Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, novembro 29, 2010

Adeus, Dedo Duro

 

 

O conheci alguns meses antes do primeiro turno das eleições. Eu na oposição ao governo Lula e ele numa posição meio dúbia. Hoje entendo essa posição, era mais ou menos a que assumi no primeiro ano de mandato do Lula, apoio à distância, menos por crença no que ele poderia fazer, mais por querer que ele realmente fizesse algo melhor.

O Dedo pesquisava dados políticos, sociais, econômicos, fosse o que fosse, e os comparava com os mesmos números do governo FHC. Era um pesquisador. Por vezes pensei em deixar de segui-lo, até por não gostar muito de pseudônimos, sem falar que seu avatar não mostrava seu rosto. Era mais um anônimo sem face. Mas aí ele entrou em um entrevero com algum petista e eu fiquei do seu lado. Naquela hora ele tomou uma posição mais clara e não mais se afastou dela, pelo contrário, colocava-se cada dia mais à distância da situação, abraçava a précandidatura tucana e a abraçou com força depois. Não afastou-se um milímetro de suas convicções.

Suas pesquisas tonaram-se mais profundas e seu discurso mais contundente. Nos aproximamos mais, passamos a trocar idéias mais amiúde e links diariamente, mas nunca falávamos de nossas vidas. Não sabia seu nome ou a cidade de onde postava, sua idade, sua escolaridade ou profissão e ainda não sei quase nada disso, e nem vem ao caso. Este rapaz mostrou-se um verdadeiro brasileiro, de alma e coração, corajoso em sua postura e convicto em suas posições. Levava nas ações o vigor da juventude.

Passaram-se as eleições, perdemos todos, e ainda no dia 10 de novembro ele postou no Twitter ” E me desligo do twitter, minha missão terminou p hora! Obrigado aos amigos q fiz aqui e que continuarão comigo, de todas as vertentes. Um bj”. Como eu estava cansado, abatido e com uma tremenda ressaca eleitoral, não dei importância à segunda postagem depois dessa, que dizia “E me desligo do twitter, minha missão terminou p hora! Obrigado aos amigos q fiz aqui e que continuarão comigo, de todas as vertentes. Um bj”. Perdi a chance de dar-lhe uma força. Apenas me despedi desejando bom descanso e retorno breve, precisaríamos dele.

Mas ele não conseguiu ficar longe do front. Já no dia três ele voltava à carga. Parabenizou José Serra, de quem ele tornou-se interlocutor constante, além de cabo eleitoral atuante. Remontava-se como opositor de primeiro minuto ao governo que assumirá em janeiro. Voltava a mostrar-se o garoto forte, partia para a luta antecipada.

Poucos dias depois fiquei sabendo que estava hospitalizado e com leucemia. Foi um baque. Nunca pensamos ou esperamos que um jovem vigoroso seja vítima de doença tão cruel. Mostrei minha solidariedade e fiquei na torcida ansiosa como vários outros amigos virtuais. Na negativa da dor, o tratava como se tivesse apenas um dente inflamado ou uma caxumba que logo passa. Mandava-lhe uma ou outra mensagem de conforto. Ele jamais respondeu a qualquer delas. Ocupava seu tempo virtual com postagens ácidas e certeiras contra o governo atual.

Vejo agora o quanto ele amava deveras o país em que nascera. Não se queixava das dores, dos remédios ou dos prognósticos. Pouquíssimas vezes referia-se ao quarto do hospital e, em algumas delas, com mensagens simples, como “Saudade do café”. A doença era um detalhe, o bem estar do país era a bandeira. E ele lutou, sem dúvida, até o último suspiro.

Ainda sei muito pouco de sua vida, mas não importa mais. O exemplo que deixou é sua biografia, seu legado de convicções, fé e luta como poucos brasileiros podem repetir.

Sua última postagem foi uma piada para uma amiga: “@miaeloin hahahaha eu comilao? Comida de hospital e um misterio... Todas tem o mesmo sabor, nenhum!! Nos EUA no Brasil, Sao Paulo, Parana...”. É, para mim, o seu adeus.

A propósito, o vídeo do início do post é o que ele mantinha em seu perfil no Twitter. Mais uma prova de seu amor ao país e sua esperança de um Brasil melhor. Tomara que possamos dar esse presente a ele um dia.

Boa viagem, Raphael.

 

©Marcos Pontes

31 comentários:

Ajuricaba disse...

Garoto do bem. Um amigo invisível de adulto. Penso que todos os que o "conheceram" se apaixonaram por ele.
Muita, mas muita tristeza mesmo. No sábado quando alguém postou por ele falando das dificuldades que passava, comecei a chorar copiosamente e minha mulher e filhos vieram ver o que estava acontecendo.
Assim como agora.
Um exemplo a ser seguido e citado para sempre.
Saudade, boas recordações e todo meu carinho.

Bernadette S. Holvery disse...

Emocionei-me com seu artigo. Realmente não dá pra entender o amor que temos por alguém que nada sabemos, ou muito pouco. Não sei nem o nome completo dele. Eu rezo pro Rapha Dedo Duro. Deus deve saber quem ele é, pois foi um anjo da democracia que ele mandou pra cá. Eu sou mais emocional e espiritualista, por isso sei que Rapha hoje pode até ser o Anjo Rapha, o Dedo Duro do bem. Deus o livrou deviver no Brasil Dilma.

Bluesette disse...

Quando vi pela primeira vez seu avatar, achei que fosse apenas uma foto antiga, não sonhava que aquela criatura tão jovem fosse aquele cidadão lutador incansável. Tempo passado, aqui estou eu pela enésiva vez no dia me debulhando, sem saber lidar com perdas definitivas como a do "nosso menino".

Lia Amora disse...

Até breve, DedoDuro! Esteja na paz divina.

TonMoura disse...

Caraca... boa viagem, Rafael! Estamos aqui, na luta.

Nadiavida disse...

Que lindo! Eu, como você, não sabia muito dele, mas o admirava e muito. Todos os dias era uma obrigação lê-lo. Tinha curiosidade em saber a idade daquele menino, que a gente via no avatar... Pensava: "Será este avatar uma fotografia recente? Não combinava muito com a sabedoria e maturidade dos seus tweets"...

Deus em sua infinita sabedoria leva os melhores mais rapidamente pro seu lado. Tenho certeza que o Rapha dará seus pitacos aqui e ali, e Deus terá um grande companheiro na luta por um mundo melhor e de paz. Vá querido Rapha,- nosso eterno @dedo_duro - descanse um pouco pq você ainda tem muito a trabalhar por este Brasilzão de Deus.

Parbéns pela homenagem linda e merecida. Obrigada amigo! Abraços.

Edna_stos disse...

Vida , um sopro embarcado até a parada final... Um bilhete único de retorno a nós entregue no nascimento , sem data pré determinada para encontrar o Criador e descansar por tempo de tempo em terras celestiais !

Rapha se foi antes mesmo que eu tivesse a chance de entender sua breve vida... Deixou um vazio enorme nos corações daqueles que com ele comungava os mesmos sonhos e ideais republicanos ! Deixou sua marca indelével, para sempre incrustada no relicário das lembranças boas e queridas !

Rapha , em ti vi a esperança renascer nas cinzas das ilusões quase perdida num Brasil democrático e é isso que quero de ora avante manter aquecido dentro de mim . Quero levar o seu entusiasmo , a sua alegria, coragem , resistência e valentia a todos os jovens que num futuro próximo serão os nossos representados !

Obrigada pela existência aguerrida ! Até breve menino ! No relógio do tempo de Deus , não existem horas e dias e então daremos aquele abraço fraterno que em vida fomos impedidos !

Bjos na alma !

@Edna_stos : 29-11-2010

RICARDO disse...

Realmente um grande BRASILEIRO. Tive algumas oportunidades de interagir com ele. Que sirva de exemplo essa força interior que só heróis verdadeiros a possuem e, com certeza, Dedo Duro é uma referencia a ser seguida por todos nós cidadãos. Até breve companheiro, fique com DEUS.

MOISESALBA disse...

Parabens Marcos, faço minha suas palavras, fiquei chocado, triste, como não imaginava que pudesse ficar, mas sabia que ali existia um guri especial que encantou tantos e com muito respeito soube lutar por um ideal, por um Brasil melhor... ficou a saudade de uma ótima companhia que ele era no Twitter...Meus sentimentos a familia.

Zamenhof disse...

Conheci o @Dedo_Duro, o Raphael através da internet, e a partir do primeiro momento, fiquei entusiasmado com as suas posições definidas e consistentes. Aprendi muito com ele, apesar de ser um jovem. Raphael, siga em paz, você nos deu lições de vida, que devemos seguir "ao pé da letra". Que Deus o receba em festa, com bondade e júbilo.

SILVA FILHO disse...

Meus sentimentos a familia. A sua criatividade mostrou que a democracia ainda tem muito o que evoluir. Descanse em paz. Que a sua presença possa ter iluminado seus amigos do Twitter.

Celina (mvdsister) disse...

Estava sentindo a falta dele, acostumada com seus tweets no meu TL. Também vi sua despedida, mas nunca imaginei a gravidade, e que era para sempre. Nao estou querendo acreditar. Para mim era um exemplo de que o mundo ainda tinha soluçao. Precisamos mais jovens como ele. Ele olhará por nós. Boa viagem!

@MyrianDauer disse...

Muito bonitas as suas palavras. Conseguem descrever o q todos sentimos.
Era um menino ainda, podia ter uma bela vida pela frente, mas esse não era o plano de Deus.
Ficamos aqui com saudade do menino que se foi tão cedo, tão cedo…

Maria Reis disse...

Parabéns Marcos!
Sempre vou me lembrar do domingo que ele me repreendeu por um comentário que fiz contra o Lulinha, e por isso seguimos debatendo a respeito do que poderia ou ser alvo de uma campanha eleitoral.
Naquele dia comentei com meu marido o que havia conversado com aquele rapaz tão jovem e tão maduro, ainda mais porque o assunto "política" costuma ser estranho a muitos deles. Continuei dizendo que queria que o meu filho tivesse a sorte de crescer com uma cabeça lúcida assim, pois o que vejo de parte da juventude hoje me causa um certo pavor.
Nunca fomos amigos de trocar mensagens, mas sentia por ele um verdadeiro carinho, como sinto por vários outros que tenho a sorte de conviver neste mundo virtual.
Mas a vida me ensinou que Deus sabe o que faz, por mais que pensemos o contrário.

Bella Beloca disse...

Agradeço pelo texto, que realmente fala daquilo que sentimos. Fiquei emocionada e espero que ele possa sentir nosso carinho onde quer que esteja.
Acompanhei os tweets dele durante praticamente toda a campanha eleitoral e estou muito triste de ter perdido alguém que eu já considerava um amigo, apesar de como vc, não saber nada dele.
Nem sabia que ele estava doente. Fiquei sabendo nesse sábado e pedi à Deus, mas Ele sabe o que faz e preferiu o Rapha perto Dele...
Talvez nem ele soubesse que eu gostava tanto dele, que o admirava tanto...
Dia feliz foi o dia em que ele me adicionou. Me senti superimportante, por alguém tão sabido e guerreiro como ele ter querido ser meu follower!
Sentirei mta saudade dele ali na minha timeline.
Como twittei mais cedo, que Deus conforte a família, e receba o Rapha com aplausos no Céu.

Anônimo disse...

Não posso esquecer que o despertar do meu filho de 16 anos para a política se deu quando mostrei inúmeros twitteres de @Dedo_Duro. No dia seguinte, lá estava ele levando adesivos do Serra para a garotada colar nas capas dos cadernos.

Ihamma Lins

Anônimo disse...

Marcos,
Voce é por demais sensível, me tocou, me fez chorar...
À medida que lia seu texto, voce foi se misturando com o Rafha e no final, voce e ele se transformaram em uma só pessoa: Um brasileiro que procura tirar o País da embromação, da lábia enganadora dos Lulas & Cias. Aquele menino, que usava o "Dedo-duro" como apelido e como arma de luta, não vai morrer...ele continuará em voce, em mim,e em muitos outros brasileiros, internautas ou não, que por estimativa lógica das eleições, chegaram aos 44 milhões de eleitores opositores dos embromadores da Pátria.
Abraços
Araujomia - Cibele F

Anônimo disse...

Marcos,
Voce é por demais sensível, me tocou, me fez chorar...
À medida que lia seu texto, voce foi se misturando com o Rafha e no final, voce e ele se transformaram em uma só pessoa: Um brasileiro que procura tirar o País da embromação, da lábia enganadora dos Lulas & Cias. Aquele menino, que usava o "Dedo-duro" como apelido e como arma de luta, não vai morrer...ele continuará em voce, em mim,e em muitos outros brasileiros, internautas ou não, que por estimativa lógica das eleições, chegaram aos 44 milhões de eleitores opositores dos embromadores da Pátria.
Abraços
Araujomia - Cibele F

Carla Pola disse...

Dedo_Duro (Rapha) Fiquei a pensar, nunca sei o que dizer, mas seja como for, você vive, a vida é eterna, vivemos existências. A sua, agora chegou ao fim.Cumpriste tuas provas e plantastes sementes em nossos corações.Siga em paz, pois à luta continua aí e aqui.
como sou muito inferior p/ te dizer qualquer coisa,o querido Chico sabe http://youtu.be/ImBylaSORDI segue e confia!

Beijocas sempre guerreiro
Carla Pola

lis disse...

Marcos,
Tirei o dia para recompor o turbilhão de sentimentos. Foi uma passagem marcada de intrigas, que não combina com o modo direto e claro dele.
Duvidas, e muitas, estão angustiando!Pode ser simples negação por perder alguém querido; pode ser o "vício" ao qual nos acostumamos de sempre confirmar fontes de internet.
Mas quanto a mim, como pessoa, me resevei o direito de ficar alienada e respeitar minha trsiteza!
Uma alienação de início forçada, pelo "block" de excesso de TTs, que no fim foi providencial!Nem tentei reverter e passei o dia pensando mais na vida das pessoas com quem convivemos aqui, com quem dividimos nossas raivas, alegrias e frustrações, do que na irremediável politicagem que assola o Brasil.
Hoje, tive a oportunidade de ser simplesmente uma pessoa com sentimentos e conflitos emocionais!
Até nisso....Rapha me proporcionou um dia de "gente"....simples assim!

Abraços amigo!

Lis

FATIMA DA CRUZ disse...

Hoje dia 30/11/2010 ás 1:20 da madruga, estou lendo o que queria ter lido antes.Mas, só agora achei no perfil de um seguidor dele o @dedoduro. Qts vezes tuitamos, nem mesmo sei se eu o sigo, porque sigo mais de 600 pessoas.Então: Soube ontem desde fato e fiquei a pensar e refletir sobre tudo que lembrava dele realmente ele foi e, é nosso interlocutor do BEM!
Lembro sempre que retruitava cada vez que ele falava, poque estava indgnada com os petistas e sabia do real valor de torcer pelo #serra#.
Sei que não o veremos mais por aki.. mas sendo católica assidua, sei meu garoto @dedoduro que um dia estaremos unidos no Céu!
Meu pai também está ahi.. foi dia 07/02/2010 este ano!
Já chorei e estou chorando muito agora, mas vou colocar uma missa em favor de tua alma e tenho certeza de que Deus já o recebeu m sua glória.

Descanse em Paz! Rafha,Você e meu pai foram vencedores sim!! meu pai também foi vitima de metástase que o levou em 15 dds..

À familia de @dedoduro, a mais sincera condolência e muita PAZ!! Pois saibam: O RAFHA foi ecolhido por ser bom paa morar com ele!!

##PA R A B É N S## ##RAFHA##

Unknown disse...

Deixo um abraço solidário à família do Rapha Dedo Duro. Tenho certeza de que é uma grande perda, mas devemos sempre nos ater aos momentos mais preciosos.
Fique com Deus Rapha.

Isaac Ricarte disse...

Amigo,
O Rafa, em sua rápida existência, mostrou-se consciente do seu papel, e em sua ação política.
Eternamente grato, Rafa.

Michel disse...

Leio tuas palavras com um nó na garganta e com os olhos marejados. Nosso amigo Raphael era exatamente como descreveste. Tive oportunidade de me aproximar um pouco mais do Rapha e sabia de sua luta contra a doença. Fica o exemplo, a garra, a determinação e, sobretudo, a alegria e a esperança; estados de espírito que emanavam deste verdadeiro anjo que andava entre nós.

Ítalo de Paula Pinto disse...

Não o conheci. Uma pena. Vá em Paz.

CHUMBOGROSSO disse...

Não seria a primeira vez que uma "estrela" passa, mostrando o "caminho"....
Que não reste apenas a lembrança da sua luz.
Vamos sonhar seu sonho, amigo !!!
Até quem sabe !!!

Adao Braga disse...

Não deveria ter lido!

Anônimo disse...

@AndreaCapelato
Não chorei a nossa derrota politica. Fiquei frustrada, triste, desanimada, até. Mas sei que os sonhos sempre podem se renovar e serem sonhados de novo e de novo e de novo...
Agora estou em lágrimas por um sonho que nunca mais vai ser sonhado.
Essa sim é uma derrota. De todos nós.
Triste.

Anônimo disse...

@LYNNAMANDA Muito forte tudo isso, mexeu demais, a gente realmente nunca sabe o que o outro está passando, me emocionei bastante. Espero que a família dele seja confortada e que Deus os abençoe.

Mhhffddf disse...

Uma pessoa que aprendi admirar e gostar sem ao menos saber seu verdadeiro nome, hoje só sinto a presença de sua ausência. Fica com Deus Dedo Duro, você sempre será lembrado.....

Unknown disse...

Parece que há algo errado na história, eu caí também:

http://entregacorisco.com/2010/12/02/a-historia-de-dedo_duro-enganou-alvarodias_-e-joseserra_-e-todos-nos/