Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, junho 29, 2009

Segunda indignada

Benett, Gazeta do Povo, PR

  • Não sou da grande campanha que saiu n'O Globo e no Estadão, mas continuo gritando FORA SARNEY! E Calheiros, Fortes, Salvatti, Mercadante...

  • Quinze anos depois, persiste o grande mérito do Plano Real: acabou com a hiperinflação, mal com que fui criado do berço à vida adulta e que já achava ser inevitável e incurável. As novas gerações não conhecem o problema e boa parte das antigas não lembra mais, mas os que lembram devvem dar três pancadinhas na madeira, como eu, qunado lembram dessa praga. Nem o único tiro do Collor, ou a fiscalização piegas do Sarney ou as muitas superdesvalorizações de nossas moedas por diversos governos, conseguiu domar o bicho, até que Itamar, o presidente marcha lenta, conseguiu resolver o problema. Se o governo lula tem algum mérito, é ter dado continuidade na política de manter o dragão enjaulado, mesmo com os gastos do governo fora do normal, os desvios pelos amigos "incomuns", dos agentes de propaganda que substituíram os empreiteiros no desvio de verba sem fim...

  • A política latinoamericana é chegada a modas. Houve, na guerra fria e com apoio dos Estados Unidos, a moda dos golpes de estado por medo de uma "vermelhização" do continente; passada a febre, veio a moda das aberturas democráticas, tendo o Brasil, Chile e Argentina como pontas de lança do movimento. Maravilha! parecia que voltaríamos aos eixos. Aí veio a moda do revanchismo. O Brasil ficou um bom tempo fora da onda com a aprovação da Lei da Anistia, restando apenas o chororô dos esquerdistas que queriam todos os militares na cadeia. Bastava usar farda. veio, então, a moda da esquerdização, com políticas sociais politicamente corretas, as tais políticas de afirmação, a esmola estatal generalizada, as indenizações que só no Brasil já passam de R$ 5 bilhões, os "projetos" sociais bancados pelo estado e enriquecendo ONG inoperantes que entram na carona das ONG sérias... Isso deu margem ao surgimento do bolivarianismo, uma das mais ridículas políticas estatais de que o mundo tem notícia. O próprio Simon Bolívar defendia a alternância de governantes, coisa que os bolivarianistas rejeitam, sugerindo mandatos vitalícios para seus presidentes. São países miseráveis de população paupérrima e iletrada comprada com assistencialismo barato e discursos vazios. Com o golpe em Honduras, esse bolivarianismo tacanha leva sua primeira derrota significativa. Não há mocinho nesse golpe, mas um bandido com apoio internacional, como o de Lula, amigo de déspotas, foi defenestrado. Será uma nova moda chegando por aqui na carona da "direitização" da Europa?

  • Um outro bom exemplo da ameaça que o populismo vazio está em decadência foi a derrota dos Kirchner na Argentina. Eles não são extamente bolivarianistas, mas têm a postura da incompetência que caracteriza os governantes da região em sua quase totalidade no atual momento. Talvez pressentindo o momento desfavorável que alguns miquinhos de Lula insistem tanto no terceiro mandato.

Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sábado, junho 27, 2009

Myrria, A Crítica, AM


Continuo fazendo minha campanha Fora Sarney. Quem estiver interessado e tiver peito, pegue o selo e a faixa azul aí ao lado e coloque em seu blog. Estejam à vontade.

  • Cheguei à conclusão de que Lula perdeu de vez a compostura e já não liga para a necessidade de dissimular, de defender a tese de que é o último baluarte da moralidade, da decência e da honestidade, como falou há algum tempo. Os 80% de aceitação popular o fazem admitir que está pouco se lixando para as leis, que apóia corruptos porque precisa do apoio deles, a manutenção da velha política do "toma-lá-da-cá" que ele condenava pró forma nos tempos de PT oposição. O que não mudou foi sua imbecilidade, a falta de educação fundamental e a cara de pau. Ontem foi um dia em que ele cometeu uma batatada sobre outra. Vejamos:
  1. "Inclusão digital é a palavra mais sexy do mundo". O cara não sabe contar até dois.
  2. Para ele, o projeto de Eduardo Azeredo quer fazer censura na internet, segundo Marolinha. O que ele não sabe é que o dito projeto é a aglutinação de três outros projetos que corriam no Senado e que contou com as emendas duras de dois de seus amiguinhos: Tarso Genro e Mercadante. Essas emendas são justamente as mais próximas de censura prévia que constam no projeto.
  3. Franklin Martins anunciou que o blog de Lula será lançado em julho. Para quem acha que "inclusão digital" é uma palavra, mal posso esperar para ver o assassinato da gramática. Se bem que, todos sabemos, deverão ser empregados 1.050 jornalistas - como a Petrobrás faz para manter seu blog - responsáveis pela atualização do blog Marolinha News.
  4. O Palácio do Planalto escolheu os jornais que reproduzirão a coluna em que Lula responderá às perguntas do cidadão. Por partes: 1. A escolha deve ter tido caráter político, óbvio. Uma maneira de manter a imprensa sob salário, ou melhor, aumentar o número de jornais atrelados; 2. Logicamente as perguntas selecionadas serão as que melhor permitirão campanha para asi e a Terrorista, se é que haverá alguma pergunta de cidadão ao invés de questões elaboradas e respondidas pelos assessores; 3. Mais 1.050 jornalistas contratados?
  5. "Em época de campanha, aparecem os picaretas". E alguns são eleitos para a presidência.
  6. Sua empáfia lhe permite proferir que poderá voltar em 2014 (eu já havia falado isso aqui milhões de vezes antes dele) se a oposição ganhar em 2010. Em outras palavras, o sujeito se acha imbatível e a eventual vitória da oposição no próximo ano será apenas uns parênteses para sua volta garantida e absoluta.
  7. " entrem aqui 200 ou 300 policiais armados, atirando para tudo quanto é lado, às vezes matando inocente e deixando os culpados, às vezes, escondidos no outro lugar"... "eu sei que é difícil a comunidade acreditar, eu sei que é difícil porque ao longo dos anos a comunidade só viu polícia aqui para atirar ou para bater. Agora vai ser diferente"... "quando o soldado vem de fora, à noite aqui, qualquer um que ele vê é bandido, qualquer um que ele vê, ele bate, sobretudo se a pessoa for negra, sobretudo se a pessoa for negra. Nós sabemos que é assim". Como um presidente da República insufla a população contra a polícia dessa forma? Pior, essa polícia a que ele se refere é a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, um orgulho dos gaúchos. O imbecil não mede suas palavras, fala o que quiser, onde quiser e há sempre uma claque imbecilizada para aplaudir. Vergonha!
  8. Reclamou que a fiscalização sobre obras do governo é excessiva. Mais uma vez, reclama das leis. Presidente tem que cumpri-las e não reclamar delas. E sem propósito, diga-se de passagem, se tem uma coisa que é frouxa no Brasil - além das leis contra os corruptos - é a fiscalização. estou sempre falando aqui como a fiscalização é feita por telefone e isso é um dos fatores de incremento à corrupção. Toda fiscalização é pouca em terra de ladrões.

Em junho de 2005 eu postava:

Porque é tão difícil colocar um corrupto na cadeia, no Brasil:
Quando ocorre uma denúncia é aberto um inquérito policial, aí...
1. Havendo indícios de veracidade o inquérito é encaminhado ao Ministério Público...
2. O M.P. analisa, apura os fatos e pede à justiça que julgue e condene os culpados...
3. Havendo condenação (coisa rara), o réu pode recorrer a um tribunal de segunda instância...
4. Mantida a sentença, o réu tem mais uma chance de entrar com dois recursos: um especial, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro, extraordinário, no Superior Tribunal Federal (STF)...
5. Aí a defesa pode protelar o processo por meio de dispositivos legais como agravos, embargos, mandados de segurança. Durante todo esse tempo o réu continua em liberdade, via hábeas corpus conseguidos pela defesa...
6. Quando o STJ julga, finalmente, o caso, mesmo que mantenha a condenação, o processo vai para o STF, para que seja apreciado o recurso extraordinário. Outra vez os dispositivos de protelação são utilizados pela defesa...
7. Com isso o réu continua gozando de liberdade. O acúmulo de processos (o número de corruptos processados é enorme!) no STF pode fazer com que um caso complexo leve até 15 anos para ser concluído. Isso significa que o crime pode prescrever e o corrupto escapar da cadeia. Aliás, isso tem sido regra e não excessão.
Lógico que esse é o caminho legal, mas no meio pode aparecer um daqueles juízes que vendem sentenças ou o réu morrer (infelizmente também raro uma vez que, como é sabido, vaso ruim não quebra).



Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sexta-feira, junho 26, 2009

Completamente Contra

Esta é minha pequena participação na blogagem coletiva proposta pela Beatriz para discutirmos o uso, comercialização, legalização ou não, descriminalização ou não das drogas. Quem não estiver participando, ainda está em tempo. Basta pegar a etiqueta, fazer sua postagem e comunicar à Beatriz para ter seu blog incluído na listagem.


Completamente Contra


Na história é comum encontrarmos mentiras repetidas tantas e tantas vezes e com mais convicção e detalhes a cada vez, que acabam se tornando verdades. Principalmente porque preferimos receber as informações mastigadinhas, de modo a não termos que pensar, e cheia de detalhes e argumentos, que não tenhamos que pesquisar. Mesmo que os tais argumentos sejam falaciosos.


Qual a cidade que não tem a “loura do cemitério”? A fórmula da Coca-Cola contém cocaína; Hitler está vivo e morando na Argentina; Elvis também está vivo e escondido, cansado do assédio dos fãs e da imprensa; qualquer coisa que passe pelo Triângulo das Bermudas é transportado para outra dimensão; João Paulo II assassinou João Paulo I ou algo do gênero; a CIA assassinou Marilyn a mando dos mafiosos; Xuxa viu duendes... Aliás, é capaz de aparecer gente por aqui que acredita em, pelo menos, uma das lendas acima. Normal.


Em relação Às drogas, seu consumo. Comercialização e efeitos, também não são poucos os mitos e achismos, alguns defendidos com convicção por ignorância ou interesses pessoais, repetidos e aumentados até que se tornem verdades irrefutáveis. Algumas dessas teorias, sempre acrescidas de “profundas bases científicas”, são usadas pelos defensores da legalização e/ou da descriminalização do uso e/ou do tráfico de substâncias psicotrópicas. Como sou careta das antigas, cheio de princípios éticos e morais herdados de uma educação mais ou menos conservadora, me oponho tanto à descriminalização quanto à legalização e me permito rebater vários argumentos dos droguistas, mesmo que sejam apenas com meus próprios achismos, já que eles vêm cheios de achismos alheios.


A propósito, sou contra também a descriminalização do usuário. Se eu comprar um relógio roubado, legalmente sou receptador e tão criminoso quanto o ladrão. Pois se a produção, tráfico comercialização de várias drogas é ilegal, ilegal também é que as consome e banca os crimes anteriores. O consumidor das drogas ilegais e o receptador do relógio roubado.


  1. A maconha é uma droga leve.

“O THC tem uma propriedade bem curiosa, gruda em algumas moléculas das paredes dos neurônios de animais, até mesmo do homem, tais moléculas são conhecidas como receptores de canabinóides, quando ocorre a ligação o receptor opera sutis mudanças químicas dentro da célula, mas não se sabe dizer ao certo quais são elas. “(http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm)

O THC se liga aos receptores neuronais responsáveis pelo controle da dor e se influencia diretamente no sistema nervoso central, não pode ser considerada uma droga leve, pra início de conversa. E por não ser leve, já é sabido que ele destrói neurônios de forma irreversível por serem justamente os neurônios que não se regeneram (alguns se regeneram, ao contrário do que se cria até há alguns anos).

Como se isso tudo fosse pouco, a Cannabis sativa tem passado por um processo de “melhoria” genética que a tornou potencialmente muito mais perigosa do que aquele fumada nos anos 60 como símbolo de renovação da mentalidade mundial. Bah!


  1. A legalização diminuiria a violência porque os traficantes querem a legalização.


Cascata. O traficante pode ser a favor da legalização pró forma porque esta legalização seria um salvo conduto do governo para que ele continuasse praticando o que antes era crime, só que com a chancela do Estado. Todos os crimes praticados antes da legalização seriam anistiados, o que faria do traficante de ontem um honrado cavalheiro pagador de impostos hoje.

Mas voltemos à violência. A parte legalizada recolheria impostos, como todo negócio legal, mas o governo ficaria com uma parte muito grande do negócio, o que levaria a um mercado negro em que o traficante ficaria com todo o lucro. Isso já ocorre hoje com o tabaco e o álcool, por exemplo, obras legalizadas, mas que contam com um enorme tráfico, principalmente via Paraguai.

O Estado permitiria a comercialização e a produção das drogas ou seriam criados laboratórios e plantios também legalizados? É para isso que o cidadão que não consome drogas, um percentual esmagadoramente maior do que os consumidores, pagam impostos, para ser criada um “ministério dos bacanas”? Isso causaria protestos e, provavelmente, não passaria no Congresso.

Paralelamente a isso, os policiais, juízes, parlamentares e demais autoridades que se corrompem para darem cobertura a traficantes, e elas são muitas, não ficariam satisfeitas com a perda desse ganha-pão e partiriam para outro tipo de crime. Isso ocorre hoje, por exemplo, como ocorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, onde as polícias investiram pesado contra os sequestros. Os sequestradores viraram cidadãos legais? Não, migraram para outro tipo de crime, como tráfico de drogas e assaltos a bancos ou assaltos a condomínios de luxo. A legalização e consequente fim da corrupção por esse motivo, levaria os bandidos a partirem para outra modalidade de crime ou ao próprio mercado negro.


  1. Na Holanda os crimes diminuíram com a legalização.


Bobagem. A Holanda nunca esteve nas estatísticas de violência ou produção de drogas. O país era fim de linha, um país de consumidores, não de produtores. Aliás, hoje é um país produtor de ecstasy, que é uma droga sintética e não produto “natural” ou substrato direto como o haxixe, o ópio e outras drogas manufaturadas diretamente de um vegetal.

A Holanda não é comparativo econômico ou social para o Brasil. Vivemos realidades diferentes em todos os campos. Independentemente disso, o que se vê na Holanda atual é um questionamento sobre os ganhos e perdas que a legalização trouxe. O país virou destino dos bichos-grilos europeus, o que tem causado sérios problemas na rede de saúde pública e no tratamento dos adictos.

Há muita coisa na internet sobre isso, basta procurar um pouquinho para se informar. Seria cacete colocar tudo aqui.


  1. Maconha não vicia.


Isso nem merece comentários mais alongados. Qualquer um com mais idade que um préadolescente conhece pelo menos uma pessoa que “fuma socialmente” seu charo. Que seja. Então, desafie esse xinxeiro social a ficar três dias sem dar um tapa e vai ver um sujeito subindo de costas pelas paredes.

Os especialistas que o digam, tem gente muito mais capacitada a descerrar o assunto, mas que a bicha vicia, vicia.


  1. Maconha é natural, por isso é saudável


Poderia listar aqui algumas dezenas de substâncias 100% naturais que matam sem muito trabalho: curare, veneno de viúva negra, "todesstuhl" (a toxina de cogumelos venenosos), tetratoxina. Oxalato de cálcio, toxialbumina, alguns alcalóides, glicosídeo cianogênico (encontrado na mandioca brava), saponino (encontrado em hera), … O THC não mata, mas é veneno, é substância tóxica, é peçonha. Se pode aliviar as dores de doentes como cancerosos, por exemplo, pode causar ainda mais males em quem não precisa dele como remédio. É remédio que mata a longo prazo.


São muitos os argumentos dos defensores das drogas e todos eles são refutáveis, menos aquele do usuário que, defendendo causa própria, defende a legalização porque acha as drogas boas. Se é uma questão de gosto, não há como discutir. Assim também não aceito que refutem esse meu argumento: droga não presta, é uma merda e deve ser coibida de todas as formas, inclusive por repressão policial, criminalização do usuário, mesmo ele sendo considerado um doente, mas é também o financiador do crime, e proibição total, geral e irrestrita de qualquer substância psicotrópica, a não ser as utilizadas como medicamentos legalizados e com controle rígido da vigilância sanita´ria, ministério da Saúde e todos os organismos públicos responsáveis pela farmacologia e medicamentos nacionais.




© Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quinta-feira, junho 25, 2009



As duas imagens aí de cima são selos que o Joe Brazuca fez para dar início à campanha Fora Sarney! que eu e o Esculacho deflagramos.
Estão circulando fitinhas e tarjas verdes para apoiar a democratização do Irã; vermelha em solidariedade aos HIV Positivos; pretas de luto pela situação política por que atravessamos... Todas mui dignas, respeitosas e respeitadas, além de bem intencionadas.
Resolvi também lançar uma tarja. Azul!
Quem quiser, pode pegar gratuitamente os selos e colocar no Orkut, blog, Facebook, Twitter, como assinatura de e-mails... Estejam à vontade e proliferem a idéia.
Abaixo o e-mail que enviei para meus contatos e que também deixo à disposição para quem quiser reenviá-lo:

Dificilmente sugiro uma campanha - como a que a Alcinéia fez em Macapá com a campanha Xô, Sarney! - colocando uma tarja azul em nossas fotos de perfil do Orkut, Gmail, Facebook, Twitter... Enfim, onde pudermos. Se não na própria foto, em templates e mensagens.
O intuito é mostrar aos nossos parlamentares e seus cupinchas que o que Sarney fez, permitindo o estabelecimento de um Senado-Paralelo, não pode ser aceito sem que manifestemos nosso repúdio.
Sarney o maior e mais antigo oligarca de nossa política, péssimo exemplo de quem mantém-se pendurado no poder seja quem forem os governantes, que enriqueceu muito mais pelos negócios paralelos que fez no exercício dos mandatos políticos do que com os salários que recebeu exercendo-as, está na hora de retirar-se de cena e ir curtir seus milhões em um dos dois estados de que é dono, poupando o restante da nação de sua presença.
Jamais devolverá qualquer centavo desviado ou que permitiu que desviassem com sua inoperância, mas sua retirada da vida pública já seria algum ganho e um exemplo a ser dados aos demais que seguem sua trilha.

TARJA AZUL é sinônimo de FORA SARNEY.
Gostaria que você aderisse, amigo blogueiro, e disseminasse a mensagem entre seus contatos.
Abraços gerais.

Marcos Pontes



MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, junho 23, 2009

segunda-feira, junho 22, 2009

Segunda ensolarada


Fani, A Tribuna, ES

  • A Anatel mandou a Telefônica suspender a venda de Speedy. Segundo análises, dois problemas estão aconteendo na Telefônica: mais Speedy vendidos do que a capacidade de gerenciamento de todas as contas e má qualidade do serviço e sua manutenção. Teve que acontecer uma pane a cada mês, nos últimos dois meses, para a Anatel tomar atitude. bom, pelo menos tomou, que é o que a população espera, que as agências reguladoras trabalhem para o contribuinte/consumidor e não para as empresas prestadoras de serviço. Seria ótimo se a Aneel, a Infraero, a Ana... também começasse a deixar de lado os lobbies recebidos e olharem mais para as agruras por que passam os cidadãos.

  • O Bird assegura que a economia brasileira sofrerá retração menor que a dos demais países da América Latina. Para a petezada isso significa que somos invulneráveis, pra mim significa que entre os desesperados, nós somos os que têm a maior bóia, o que não é grande vantagem num continente de pobres, desesperados e maus administradores. Os funcionários de carreira dos ministérios econômicos, Banco Central, BNDES e demais órgãos da economia oficial aprenderam muito com as crises dos anos 90, efeito saquê, efeito merengue, efeito tequila e outras crises. Se hoje temos uma economia menos afeita às turbulências não se deve aos ministros passageiros, mas aos que tiveram competência para aprenderem e adaptarem os mecanismos da economia nacional à globalização. Mais uma constatação de que o governo atual apenas dá continuidade à política econômica do governo anterior, pouco importando, no frigir dos ovos, que partidos são os de ontem e o de hoje. E é assim que deve ser, não importa quem o faça, o importante é ser feito. O resto é propaganda. Só pra constar: a previsão de queda é de 1,1% do PIB. Cresceremos que nem rabo de vaca, para baixo.

  • Esses tempos modernos são até engraçados na sua sanha politicamente correta. A imprensa apresenta um vídeo desses, mas tem que falar em suspeita de fraude, sob o risco de ser processada se falar que é corrupção descarada, roubalheira vagabunda e sem-vergonhice oficializada.

  • Como disse há alguns dias, somente faculdades de ciências humanas fazem a greve da USP. Aliás, é sempre assim, nos quase 80 anos da Universidade. Faculdades de História, Geografia e Educação são as unidades que mantém a manifestação que aparece nos jornais como sendo a USP. Atentem bem, História, Geografia e Educação! Deu pra entender por que nossos alunos usam livros e aprendem a terem tendências esquerdistas? Não é só na USP que o pessoal dessas áreas ainda usa camisetas com estampas de Che Guevara e que acha Lula o supra-sumo da defesa das injustiças sociais, mesmo que o cara, desde os tempos de sindicalista, não bate prego num mamão, mas come em restaurantes finos e bebe vinhos cuja garrafa custa mais que o salário mensal de 80% da população nacional.

  • Outra democracia amiguinha do governo brasileiro, a China, bloqueou recursos do Google. A alegação é que alguns recursos de buscas levam À divulgação de material pornográfico e vulgar. Então, tá, então. A política da cegueira coletiva e institucional do governo chinês pode não ser pornográfico, muito menos é vulgar, é de grande sofisticação, mas é de uma imoralidade extrema.

  • Por falar nisso, por que não vi um blog petista defendendo a vida nababa do filho de Castro, La Múmia, no paraíso da igualdade pela pobreza?

  • Alguém ainda tem algum juízo no Irã. O Conselho dos Guardiães reconheceu que houve mais votos que eleitores inscritos nas últimas eleições. É o que se chamava no Brasil, antes das urnas eletrônicas, de urnas prenhas. Claro que há uma intenção de esvaziar as manifestações violentas de parte a parte que estão acontecendo, mas não deixa de ser muito importante essa declaração. Se vai haver anulação do pleito e nova votação, aí já são outros quinhentos.

  • Eis o blog de um iraniano em que são postadas constantemente novas imagens e fatos dos conflitos.


Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected


sábado, junho 20, 2009

Vai Piorar? Vai!

clayton

Clayton, O Povo, CE

Fantástico link: Teerã minuto a minuto!

  • O mordomo da casa de Roseana Sarney em Brasília é pago pelo Senado. Não há mais nada a se falar sobre o episódio em si, dado tudo o que foi revelado na última semana e negado pelo Sarney em seu discursozinho meia-sola pra enganar bobo e fazer de conta que prestou contas à sociedade e a seus pares já é suficiente para cada brasileiro tirar suas conclusões, menos para a Justiça porque esta é cega e remunerada e ainda não recebeu seu pagamento por nenhuma das partes, Sarney ou o povo. Mas não é só ele, não…:

 

  • Serys Slhessarenko, PT-MT, tem uma assessora, também na folha de pagamento do Senado, que vive nos Estados Unidos. A impressão que fica é que Sarney privatizou a Casa e Serys abriu uma franquia no exterior, talvez para pagar menos impostos, os daqui são muito altos, além das propinas que já não são mais de  10%, chegam a 15% ou até à sociedade igualitária, dependendo dos sócios que se consegue.

 

  • Aí Lula vem a público defender o antes desafeto e hoje conselheiro e abridor de portas. Não foi o PIG ou invenção de humoristas, como gostam de alegar os defensores cegos do Marolinha, mas o próprio presidente: “Sarney não pode ser tratado como uma pessoa comum”. Opa!

 

  • Se não me engano, entre os preceitos do direito romano está que “todos são iguais perante a lei”. Até por isso mesmo, a Constituição Federal prega que nenhum cidadão pode ser diferenciado de outro, a grosso modo. Portanto, do ponto de vista legal, Sarney é, sim, senhor, uma pessoa comum, igual a todos e cada um e deve responder pelos seus atos diante do juízo como responderia qualquer outro brasileiro. DEVERIA! Mas nós todos sabemos que não irá.

 

  • Demitiu um diretor, acusou outros dois já demitidos, contratou uma auditoria que levará CINCO DIAS para analisar todos os atos secretos, que podem somar mais de mil, e ninguém mais falará sobre isso.

 

  • E a patuléia imbecilizada pelo sectarismo, ainda dá razão a Lula, culpa a imprensa, como se esta tivesse contratado a parentada do Zel Bigodon ou falsificado seu olerite com o auxílio-moradia ou dado um mordomo para Roseana. O viés ideológico dos petistas não me irrita, muito pelo contrário, reconheço como direito de qualquer cidadão. O que me deixa puto dentro das calças é a mania de achar que todo mundo é burro, é a argumentação pré-fabricada pelos mandantes do partido e repetida pela massa manobrada como se fosse uma oração ao Altíssimo, a verdade absoluta. Pior, burrice e idiotia são contaminantes.

 

  • Essa base não lê, por exemplo, que os helicópteros de Ahmadinejad, o mais novo queridinho da esquerda brasileira, estão dispersando os adversários em manifestações contra as fraudes e pela recontagem dos votos, com água quente; não vêem também a oitava morte – pelo menos oitava descoberta pela imprensa internacional – de opositores por meio de bombas da repressão. Não lê que os aiatolás mandaram recontar somente 10% dos votos. E acreditam que 30% de diferença nos votos descaracterizam fraude. Ora, Sadan Hussein era eleito com 99% dos votos, ou seja, 98% de diferença do NÃO, que era o outro candidato.

 

  • Bom, pelo menos uma coisa certa ele falou nos últimos dias: “Quem desmatou a Amazônia não é bandido”. Não é uma verdade absoluta, mas aplica-se à maioria dos empreendedores que, em busca de condições melhores de vida para si e suas famílias, desmatam para plantar seu alimento e seu sustento, para criar gado que é matéria de exportação e de alimentação (óbvio), que retiram madeira para a construção civil e movelarias, sendo a primeira atividade um dos termômetros da economia nacional. O que Lula, ONGs, Ibama, Secretarias do Meio Ambiente e todos os outros órgãos e entidades voltados para o meio ambiente não sabem ou fazem de conta que não sabem, é que os madeireiros legalizados pagam uma taxa para o Ibama fazer o reflorestamento das áreas derrubadas. O Ibama embolsa essa grana e não replanta. Ou seja, é mais um dinheiro que o produtor dá para o governo e é desviado.

 

  • Lula virá a público defender o emprego do companheiro-mordomo da comadre Roseana?

 

 

©Marcos Pontes

quinta-feira, junho 18, 2009

Me demito do Brasil!

AUTO_claudio

Cláudio, Agora São Paulo, SP

  • Quando eu era estudante, minha mãe morria de medo das minhas posições esquerdistas, pior ainda porque meu pai era militar do Exército. Se eu fosse pego em alguma manifestação, ficaria mal para toda a família. Ontem a Dona Chica mostrou que estou me tornando um direitista ferrenho. Concluí que isso se deve à esquerda burra que está tomando conta do Brasil e das Américas. Ou alguém vê algum traço direitista em Obama?

 

  • A moda agora é ver alguns bobinhos que leem sabe-se lá o quê, apoiando a reeleição de Ahmadinejad no Irã, pegando carona na torcida do Lula. Não vai ser nenhuma surpresa se o beócio-mor vier a pública dar total apoio aos testes nucleares da Coréia do Norte.

 

  • A alegação de que o presidente iraniano foi reeleito democraticamente seria válida se: 1. Não houvesse a denúncia de eleições fraudadas; 2. A ordem do aiatolá Khamenei de recontagem de parte dos votos não fosse apenas parte de uma encenação para a opinião pública; 3. Os juízes responsáveis pela recontagem, segundo denúncias de jornais e do candidato derrotado, não fossem comprometidos com o governo; 3. Não estivesse ocorrendo censura nas telecomunicações, imprensa, e internet; 4. Jornais não tivessem sido fechados e jornalistas estrangeiros expulsos; 5. O candidato concorrente não tivesse sido preso; 6. Sete manifestantes opositores não tivessem sido assassinados; Enfim, há um canavial de evidências por parte do próprio Ahmadinejad de que houve treta nas votações. Mas os miquinhos que não lêem jornais, apenas assistem às manchetes do Jornal Nacional, batem palmas para o ditador porque Lula mandou aplaudir. A claque acéfala segue o líder.

 

  • Aliás, o governo de Chávez é democrático? Sua reeleição foi limpa? Por que ele não permitiu a presença de fiscais internacionais? O Brasil jogou fora o pragmatismo da política externa e adotou a perigosa e burra posição de que o que é ruim para os Estados Unidos é bom pra gente. Isso é parte da mentalidade bolivariana de El Loco, Marolinha, Cocalero, Lugo Prolífico, La Múmia e El Bonitón del Andes. Eles ainda não perceberam que quem governa os EE.UU. hoje pode não ser rubro, mas é bem rosadinho. E a claque vibra!

 

  • Para a nova esquerda brasileira, alguns sintomas estão começando a ficar claros para mim: 1. As lideranças perceberam que as bases são sectárias e desinformadas, acatam tudo o que O Partido diz (particularizei o PT, que fique bem claro, mas serve para os menores também); 2. Há um forte viés stalinista-maoísta nas lideranças; 3. A aparência e os hábitos dos bichos-grilos vermelhinhos continuam os mesmos, piorados com a volta à moda das roupas indianas, graças às novelas globais que eles, os bichos-grilos vermelhinhos, dizem abominar e não assistir; 4. Boca-de-forno-forno-tirando-bolo-bolo-farei-tudo-o-que-o-mestre-mandar, cantam em coro os cabos eleitorais, os beneficiados com cargos, verbas, salários e vendas das fiscalizações estatais, além dos beneficiados com bolsas sociais e outros favores, os sindicalistas da República dos Sindicatos que substituiu a utopia da Ditadura do Proletariado; 4. Lula não governa o país de fato. Ele é presidente para a patuléia que fica sob seu eterno palanque e para ministrozinhos como Minc, Jobim ou Múcio. Quando as decisões são mais sérias no campo da economia ou da política de bastidores, os presidentes de fato são Zé Dirceu, Greenhalgh, Mangabeira Unger, Palocci e alguns outros poucos, Lula entra apenas com seu carisma e seus 80% de populismo aprovado, inclusive por empresários da Avenida Paulista que estão enchendo as burras com os juros, a especulação e a desinformação geral.

 

  • Estamos sem saída, nas mãos de uma pequena oposição que se acovarda diante dos 80% de popularidade de Lula e os 70% de aprovação do governo. Esses índices, aliás, são reflexo da falta de informações reais para a população. Os jornais já não escrevem notícias, apenas reproduzem os releases mandados pelas agências de notícias, pelas casas civis dos governos e pelas assessorias de imprensa de empresas e autoridades. Não existem os jornalistas fuçadores e isso se tornou mais sério com a ampliação de mais de 2000% dos veículos de comunicação de massa que reproduzem propagandas do governo. A imprensa está refém das verbas publicitárias oficiais e os políticos de oposição não têm peito de encarar população desinformada e imprensa conivente.

 

  • Estamos presos nas mãos dos Sarneys, Lulas, Dirceus, Mangabeiras, Cabrais, Marinhos, Edires Macedos, Calheiros, Mercadantes, Gabriellis, Wagneres, Mendeses, Jobins, Aécios, Cardosos… E mais uma corja que só pensa, se pensa, em resolver os problemas do país depois de resolverem os seus, de suas famílias, dos amigos, dos compadres, dos parentes, dos lobistas, dos bancos, dos traficantes… Não necessariamente nessa ordem.

 

©Marcos Pontes

terça-feira, junho 16, 2009

Desculpa de marido adúltero


  • O Jânio de Freitas, na Folha, só para assinantes, pergunta onde está Pedro Simon, admirado por todo o Brasil e exemplo de dignidade e respeitabilidade, nesse momento em que o Senado apresenta mais uma rachadura. Pois chego em casa agora e vejo Simon discutindo contra os atos secretos, ou caixa dois legislativa, ou diário oficial paralelo. Assim como o Jânio, também admiro o Simon, mas não vejo nele, um dos mais antigos, se não o mais antigo senador do PMDB, uma voz deveras respeitada dentro de seu partido ou do Parlamento. Isentar-se de qualquer responsabilidade sobre os episódios ocorridos é, no mínimo, a meu ver, um ato covarde de lavar as mãos. Simon fala muito sobre retidão, mas apenas fala, não aje contra Calheiros ou Sarney nos momentos em que eles estão notoriamente na contra mão da honradez. Simon faz seu nome como político sobre discursos corretos e ações pífias.

  • "É ininteligível: não há ninguém no Senado capaz da iniciativa de propor, digamos, uma corrente, uma frente de resistência à manobra, que progride depressa, que transforma todos os abusos, as improbidades, o peculato em meros deslizes administrativos? ", pergunta Jânio em sua coluna. A pergunta dele é a mesma minha e de muita gente e não adianta perguntarmos a eles, os senadores, ou mesmo os deputados, por e-mail, carta ou outro modo, que eles não nos darão respostas satisfatórias. A imprensa tem perguntado e agora Papaleo, PSDB-AP - neste exato momento -, logo depois de Inácio Arruda, PCdoB-CE, critíca a imprensa por veicular os desmandos do Senado. O tal Papaleo, na maior cara de pau, fala na tribuna que não existe qualquer ato secreto, mas apenas deslize de algum funcionário. Os caras tentam tapar o sol com paneiro (Papaleo sabe o que é um paneiro).

  • Só pergunto a esse senadorzinho, qual o interesse de um funcionário em nomear um parente de parlamentar no gabinete do outro? Em que se beneficiaria Agaciel Maia ou qualquer outro servidor em dar emprego de presente a alguém sem que o parlamentar parente desse alguém soubesse? Tudo bem, somos idiotas em votar nessa corja, mas não somos imbecis em acreditar em suas desculpas.

  • E o Sarney, indignadíssimo, diz que a crise é do Senado, não dele, Sarney. O bigode desse cara deve ser de serragem, tão grande sua cara de pau. A crise desse momento - cada semana há uma crise nova - só ocorreu por conta da descoberta de que todos os seus parentes, com exceção da Dona Marli, de três gerações, estão pendurados em cabides dos gabinetes de seus colegas. Se fossem parentes de qualquer outro senador, seria um escândalo, mas em se tratando de parentes de Sarney, é muito mais significativo. É crise! Sarney está há anos naquela casa, preside o Senado, é ex-presidente da república, um dos mais antigos e fortes oligarcas (coronéis) do país, conselheiro direto de Lula e sua gang. Se há crise, é porque ele a deflagrou com sua falta de moral.

  • Marolinha que mete o bedelho no Congresso cada vez que lhe interessa, como para barrar a CPI da Petrobrás, fica caladinho nesse momento, fazendo pose para fotos e falando bobagens para os jornais do outro lado do mundo. Aliás, não estranharia nada se a crise atual, sabendo que senador nenhum seria punido, foi uma manobra da base assalariada do governo para desviar da não instalação da CPI. Criam-se factóides para funcionarem como cortina de fumaça. Discute-se a moral inexistente de Sarney esfriando a discussão sobre a CPI. Agaciel já foi demitido, está respondendo a outros processos, não será chamado a depor por conta dos atos secretos e ficam todos os parlamentares livres para continuarem fazendo suas aprontações.


MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, junho 14, 2009

Ficar calado é pior

migueljc

Miguel, Jornal do Commércio, PE

A Dona Chica tem dado muitas informações para meus posts, mas hoje vai ser todo meu, só pra seu deleite.

  • Logo no início do mandato, quando a base “assalariada” do governo, capitaneada por Zé Göebels Dirceu foi flagrada com o mensalão, o ingênuo presidente veio às câmeras alegando não saber de nada, que nem mesmo uma dona de casa sabe tudo o que ocorre nos seus domínios, como esperar que o presidente de um país tão grande soubesse? O chororô estapafúrdio colou e fez escola. Agora com o mais novo escândalo dos político$ nacionais, o Diário Oficial Paralelo, vulgo “atos secretos”, os presidentes do Senado, o ex Garibaldi Alves e o atual Zél Bigodon Sarney, repetem as desculpas de Lula e esperam que também cole.

 

  • Sarney e Garibaldi culpam os ex-diretores, principalmente Agaciel Maia, já demitidos e respondendo processo. Eles devem ter pensado “já que o Agaciel foi flagrado, não custa nada imputar a ele todas as culpas”. Só tem um porém: quem assina os documentos admitindo gente, demitindo gente, aprovando licitações, regulando receita e despesas…? O presidente da Casa, confere? Como, raposas velhas como Garibaldi e Sarney, assinariam qualquer documento sem lerem e sem se informarem de seu conteúdo, destinação, legalidade e consequências? Prosopopéia flácida pra boi dormir!

 

  • Em se tratando de corrupção, os políticos brasileiros são um poço sem fundo de criatividade e fome. Quem, em qualquer país do mundo, imaginaria um Diário Oficial Pirata, Caixa Dois Legislativa, Administração Paralela, Crime Organizado Com Respaldo Legal? Somente nossos parlamentares. Isso daria slogan de propaganda: Nossos parlamentares são mais criativos que os outros. Corja!

 

  • E nessa ciranda, o gasparzinho Sarney foi descoberto, demitido, mas é tão burrinho que não sabe nem mentir. O Estadão só precisou de dois telefonemas para descobrir que o moleque jamais havia pisado no gabinete de Edson Lobão, seu padrinho ectoplasmático. Não bastasse isso, Delcídio Fagundes Amaral, petista de dois costados, empregou a mãe do gasparzinho (me digam aí o nome de uma fantasma famosa pra eu batizar essa sujeita). Perái, Zél Bigodon, com nora e neto empregados fantasmagoricamente em gabinetes vizinhos ao seu, o senhor não sabia de nada? Que chefezinho de família relaxado, o senhor. Aliás, se não sabe o que sua família faz, como pode querer dirigir o Senado Federal? Pede pra sair!

 

  • Agaciel, já completamente espinafrado e milhonário, não cedeu. Revelou à imprensa que os senadores sabiam das falcatruas dos quinhentos mil diretores da casa. A bem da verdade, ele não precisava afirmar nada, é óbvio que sabiam.

 

  • Mas nem tudo é tristeza. Em plena crise dos atos secretos, CPI da Petrobrás que não avança um milímetro, o senador Heráclito Fortes, do DEM-PI, arrumou um tempinho para fazer uma cirurgia de redução de estômago. Poderia aproveitar e retirar três quilos de beiço e implantar alguns neurônios.

 

  • E Zé Göebels Dirceu, o homem sem mandato, mas ainda presidente escondidinho do país, com mais poder do que quando era ministro, faz negociatas por baixo do pano para azeitar as coligações do PT em dezesseis estados, visando as eleições do próximo ano. Está explicado, amiguinhos, porque Zé Göebels Dirceu não ficou zangado com Lula, com o PT, com o Jeferson ou qualquer um por ter perdido os direitos políticos? Assim ele ficaria mais livre e longe dos holofotes para fazer suas tramóias, bom pra todos eles.

 

©Marcos Pontes

sexta-feira, junho 12, 2009

PM em vagabundo é bom!

amarildo

Amarildo, A Gazeta, ES

duke

Duke, O Tempo, MG

É que o Charge On Line está tão bom hoje que fica impossível pegar só uma.

Como eu já disse no título, PM em vagabundo é bom, ainda mais quando vagabundo está usando dinheiro público pra manipular alunos de universidade pública que poderiam ser estudantes, se estudassem. Quem quiser que me apedreje, mas a alunada de humanas da USP é sempre quem puxa as greves inócuas, ocupam os prédios – prioritariamente da Reitoria –, emporcalham tudo, fazem festinhas na madrugada banhada a álcool e com pizzas que ficam impregnadas nas paredes, móveis e espalhadas pelo chão, demonstrando bem o nível de intelectualidade, civismo, educação, higiene e respeito pelo bem público de que não são portadores.

Para quem se opõe a índio ocupar prédio de Funai e ser tratado a pão de ló; “agricultor” invadir hidrelétrica e fazer chantagem e ser atendido; bispo chantagear presidente da república com grevizinha de fome para evitar transposição de rio que pode salvar milhões de vidas e outros absurdos contra o Estado com a conivência desse próprio Estado, o ato do governador José Serra em mandar a polícia garantir a reintegração de posse, com mandado judicial nas mãos, é digno de aplausos. Desde os tempos de Mário Covas que não vejo um homem público com culhões para botar baderneiros em seus devidos lugares.

O Reinaldo Azevedo destrincha o movimento, mostra quem são os cabeças da falsa greve e deixa claro que a alunada é massa de manobra, boi de piranha, bem ao estilo dos autoritários que posam de paladinos das causas populares.

Em contrapartida, são muitos os blogueiros, jornais, chargitas e outros que criticam o mau uso da coisa pública que agora se vestem de cordeirinhos espancados e agridem a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o governador, a Justiça e quem quer que apoie a evacuação do prédio.

Não sou contra protestos legítimos, pelo contrário, não costumo ficar calado contra desmandos – basta ver os mais de 900 posts desse blog –, fui estudante ativo nas reivindicações, sou adulto participativo, mas me orgulho do meu senso crítico. Não entro numa briga para salvar um amigo se esse amigo provocou a briga sem razão. Do mesmo modo, não vou ficar com peninha dos alunos da Fefeleche e seus manipuladores ( Marilena Chauí, Olgária Matos, Tia Deni… A turma que elegeu Lula e mama de caroninha há 500 anos), uma massa de grã-fininhos de bolsa tiracolo, sandálias de couro de bode, cabelos e barbas compridos e desgrenhados como se ainda estivessem nos 70.

A propriedade pública tem que ser respeitada não só por quem trabalha nela, mas por todos e cada um, inclusive pelos estudantes, professores e funcionários da USP que não são donos das instalações e mobiliário, são apenas co-proprietários como todos os paulistas. Se nossos representantes não dão o exemplo dilapidando o erário, de vez em quando é bom ver alguém nadando contra essa maré permissiva e politicamente correta que trata estudantes maiores de idade que já bebem, fumam, dormem fora de casa, trepam e abortam, como se fossem criancinhas indefesas que necessitam de proteção cega. São adultos responsáveis, mesmo em sua irresponsabilidade e por ela devem responder.

©Marcos Pontes

quarta-feira, junho 10, 2009

Curtas e nem tão grossas

AUTO_lute

Lute, Hoje Em Dia, MG

  • O André Wernner, no comentário do meu último post e no seu próprio blog matou a charada: Fazer obras de infraestrutura nada mais é que obrigação de qualquer governo, é para isso também que pagamos impostos. A criação do PAC foi apenas uma jogada de marketing da turma do Zé Göebels Dirceu para que o PT/governo/Lula capitalizasse politicamente o que fizesse por obrigação. Por enquanto a coisa não está dando muito certo, uma vez que apenas 3% das obras foram concluídas e várias inaugurações foram de coisa alguma, mas em 2010, com a campanha da terrorista nas ruas, pode ser que haja uma aceleração. Daí uma notícia boa e uma ruim: a boa é que poderá ser feita aguma coisa no país em que infraestrutura é apenas para discurso eleitoral; a ruim é que qualquer inauguração será creditada à terrorista.

 

  • Por que os soldados trocaram tiros na Granja do Torto? Um deles deve ter falado bem de Lula e Jobim.

 

  • Recessão técnica, seja lá que eufemismo seja esse, e inflação de alimentos triplicada em maio. O boçal ainda vai dizer que é só marolinha?

 

  • O gerente de uma agência do Bradesco em Medeiros Neto, Extremo Sul baiano, sofreu um acidente grave e está em coma com traumatismo craniano e pulmão perfurado. Encontra-se hospitalizado num hospital de Eunápolis que não conta com recursos mais avançados. A família requereu ao Saúde Bradesco a remoção do senhor por UTI aérea para receber atendimento em centro mais avançado. Surpresa! O seguro não autorizou a remoção. É revoltante! Os caras cobram altos juros e taxas, ganham fortunas, o rapaz trabalha com seriedade a ponto de ser promovido a gerente e na hora que precisa de ajuda, esta é negada. Revoltante!

 

  • O município de Santa Cruz Cabrália, onde Cabral aportou, é pequeno, tem apenas 33 escolas municipais. Nessas 33 escolas existem apenas dois professores graduados em matemática. Por exigência legal, o município fez convênio com o Ministério da Educação e montou um curso de formação de professores. Foi formada uma equipe com um dos professores graduados – restando apenas uma em sala de aula –, pedagogo, técnico, tudo certinho. Para essa equipe foi disponibilizada sala, um computador e salários dignos. Tudo bonitinho. No papel. O computador quebrou e não foi reposto há três meses, os professores a serem capacitados não têm horário diferenciado para assistirem às aulas, não há incentivo por parte da Secretária Municipal de Educação para a realização do curso. Enfim, nada acontece. A equipe passa o dia olhando o mar da janela da sala, batendo papo, estudando para outros fins, lendo, discutindo futebol… Pelo menos os salários são honrados em dia.

 

  • Quer saber? Serra está certíssimo. Se o governo federal inibisse as invasões de sem terra, funcionários, índios ou quem quer que seja em propriedades públicas do mesmo modo que Serra inibiu o vandalismo de alunos (estudantes é coisa mais séria) na USP, talvez o país não fosse essa chacota que é.

 

©Marcos Pontes

terça-feira, junho 09, 2009

Terça, enfim

zope 

Zope, Charge On Line

  • Há uma esperança em Minc-leão—do-colete-dourado antes que seja fritado de vez. Ontem ele prometeu pedir a Marolinha o veto aos artigos da MP 458 que permitia a titularidade de terras por pessoas jurídicas. Lógico que isso não evita os laranjas, mas já é alguma coisa.

 

  • Em menos de seis meses é a segunda vez que São Paulo passa perrengue com pane em celulares e fixos da Telefônica. Quando essas coisas começam a acontecer, para macaco velho desconfiado como eu, as primeiras perguntas que surgem são “qual é a jogada? Quem vai lucrar com isso?”. Logo, logo descobriremos, é só ficar de olho.

 

  • Em contrapartida ao blog da Petrobrás, que na verdade é dos mais de mil jornalistas lotados na empresa e dos sindicalistas que adoram pregar o pânico, ainda mais que se pelam de cagaço que a empresa seja privatizada e eles percam a boquinha, foi lançado o blog Fatos e Dados. A briga promete ser boa, embora o blog do Gabrielli tenha apoio financeiro da estatal, ou seja, de cada um de nós.

 

  • E o safado-mor vem com a cara lisa dizer que a queda de 0,8% do PIB foi maior do que a que ele esperava. Ora, mas não foi ele mesmo quem disse que não havia crise? Que nós sentiríamos apenas uma marolinha? O safado e sua gang vão continuar negando o que alguns jornais mais corajosos já publicaram, que o país está em recessão? Há meses eu e alguns analistas muito mais abalisados vimos dizendo, por conta do desemprego cada vez maior, que o Brasil estava em sério risco, mas Lula, Mantega e seus cupinchas adestrados negavam com cara de susto, mas palavras tranquilas. Paralelamente a isso, o governo já estuda a criação de novo imposto para salvar os municípios que não sabem administrar seus recursos ou não têm recursos para administrar. Uma forma de rasgar a Lei de Responsabilidade Fiscal e premiar a incompetência de prefeitos da curriola. Estamos na contra-mão de outros países. A Alemanha de Merkel, por exemplo, já começou a reduzir seus impostos. A presidenta deu a receita que o Brasil não seguirá: para sair da crise tem que desonerar as empresas para que elas tenham recursos para investir. No Brasil e no terceiro mundo é que as autoridades econômicas tratam o país como uma empresa com fins lucrativos. Talvez porque boa parte vai para os bolsos de sua base aliada.

 

  • Previsão de Pai Marquinhos de Ogun: Todas as obras atrasadas do PAC serão inauguradas a toque de caixa em 2010 durante a campanha eleitoral da terrorista. Aceito apostas e pago 10 pra 1.

 

  • Cotas, inclusão social, igualdade e blá-blá-blá. Onde está a igualdade quando o Estado de São Paulo inaugura, com o dinheiro de cidadãos hétero, homo, bi ou multissexuais, uma clínica ambulatorial só para homossexuais, travestis e transexuais? Inclusão de uns, no Brasil, é feita com a exclusão de todos os outros.

 

©Marcos Pontes

domingo, junho 07, 2009

MP 458

queimada_amazonia

A Luma pediu pra eu dar uma opinião sobre a Medida Provisória 458, editada em 10 de fevereiro deste ano e que reza sobre a regularização de terras da União na Amazônia Legal. Então, tá, Luma, topado.


De antemão quero lembrar aos parcos leitores que não sou advogado e nem produtor rural, apenas um sujeito mais ou menos preocupado com os rumos do país e que viveu boa parte da vida em estados da Amazônia, convivendo com urbanos e rurais da região, mais conhecedor, portanto, da realidade da Amazônia, de São Gabriel da Cachoeira a Belém, de Macapá a Porto Velho, mais do que muito ecologista de escritório que conhece a Amazônia “ de ouvir falar”, pelos jornais do Centro-Sul ou por relatórios de ONG nem sempre confiáveis.


Na primeira vez em que viajei de Manaus a Porto Velho pela BR-319, recém inaugurada, lá pelos meus doze, treze anos de idade, já me perguntava o que levava alguém a morar naqueles confins da selva, como chegaram ali aqueles ribeirinhos que tinham o vizinho mais próximo a seis, sete quilômetros, que não tinha onde comprar sua comida – minha educação urbana não deixava de comparar – e sem escola ou hospital por perto. A questão social, econômica e antropológica me encantavam muito antes de eu saber o que são essas coisas.


Cada vez que vejo uma discussão a respeito de alguma novidade sobre aqueles rincões, me lembro das conversas com o povo local, com o que vivi por ali, com o que ainda vivem meus irmãos e suas famílias residentes em Rondônia, nos trajetos pelos rios e nas dificuldades dos ribeirinhos em encontrar um médico para diagnosticar uma verminose que seja.


Ao ler o texto da MP 485, fico me perguntando quem o elaborou, com que propósito e se Lula tem idéia do que trata a matéria.


A Medida tem por objetivo regulamentar o uso das terras da União na Amazônia Legal, disciplinando seu uso em propriedades de até 1,5 mil hectares. Não são terras muito grandes, pelo contrário, seriam fazendas de médio porte, mas que, somadas as solicitações de titularidade, podem somar áreas maiores que a maioria dos países europeus.


A MP é bem intencionada, porém trata de uma área total correspondente a 62% do território brasileiro e não foi discutida com a sociedade diretamente interessada na questão e muito menos com o restante da população nacional. Se “a Amazônia é nossa”, como sempre declara Lula e seus cupinchas amestrados, é de cada brasileiro, devendo, portanto, ser discutido seu uso por todos.


Uma das determinações é que só deterá a titularidade da terra quem respeitar o meio ambiente, respeitando a legislação. Em se tratando da Amazônia Legal, entre as determinações está a manutenção de reserva de vegetação nativa que, em outras regiões é de 20%, mas que já foi tentada taxar em 80% em legislação anterior. A fiscalização dessas áreas seria monitorada digitalmente e por satélite.


No papel isso parece ótimo, mas quem conhece o Brasil sabe que uma das portas mais escancaradas para a corrupção é justamente a falta de fiscalização. Quem conhece a Amazônia tem idéia melhor do tamanho da região e a impraticidade de fiscalizá-la. Aliás, uma reclamação recorrente desde os tempos do IBDF (alguém lembra o que era isso? É o órgão antecessor do IBAMA) é o número insuficiente de fiscais e policiais federais. O tráfico de animais, de ouro, diamantes, os garimpos clandestinos, a biopirataria, o tráfico e plantio de drogas são alguns exemplos de como a região é explorada sem que os órgãos estaduais e federais consigam inibir a prática. Mas isso é outra questão, voltemos à MP 458.


Estão fora da regularização por seus ocupantes as terras declaradas devolutas por serem de interesse da segurança nacional ou do desenvolvimento nacional; as terras remanescentes de colonização – como, por exemplo, as glebas distribuídas durante o regime militar e da construção da Trasamazônica – e projetos de reforma agrária que tenha perdido a vocação agrícola (muitas dessas áreas terminaram tornando-se povoados ou fazendas de pecuária ou de outras atividades econômicas. É correto não incluí-las na regularização? Como particularizar as mal utilizadas e as que geram trabalho e renda para as populações remanescentes e até crescentes? Deixar essas terras de fora é correr o risco de se fazer delas o que se fez na Reserva Raposa Serra do Sol, de onde foram retirados produtores rurais que ajudavam a levar algum progresso, através das rendas que geravam, a uma das regiões mais esquecidas do país); e as registradas em nome do Incra (todas as terras devolutas deveriam estar sobre a alçada fiscalizatória do Incra, mas não em seu nome, creio eu, somente as que contarem com instalações do Instituto. Todas as terras não particulares são da União, não de um ou outro de seus orgão. Ao precisar de terras para, por exemplo, instalar contemplados pela reforma agrária, a transferência deveria dar-se direto da União para o titular, com o compromisso de não repassá-la a terceiros, só tendo a titularidade definitiva vinte anos depois da posse provisória. Isso evitaria a ação, pelo menos teoricamente, dos posseiros profissionais que vivem de ganhar terrenos e revendê-los imediatamente depois de recebrem a escritura. Prática comum que o governo faz de conta não ver).


Ainda fora da regularização estão as terras indígenas demarcadas ou não (que vêm aumentando de governo pra governo, beneficiando uma casta intocável - os aborígenes – que exploram ou recursos que os brancos são proibidos de explorar ou terceirizando a exploração justamente por falta de fiscalização. Isso alimeta o contrabando e a biopirataria, graças à proibição de organismos nacionais, até mesmo o Exército, de entrar naquelas terras, mas não proíbe ONG internacionais, cientistas estrangeiros e “missionários”), terras ocupadas ilegalmente em Áreas de Proteção Permanente (muito bom isso, porém, os ocupantes ilegais raramente são retirados. Sabe-se de sua presença, mas a conivência do Incra, Ibama, Ministério do Meio Ambiente e todos os demais órgãos estaduais e federais faz com que esses posseiros proliferem e a tal proteção permanente fique comprometida ou inexistente. É mais ou menos como o que ocorre nas cidades litorâneas em que grandes construtoras constroem espigões em áreas proibidas, mas só são incomodadas depois dos prédios levantados. Os prédios não são demolidos, multas não são pagas e os corruptos recebem uma grana extra para emitirem alvarás) e florestas nacionais (este é um conceito estranho. Toda floresta entre nossas fronteiras, com exceção das plantadas por particulares, são florestas nacionais. Nesse caso, o termo refere-se às reservas e parques florestais demarcados e regulamentados. Essas áreas são constantemente invadidas e em algumas delas existem fazendas de pecuária, carvoarias e outras atividades ilegais. Novamente vem a questão da fiscalização. As atividades econômicas estão dentro dessas áreas, os órgãos oficiais sabem disso, ninguém é retirado, as ocupações aumentam em área e em pessoal e fica tudo por isso mesmo.


A intenção pela necessidade de regulamentar a ocupação da amazônia é louvável, mas se não houver uma ampla discussão, será mais uma lei que vai ficar no limbo das leis que não pegam e isso não será nada benéfico para os biomas amazônicos, para a população nativa, para a economia local – embora sejam muitos locais -, enfim, medida inócua.


Até o momento quem pode estar batendo palmas para a MP 458 são os grileiros. Os laranjas se proliferarão ocupando terras, pegando a titularidade e repassando os títulos pra os grileiros que, ou montarão latifúndios, ou especularão, como hoje, inclusive vendendo para estrangeiros via internet.





MyFreeCopyright.com Registered & Protected


sexta-feira, junho 05, 2009

Quase fim de semana

AUTO_frank

Frank, A Notícia, SC

. Mais uma vez troquei o template – parodiando aquele maconheiro famoso, estou em busca do template perfeito – acabei perdendo os links, que estou refazendo aos poucos. Eles agora estão lá no final da página (não me perguntem por que, eu não sei responder). Quem não estiver na lista, por favor, avise pra eu incluir.

  • Volto a lembrar que no dia 26 haverá a blogagem coletiva proposta pela Beatriz para se discutir as drogas. Não há um enfoque proposto e nem uma forma. O blogueiro pode ser contra, a favor ou muito pelo contrário à legalização; pode escrever poema, conto, artigo, fábula, o que quiser; ao invés de escrever, pode postar fotografia, música, performances a seu bel-prazer. Ou seja, o importante é não deixar passar em branco a data e argumentar sobre sua posição. Válida é a discussão, ao invés de deixar para políticos despreparados e/ou mal intencionados a decisão sobre a legalização ou descriminalização. O assunto é urgente e sério e precisa ser discutido. Na coluna da direita está o selo da postagem para que os interessados peguem e colem em seu blogue para divulgar. Ela vem postando vários textos sobre o tema, como hoje, em que fala da relação entre produção e consumo de drogas e o meio ambiente.

  • Já que o papo é droga, vejam um vídeo de um avião da FAB interceptando um teco-teco com 176 kg de pasta base de cocaina em Rondônia. A bem da verdade, eu preferia que derrubassem o avião.

  • Eu até tento não ser ranzinza, ser um bom rapaz, politicamente correto e queridinho, mas quando leio que a Xuxa está procurando um “príncipe encantado” pra sua filha de dez anos e que os três finalistas do concurso são garotos de 15 e 16 anos, fico me perguntando o quê que está acontecendo com esse povo. Tudo bem que o tal príncipe é personagem de seu próximo filme, mas não deixa de ser uma erotização da infância. Cadê aquele pessoal do Ministério Público, dos órgãos de defesa da infância e juventude numa horas dessas? A mulher, de quem nunca duvidei que fosse acéfala, está rifando a filha de dez anos! Isso é pouco? As outras mães acham lindo e ainda permitem que seus mancebos se inscrevam. A pseudo artista está tentando repetir com a filha o que fez consigo: comprar um pai para a criança. Como ela conseguiu, é de se esperar que a filha DE DEZ ANOS também consiga.

  • Mudando de mau para pior. Renan Calheiros, o impoluto defensor do governo federal, corrupto feito sob medida para defender corrupto/corruptor, tem um filho, Rodrigo, como funcionário fantasma em seu gabinete. Que tal? A imprensa não fala nada a respeito. Que tal? Nós continuaremos pagando o salário, plano de saúde e sabe-se lá quantas outras vantagens empregatícias para o Gasparzinho Calheiros. Que tal?

  • Hoje, assistindo ao jornal do meio-dia, foi mostrada parte do discurso, ao vivo, que Lula proferia em Caravelas, sul da Bahia, onde inaugurava um reserva extrativista. Vou tentar reproduzir parte do discurso que ficou nítida na memória, dada a imbecilidade, a falta de graça e a estupidez do beócio: “Se essa reserva não fosse tão importante, eu não voaria duas de Brasília e mais uma hora de helicóptro com um medo disgramado (e a patuléia ria, e os ministros e baba ovos no palanque gargalhavam), porque se eu cair n’água o máximo que eu consigo nadar são cinco metro. Por falar nisso, gostaria de pedir um minuto de silêncio para as vítimas do avião da Air France…”, e faz cara de sentido, de quem está sofrendo. Eu tenho ojeriza e desprezo por este presidente e seu governo, mas poucas vezes senti tanta raiva. Sem querer ser bonzinho e politicamente correto – contrariando o que disse no tópico sobre a Xuxa –, mas o safado não tinha que misturar seu falso cagaço em voar (o cara voa pelo menos uma vez por semana) com o acidente do Airbus e suas gracinhas de palanque. Desprezível.

©Marcos Pontes

terça-feira, junho 02, 2009

Outra Carta Aos Senadores

Senado1a[4]

Estou cada vez mais animado em cobrar dos senadores sobre a CPI da Petrobrás. Sugiro que você, caro leitor, faça o mesmo. Aqui você encontra os e-mail de todos eles. E aqui minha carta de hoje:

Sem quórum, a base governista conseguiu adiar a instalação da CPI. Me desculpem, excelências, mas, pelo visto, o respeito aos eleitores é muito menor do que o fisiologismo que rege os componentes do Senado.


Quando os senhores são criticados, saem à mídia culpando a imprensa e a desinformação e má vontade do público. Mas, respondam, com pureza de alma: os senhores, por um acaso, estão lá interessados no que seus eleitores pensam?


Na semana passada mandei-lhes um e-mail referente à CPI e somente um senador dignou-se a responder e, mesmo assim, com resposta automática e evasiva. Desta vez sei que nem ele deverá responder, mas ontinuo divulgando na internet cada uma das correspondências que lhes envio, assim outros brasileiros poderão se animar a também se manifestarem ou, isso me bastaria, perceberam o quanto nossa vontade e nossas reivindicações nada valem no Senado Federal.


Os senhores podem reclamar da imprensa e dos eleitores, mas não podem negar que cada brasileiro, com excessão dos venais e partidários, tem razão de sobra para reclamar de voccas excelências.


Seria tão bom que passassem a nos respeitar e fizessem seu trabalho om lisura e independência, ao invés de se acobertarem e aos desmandos e inépcia dos administradores da Petrobrás e da Nação.


Aguardamos o dia em que os senhores resolverem nos representar de fato e não apenas de direito.

Atualização:

Respondeu o senador Sérgio Guerra, PSDB-PE, ao primeiro e-mail (resposta burocrática, mas resposta):

Acuso o recebimento de sua mensagem eletrônica e informo que estou atento ao assunto. Cordialmente, Senador Sérgio Guerra

Responderam a este e-mail os senadores Raimundo Colombo, DEM-SC, e Álvaro Dias, PSDB-PR:

Caro Marcos,

A oposição está se esforçando ao máximo para viabilizar as investigações sobre os desmandos na Petrobrás. Assinei o requerimento de criação e, embora não participe da Comissão, acredito que os Senadores que foram designados têm capacidade para levar adiante à questão. óbvio que a força governista é enorme. Tento responder ao máximo a todos os eleitores que me escrevem, pois respeito cada voto e acredito na democracia, inclusive na sua faceta de comunicação digital (como estamos fazendo agora), mas nem sempre consigo responder tudo. De qualquer forma, obrigado pelo contato e por expressar abertamente sua opinião.

Raimundo Colombo

www.senadorcolombo.com.br


Realmente,meu prezado Marcos Pontes,a CPI não foi instalada.Os governistas, conforme já era previsto, estão fazendo tudo para sabotar os trabalhos e impedir que a Comissão investigue a fundo a má administração dos petistas na empresa e os atos de desonestidade que tem levado a Petrobras,uma empresa séria e emblemática,ao noticiário policial da imprensa brasileira.Mas nós da oposição estamos atentos e não vamos ficar de braços cruzados diante das manobras espúrias,como aconteceu ontem quando não foi possível instalar a CPI face a manobras dos governistas. A este respeito fiz um pronunciamento conforme está na nota abaixo da Agência Senado.

Cordialmente,

Alvaro Dias

www.senadoralvarodias.com
Blog: www.blogalvarodias.com

Alvaro Dias critica falta de quórum para instalação dos trabalhos da CPI da Petrobrás

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a postura da base do governo, que teria trabalhado pela falta de quorum e impedido a instalação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Na reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (2), deveriam ser escolhidos o presidente, o vice-presidente e o relator da CPI.

- Não há justificativa para esse comportamento. Está ocorrendo um desrespeito à minoria, à praxe estabelecida e à tradição existente. O governo quer indicar a presidência e a relatoria. Não abre mão de ser maioria e tenta dominar de forma absoluta a CPI - afirmou.

Alvaro Dias disse não querer acreditar que a atitude adotada pela base governista seja parte de uma estratégia para a obstrução dos trabalhos da comissão. Por mais forte que seja, afirmou, o governo não tem o direito de cercear a oposição no cumprimento do seu dever de fiscalizar os atos do Executivo.

- Se a maioria do governo adotar a estratégia de obstrução, a oposição terá instrumentos para reagir, seja com medidas judiciais, quem sabe; ou estabelecer procedimentos internos que estabeleçam o fato consumado. Desistir de investigar, jamais. A oposição vai investigar denúncias não contra a Petrobras, mas contra a atual gestão da empresa, que é temerária e preocupante - garantiu.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), que chegou a ser cotado para presidir a CPI da Petrobras, disse:

- A base do governo quer estrangular a CPI, transformá-la em CPI de mentira. Isso nós não vamos permitir - disse.

Em seguida, Alvaro Dias reiterou que a investigação de denúncias contra a Petrobras não prejudica o funcionamento da estatal, uma das maiores petrolíferas do mundo.

- Investigar corrupção, denunciar corrupção não compromete investimento. O que pode comprometer é a corrupção, o superfaturamento de obras, a concessão de aditivos irregulares, a distribuição de patrocínios de forma escusa. A Petrobras financia o Canecão, no Rio de Janeiro, com sete milhões e 500 mil reais por ano. Não sei a razão desse patrocínio - disse.

Antes de concluir o seu pronunciamento, o senador pelo Paraná afirmou:

- A oposição, que é responsável, séria e pensa no país, quer contribuir inclusive com o governo ao denunciar falcatruas. A CPI é a favor da Petrobras, a favor dos brasileiros e quer ser de Lula, embora ele não deseje - disse.

Da Redação / Agência Senado

De 81 senadores, apenas três responderam aos dois e-mail, todos da oposição. Embora a oposição tenha minoria no Senado, está ganhando de três a zero dos governistas, me fanzendo concluir o que já sabia: a situação é prepotente o suficiente e sem argumentos aceitáveis para dar-se ao trabalho de responder a qualquer cidadão.

Se vierem outras respostas, os manterei informados.

©Marcos Pontes

segunda-feira, junho 01, 2009

A vida continua. Dura, mas continua…

AUTO_lute

Lute, Hoje Em Dia, MG

Que as vítimas fatais não tenhasm sofrido muito e que, se houver sobreviventes, que eles sejam resgatados com brevidade e sem maiores sequelas além das inevitáveis, que as famílias atingidas tenham respaldo psicológico, financeiro e legal e muitos ombros amigos onde se escorarem.

  • Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às drogas e a Beatriz, que tem feito uma série de postagens riquíssima sobre o tema, convida a todos os blogueiros a participarem de uma postagem coletiva relativa às drogas. Que fique claro que não é uma postagem contra a legalização, mas para questionar. O autor pode postar artigo, poesia, fotografia, pintura, reporagem, música… O que quiser. A intenção é discutir essa coisa séria que vem tomando conta de muitas mesas de discussões e destruindo vidas, famílias e relações ao redor do globo. Quem quiser participar pode pegar a atiqueta aí na coluna à direita e mande um e-mail para a Beatriz: bmgrupos@gmail.com  A causa é justa e urgente e eu estarei lá.

  • Há tanta coisa séria a ser discutida na CPI da Petrobrás e parte da imprensa ajuda a reduzir tudo a um duelo entre PT e PSDB. Nada contra a imprensa, apenas contra o lado imbecil, mal informado, mau informador e simplista dela. Em ambos os partidos há gente que só quer isso, que o público não veja o produto, a causa e o fundo das possíveis investigações, apenas o raso da politicagem. Dar ênfase a isso também é desservir à nação.

 

  • Conversando com uma amiga que está na Holanda, ela confirmou aquilo a que me referi há algumas semanas: No Brasil tem gente querendo legalizar as drogas psicotrópicas e proibir o tabaco. Pois é o que se está vendo na Holanda. Os tabagistas não fumam nem mais nos coffee shopps em que o comércio e consumo de maconha são legalizados. Para um caretão como eu, é inexplicável. O lado bom é que já há um movimento político lá para acabar com o turismo maconheiro, responsável pela grande afluência de bichos-grilos de toda a Europa. A coisa pode até ser legal, mas não é nada legal. Ah! Hoje é Dia Mundial Sem Tabaco.

 

  • Nuzman ensinou direitinho o caminho dos cofres públicos ao Ricardo Teixeira ou o eterno presidente da CBF já sabe tudo direitinho? Para não roubar sozinho, já tem seminário, workshop, consultoria, reuniões e congressos para os presidentes das Federações escolhidas como sede aprenderem também e não destoarem do capo de tutti capi. E a patuléia toda feliz pelas ruas, batendo palmas para os golpes superfaturados que bancará.

 

  • Maurício Funes, o guerrilheiro salvadorenho casado om uma petista brasileira que acaba de ser empossado presidente, como todo vermelhinho, tem senso crítico zero. Acha pouco termos Lula, Chávez, Correa, Lugo, Morales, Ortega e Castro no mesmo continente, na maior concentração de presidentes imbecis por metro quadrado e em tão pequeno período histórico, decidiu que o Marolinha é um exemplo a ser seguido. Pobres salvadorenhos…

 

  • Clinton acha que o mundo não aceita melhor o etanol brasileiro com medo que o Brasil desmate a Amazônia para plantar cana. Faz sentido a preocupação de Clinton, mas, cedo ou tarde, o mundo será obrigado a voltar-se para o etanol do Terceiro Mundo, isso é quase inevitável no cenário atual.

 

  • Piadinha que ouvi das crianças sobre A Fazenda, da Record: É uma propriedade bem fornida, tem galos, galinhas, vacas, perus, antas e Dado Dolabella.

 

©Marcos Pontes