércio. Tomara que ainda dê tempo.

  • Na fábrica francesa da Sony os funcionários detiveram o presidente para exigirem melhores termos de dispensa, quando a fábrica fechar em abril. Já que o desemprego vem mesmo, pelo menos que venha com alguma recompensa financeira. A economia francesa vem, há décadas, exagerando nos benefícios sociais. Ainda com Miterrand, inventaram a semana de 36 horas, o que onerou assustadoramente a previdência social. Assim como no Brasil, muita gente mamando, além daqueles que têm direito a benefícios, e, cada vez mais, menos gente contribuindo. É lógico que uma hora o barco faz água. Nessa hora de crise mundial e previdência deficitária, os trabalhadores em vias de demissão fazem justiça com as próprias mãos. Se os sindicatos brasileiros não fossem todos petistas - com exceção de alguns patronais -, o exemplo que a França manda poderia ser um perigo.

  • Ignacio La Russa, ministro da defesa italiano, ainda não se conformou com a decisão de Tarso Genro de dar asilo político ao terrorista Battisti. La Russa disse que a argumentação (desesperada) de Tarso Genro em defender sua posição é "agressiva e caluniosa". Tarso, em audiência pública no Senado, voltou a defender sua decisão e, por tabela, o bandido. O sindicato do crime também é unido na República dos Sindicatos.

  • Acabaram com os jetons dos parlamentares há alguns anos, mas, pelo visto, não fez qualquer falta. Os caras inventam de tudo para nos roubar (receber sem trabalhar, pra mim é roubo). São tantos benefícios, além de 13º, 14º e 15º salários, auxílio-moradia, auxílio-paletó e mais uma porrada de auxílios. Para piorar, faem escola entre os funcionários. Um dos bandidos, aquele mequetrefe que se demitiu na semana passada depois de ser pego com a mão na mansão não declarada (vai devolver? Vai ser investigado? Vai ressarcir o que não declarou? Porra nenhuma!), saiu aplaudido pelos cúmplices, ou melhor, colegas de trabalho. Agora vem o escândalo das horas-extras. Quantas outras falcatruas os marginais de segundo-escalão aprontam e a gente jamais fica sabendo?

  • Deixa eu voltar pro meu romance, o livro. Tô gostando da brincadeira.
©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, março 10, 2009

Casei


Agora é oficial.

Definitivamente formada a parceria de fato e de direito entra Simpatia e Esculacho e Compulsão Diária, com os filhos CD Lado B, Letras de Dois e Contos de Um. Uma família que já nasce grande.

A propósito, a foto de nossas alianças foi feita sobre a capa do Aurélio.







©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sábado, março 07, 2009

É sempre assim, quando a gente tem que escrever sobre um tema pré-determinado fica na dúvida sobre que enfoque dar para evitar que caia no lugar comum e, no final das contas, aparecem vários posts com, praticamente, o mesmo texto.

Com a proposta da Esther de se falar sobre inclusão social numa blogagem coletiva, a dúvida persistiu até agora, poucas horas antes da meia noite, mas eis que vem a luz. Já que hoje é dia internacional da mulher, por que não falar de ambas as coisas? Afinal de contas, por séculos seculorum a posição social da mulher foi de pura subserviência.

É mais que conhecida a história que deu origem à data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher, a tragédia numa indústria têxtil em Nova Iorque e tudo o mais. As mulheres já estavam no mercado de trabalho, muitas já eram arrimos de família, mas tinham condições laborais inferiores às dos homens – alguém já viu isso em algum lugar? – e foi num protesto contra essa desigualdade que mais de cem delas foram mortas num incêndio. Oficialmente, jamais foi provado o dolo, mas, pelo relatos da época, não resta dúvida que as mulheres assassinadas foram trancafiadas no interior da fábrica incendiada sabe-se lá por quem.

Hoje, nos tempos politicamente corretos, discute-se a inclusão dos pobres aumentando-lhes o poder de compra; dos negros, dando-lhes cotas para o ensino superior e instituindo-se várias ditas “políticas afirmativas”; das minorias étnicas, dando-lhes reconhecimento legal e tome-lhe cotas e coisas que tais. A mulher, urbana e rural, já incluída na sociedade, perdeu a condição de minoria (são maioria na população, nas universidades, no eleitorado e em algumas profissões), mas ainda não são reconhecidas como tão capazes e eficientes (quando não são mais) que os homens.

A queima de sutiãs em praça pública (na verdade, no primeiro protesto das feministas contra a condição de mulher-objeto não houve queima de sutiãs, a prefeitura de Atlantic City não permitiu o uso de fogo), foi um protesto simbólico que teve desdobramentos que se prolongam à sociedade atual. As próprias feministas tomaram caminhos diferentes. Atualmente já não pedem mais igualdade com os homens (graças a Deus!), mas respeito. Querem e merecem ser respeitadas tanto pelos homens quanto pelas mulheres conservadoras que, por medo ou comodismo, não lutam por esse reconhecimento. Empresas já não ousam discriminar abertamente por conta do sexo, afinal isso dá processos judiciais milionários, mas não é raro encontrar mulheres tendo salários menores que seus pares masculinos que exercem as mesmas funções.

Por outro lado, porém, torna-se cada vez mais comum encontrar mulheres como CEO de grandes companhias. Lógico, assim como no movimento dos sem terra ou na briga entre arrozeiros e índios em Roraima, tem gente que se aproveita para levar vantagens pessoais no meio de uma pendenga coletiva. Uma grande apresentadora de tevê, por exemplo, diz que quer um homem que permita que “o que é dele seja nosso, mas o que é meu, é meu”. Uma das vertentes do novo feminismo – como algumas lideranças negras – já não querem mais a igualdade, mas, em nome do maldito “resgate histórico”, querem vantagens, superioridade reconhecida por lei, indenizações pelos anos de inferiorização imposta... A continuarmos nessa política de indenizações absurdas inaugurada no atual governo petista, brevemente cada mulher terá direito a uma pensão vitalícia por terem suas avós proibidas de votar.

A inclusão social, seja de negros, índios, deficientes físicos, mulheres, transexuais, seja lá que minoria for, merece acontecer pela simples condição de serem todos humanos, mas a ascensão deve respeitar o mérito, a capacidade do indivíduo e não os decretos que seus padrinhos eventuais têm o poder de outorgar.



©Marcos Pontes


MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Sábado corridinho

  • O tempo anda curto para escrever aqui e visitar os blogs amigos e vai ficar ainda mais curto. Criei coragem e comecei a escrever meu romance, isso significa que as passagens por aqui ficarão um pouco rareadas. Como disse o camarada da charge do Aroeira, "não me deixem só!', aparecerei sempre que puder.

  • No início da semana alguém passou por aqui e disse que reclamo mais que uma velha reacionária. Tá legal, então vou tentar falar só de coisas boas. Por exemplo, a Petrobrás teve lucro recorde de R$ 33 bilhões em 2008. Eba! Não consigo entender porque, com todo esse lucro, a empresa precisou pedir empréstimo (eles diem financiamento) à China, mas, tudo bem. Eba! A Petrobrás quebrou a banca! Somos um país rico!

  • O minstro do Trabalho, Carlos Lupi, está seguro que o nível de empregos deve se recuperar em fevereiro. Tudo bem que já estamos quase no meio de março, o que significa que o governo federal é lerdo para fechar suas contas, mas se o ministro diz que as coisas andam bem, quem sou eu para duvidar? A imprensa deve ter inventado as 250 mil demissões no último mês ou deixou de noticias as mais de 250 mil admissões. Deve ser isso.

  • O governo federal vai realiar 27 ações para reduir a violência em Vitória. Que maravilha! O foco principal das ações é a prevenção contra a criminalidade. Muito provavelmente serão criados ou financiados alguns "projetos" do tipo Olodum, Afro Reggae que, se não diminuem a violência, criam trilhas sonoras magníficas nas "comunidades". Uma das ações previstas (a gente nunca sabe se as verbas chegam para realiar os projetos) refere-se à reestruturação penitenciária, seja lá o que isso for. Talvez pintem os presídios, talve melhorem os refeitórios, talvez equipem a enfermaria... Como uma velha reacionária, não acredito em reformas profundas ou mesmo mudanças no sistema penitenciário, mas se o presidente falou, quem sou eu pra duvidar?

  • “Somos um continente democrático e pacífico e os Estados Unidos têm que olhar para cá com um olhar desenvolvimentista e não apenas pensando em narcotráfico, em crime organizado”, disse Lula. Muito bem, presidente! Mostre pra essa gente o que é que a baiana tem ! Eles pensam o quê? Que somos um país de corruptos? Que nossos políticos são apenas populistas sem projetos? Que metade de nós vive em favelas e que nossas instituições públicas são retrógradas? Não conseguem ver nossos avanços sociais e o espírito desenvolvimentista de nossos governantes?

  • O MST, movimento social altamente progressista e democrático, fechou um acordo com a Suíça para exportar soja orgânica. Que beleza! Além do governo brasileiro, esse partido popular com técnicas ortodoxas, agora conta também com o apoio explícito de um governo neutro europeu. Os sem terra não poderão mais reclamar da falta de renda.

  • O presidente Lula está pressionando o PT paulista para que Palocci seja lançado candidato ao governo estadual na próxima eleição. Um verdadeiro estadista que preza pela legalidade, a transparência e a honestidade, nosso líder está prenhe de raão em defender ou impor a candidatura de um dos mais probos homens públicos da nação. O Brasil e São Paulo precisam de homens assim, dignos copmo esses dois.

  • Os ruralistas ocupam a Comissão do Meio Ambiente na Câmara, o que significa um avanço em termos de ambientalismo brasileiro. Isso é maravilhoso! E pensar que até seis atrás, os ruralistas eram tidos como os vilões, os degradadores, os destruidores, os monstros ue destroem a naturea. Que país fantástico que se renova a cada dia e que surpreende o mundo com sua reestruturação social progressista e original!


©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, março 03, 2009

Trasnferência


Recebi o texto abaixo de um coronel reformado do Exército com quem tenho antigas e perfeitas relações. Não citarei seu nome aqui porque não tenho sua autoriação e para não expô-lo.
Vejo que as Forças Armadas estão começando a se encher com apecha de que são culpados por qualquer coisa de ruim que aconteceu ou acontece no Brasil. Há algum tempo a culpa de tudo era do Exército e da Rede Globo, hoje a Globo é a heroína da história e está cedendo sua vez para a Veja e a Folha. O velho escapismo de quem não assume suas responsabilidades e transfere para outrem as reponsabilidades que lhe cabem.
O general se refere justamente à transferência que más autoridades fazem de seus problemas, delegando à União e, por tabela, às Forças Armadas, o combate dos crimes que cabe às suas polícias.
Os estados contam com duas polícias: a Militar, responsável pelo policiamento preventivo, e a Civil, reponsável pelas investigações e perícias. Ambas, via de regra, são mal aparelhadas, mal treinadas e mal vistas por sua operância capenga. A União conta com a Polícia Federal, esta, sim, deveria fazer o patrulhamento das fronteiras, mas também é mal equipada e treinada e conta com menos quadros do que deveria. Aliás, muito menos quadros. Daí a transferência de suas obrigações para as Forças Armadas e elas que fiquem com o ônus das operações enquanto os governadores e o presidente ficarão com os eventuais bônus, já que as Forças Armadas não subirão em palanques e nem aparecerão nos jornais televisivos para espalharem os louros que colherem.

Leiam e opinem:




O Almirante disse:(O autor é o Almirante de Esquadra Lourenço - Ministro do STM).

Caros amigos,Permitam um comentário sério nesta web que nós tanto nos divertimos.Estou, realmente, cansado de tanto ouvir besteiras acerca do emprego das FFAA em Segurança.Estou anexando uma página de um artigo, publicado em 1999, da revista "Strategy & Tatics" cujo título é "War and the military Revolution in the 21st Century". Marquei a página naquilo que mais interessa!Vejam que pra patrulhar a fronteira americana das drogas (México) são necessários: 96 batalhões de infantaria, 53 companhias de helicópteros (mais ou menos 150 aeronaves), 210 navios de patrulha e 110 aviões de busca!Os Governadores adoram esse papo vazio... e estão sempre empurrando a missão pras FFAA, porque tira das costas deles a responsabilidade pelo que acontece em seus Estados e esconde, com muito oportunismo, o fato de não terem liderança sobre as suas polícias.Enfim, o assunto é extenso e não vou me alongar, mas sempre que disserem a vocês que as FFAA devem vigiar o crime nas fronteiras (terrestres, marítimas e aéreas) perguntem ao fulano se ele tem idéia do que é necessário.A resposta mostrará se ele é um demagogo, um oportunista, ou somente um idiota.Quando eu era Chefe do EM de Defesa estive com o Min da Defesa em MT e o Governador reclamava da vigilância nas fronteiras eargumentava: "só em Cáceres já existem mais de 400 pontos de venda de drogas". E falava como que indignado! Mas era incapaz de mandar a polícia dele fechar, pelo menos, uns 200 pontos! Já melhorava, não é?Ah, mas dessa decisão ocorreriam mortes, tiroteios, prisões, ações na Justiça, inquéritos, direitos humanos, enfim, dor de cabeça desnecessária.É melhor que a culpa seja da fronteira!
Caso queiram, enviem esse e-mail pros seus amigos, em especial pros que estão nas FFAA.Vamos deixar de ser bucha de canhão (se algo der errado, a culpa será nossa).
O que devemos declarar a todos é: As FFAA estão cansadas de cobrir incompetências Municipais, Estaduais e Federais.




©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected