Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, abril 26, 2007

Cotidianas


Lute, Hoje em Dia, MG




  • O David me convidou e, lógico, aceitei. A partir de hoje, juntamente com ele, a Saramar e o Ricardo, estou postando meus quase-poemas no Pseudo. Quem gosta de poesias fica convidado para aparecer por lá.

  • E disse Vossa Excelência, o presidente: "A América Latina não precisa de líder, mas de integração entre os países". O que o fez mudar de idéia, uma crise de consciência ou ciuminho do crescimento do maluco Chavez? Graças à imprensa marrom e aos seus conselheiros, até dois anos atrás ele se considerava o próprio salvador do continente.

  • Os corporativistas católicos tentaram emplacar mais um feriado religioso, o Dia de Frei Galvão. Num raro momento de sobriedade, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta, preferindo criar apenas uma homenagem ao padre. Dia 11 de maio passa a ser o dia oficial de homenagem ao quase santo. Quase, por enquanto, né, Ratizinger?

  • A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados está analisando o projeto de lei que diminui a idade de responsabilidade civil para 16 anos. Como é de praxe, serão ouvidos grupos religiosos, de direitos humanos, OAB, ONGs e mais alguns lobbies, mas o grosso da população ficará de fora, justamente ela que defende a redução da idade penal.

Não discordo que a educação é a melhor saída, juntamente com a geração de empregos, mas não será solução. A boa educação e as condições financeiras privilegiadas não impediram o jovem estudante de medicina entrar no cinema armado de metralhadora e fuzilar os espectadores; não impediram que juízes bem formados se tornem criminosos vendendo sentenças; não impediram que Lalau e sua gang deviassem 169 milhões dos cofres públicos; não impediram que Maluf desviasse milhões de dólares para paraísos fiscais; não impedem que cada vez mais jovens da classe média se envolva em assaltos, tráfico de drogas, seqüestros e coisas que tais.


A educação, além do mais, só dá retorno com o passar dos anos e milhões de empregos não se criam com apenas uma canetada de governantes, enquanto isso, o problema da criminalidade está ocorrendo HOJE e é para hoje que as soluções devem aparecer.

Jovens de dezesseis anos podem trabalhar e serem demitidos se causarem danos à empresa que os contrata, podem eleger presidente da república e ainda há um movimento para que se permita que tirem carteira de habilitação de motorista, mas não podem responder por crimes.

Como se prega nos tribunais estadunidenses "se você não quer sofrer as penalidades, não cometa o crime", simples assim. E os jovens de dezesseis anos estão muito bem capacitados para entenderem a gravidade de um crime cometido, como evitá-lo e as conseqüências de seus atos para si, para suas famílias e para outrem.

  • Gostei da do Joelmir Beting ontem, no Jornal da Band, falando das duas CPIs do apagão aéreo: "Não teríamos CPI, agora temos duas, ou seja, nenhuma".
  • Cunilingus... Nome engraçado para se tratar do que se trata.

Blogged with Flock

Nenhum comentário: