Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Até ela anda de mau humor


Quem passa por aqui há algum tempo já sabe que não sou muito chegado a correntes, mas responderei a essa por dois motivos: primeiro, porque foi enviada pela Christiani, sujeitinha porreta por quem tenho carinho e admiração especiais; segundo, porque a causa é justa e nobre, como ela mesma disse nos comentários do meu último post.

Ela pede para eu enumerar medidas cotidianas que tomo para evitar a agressão ao ambiente. Pois então, vamos lá:

1. Moro num prédio de apartamentos onde o lixeira, óbvio, é coletiva. Mas meu lixo é individual, ora, por isso vai devidamente separado: papéis, vidros, plásticos e lixo orgânico;

2. Pratos e copos descartáveis não entram na minha casa;

3. Não atiro nada nas ruas, nem mesmo papel de bala. Guardo no bolso até chegar em casa ou em um lugar onde haja lixeira;

4. Tomo banho e faço a barba usando somente a água necessária. A torneira não fica aberta inutilmente enquanto me ensabôo ou passo o gel de barbear. Antes mesmo de toda essa febre ecológica, minha mãe, mais por uma medida econômica do que preservacionista, gritava lá de fora do banheiro: "tá pensando que teu pai é sócio da companhia d'água!". O mesmo acontecia com o consumo excessivo de energia elétrica;

5. Não lavo a calçada, espero a chuva;

6. Como falei no ítem 4 em relação à água o mesmo se aplica às lâmpadas: lâmpada acesa só a do cômodo onde eu estiver e as lâmpadas são todas fluorescentes, coisa que relutei muito em fazer, mas me adaptei com facilidade;

7. Não costumo tomar banho quente. Isso só acontece em dias ou noites em que a temperatura está abaixo da média. Se bem que fazer isso aqui no Nordeste é fácil, o clima é cálido quase que o ano inteiro;

8. Troquei o velho monitor de tubo catódico por um de LCD, caro, mas que gera uma economia de energia de até 70% se comparado as dinossauros enormes e pesados;

9. Pilhas e baterias (que são pilhas também, dãããã) eu as entrego numa loja de celulares. Lá eles sabem o destino correto a ser dado. Aliás, as pilhas que uso são recarregáveis, com excessão das palitos do MP3 e dos controles remotos.

Eu deveria indicar essa corrente para mais alguém, mas não o farei, não gosto de correntes, lembram-se? Seria como fazer uma promessa para outros pagarem. Que sinta-se à vontade para aderir quem o quiser.





Tem conto meu na revista Extremo 21.

Nenhum comentário: