Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, abril 11, 2007

Angeli, Folha de São Paulo


  • Desde meu primeiro blog tenho linkado The Hunge Site. Não sei se vocês o conhecem. Se não, vale a pena conhecer. Lá, com um simples click, você pode doar comida, mamografia, livros e ainda ajudar uma ong que faz resgate de animais e outra que luta pela defesa das florestas tropicais. E quem paga por isso? Quanto custa? Quem paga são os patrocinadores, a nós basta um acesso. Você pode dar uma olhadinha nos números de contribuição, na história do site, comprar coisas interessantes, jogar... Não percam a oportunidade de ajudar, sem gastar nada, pessoas necessitadas ao redor do globo.


  • Os deputados decidiram oficializar a folga das segundas-feiras. Não temos que estranhar, afinal, há décadas eles não trabalham nesses dias, apenas efetivaram o que já faziam informalmente. É muita cara de pau! Muita filadaputice! É pra isso que os estamos pagando? Se bem que, se analisarmos direitinho, eles bem podem ficar em casa a semana inteira, não farão falta nenhuma. Com eles deixando de trabalhar, talvez o país comece acrecer. Aproveitem e levem os ministros, governadores, prefeitos, vereadores, presidente da república, desembargadores...


  • Deixa ver se entendi: os militares não querem entregar as funções de controladores de vôo para civis. Alegam questão de segurança nacional. Mas é permitido contratar controladores internacionais. É, continuo sem entender.


  • Financiados por empresas públicas e privadas, provavelmente interessadas em aumentar seus lucros, os prefeitos vão a Brasília, em marcha aérea, exigir mais verbas para os municípios. Pra quê? Pergunto eu. Os filosdumaégua não fazem absolutamente nada, via de regra, a não ser contratar amigos e desviar grana....


  • Oh! Chegaram a uma conclusão que não passou pela cabeça de ninguém: na Amazônia o desmatamento e a violência aumentam nas mesmas áreas. Para quem conheceu a exploração indiscriminada de madeira na Mata Atlântica, sabe muito bem o que é isso. Aqui no sul da Bahia grilavam-se terras não para produzir alimentos, mas para explorar a madeira. Dezenas foram os pistoleiros contratados pelos madeireiros para expulsar os donos das teras. Quando a madeira acabou, boa parte deles, dos madeireiros, foram para o sul do Pará. Paragominas, Marabá, Jacundá... Alguns pistoleiros velhos ficaram por aqui mesmo, alugando sua mão de obra, aposentados ou abriram negócios mais ou menos honestos. Os mais jovens, ainda sem pé-de-meia, seguiram os eventuais patrões. Estava claro que a história se repetiria na Amazônia. Endoçando tudo isso, funcionários corruptos do Ibama que vendem guias de transporte de madeira, fazem de conta que fiscalizam e fazem vistas grossas para a grilagem.
    Quando a freira Dorothy Stang foi assassinada, a primeira coisa que me veio à mente foi: foram pistoleiros (não vou dizer o que pensei em referência ao seu estado de origem para evitar bate-boca) contratados por madeireiros. Não deu outra!


  • Nossos antepassados sabiam de tudo! Quando cunharam a frase "a corda só arrebenta do lado mais fraco", profetizaram que isso tornar-se-ia uma lei universal. O sargento que reclamou das condições de trabalho dos operadores de vôo, ficou um mês preso. AAgora a Justiça Militar diz que não vai investigar os oficiais envolvidos na paralisação da semana passada. Dois pesos, infinitas medidas.

Nenhum comentário: