Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, junho 14, 2009

Ficar calado é pior

migueljc

Miguel, Jornal do Commércio, PE

A Dona Chica tem dado muitas informações para meus posts, mas hoje vai ser todo meu, só pra seu deleite.

  • Logo no início do mandato, quando a base “assalariada” do governo, capitaneada por Zé Göebels Dirceu foi flagrada com o mensalão, o ingênuo presidente veio às câmeras alegando não saber de nada, que nem mesmo uma dona de casa sabe tudo o que ocorre nos seus domínios, como esperar que o presidente de um país tão grande soubesse? O chororô estapafúrdio colou e fez escola. Agora com o mais novo escândalo dos político$ nacionais, o Diário Oficial Paralelo, vulgo “atos secretos”, os presidentes do Senado, o ex Garibaldi Alves e o atual Zél Bigodon Sarney, repetem as desculpas de Lula e esperam que também cole.

 

  • Sarney e Garibaldi culpam os ex-diretores, principalmente Agaciel Maia, já demitidos e respondendo processo. Eles devem ter pensado “já que o Agaciel foi flagrado, não custa nada imputar a ele todas as culpas”. Só tem um porém: quem assina os documentos admitindo gente, demitindo gente, aprovando licitações, regulando receita e despesas…? O presidente da Casa, confere? Como, raposas velhas como Garibaldi e Sarney, assinariam qualquer documento sem lerem e sem se informarem de seu conteúdo, destinação, legalidade e consequências? Prosopopéia flácida pra boi dormir!

 

  • Em se tratando de corrupção, os políticos brasileiros são um poço sem fundo de criatividade e fome. Quem, em qualquer país do mundo, imaginaria um Diário Oficial Pirata, Caixa Dois Legislativa, Administração Paralela, Crime Organizado Com Respaldo Legal? Somente nossos parlamentares. Isso daria slogan de propaganda: Nossos parlamentares são mais criativos que os outros. Corja!

 

  • E nessa ciranda, o gasparzinho Sarney foi descoberto, demitido, mas é tão burrinho que não sabe nem mentir. O Estadão só precisou de dois telefonemas para descobrir que o moleque jamais havia pisado no gabinete de Edson Lobão, seu padrinho ectoplasmático. Não bastasse isso, Delcídio Fagundes Amaral, petista de dois costados, empregou a mãe do gasparzinho (me digam aí o nome de uma fantasma famosa pra eu batizar essa sujeita). Perái, Zél Bigodon, com nora e neto empregados fantasmagoricamente em gabinetes vizinhos ao seu, o senhor não sabia de nada? Que chefezinho de família relaxado, o senhor. Aliás, se não sabe o que sua família faz, como pode querer dirigir o Senado Federal? Pede pra sair!

 

  • Agaciel, já completamente espinafrado e milhonário, não cedeu. Revelou à imprensa que os senadores sabiam das falcatruas dos quinhentos mil diretores da casa. A bem da verdade, ele não precisava afirmar nada, é óbvio que sabiam.

 

  • Mas nem tudo é tristeza. Em plena crise dos atos secretos, CPI da Petrobrás que não avança um milímetro, o senador Heráclito Fortes, do DEM-PI, arrumou um tempinho para fazer uma cirurgia de redução de estômago. Poderia aproveitar e retirar três quilos de beiço e implantar alguns neurônios.

 

  • E Zé Göebels Dirceu, o homem sem mandato, mas ainda presidente escondidinho do país, com mais poder do que quando era ministro, faz negociatas por baixo do pano para azeitar as coligações do PT em dezesseis estados, visando as eleições do próximo ano. Está explicado, amiguinhos, porque Zé Göebels Dirceu não ficou zangado com Lula, com o PT, com o Jeferson ou qualquer um por ter perdido os direitos políticos? Assim ele ficaria mais livre e longe dos holofotes para fazer suas tramóias, bom pra todos eles.

 

©Marcos Pontes

10 comentários:

Nanda disse...

Marcos, também escolhi essa charge para o Atualidades do DH. E deixo a mesma pergunta que fiz na caverna: será que só as 'raposas' são eleitas? Beijos!

Beatriz disse...

Mas é óbvio que só rapsas são eleitas. Essa pergunta retórica é uma graça;))
E depois de ver o Berlusconi na Itália e as eleições no Irã...estou sem o menor desejo de discutir esse senado federal eleções etc.
fico com a poesia.

Compulsão alienada, define;)

Laguardia disse...

Enquanto não deixarmos nosso comodismo e passividade, nada vai mudar. Temos que exercer nossa cidadania, fazer uma campanha de convencimento. Convencer as pessoas a votarem conscientemente e tomar as ruas em protesto se for necessário.

Nada vai mudar se continuarmos confortavelmente em casa só reclamando.

Frodo Balseiro disse...

Fora da Ilha da Fantasia que é Brasília, essas alegações de desconhecimento, seriam premiadas com um imediato pé na bunda.
Imagine numa empresa privada, o responsável por uma área dizer que não sabia o que acontecia embaixo do seu nariz!
Dava demissão por justa causa, independente da apuração do crime em sí.

Fábio Mayer disse...

O problema todo é que esses infelizes pintam e bordam, e o povão sempre os reelege... e quando uma real ameaça existe contra eles (inelegibilidade declarada pelo próprio parlamento) na maior cara de pau eles renunciam!

Beatriz disse...

Ah, o frodo definiu bem. qqer empresa despediria sumariamente um "não saber" desses. Lembra que eu lhe disse?

Rudny disse...

Pois é... como dizia o Renato Russo: O Brasil é o país do futuro. (Com toda a ironia do mundo, claro)

"Penta Campeão"... hilário.

Abração, Marcos!

Anônimo disse...

Dirceu será o grande e único coordenador das eleições de 2010 para o PT, e pelo visto esses atos secretos não estão somente no senado.

Petê Rissatti disse...

Mano véio, mano véio,

Que saudade disso aqui. Sempre esculacho, mas com simpatia. Voltei, agora pra valer. E novidades virão a torto e a direito.
Abraço e avante com a luta contra as ofensas ao país do futuro: lá fora estão tão informados que dá até medo, ou não.

abração

Neto disse...

Já me dizia um amigo que, Sarney é melhor como um 'ex-presidente' do que como um presidente.

Seja como for, ou não, o que se vê é que a saída do Lula está mesmo virando moda: ninguem agora não sabe de mais nada.

Aja inocência!