Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Amorim, Correio do Povo, RS


  • Nós, urbanos e suburbanos, costumamos discriminar aqueles que vivem na roça. Eu ia falar "no campo", mas morar no campo, no Brasil, significa ser rico e ter um sítio todo arborizado, com piscina e churrasqueira de tijolinhos.


  • Para nós, o campesino é ser chucro, semi ou analfabeto, ingênuo e o chamamos de tabaréu, capiau ou caipira. Achamos que eles se vestem mal, sofrem como devem sofrer os beócios, vivem de nossas sobras e, quando aparecem na cidade, com suas roupas domingueiras, rimos dos seus trajes, da combinação de cores que usam, da pintura das mulheres, do jeitão desconfiado dos homens, do deslumbre das crianças. Sentimos asco do seu cheiro natural, sem desodorante de vinte reais ou do último lançamento da perfumaria. Seus cabelos fora de moda nos causam risos escondidos à meia boca.


  • Já dizia Benjamin Franklin: "se destruirmos as cidades, o campo sobrevive. MAs se destruirmos o campo, as cidades morrem.


  • Em quê eles dependem de nós? Do nosso dinheiro para sua comodidade, de nossos rádios e televisões para seu entretenimento. E só!


  • Eles são muito mais livres, mais tranqüilos, mais amigos e solidários. Vizinho é compadre e companheiro. Enquanto precisamos da televisão para evitarmos ir às ruas violentas ou para pajear nossas crianças, para as quais não temos tempo, eles a querem apenas parase divertirem, chorarem diantedas novelas como choravam seus antepassados diante da Rádio Nacional e seus folhetins.


  • Desconfio até que sacaneamos com os campesinos por inveja.



  • Assistir ao BBB é como votar no Lula. Você não encontra ninguém que assista, assim como não encontra ninguém que votou no presidente, mas o BBB é líder de audiência e Lula fo o mais votado. Alguém pode me explicar esse mistério?


Um comentário:

teresa picinato disse...

eu diria que Benjamim Franklein foi um sabio quando dizia tao belas e profundas palavras sobre o campo. Sou da roça, hj as leis e os homens que estao " por cima da carne seca" parecem querer tirar o resto de terras e esperança que o homem da roça tem, esse papo de dar terras é muito furado pois os que tem pouca terra nao tem muita ajuda nao e ainda estao tentando arrazar fazendo do homem do campo um escravo do cidadão. Amigo, eu acredito em Deus e sei que na hora exata ele mostrará ao " cidadâo"que ele esta totalmente equivocado quando humilha e destroi o homem do campo.