Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Jean, Folha de São Paulo


  • Ainda estou entendendo o tal PAC, lançado pelo governo, mas se os tucanos estão falando tão mal, alguma coisa de boa esse pacotedeve ter.

  • Por falar em PAC, uma coisa tem me chamado a atenção, o uso do FGTS para fomentar a construção civil. Quando havia o BNH, Banco Nacional da Habitação, o FGTS era utilizado para a construção de moradias populares. O BNH mostrou-se um fracasso devido às fraudes e à ma administração, sem falar que o país vivia numa inflação gigantesca, o qe ajudava o governo a lesar o mutuário, criando dívidas impagáveis, juros sobre juros e coisas que tais. Por outro lado, empregado nenhum teve seu dinheiro confiscado. Isso poderia acontecer se ocorresse um boom de demissões, fazendo que os cofres públicos ficassem esvaziados, sem dinheiro para pagar os demitidos, o que seria uma catástrofe, mas uma catástrofe infundada.
    Mesmo na década de 80, quando o país praticamente não cresceu, os demitidos ficaram sem receber sua parte no Fundo.
    Por isso não vejo, na minha inocência econômica, por que não se usar esse dinheiro para ajudar a reduzir o déficit de moradias por que passa o Brasil.
    Porém, creio que os juros dessa poupança forçada poderiamser maiores, uma vez que alguém vai lucrar com ele, as construtoras, e alguém vai pagar, os mutuários. São apenas 6% ao ano, de lucro real.

  • Os tempos mudam... Dessa vez a recepção que Lula recebeu em Davos foi diferente daquela dos anos anteriores. Talvez ressabiados com os rumos que a América LAtina vem toando, graças às atuações malucas de Chávez e Morales, levando na carona Brasil, Equador e Uruguai, os governos e empresários do primeiro mundo preferiram dar um gelo em Lula. Quem tem recebidoas loas é a China, crescendo mais de 10% no ano passado, comprando e vendendo às toneladas e cabeça de ponte da Organização Mundial do Comércio.

  • O Lino Resende está convidando os blogueiros para um post coletivo no próximo dia 30, dia mundial da não violência. Quem se interessar, pegue seu selo no blog dele.

Faça parte da corrente

  • Ainda de férias e desaco cheio de não fazer nada, resolvi aventurar nas telas de pintura. Um ótimo passatempo. Com tintas e pincéis nas mãos, tenho me ocupado horas, daí pouco tempo para outras coisas, inclusive postar. Perdoem o posts menorese menos atraentes, mas agora estou com outra paixão.

Nenhum comentário: