Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, junho 16, 2009

Desculpa de marido adúltero


  • O Jânio de Freitas, na Folha, só para assinantes, pergunta onde está Pedro Simon, admirado por todo o Brasil e exemplo de dignidade e respeitabilidade, nesse momento em que o Senado apresenta mais uma rachadura. Pois chego em casa agora e vejo Simon discutindo contra os atos secretos, ou caixa dois legislativa, ou diário oficial paralelo. Assim como o Jânio, também admiro o Simon, mas não vejo nele, um dos mais antigos, se não o mais antigo senador do PMDB, uma voz deveras respeitada dentro de seu partido ou do Parlamento. Isentar-se de qualquer responsabilidade sobre os episódios ocorridos é, no mínimo, a meu ver, um ato covarde de lavar as mãos. Simon fala muito sobre retidão, mas apenas fala, não aje contra Calheiros ou Sarney nos momentos em que eles estão notoriamente na contra mão da honradez. Simon faz seu nome como político sobre discursos corretos e ações pífias.

  • "É ininteligível: não há ninguém no Senado capaz da iniciativa de propor, digamos, uma corrente, uma frente de resistência à manobra, que progride depressa, que transforma todos os abusos, as improbidades, o peculato em meros deslizes administrativos? ", pergunta Jânio em sua coluna. A pergunta dele é a mesma minha e de muita gente e não adianta perguntarmos a eles, os senadores, ou mesmo os deputados, por e-mail, carta ou outro modo, que eles não nos darão respostas satisfatórias. A imprensa tem perguntado e agora Papaleo, PSDB-AP - neste exato momento -, logo depois de Inácio Arruda, PCdoB-CE, critíca a imprensa por veicular os desmandos do Senado. O tal Papaleo, na maior cara de pau, fala na tribuna que não existe qualquer ato secreto, mas apenas deslize de algum funcionário. Os caras tentam tapar o sol com paneiro (Papaleo sabe o que é um paneiro).

  • Só pergunto a esse senadorzinho, qual o interesse de um funcionário em nomear um parente de parlamentar no gabinete do outro? Em que se beneficiaria Agaciel Maia ou qualquer outro servidor em dar emprego de presente a alguém sem que o parlamentar parente desse alguém soubesse? Tudo bem, somos idiotas em votar nessa corja, mas não somos imbecis em acreditar em suas desculpas.

  • E o Sarney, indignadíssimo, diz que a crise é do Senado, não dele, Sarney. O bigode desse cara deve ser de serragem, tão grande sua cara de pau. A crise desse momento - cada semana há uma crise nova - só ocorreu por conta da descoberta de que todos os seus parentes, com exceção da Dona Marli, de três gerações, estão pendurados em cabides dos gabinetes de seus colegas. Se fossem parentes de qualquer outro senador, seria um escândalo, mas em se tratando de parentes de Sarney, é muito mais significativo. É crise! Sarney está há anos naquela casa, preside o Senado, é ex-presidente da república, um dos mais antigos e fortes oligarcas (coronéis) do país, conselheiro direto de Lula e sua gang. Se há crise, é porque ele a deflagrou com sua falta de moral.

  • Marolinha que mete o bedelho no Congresso cada vez que lhe interessa, como para barrar a CPI da Petrobrás, fica caladinho nesse momento, fazendo pose para fotos e falando bobagens para os jornais do outro lado do mundo. Aliás, não estranharia nada se a crise atual, sabendo que senador nenhum seria punido, foi uma manobra da base assalariada do governo para desviar da não instalação da CPI. Criam-se factóides para funcionarem como cortina de fumaça. Discute-se a moral inexistente de Sarney esfriando a discussão sobre a CPI. Agaciel já foi demitido, está respondendo a outros processos, não será chamado a depor por conta dos atos secretos e ficam todos os parlamentares livres para continuarem fazendo suas aprontações.


MyFreeCopyright.com Registered & Protected

10 comentários:

Blog de um Brasileiro disse...

Nisso tudo o que me chama a atenção é a impotência do povo e a ausência de setores dentro da sociedade que atuem de forma eficaz. Confesso que não me assusto mais com a cara de pau da corja de políticos que criamos. Não mesmo. Mas me assusto, como um pais tão grande, com diversas correntes de pensamento, não ter nenhuma voz.
Essa é a diferença Marcos. Num pais onde o nível de instrução é maior, logo esfregam uma meleca verde na cara desses pilantras. Aqui, nem pensar. Aliás, pergunte na rua, ou num colégio de Eunápolis ou qualquer outra cidade do Brasil o que está acontecendo no senado brasileiro. Veja quantos sabem o que está acontecendo.
Enfim, não vejo uma luz no fim do túnel.

Beatriz disse...

Blog de um Brasileiro, acerta qdo reclama da passividade do povo. Acontece que sem educação e com tudo centralizado no sudeste fica difícil que o resto do Brasil faça alguma coisa.
Acabei de vir de São Paulo, Capital pra eunápolis e me admiro porque vejo as notpicias e são todas sobre a avenida Paulista. Vejo na tv um lugar que não retrata a realidade de onde moro. é muito estranho pra mim, recém-chegada tudo isso. A população de Eunápolis sorri com os $80,00 reais do bolsa família e crê ser Lula quem paga. Levei algum tempo pra fazer uma funcionária minha entender que ela e todos nós, através de impostos, pagamos o Bolsa Família. Ainda assim ela me olhava incrédula.
Como saber o que está acontecendo se não há televisão local? De que maneira entender sua realidade sem debates que ajudem a relacionar o que se passa no centro do poder com sua localidade periférica?
A população de Eunápolis luta por água, saneamento. Por uma polícia que controle o tráfico de crack que assola a noite aqui ao ponto do delegado apoiar um suposto toque de recolher para adolescentes.

Não sei seu nome Blog de um Brasileiro mas seu comentário levanta muitas questões. E só faz a indignação crescer.

Gostei do post, Marcos. A face de Sarney hoje no Senado era patética. São patéticos os senadores há 30 anos na "casa" como eles se referem ao Senado que dizem não saber, serem omissos. Ora, renunciem! Assumam sua falha.

E concordo. Diversionismo pra distrari da CPI da Petrobrás.

Neto disse...

Você explicitou tudo: O congresso brasileiro é antro da mais pura, legítima e redudante corrupção.

Sobre o Simon, eu penso, que ele deve estar com medo de morrer. Assim como estão os outros frouxos que lá entram e, após levantarem a voz por alguns segundos contra os desmandos, se entregam porque se veem ameaçados pela covardia dos poderosos a perderem suas regalias. Preferem viver na omissão ficando parecidos com aqueles cadaveres ambulantes e inúteis que vemos pelos saguões.

Renan é, e sempre foi, o presidente do Senado. Sarney um fantoche lá. Não manda em nada, mas não é menos inocente por isso. E foi por isto que ele disse que a crise não é dele.

a CPI da petrobras está sendo abortada e o pior de todo esse mar de lama é saber que ainda e, infelizmente, esta zorra irá perdurar por mais tempo.

Mario disse...

Não existem inocentes!!! São todos CRIMINOSOS, se não por ação, por omissão.

O pronunciamento do Zé do Sir Ney foi patético assim como o do Canalheiros ao se defender das inúmeras acusações. Canalhas sempre se igualam.

Entretanto, nisso tudo há algo muito mais grave: a desmoralização do Congresso e motivos mais do que suficientes para fechá-lo. E, claro, D. Vagabundo Cachaceiro I e único poderá reinar sem nenhum obstáculo.

Frodo Balseiro disse...

A coisa toda nos parece tão descarada, que as vezes fico imaginando que nossos políticos acham que o que fazem, é normal!
Vivem numa outra realidade, com valores(?) desencontrados, e uma cara de pau, uma sem-vergonhice que não conhece limites.

Marco disse...

Marcão,
o que me espanta é estes caras saberem que nada destas falcatruas impedirá as respectivas reeleições. Eles sabem, o Sarney está careca de saber que eles fazem e acontecem e o povão dá mais oito anos para eles, no Senado, imagina, no Senado! Na Casa onde pontificaram figuras ilustres da nossa História.
Também admiro o Simon, mas ele acaba fazendo o jogo sórdido da federação saco de gatos a que ele está filiado, o tal PMDB. E aí fica difícil defendê-lo... Já dizia minha antiga professora da admissão: "quem se junta com porcos, farelo come!".
Mudando de assunto: cara, seu novo template ficou muito, mas muito legal! Eu queria mudar o meu template, mas não tenho competência para isso...
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Anônimo disse...

Olha Bea, se mostram somente a Paulista, o povo 'instruído' de Sampa deveria protestar nas ruas, não acha? E dar exemplo para o resto do país. A sua funcionária é passiva porque é ignorante do que acontece, mas e quem sabe e se acomoda?
Sarney estava ridículo! Dizendo o tanto que fez para o Brasil, #blefe!
Beijus

Blog do Denispd disse...

Parabéns pelo blog...
Nota 10!
Abraços
Denispd
http://blig.ig.com.br/blogdodenispd/

Beatriz disse...

Luz..., o povo "instruído" fefexelento da Usp tá lá..protestando por uma bobagem. Pra vc ver por onde vai a carroça!;)
Adotam a causa errada. Minha funcionária não é ignorante, é mal informada, isso sim. ;)

Rudny disse...

Dá-lhe, Marcos!