Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, junho 02, 2009

Outra Carta Aos Senadores

Senado1a[4]

Estou cada vez mais animado em cobrar dos senadores sobre a CPI da Petrobrás. Sugiro que você, caro leitor, faça o mesmo. Aqui você encontra os e-mail de todos eles. E aqui minha carta de hoje:

Sem quórum, a base governista conseguiu adiar a instalação da CPI. Me desculpem, excelências, mas, pelo visto, o respeito aos eleitores é muito menor do que o fisiologismo que rege os componentes do Senado.


Quando os senhores são criticados, saem à mídia culpando a imprensa e a desinformação e má vontade do público. Mas, respondam, com pureza de alma: os senhores, por um acaso, estão lá interessados no que seus eleitores pensam?


Na semana passada mandei-lhes um e-mail referente à CPI e somente um senador dignou-se a responder e, mesmo assim, com resposta automática e evasiva. Desta vez sei que nem ele deverá responder, mas ontinuo divulgando na internet cada uma das correspondências que lhes envio, assim outros brasileiros poderão se animar a também se manifestarem ou, isso me bastaria, perceberam o quanto nossa vontade e nossas reivindicações nada valem no Senado Federal.


Os senhores podem reclamar da imprensa e dos eleitores, mas não podem negar que cada brasileiro, com excessão dos venais e partidários, tem razão de sobra para reclamar de voccas excelências.


Seria tão bom que passassem a nos respeitar e fizessem seu trabalho om lisura e independência, ao invés de se acobertarem e aos desmandos e inépcia dos administradores da Petrobrás e da Nação.


Aguardamos o dia em que os senhores resolverem nos representar de fato e não apenas de direito.

Atualização:

Respondeu o senador Sérgio Guerra, PSDB-PE, ao primeiro e-mail (resposta burocrática, mas resposta):

Acuso o recebimento de sua mensagem eletrônica e informo que estou atento ao assunto. Cordialmente, Senador Sérgio Guerra

Responderam a este e-mail os senadores Raimundo Colombo, DEM-SC, e Álvaro Dias, PSDB-PR:

Caro Marcos,

A oposição está se esforçando ao máximo para viabilizar as investigações sobre os desmandos na Petrobrás. Assinei o requerimento de criação e, embora não participe da Comissão, acredito que os Senadores que foram designados têm capacidade para levar adiante à questão. óbvio que a força governista é enorme. Tento responder ao máximo a todos os eleitores que me escrevem, pois respeito cada voto e acredito na democracia, inclusive na sua faceta de comunicação digital (como estamos fazendo agora), mas nem sempre consigo responder tudo. De qualquer forma, obrigado pelo contato e por expressar abertamente sua opinião.

Raimundo Colombo

www.senadorcolombo.com.br


Realmente,meu prezado Marcos Pontes,a CPI não foi instalada.Os governistas, conforme já era previsto, estão fazendo tudo para sabotar os trabalhos e impedir que a Comissão investigue a fundo a má administração dos petistas na empresa e os atos de desonestidade que tem levado a Petrobras,uma empresa séria e emblemática,ao noticiário policial da imprensa brasileira.Mas nós da oposição estamos atentos e não vamos ficar de braços cruzados diante das manobras espúrias,como aconteceu ontem quando não foi possível instalar a CPI face a manobras dos governistas. A este respeito fiz um pronunciamento conforme está na nota abaixo da Agência Senado.

Cordialmente,

Alvaro Dias

www.senadoralvarodias.com
Blog: www.blogalvarodias.com

Alvaro Dias critica falta de quórum para instalação dos trabalhos da CPI da Petrobrás

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou a postura da base do governo, que teria trabalhado pela falta de quorum e impedido a instalação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Na reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (2), deveriam ser escolhidos o presidente, o vice-presidente e o relator da CPI.

- Não há justificativa para esse comportamento. Está ocorrendo um desrespeito à minoria, à praxe estabelecida e à tradição existente. O governo quer indicar a presidência e a relatoria. Não abre mão de ser maioria e tenta dominar de forma absoluta a CPI - afirmou.

Alvaro Dias disse não querer acreditar que a atitude adotada pela base governista seja parte de uma estratégia para a obstrução dos trabalhos da comissão. Por mais forte que seja, afirmou, o governo não tem o direito de cercear a oposição no cumprimento do seu dever de fiscalizar os atos do Executivo.

- Se a maioria do governo adotar a estratégia de obstrução, a oposição terá instrumentos para reagir, seja com medidas judiciais, quem sabe; ou estabelecer procedimentos internos que estabeleçam o fato consumado. Desistir de investigar, jamais. A oposição vai investigar denúncias não contra a Petrobras, mas contra a atual gestão da empresa, que é temerária e preocupante - garantiu.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), que chegou a ser cotado para presidir a CPI da Petrobras, disse:

- A base do governo quer estrangular a CPI, transformá-la em CPI de mentira. Isso nós não vamos permitir - disse.

Em seguida, Alvaro Dias reiterou que a investigação de denúncias contra a Petrobras não prejudica o funcionamento da estatal, uma das maiores petrolíferas do mundo.

- Investigar corrupção, denunciar corrupção não compromete investimento. O que pode comprometer é a corrupção, o superfaturamento de obras, a concessão de aditivos irregulares, a distribuição de patrocínios de forma escusa. A Petrobras financia o Canecão, no Rio de Janeiro, com sete milhões e 500 mil reais por ano. Não sei a razão desse patrocínio - disse.

Antes de concluir o seu pronunciamento, o senador pelo Paraná afirmou:

- A oposição, que é responsável, séria e pensa no país, quer contribuir inclusive com o governo ao denunciar falcatruas. A CPI é a favor da Petrobras, a favor dos brasileiros e quer ser de Lula, embora ele não deseje - disse.

Da Redação / Agência Senado

De 81 senadores, apenas três responderam aos dois e-mail, todos da oposição. Embora a oposição tenha minoria no Senado, está ganhando de três a zero dos governistas, me fanzendo concluir o que já sabia: a situação é prepotente o suficiente e sem argumentos aceitáveis para dar-se ao trabalho de responder a qualquer cidadão.

Se vierem outras respostas, os manterei informados.

©Marcos Pontes

6 comentários:

Carlos Emerson Junior disse...

Eu nunca vi utilidade nenhuma no Senado Federal, a não ser servir a uma elite política que vai se perpetuando através dos anos.
Hoje em dia nem isso: os senadores servem a si próprios.
Precisamos mesmo de um sistema bicameral ?

Marllon Alves disse...

Como já disse em outros blogs,eles fazem isso por que nós,o povo damos confiança.

neto disse...

É isso, Marcos!
Mesmo lembrando que em outras ocasiões eu também havia enviado e-mails a alguns senadores mostrando minha repulsa aos atos deles por conta dos escândalos, novamente você me incentivou a enviar-lhes mais um.

Acompanhando, veremos realmente se nesse 'buraco negro' existe luz - ou saida.

Abraços

Mågö Mër£îm†™ disse...

Eu tenho medo de falar sobre politica...dizem que sou radical demais... até mesmo o vereador do bairro onde mora diz isso... sou atento, atualizado e um severo critico... eu leio pouco atualmente sobre isso... só que meu medo é grande que esse governo se mantenha...com a Dilma... pena nosso povo num saber votar... francamente... nosso povo num sabe quase nada... um abraço!

Beatriz disse...

Você tá animado? que bom. Simal de que há esperança. Mas, com Rena Calheiros presidindo a CPI, vc continua assim?
Ele respondeu?;))
Beijos

Neto disse...

Ótimo!

Ao menos, se deram o trabalho de responder.

Vamos continuar firmes aqui!
Bom trabalho!