Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, abril 30, 2009

Resposta do MST

13790

Tinha dois temas me coçando para que eu postasse hoje. Um é relativo ao comentário do Júnior em meu último post. O rapaz se opôs irascivelmente às minhas críticas aos juízes, como se fossem suas excelências entidades sobrenaturais isentas de erros, impolutas por definição e isentas de críticas. Pelo teor das palavras do leitor, imagino que ele tenha alguma relação com algum juiz e preferi não discorrer sobre o tema, afinal de contas, sobre certas coisas é melhor não argumentar contra quem não quer ouvir argumentos ou sequer se dará ao trabalho de analisar as intenções do debatedor.

O segundo assunto é a nota de explicações do MST do Pará em relação aos acontecimentos sangrentos de dias atrás. Os terroristas do campo contrariam a imprensa, as imagens e a inteligência de qualquer brasileiro minimamente informado sobre os métodos e objetivos desse (mal)dito movimento social.

A propósito, a foto que ilustra esse meu post não foi retirada de um site de direitistas reacionários. O ar de guerra, as ferramentas erguidas como armas, o incêndio na lavoura que se vê ao fundo estão no site do PCO, Partido da Luta Operária, furiosos comunistas que apoiam o MST e onde também está o manifesto.

Publico o manifesto na íntegra e dou meus pitacos na cor vermelha:

Em relação ao episódio na região de Xinguara e Eldorado de Carajás, no sul do Pará, o MST esclarece que os trabalhadores rurais acampados foram vítimas da violência da segurança da Agropecuária Santa Bárbara. Os manifestantes ocuparam a fazenda e se recusaram a negociar a desocupação. Por ser de Daniel Dantas, o MST acha-se no direito de apropriar-se, mesmo sendo uma fazenda produtiva, confiscando a propriedade antes da Justiça fazê-lo. Com o aval do governo federal e de várias ONG, o partido de terroristas do campo enverga-se da autoridade cabível, constitucionalmente, ao Poder Judiciário. Os sem-terra não pretendiam fazer a ocupação da sede da fazenda nem fizeram reféns. Assim como vários outros veículos de comunicação, inclusive com vídeos, o Portal na Hora publicou: “A chegada da imprensa no domingo deixou os ânimos ainda mais tensos. Os manifestantes correram atrás das equipes de reportagem para tentar pegar os equipamentos de filmagem dos repórteres e quebrar. O veículo da reportagem do DIÁRIO ficou em poder dos invasores e a equipe foi ameaçada de ter o equipamento fotográfico apreendido.” Nenhum jornalista nem a advogada do grupo foram feitos reféns pelos acampados, que apenas fecharam a PA-150 em protestos pela liberação de três trabalhadores rurais detidos pelos seguranças. Os jornalistas permaneceram dentro da sede fazenda por vontade própria, como sustenta a Polícia Militar. Esclarecemos também que:


1- No sábado pela manhã, 20 trabalhadores sem-terra Pela foto pode-se ver que são muito mais que 20 vermelinhos entraram na mata para pegar lenha e palha para reforçar os barracos do acampamento em parte da Fazenda Espírito Santo, que estão danificados por conta das chuvas que assolam a região. A fazenda, que pertence à Agropecuária Santa Bárbara, do Banco Opportunity, mesmo eles próprios afirmando que as terras são devolutas – algo que cabe à Justiça declarar – reconhecem que as terras, oficialmente, pertencem a uma empresa. Como os petistas e ex-terroristas dos anos 70 gostam de dizer, estão apropriando-se de bens alheios em nome de uma causa. ou seja, a Fazenda Espírito Santo não pode ocupar as terras porque elas pertencem ao estado, mas o MST pode. está ocupada desde fevereiro, em protesto que denuncia que a área é devoluta. Depois de recolherem os materiais, passou um funcionário da fazenda com um caminhão. Os sem-terra o pararam na entrada da fazenda e falaram minha opinão totalmente subjetiva e empírica, reconheço: como esses profissionais da extorsão rural costumam fazer, ainda mais quando armados e em grande número, eles não conversam, eles não pedem, eles impõem, ameaçam e determinam o que fazer em terras alheias que precisavam buscar as palhas. O motorista disse que poderia dar uma carona e mandou a turma subir, se disponibilizando a levar a palha e a lenha até o acampamento.


2- O motorista avisou os seguranças da fazenda, só umas perguntinhas pra eu poder entender: como o caminhoneiro avisou aos seguranças se ele estava com os sem terra? Ou os sem terra estavam carregando o caminhão sem a presença do motorista? Ou os sem terra se apossaram do caminhão deixando o motorista no meio do caminho para poder avisar aos seguranças? estamos façando de uma fazenda nos cafundós da Amazônia onde, muito provavelmente, não há celular e onde motorista não tem celular por satélite. Mas isso é de menos, talvez tivesse walkie-talkie que chegaram quando os trabalhadores rurais estavam carregando o caminhão. Os seguranças chegaram armados e passaram a ameaçar os sem-terra. O trabalhador rural Djalme Ferreira Silva foi obrigado a deitar no chão, enquanto os outros conseguiram fugir se fugiram sem-terra de homens armados, é porque esses não tinham a intenção precípua de atirar.. O sem-terra foi preso, humilhado e espancado pelos seguranças aí seria uma violência quase gratuita por parte dos seguranças. Digo “quase” porque é sua obrigção zelar pelo patrimônio de quem paga seus salários e porque não temos a narração dos fatos que por ventura tenham provocado a fúria dos seguranças. Quem conhece fazendas em terras mais bravias, sabe bem que a truculência é ferramenta determinante para a sobrevivência. Imagino que quem trabalhe de segurança em fazenda em Xinguara (que vive entre conflitos agrários desde a instalação de terroristas por lá nos anos 70) não deva ser gente calma da fazenda de Daniel Dantas.


3- Os trabalhadores sem-terra que conseguiram fugir voltaram para o acampamento, que tem 120 famílias, sem o companheiro Djalme. Avisaram os companheiros do acampamento, que resolveram ir até o local da guarita dos seguranças para resgatar o trabalhador rural detido se houve rapto, mais uma vez caberia aos órgãos de segurança pública resolver a questão. Mais uma vez os sem terra se colocam a fazer atividades que cabem aos órgãos públicos, ao Estado. Logo depois, receberam a informação de que o companheiro tinha sido liberado. No período em que ficou detido, os seguranças mostraram uma lista de militantes do MST e mandaram-no indicar onde estavam. Depois, os seguranças mandaram uma ameaça por Djalme: vão matar todas as lideranças do acampamento Djalme, a exemplo de seu ídolo Genoíno, entregou os companheiros? Só curiosidade. As ameaças dos seguranças poderiam ser sérias ou apenas uma intimidação, afinal de contas a bravata também faz parte do jogo. Cabia aos ameaçados procurar a polícia e denunciar a ameaça, mas eles são polícia, promotor, juiz, advogado e carrasco, colocam-se acima dos órgãos legalmente constituídos. No jornal O Liberal, a ameaça dos seguranças, reportada por um dos sem terra, tem cor diferente: 'Eles humilharam e bateram muito nele antes de soltá-lo. Mandaram ele voltar e nos ameaçando dizendo que tinham munição para enfrentar a gente por três dias', o seguranças diziam ter munição para enfrentá-los, não para assassiná-los.


4- Sem a palha e a lenha,não é por nada, mas palha e lenha tem em todo lugar naquelas matas, determinarem que teriam que ser retiradas da fazendo ocupada é provocação os trabalhadores sem-terra precisavam voltar à outra parte da fazenda para pegar os materiais que já estavam separados. Por isso, organizaram uma marcha e voltaram para retirar a palha e lenha, para demonstrar que não iam aceitar as ameaças. Os jornalistas, que estavam na sede da Agropecuária Santa Bárbara, acompanharam o final da caminhada dos marchantes, que pediram para eles ficarem à frente para não atrapalhar a marcha novamente, eles não pedem, determinam. E o propósito não é evitar que a marcha seja atrapalhada, é usar os jornalistas como escudo humano. Não havia a intenção de fazer os jornalistas de “escudo humano”, até porque os trabalhadores não sabiam como seriam recebidos pelos seguranças. Aliás, os jornalistas que estavam no local foram levados de avião pela Agropecuária Santa Bárbara, o que demonstra que tinham tramado uma emboscada se os seguranças, a mando dos proprietários, haviam armado uma emboscada, imagino que a última coisa que eles gostariam de ter por perto era a imprensa. Se os jornalistas foram em avião da Fazenda ou não, pouco importa no fato de terem sido raptados, ameaçados e feitos de reféns. Um erro não justifica outro.


5- Os trabalhadores do MST não estavam armados no jornal O Liberal: “A nota da Agro Santa Bárbara sobre o incidente enviada ontem à redação afirma que um dos posseiros preso trabalha como pistoleiro na região e já tem ficha criminal.” e levavam apenas instrumentos de trabalho e bandeiras do movimento. Apenas um posseiro, que vive em outro acampamento na região, estava com uma espingarda se houve meia hora de tiroteio, ou a espingarda era uma metralhadora, ou os seguranças são muito ruins de tiro, ou havia mais armas entre os posseiros. Quando a marcha chegou à guarita dos seguranças, os trabalhadores sem-terra foram recebidos a bala e saíram correndo – como mostram as imagens veiculadas pela TV Globo. Não houve um tiroteio, mas uma tentativa de massacre dos sem-terra pelos seguranças da Agropecuária Santa Bárbara.


6- Nove trabalhadores rurais ficaram feridos pelos seguranças da Agropecuária Santa Bárbara. O sem-terra Valdecir Nunes Castro, conhecido como Índio, está em estado grave. Ele levou quatro tiros, no estômago, pulmão, intestino e tem uma bala alojada no coração. Depois de atirar contra os sem-terra, os seguranças fizeram três reféns. Foram presos José Leal da Luz, Jerônimo Ribeiro e Índio volto a frisar a presença da imprensa. duas empresas privadas fazem a segurança da fazenda, alguma delas seria suficientemente estúpida para começar o tiroteio iante das câmeras sem provocação prévia? Difícil de acreditar nisso, dado o histórico de violência em que os sem terra sempre são vitimizados pela imprensa e pela Justiça e os fazendeiros, via de regra, condenados tanto pela Justiça quanto pela opinião pública.


7- Sem ter informações dos três companheiros que estavam sob o poder dos seguranças, os trabalhadores acampados informaram a Polícia Militar por que só então? Talvez, justamente, para fazerem mise-en-scène para as câmeras. Em torno das 19h30, os acampados fecharam a rodovia PA 150, na frente do acampamento, em protesto pela liberação dos três companheiros que foram feitos reféns. Repetimos: nenhum jornalista nem a advogada do grupo foram feitos reféns pelos acampados, todos os veículos representados no local por jornalistas afirmam o contrário mas permaneceram dentro da sede fazenda por vontade própria. Os sem-terra apenas fecharam a rodovia em protesto pela liberação dos três trabalhadores rurais feridos, como sustenta a Polícia Militar.
MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - PARÁ

http://www.pco.org.br/banco_arquivos/conoticias/imagens/13790.jpg

Taí o post enorme e reconhecidamente parcial. De fato, em se tratando de MST nos moldes atuais de sua atuação, de modo algum conta com minha simpatia. Sou a favor da reforma agrária e da liberação de créditos para que se produza no campo, mas não posso achar normal o terrorismo apoiado pelo estado, a tendenciosidade da justiça, o apoio de ONG estrangeiras armando física e ideologicamente os camponeses, a distribuição de milhões de dólares do erário para os líderes do movimento fazerem suas falcatruas a fundo perdido, a profissionalização dos sem terra que vendem os lotes recebidos gratuitamente, muitas vezes para o próprio fazendeiro indenizado com dinheiro público, e depois partem para outro acampamento para repetirem o golpe.

©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, abril 28, 2009

Vara

Ronaldo, Jornal do Commercio, PE
Bem que um parlamentar brasileiro poderia pegar gripe suína, assim a gente poderia se livrar de toda a vara.
A propósito, vossas senhorias sabem a que var me refiro, não? É uma daquelas palavras raramente usadas, pelo menos nesse sentido, coisinha que aprendemos lá no primário e esquecemos por desuso: coletivo de porcos.

Por falar em vara, é também o cargo ou função do juiz. Será coincidência? Vara = coletivo de porcos = trabalho de juiz.
Vara é também, no popularesco, pênis. Aliás, isso é um dos trocadilhos mais antigos e mais sem graça e mais baixos do anedotário naciona: Fulano caiu na vara do juiz Mendes.
Vejamos: Vara = coletivo de porcos = trabalho do juiz = pênis.
Vara também é uma viga que serve para apertar a mandioca, uma alavanca, para se tirar o sumo da raiz antes de se fazer farinha. Daí o significado, por extensão: arrocho.
Estou começando a ficar com raiva dessa palavra: Vara = coletivo de porcos = trabalho do juiz = pênis = arrocho.
No sentido figurado, vara é algo que atrapalha, obstáculo, empecilho. Isso tem tudo a ver com o trabalho do juiz. Ou não? Pode ser também açoite, castigo, punição. Idem.
Só lembrando uma velha do Millôr (se não me engano): de cabeça de juiz e bunda de bebê a gente sempre sabe o que vai sair, só não sabe quando.
Voltemos à vara. Ops! Sem trocadilho, me refiro à palavra.
Vara é, portanto coletivo de porcos = trabalho do juiz = pênis = arrocho = obstáculo = punição e mais algumas coisinha. É uma palavra multiuso.
Atchim! Matemos a vara!

©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, abril 26, 2009

Domingo

Bello, A Tribuna de Minas, MG

  • Vaca louca, gripe aviária e agora a gripe suína. Já leu esse livro? A Revolução dos Bichos, de George Orwell. A gente matava bicho pra comer, hoje os bichos nos matam se os comermos.

  • O câncer de Dilma é o fator emocional que o PT esperava pra campanha da terrorista. Já fizeram-na chorar em Minas. Os marqueteiros teriam trabalho demais para mostrar aos eleitores que ela tem coração e sensibilidade, o câncer foi uma mão na roda.

  • O próximo round entre Mendes e Barbosa já está marcado, será em maio. Enquanto isso, o corporativismo faz com que todos os ministros do Supremo façam aquele corinho de que está tudo bem, que não existe crise institucional e blá-blá-blá. Ou seja, como sempre na história desse país, encobrem o sol com a peneira, mantêm seus status e prepotência, desinformam o cidadão e resolvem suas pendengas pessoais (longe de serem profissionais) no escurinho dos gabinetes.

  • O que falei no último post? Os parlamentares já começaram a discutir o reajuste salarial. Deles. Já viu ladrão dar ou devolver alguma coisa? Eles só tiram e quanto mais levam, mais acham que é pouco e que devem levar mais.

  • Outra coisa que não muda é a prática de só se colocar cadeado depois da porta arrombada. Diante das notícias de que eram agraciados com o ProUni "estudantes" com renda anual de mais de R$ 200 mil, agora o MEC anuncia que irá fiscalizar o programa. Só uma perguntinha: se o MEC vai começar a fiscalizar agora, quem fiscalizava antes? O Ministério da Saúde? Calma, foi só uma pergunta retórica.

  • Quem puder, não perca o episódio do South Park em que Lula e outros presidentes terceiromundistas ficam com a grana roubada por alienígenas e negam a "apropriação indébita", como gostam de dizer os terroristas hoje no comando. Até Hollywood já conhece Marolinha, só seus eleitores ainda não perceberam.
©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sexta-feira, abril 24, 2009

Sexta é bom

Frank, A Notícia, SC

  • Eu falei num comentário, mas alguém já postou, então vai ficar como coisinha de segunda mão. O fato de Lugo ter tantos filhos - já se fala em seis - é por causa das ordens do vaticano: Nada de usar camisinha, é pecado. Quanto ao celibato, isso é coisa do passado.

  • O Temer e o Sarney acham que esse papo de restringir as passagens aos parlamentares vai resolver o problema, ou acham que vamos acreditar que a coisa será moralizada. Logo, logo eles arrumam um auxílio-passagem ou um aumento de salário para compensar a perda. Os poucos parlamentares que se opuseram publicamente contra as medidas dos presidentes das duas casas, provavelmente são ainda bobinhos que acreditam que a coisa é séria. A propósito, como todo novo-rico-brega, o destino predileto dos parlamentares e suas famílias oxigenadas é Miami. Putz! Se pelo menos fossem ver cultura na Europa...

  • O IBGE divulga que o índice de desemprego no Brasil é o maior em vinte meses. E crescendo. Ainda é só uma marolinha? Na Espanha o índice já é o maior de todos os tempos. se segura, macacada, que o trem tá chegando.

  • Até Elton John, Paul McCartney e Mick Jagger já tiveram perdas em suas fortunas. A propósito, a dinheirama dos três somada é maior que o orçamento anual da Bahia.

  • Que mundo maluco é esse? Um gerente de oficina goiana marcou, com as iniciais da empresa, a ferro quente, uma secretária. Um doente desses deveria pegar cana dura por muito tempo, além de indenizar financeiramente a mulher. Cada maluco.

  • Voltando ao caso dos ministros do STF e seu arranca rabo. O Josias começa a mostrar novos fatos. Como eu desconfiava, tem coisa por trás e muito mais jamais será revelado. E o beócio-mor, presidente Marolinha, ainda aparece com seus improvisos à base de metáforas comparando o STF com uma pelada de futebol. Pelo simples fato de ele comparar tudo com futebol, fica claro o tamanho do seu universo mental.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected



quinta-feira, abril 23, 2009

Sem tempo

Sem tempo para blogagem "mais maior", como é hábito, fica a diquinha para lerem a blogagem da Beatriz sobre memes e coisas que tais. Ela foi profunda nas pesquisas e análise do tema. Vale a conferida.

Mais um motivo de orgulho blogueiro. Quando fiz o post de ontem, a notícia havia acabado de sair nos sites das agências de notícias. A frequência de leitores subiu feito foguete. Com menos de uma hora de postagem, o Simpatia estava entre os dez sites mais buscados pelo tema, no Google. Os acessos foram maiores que os dos últimos quatro dias somados e o maior diário em, pelo menos, três meses. Essa afluência de leitores aumentou ainda mais depois que a notícia foi veiculada nos telejornais. Boom! Surpreendentemente alta.

Me desculpem a falta de modéstia, mas é que, como blogueiro que só via diminuir o número de leitores, esse post deu um gostinho de redenção e retorno aos velhos tempos.

Obrigado a todos que vieram e, principalmente, aos poucos que comentaram.

Vamos, pois, ao CD-Lado B.


©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quarta-feira, abril 22, 2009

Joaquim Barbosa X Gilmar Mendes

Aroeira, O Dia, RJ
Não é muito do meu feitio copiar notícias inteiras por aqui, mas essa me deixou tão surpreendentemente feliz, que vale cópia. Depois eu dou meu pitaco. Confiram:

Ministros do STF discutem durante sessão do tribunal
Joaquim Barbosa disse que Gilmar Mendes 'está destruindo a Justiça'. Presidente do STF rebateu o colega e encerrou sessão logo depois.

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma série de críticas e acusações contra o presidente da Corte, Gilmar Mendes, durante a sessão plenária desta quarta-feira (22). O clima esquentou no fim desta tarde, após Mendes dizer que Barbosa “julga por classe” e não tem condições de “dar lição de moral a ninguém”.

“Vossa excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia a rua ministro Gilmar”, disparou Joaquim Barbosa. “Vossa excelência não está na rua não, está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”, completou o ministro. “Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar, respeite”, acrescentou.

Sem agredir verbalmente, o presidente rebateu o colega, dizendo que está “sim na rua” e pediu respeito ao ministro Barbosa. Logo depois da áspera discussão, a sessão desta quarta foi encerrada.

O bate-boca começou durante a análise de embargos (recursos) protocolados contra duas leis julgadas inconstitucionais pelo Supremo. Uma das ações, a que gerou a discussão, se referia a uma lei estadual de 1999 que criou o Sistema de Seguridade Funcional do Estado do Paraná.

A legislação foi considerada inconstitucional pelo STF em agosto de 2006, mas o recurso questionava se a mesma seria invalida desde sua criação ou somente a partir da decisão.

Outro embargo tratava do foro privilegiado. Em 2005, o Supremo considerou inconstitucional uma lei de 2002 que definia que processos contra autoridades com foro permaneceriam na Corte mesmo se o réu deixasse de ter cargo político.

Desde o final da sessão plenária, os ministros estão reunidos para tratarem do episódio desta tarde. Joaquim Barbosa foi embora do STF após a confusão e a assessoria de Mendes ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O Ministro Joaquim Barbosa já deu esporro público cobrando postura honesta e ilibada de seus colegas em outra oprtunidade, mas o fato de encarar o Gilmar Mendes, que vem, há meses, causando descontentamento da sociedade, é digno de aplauso.

Não creio que o juiz Barbosa seja assim tão limpinho. Durante o julgamento dos mensaleiros, em 2003, ele foi afrontado por um de seus pares, que rebateu que ele não tinha moral para falar de probidade e ele ficou caladinho. Das duas uma: ou não quis polemizar para não deixar mal a imagem da suprema corte (como se ela fosse boa), coisa que duvido; ou realmente tinha rabo preso e não quis dar margem para que o colega o desmascarasse. no episósdio de hoje, porém, vê-lo enfiar o dedo nas fuças de Gilmar Mendes, o rei dos habeas corpus, que vem desagradando a gregos, troianos, corintianos e cearenses, exceto os marginais do tipo Daniel Dantas e seus cupinchas amestrados, é para receber aplausos.

Esperemos os desdobramentos para acharmos que é uma coisa séria ou apenas mise-en-scène na corja togada.


©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Novo Lay

Quando a gente muda de casa, costuma esquecer quadros nas paredes da casa antiga, quebrar louça, arranhar a prataria... Foi mais ou menos isso que aconteceu na mudança de template deste blog. Perdi os comentários irremediavelmente e os links, que reporei conforme vocês forem me lembrando.

Como é um blog antigo e o sistema de comentários era o Haloscan, deu tilt. O Haloscan não existe mais e seu substituto não casa com o lay-out da nova safra. Tentei instalar o sistema novo, mas ele também não casou legal e, para completar, não consegui recuperar os comentários anteriores. É a segunda vez que mudo de template e isso acontece.

Me desculpem aos leitores/comentaristas. Confesso que fiquei muito chateado com essa perda, dada a qualidade de muitos dos comentários aqui deixados.

Quanto aos links, vou recuperando-os aos poucos e peço que deixem seus endereços nos comentários. Logo a lista estará completa novamente.

Novamente meu pedido de desculpa e meus agradecimentos.

Abraços gerais.

P.S.: Cá pra nós, a Beatriz fez um trabalho danado de bonito, foi ou não foi?


MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, abril 21, 2009

Enforcado

Amarildo, A Gazeta, ES
Aproveitando o feriado e o enforcado para trabalhar no meu próximo livro - dessa vez, um romance - fico meio sem tempo pra postar aqui - no Letras de Dois tem um monte de poesias - resolvi copiar, descaradamente, um post do Reinaldo Azevedo:
Abadá da Petrobras
A Petrobras gastou R$ 854 mil, neste ano, em patrocínio a seis blocos do Carnaval de rua em Salvador. São os mesmos que formavam o Fórum de Entidades Negras da Bahia, intermediário, até o ano passado, de toda a verba da empresa para a folia em Salvador.
Em 2008, ela repassou R$ 1,2 milhão ao Fórum. O esquema foi alterado porque o Ministério Público baiano apontou irregularidades. À época, o responsável por negociar o patrocínio carnavalesco era o petista Rosemberg Pinto, assessor do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Prefeitos relatam ter sido procurados por Rosemberg com oferta de patrocínio para o São João, em troca do compromisso de contratar determinadas empresas para montar o arraial.

Do peito
A contrariedade manifestada por Jaques Wagner (PT-BA) com o noticiário sobre o uso de ONG petista para repassar recursos da Petrobras a prefeituras é diretamente proporcional à proximidade do governador com Rosemberg Pinto, assessor da presidência da empresa.

Comento
Pelo visto, não é apenas a formação dos preços que obedece a um critério político na Petrobras, conforme confessou o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Muita gente tenta saber por que os petistas gostam de estatais — na verdade, esquerdistas de maneira geral. Ora, por causa de coisas como essa aí. Há uma meia-dúzia de tontos que fazem escolhas realmente ideológicas. Mas são a minoria.

A maioria tem mesmo é o chamado senso de oportunidade.

Gabrielli, cada vez mais, lembra Gabriela subindo no telhado para pegar a pipa. Refiro-me ao decoro apenas, é claro, não aos dotes da ventura.

Sempre Gabrieeelliiii...


Para lembrar: foi comprando os artistas baianos que ACM comprou o senso crítico do cidadão comum. Bancando festas de rua o carlismo calou o público enfiando-lhe axé music ouvido a baixo, evitando, com a barulheira, qualquer raciocínio lógico opositor.
Há poucas semanas me desliguei do Overmundo, um site que nasceu de uma boa idéia que transformou-se numa escola de déspotas petistas, comandado pelo Hermano Viana, irmão do Herbert, e mais uma gang petista.
Lá os caras apagam contribuição de colaboradores a sel bel prazer, sempre alegando não serem compatíveis, as colaborações, com a linha editorial do site. Expulsam colaboradores quando bem lhes entender, sem direito a defesa, numa clara agressão à Constituição Federal e aos princípios do direito romano, no qual nossas leis são embasadas. Não por acaso, colaborações e colaboradores apagados, via de regra fazem crítica à ditadura do sindicalismo que se instalou por essas plagas. Goebels teria muito o que aprender com essa corja.
O que isso tem a ver com o artigo do Azevedo? Simples: A Petrobrás é que financia o Overmundo. Sempre o Gabrielli...
©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, abril 19, 2009

Dia do Índio

Índio Guajajara (à direita) e índio Urubu-Kaapor (à esquerda) fotografados por Charles Wagley no Maranhão (1942): a penetração da influência e das mercadorias trazidas pêlos europeus fez-se muitas vezes através de grupos indígenas intermediários.



©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sábado, abril 18, 2009

Marcial Lafuente Stefania




Gosto de dizer que em minha casa nunca faltaram duas coisas: comida e livros.
Minha infância deu-se numa cidadezinha na fronteira com a Bolívia antes da chegada da televisão e onde a energia elétrica, vinda de um moto gerador, só era fornecida das quinze às vinte e uma horas. Em dias especiais, podia ir à meia noite.

O passa-tempo mais barato era, portanto, a leitura. E meu pai lia muito, e continuou lendo até seus últimos dias. Ele tinha uma rede de contatos com os quais trocava livros.

Depois de chegar do trabalho, ou nos fins de semana, era rotina dele pegar um livro ou vários bolsilivros, sentar na cadeira de balanço colocada na varanda e ler até cansar. Lia também jornais, quando esses apareciam na cidade e depois que foi fundado o primeiro local, A Pérola do Mamoré, além das revistas conseguidas sabe-se lá onde. Na cidade não havia livraria ou banca de revistas. Mas não faltava comida ou livros.

Minha admiração pelo velho era enorme desde a primeira infância e seu gosto pela leitura tornou-se exemplo a ser imitado. Havia, porém um pequeno detalhe: eu não sabia ler. Fica evidente, falando assim, que a atração pela leitura veio antes de conhecer as letras.

No ano da minha alfabetização, a madrinha de um dos irmãos, cozinheira boliviana que fazia uma salteña deliciosa, me presenteou com um livrinho de história, La Ratita Hermosa. Mal sabia eu ler em português e meu primeiro livro vem em castellano. Se eu já conhecesse Fellini, diria que era uma situação felliniana.

La Ratita Hermosa – que eu escarafunchava sílaba por sílaba até entender o que queria dizer aquela palavra estrangeira – e seu Chico com seus livros, revistas e bolsilivros foram meu Monteiro Lobato.

Na rede de leitores do meu pai estavam seu Luizão, o Astrogildo, o sargento Meireles, o cabo Agnaldo e alguns outros que se perderam nas nuvens da memória. Meu pai me chamava, me entregava dois, três livros e recomendava, “vai na casa do Luizão, entrega esses livros, pega os que ele vai mandar e diz muito obrigado”. Lá ia eu, de calção, sem camisa ou sandália, correndo pelas ruas de cascalho e piçarra. Cada dia a casa de um, muitos livros indo e vindo. Um dia veio a missão especial. Deveria eu ir à cadeia, que ficava na esquina do quarteirão seguinte ao nosso, procurar o Jair e entregar três bolsilivros. Já assistia às vesperais domingueiras do Cine Melhém, cadeia era, portanto, lugar de bandido, de gente perigosa, mas a emoção de conhecer a cadeia por dentro era de aventura homérica. Não sabia eu era que o tal Jair era prisioneiro e não guarda.

O carcereiro abriu a grade, me apontou quem era o Jair e eu, amedrontado tentando demonstrar segurança, no alto dos meus oito anos, entrei resoluto, entreguei a encomenda e voltei voando, levantando poeira vermelha, na carreira de volta para casa.

Aquele transporte diário de livros gerou a pergunta: por que as pessoas lêem tanto? Daí para pegar os livros e destrinchá-los, foi o caminho natural. Lógico que comecei pelos menores com capas mais coloridas, o autor, me lembro bem, Marcial Lafuente Stefania. Que, bem mais tarde, vim a saber que era apenas um dos muitos pseudônimos de escritor brasileiro recordista de livros publicados, segundo o Guiness Book. Bem pesquisei para saber mais sobre o escritor, mas, surpreendentemente, não encontrei nada on-line e a memória esconde alguns dos seus outros nomes falsos.
Meu gosto pela leitura deve-se, portanto ao meu pai, seu Chico, a La Ratita Hermosa e a Marcial Lafuente Stefania. Obrigado a eles por isso.


©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quinta-feira, abril 16, 2009

Curtinhas


Duke, O Tempo, MG



  • Tenho um problema sério em tirar fotos. É como dançar. Me acho ridículo fazendo ambos. Já que não tenho paciência para carregar máquina fotográfica, devo, pelo menos, utilizar mais a câmera do celular, que não é lá grande coisa, mas permite uns flagrantes legais.

  • Não é engraçado o que não pode fazer um presidente da República? O cara diz que os juros têm que cair, mas ele não pode baixá-los, quem decide é o Copom; ele acha que os combustíveis deveriam ser mais baratos, mas não pode baratear, cabe à arrecadação do ICMS pelos estados a decisão; ele tem certeza que a corrupção tem que acabar, mas cabe à Polícia Federal prender os bandidos, desde que os bandidos não tenham negócios com autoridades de qualquer um dos Poderes ou seja uma delas... Pra que existe o cargo se o cara só serve para fazer discursos?

  • Voltando ao caso da queda das restrições estadunidenses ao envio de dinheiro e viagens a Cuba. Se Raúl Castro, o fantoche, e o seu títere, Fidel, não impuserem restrições, a medida unilateral de Obama, em curto prazo, será responsável por uma explosão na ilha. Os preços subirão, o turismo subirá, os padrões de comparação entre o bem estar dos ilhéus e o bem estar dos visitantes elevará o desejo de renovação por parte dos cidadãos cubanos, o turismo sexual será ainda mais importante como fonte de renda do que é hoje, com a prostituição apoiada pela omissão do estado.

O capitalismo entrará devagarzinho como está entrando no Vietnã, por exemplo. Os cubanos da Flórida se encarregarão de municiar seus parentes com dinheiro, aparelhos modernos e desejo de possuir o que sequer devem saber que existe. O sistema castrista será minado por dentro com o capital estrangeiro. Fidel talvez não viva para ver a mudança, mas Raúl e dirigentes do Partido suarão sangue brevemente. Algo de muito importante ocorrerá e veremos mais um muro cair. Não duvidem!

  • R$ 84 milhões foi o total - revelado - de despesas com passagens pelo Congresso Nacional em 2008. Só pra fazer um comparativo. minha cidade tem 85 mil habitantes e orçamento mensal de R$ 9 milhões. O Congresso gastou o equivalente a quase dez meses do dinheiro que aqui paga servidores públicos, educação, saúde, manutenção das vias públicas... Isso só em passagens para os sanguessugas, seus familiares e cupinchas. Em 2009 as despesas já chegam a R$ 19 milhões nessa modalidade de emergência pública.

  • Agora só se fala em Susan Boyle. Merecidamente, óbvio.

©Marcos Pontes

quarta-feira, abril 15, 2009

  • A Beatriz achou, não sei como, o blog do Rock Lane, e me passou. Confesso que eu não o conhecia e fiquei surpreso com seu traço. Não é à toa que o cara é premiadíssimo. Convido-os a visitarem-no.

  • Dia 13, anteontem, foi aniversário de Fortaleza, 283 anos, e o maior homenageado foi Patativa do Assaré. Muito bom ver um cabra bom ser lembrado. Nem se pode dizer que só foi lembrado depois de morto. Patativa foi reconhecido em vida e foi agraciado com o título de doutor honoris causa da Universidade estadual do Ceará, além de diversas comendas e prêmios merecidos. Foi apenas mais um reconhecimento pequeno diante do talento do saudoso mestre da poesia sertaneja.

  • A UnB aprovou um irmão pela cota por ser negro e negou o direito ao seu gêmeo. lembram disso? Pois agora aconteceu com uma estudante na Universidade Federal de Santa Maria, RS. A garota perdeu a vaga por não ser considerada parda. Cá pra nós, é uma pataquada essa discriminação por cor da pele. O irônico da história é que a moçoila se diz discriminada por não ser reconhecida parda. Ou seja, conseguir a vaga pela cor da pele, é legal. Perder a vaga por não ter a cor da pele alegada, não é legal. Hipocrisia generalizada e meritocracia na lama.

  • Estuda-se, sem trocadilho, a substituição do vestibular por um novo ENEM. A princípio, sou a favor dessa substituição. Muitas das mudanças populistas e demagógicas feitas na educação pública do país, nas três esferas, no decorrer das últimas duas décadas, contam com meu repúdio, mas a substituição do vestibular por um ENEM, por exemplo, acho válido. Mas não uma prova única. Acho que seria mais justo se fossem aplicadas três provas, uma em cada ano do Ensino Médio e retirada a média. Sem cotas, sem medidas diferenciadas ne universidade federal para outra, sem discsriminação social, de cor, religiosa ou o que for, como prega a Constituição Federal. O problema maior no momento é que o rendimento dos estudantes só vem decaindo de ano pra ano.

  • Fiquei muito feliz com o furo bloguístico que dei e que ninguém percebeu. A notícia de que Obama havia retirado as barreiras para envio de dinheiro e de viagens para Cuba foi dada em primeira mão por este blog. Nem nos mais famosos blogs políticos do Brasil eu vi postagem sobre o tema anterior à minha. Ninguém notou, mas eu fiquei satisfeito à beça.

  • É bom ter mulher blogueira. Ontem não tive tempo pra net, aí a Bia me mandou um monte de notinhas pra esse blog. Aí estão. Minha escritora predileta é a autora do post de hoje.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

segunda-feira, abril 13, 2009

After Chocolate

Sinovaldo, Jornal NH, RS

  • Hoje é dia para começarem as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Os partidários do Marolinha dizem que é dele o programa. Tá bom, vá lá. Aos interessados em comprarem uma casa de 35 m², aqui vai a cartilha da Caixa. É ler, e se informar. Bom Proveito e boa sorte. Tomara que esse projeto vingue e que os donos de lojas de material de construção segurem a onda nos reajustes dos preços.

  • Primeira ação de Obama diferente das de seus antecessores: suspendeu as barreiras de envio de dinheiro e de viagens a Cuba. Ora, ora, ora, a ilha-presídio-feudo vai poder dar uma respiradinha e os cubanos talvez consigam fazer três refeições decentes por dia. Quem sabe, algum dia desses, Raulzito, sob as bênçãos de seu irmão morimbundo não lança um programa Minha Casa, Minha Vida e três gerações da mesma família poerão deixar de morar sob o mesmo teto.

  • Na fogueira das vaidades, a vaidade de Marolinha ofusca as dos demais. Não tem outra coisa de que chamar o beócio-mor se não de imbecil. Já insuflou pobres contra ricos, esquecendo-se (ou escondendo) da fortuna que fez sem trabalhar, já jogou nordestinos contra sulistas, já ofendeu quem não é negro, índio ou pardo, e agora comparou as corjas dos três poderes com freiras de convento. Pelamordedeus! Esse cara não tem assessores capazes de fazerem-no evitar os improvisos? Há um ano eu diria que ele não desceu do palanque, hoje eu acho que ele ainda não saiu do boteco.

  • Lembram do que falei sobre a baixa dos juros e a intenção de Marolinha, Mantega & Quadrilha de evitarem que o ex-presidente do Banco do Brasil, simçpatizante tucano, angariasse louros políticos? Não precisa ser gênio para entender essas mentes tacanhas.

  • A gente quer se informar e só ouve/lê notícias sobre a separação de Lindsay Lohan, da crise no Casamento de Brad Pitt/Angelina Jolie e o cachorro do Obama (sem trocadiolho, por favor). Pão e circo para quem quer pão e circo.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, abril 12, 2009

Páscoa

pFani, A Tribuna, ES
  • Acho que não estou mais agradando meus leitores. De um mês pra cá o número de visitas só cai. Sinto, rapaziada, mas se a situação do país e do mundo não muda, fica difícil eu mudar. Meu senso de humor é ótimo, acreditem, mas ele também fica abalado nessa bagunça em que o mundo se tornou. Senão, olha só:

  • O Papa faz um discurso (mais um) pedindo por paz no Oriente Médio. Como ser ouvido? O cara prefere que as pessoas morram de AIDS do que usem camisinha, para as vítimas dos terremotos no centro da Itália ele manda óleos santos ao invés de mandar ajuda efetiva, o cara se opõe a alguns progressos científicos, não é lá muito amigo do planejamento familiar, quando cardeal preferia transferir padres pedófilos do que entregá-los à justiça... Este homem não é sério.

  • Confesso que estou com pena dos usuários do Speedy. Os adictos em internet devem estar mastigando barra de ferro em crise de abstinência. Na semana passada, minha cidade inteira ficou duas horas sem qualquer telefone funcionando, a não ser os celulares da TIM e da Claro. Bancos, lotéricas, SAMU, Polícia Militar, Hospitais... Todo mundo incomunicável das 14 As 16 horas. Nessas horas é que a gente percebe como somos dependentes da telefonia.

  • Eu também "homenageei" à Farrah Fawcett quando moleque...

  • Por que esses políticos acham que alguém vai acreditar em greve de fome por parte deles? Garotinho, totalmente sem moral tentou e ficou ainda mais mal visto. Agora aparece Evo Morales, que não deve ter moral nem com a própria mãe. por mim ele pode levar sua grevezinha mandrake até às últimas consequências, com chazinho de coca e tudo o mais. Ele não vai morrer, Deus não é tão bom.

  • O livro da Beatriz ainda está à disposição. Basta clicar no primeiro ítem da barra lateral à esquerda e fazer o download grátis.

MyFreeCopyright.com Registered & Protected



sábado, abril 11, 2009

Malhar o Judas







Todo mundo vitaminado com o chcocolate de ontem, meio combalido por conta do jejum? Pois é hora de dar uma sacudida nas coisas ruins e malhar quem merece. Já que não podemos fazer fisicamente, vale a fantasia. Eu gostaria de malhar:


- O Lula, por ser um dissimulado; por ser um mau administrador que contou muito com a sorte de encontrar o mundo navegando em águas calmas e se gabar como se isso fosse obra dele; por ser populista duas caras que veste o macacão de operário para o povão e o terno de executivo de multinacional quando conversa com os banqueiros, especuladores, lobistas...; por determinar como política de estado que pobre não precisa estudar ou trabalhar já que vai contar com cotas e ajuda de custo para ficar em casa fazendo filho num retorno perigoso aos tempos do clientelismo político dos senhores feudais da colônia, enterrando a meritocracia; por ser analfabeto e se gabar disso, dando à juventude o pior exemplo que um pai poderia desejar e nessa saga ignorante, orgulhar-se de jamais ter lido um livro, que ler é muito chato; por fazer de sua infância dura motivo de peninha dos iguais a ele, como se estivesse concorrendo a um prêmio de BBB tentando sensibilizar a patuléia com suas agruras, como se cada um de nós não tivesse seus próprios problemas e os dele fossem mais graves; por não saber planejar a política econômica a longo prazo, administrando o país no oba-oba do imediatismo; pelo discurso escapista de que não sabe de nada e que a culpa das agruras nacionais são sempre os outros, de FHC aos loiros de olhos azuis; por promover, desde o primeiro dia na presidência, a desagregação nacional colocando pobres contra ricos, analfabetos contra letrados, negros contra brancos... O imbecil não percebeu que é presidente de toda uma nação e não apenas dos venais ou desinformados que lhe dão voto à primeira esmola; por tratar tudo como se fosse uma partida de futebol com suas analogias e metáforas, agindo como um estivador de feira que usa mal a língua e faz comparações pueris, preconceituosas e grosseiras sem se preocupar com a quem possa estar ofendendo; por ter instaurado a república das indenizações, dando a sanguessugas como o Ziraldo pensões vitalícias e/ou indenizações milionárias, mesmo quando o camarada passou apenas um dia em cana por ter optado entrar na guerra louvável contra a ditadura, cobrando com revanchismo e com o apoio do estado o preço de seu idealismo, numa questionável posição de que lutou pela ditadura do proletariado por grana e não por acreditar na causa; por fechar os olhos para as milhões de falcatruas já denunciadas pela imprensa, pela polícia, pelo parlamento, por populares e pelo Judiciário, acobertando parceiros de partido, de ministério e familiares, a exemplo do filho que fez fortuna de uma hora para outra sem bater prego num mamão. Resumindo, malho o Judas/Marolinha simplesmente por ele existir.





©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quinta-feira, abril 09, 2009

Ovinhos

  • O selo aí de cima é da blogagem coletiva proposta pela Vanessa, do Fio de Ariadne. Blogagem para quem gosta de ler e tem história pra contar. Estou dentro e convidando a todos a participarem.

  • Mais uma vez agradecendo a todos que já baixaram o livro da Beatriz e convidando quem ainda não baixou, para baixar. Podem mandar as críticas depois, serão bem vindas.

  • Caiu o presidente tucano do Banco do Brasil. E? E,nada. Apenas Marolinha abriu o caminho para baixar mais os juros e não permitir que alguém do PSDB tire algum dividendo político disso. Quanto a Lula baixar os juros, não é nenhum mérito, pelo contrário, é fazer o que já deveria ter sido feito há anos, não só pelo PT, como pelo PSDB. A economia formal só voltará a crescer se os juros diminuírem, ou o país vai continuar sendo carregado pela economia informal, responsável por mais de 50% do PIB. Ou seja, é a Feira de Caruaru que sustenta o país e não a Avenida Paulista.

  • Volta a dengue com força, principalmente na Bahia; volta a febre amarela matando gente em São Paulo e no Sul. Voltamos ao século 19. Alguém aí sabe o telefone do doutor Oswaldo Cruz?

  • O papa Bento 16 e a Madona se solidarizaram com as vítimas e famílias de vítimas dos terremotos na Itália. Madona mandou meio milhão de dólares, o papa mandou "óleos santos". Depois a igreja não sabe por que perde fiéis.

  • Cada senador gasta, em média, R$ 6 mil por mês em celular. Façamos as contas: 6000 x 81 x 12 = 5.832.000 por ano. É uma Mega-Sena acumulada. Quem paga a conta? Calma, crianças, essa foi uma pergunta retórica.

  • A rede de televisão FOX lançou nos EUA um reality show dos mais macabros em tempos de crise. Em empresas de verdade, os funcionários decidirão quem, entre seus colegas, deve ser demitido para se cortar custos. Num país em que a competitividade já está no DNA, programas estimulando a trairagem entre colegas é sob medida. Depois neguinho fica se perguntando o por que de tantos malucos entrarem em escolas, empresas, congresso, lojas de conveniência ou seja onde for e matar tudo que se move que encontrar pela frente.

  • Pegaram o Protógenes pra Cristo. Entre tanta gente safada, o delegado é quem será punido. Seria engraçado se fosse enredo de filme de humor negro, mas como é a realidade brasileira, é triste e asqueroso.

©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

terça-feira, abril 07, 2009

  1. Quem ainda não baixou o livro da Beatriz, não sabe o que está perdendo. É rapidinho.
  2. Por falar nisso, muito obrigado à Vanessa, à Bete, ao Rayol, Laura e a todos os demais amigos que, além de baixarem, ainda divulgam o livro. Valeu, rapaziada.
  3. A Constituição não permite, mas, se permitisse, a idéia do Cristóvam Buarque seria facilmente votada com SIM pelo brasileiro. Ele pode não querer fechar o Congresso, mas do jeito que está aquele ninho de ratos, doninhas, raposas e outros bichos ladrões, não seria uma má idéia.
  4. A Justiça do Pará vai tentar corrigir o escândalo que foi o julgamento que inocentou os assassinos da freira Dorothy Stang. Isso, porém, não apagará a vergonha por que todo o país passou e nem vai melhorar nossa imagem no exterior.
  5. O Marolinha está prometendo ajuda aos municípios que estão sofrendo com a diminuição do FPM. Ou seja, lá vem medida demagóciga a ser paga pela classe média. A Lei de Responsabilidade Fiscal já foi rasgada por esse governo há muito!
  6. Me belisquem! Um país latinoamericano condenou um de seus ex-presidentes por crime contra os direitos humanos? ainda há alguma esperança no continente. Mínima, mas há. O Peru deu um exemplo ao condenar Fujimori, embora algo me diga que os interesses são mais políticos que humanitários, mas vamos fazer de conta que não é nada disso.
  7. R$ 76 milhões é o que custará a reforma dos apartamentos funcionais dos deputados federais. Só uma perguntinha, se a corja recebe apartamento funcional e ainda recebe ajuda moradia, não seria o caso de acabar com uma dessas despesas? Que se vendam os apartamentos e pague-se somente o auxílio ou vice-versa. Mas, imagine se os gangsters abririam mão de uma mamata, seja ela qual for? Se osa caras tiverem direito a cartão telefônico (que, aliás, eles mesmos se dão em votação), vão querer. País rico é assim mesmo.

    ©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

segunda-feira, abril 06, 2009

Mudando de assunto

Duke, O Tempo, MG
  • Mas antes de mudar de assunto, reitero o convite para lerem o livro da Compulsão Diária, Beatriz Mecozzi Moura. O download é gratuito e as críticas recebidas até o momento são muito boas, o que me isenta de cabotinismo. Quem quiser, basta clicar no selo aí na coluna da direita. Leiam, depois me digam.

Agora, sim, mudando de papo e contando uma historinha. Olheiros do Lion, da França, vieram à Bahia para assistirem a um tal Derrand jogar. Os tais mafiosos fantasiados de empresários do futebol, asseguraram que o jogador de Feira de Santana era um craque e que o time francês deveria pensar no caso de contratá-lo.

Lógico que um bom jogador já era suficiente para chamar a atenção do clube, mas o nome do craque, Derrand, era um bom presságio.

Ao terem o primeiro contato com Derrand, os olheiros não tiveram lá grande impressão, era um rapagote atarracado com um pouco mais de um metro e sessenta de altura. Isso não queria dizer muita coisa, Romário é baixinho, Maradona é tampinha e mesmo Pelé não é lá nenhum gigante.

No bate papo com Derrand, os franceses perguntaram se o jogador tinha alguma ascendência francesa, isso facilitaria para que ele tivesse passaporte daquele país.

Derrand disse que não, que toda sua família era nordestina desde o primeiro deles que talvez tivesse brotado das areias vermelhas do sertão.

- Se você não é francês, de onde vem seu nome?, perguntaram os olheiros.

Veio a explicação do atleta:

- Meu nome de verdade é Severino Assunção, esse negócio de Derrand foram os repórteres que inventaram. Lá em Caetité, onde nasci, o povo me chamava de cu-de-rã, mas o pessoal da rádia resolveu adminuir pra ficar mais fácil de falar.

Baixinho, bom de bola e simplório, o pobre Derrand.



©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

domingo, abril 05, 2009

Angeli, Folha de São Paulo

  • O livro da Compulsão Diária está à disposição gratuitamente, é só clicar no selo aí em cima da coluna da direita. É simples, rápido e grátis, além da garantia de boa leitura. Aproveita, turma!

  • Fica bonito pra foto, pra popularidade do Marolinha, O Cara, mas fico me perguntando, ao invés de emprestar US$ 10 bi para o FMI, não seria mais negócio investir essa grana como amortizador da crise ou construindo esgotamento sanitário ou financiando o programa de residências populares ou algo mais benéfico no combate aos nossos problemas internos?

  • Segundo análise do IBGE, quase quatrocentas mil pessoas voltaram às classes D e E, com a crise atual. O Marolinha, O Cara, continua posando de paladino dos pobres, pardos e desprovidos, negando-se a encarar de frente o problema e admitir que a crise está nos cercando silenciosamente, uma vez que o presidente faz barulho demais para abafar os sinais nítidos de problemas.

  • O Brasil adora astros decadentes... Stallone está filmando em Mangaratiba e sendo tratado como um paxá.

  • Os legisladores e juristas deram quase que todo o estado de Roraima pra os índios e os efeitos colaterais já começaram a surgir. No Amazonas, 40 comunidades indígenas já exigem demarcações de terras para si. É óbvio que por trás dessas reivindicações estão as malditas ONG, missionários estrangeiros e sabe-se lá quem mais. Como disse Pedro Álvares Cabral, vai dar merda.

  • Cristóvam Buarque até tentou obrigar os políticos a colocarem seus filhos em escolas públicas, o que garantiria maior investimento do estado em prol de uma educação de qualidade, mas, como eu imaginava, o projeto do senador foi considerado inconstitucional. E o é, de fato. Mas, se passasse, eu proporia uma lei semelhante: cada homem público deveria ter um parente sequestrado, assim valorizariam a segurança pública; os filhos de homens públicos deveriam ser atendidos em hospitais públicos, talvez assim a saúde nacional melhoraria; pelo menos um parente de cada político deveria ficar desempregado enquanto durasse seu mandato, o que os faria olhar com melhores olhos a economia interna nacional.

©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

sábado, abril 04, 2009

E-Book


Compulsao_Diaria.rar


A Compulsão Diária, minha mulher, também conhecida como Beatriz Mecozzi Moura, acaba de lançar seu e-book de poesias. Aliás, sem favor algum de marido, posso afiaançar que são poesias de muito boa qualidade.

O livro está disponível para download gratuito e os convido, meus caros e parcos leitores, a baixarem seu exemplar e mandarem suas críticas para ela (compulsaodiaria@gmail.com). Façam uma blogueira-poeta feliz e seu marido ainda mais orgulhoso.

É, eu sei que esse papo de marido propagandear o trabalho da mulher é um negócio meio cabotino e até antipatizado pelo público, mas esta divulgação eu faço como faria se fosse uma outra poetisa, não por nossa relação, mas pela qualidade dos escritos que eu aplaudiria mesmo que fosse outra a autora.

Como é grátis, só uma coisa evita que vossas senhorias façam o download: não gastarem de poesia. Aí, sinto muito, mas não posso fazer nada.

Para pegar seu exemplar, basta clicar na imagem que ilustra este post, no link da segunda linha ou no selo na coluna à direita.

Boa leitura!


©Marcos Pontes

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

quarta-feira, abril 01, 2009

Pegadinha?

Muito raramente posto sobre futebol, mas hoje vale a pena. Quando li a manchete no Yahoo que a Bolívia havia goleado a Argentina pelas eliminatórias da Copa do mundo, achei que fosse piadinha de 1º de abril.



©Marcos Pontes
MyFreeCopyright.com Registered & Protected