Pesquisar neste blog e nos da lista

sábado, junho 18, 2005

Não falo de quaisquer flores

Alguns amigos têm-me cobrado alguma coisa em relação a toda essa onda de escândalos que tem nos deixado cobertos de lama. Pois bem, ainda não escrevi nada mais profundo sobre a CPI do Correio, escândalo do mensalão, devassa da Schincariol, vendas de guias de desmatamento pelo pessoal do IBAMA e coisas que tais porque ainda não consegui assimilar tudo.

Tenho lido, visto e ouvido muito a respeito de tudo isso e a melhor conclusão a que cheguei até aqui é que a Polícia Federal, que tanto nos causou medo e antipatia num passado bem breve, hoje está entre os órgãos do Executivo que melhor tem trabalhado. Deixando totalmente de lado as arapongagens políticas, a PF tem investido pesado contra os bandidos de colarinho branco. Pena que a Justiça não esteja acompanhando essa evolução. Pena maior ainda é ver o Legislativo mais preocupado com política e politicagem do em criar alternativas mais diretas, claras e alvissareiras para o país.

Essa semana aconteceu mais uma reunião do COPOM, na qual ficou decidida a manutenção das taxas de juros, depois de nove meses seguidos de aumento. O IGP-10 foi divulgado e constatou-se uma deflação. Essas são questões importantíssimas para o país, mas os jornais nada ou pouco falaram a respeito. Como candinhas suburbanas os órgãos de imprensa têm dedicado-se mais às picuinhas no reino do que em coisas tão importantes quanto.

Há quem esteja vendo Roberto Jefferson como um homem corajoso, honesto, decidido, fiel às suascertezas e ao país e blá-blá-blá caixa de fósforo. Todo mundo tem certeza de tudo. Eu, gato escaldado, ainda estou na moita, tentando entender o que realmente está se passando.

A estratéia da oposição é minar a base de sustentação do governo, tanto que tem pupado críticas diretas ao presidente. O que ela ganha com isso? Simples, faz merda respingar na faixa presidencial e faz com que os índices de aprovação do governo caiam. E pra quê? Para viabilizar seus candidatos a presidente em 2006.

Todas as pesquisas, desde o primeiro dia de mandato, têm sido altamente favoráveis a Lula. Nas pesquisas divulgadas no mês de maio Lula ganharia no primeiro turno de qualquer um. Agora em junho as pesquisas já mostram segundo turno em qualquer que fosse a disputa. Ponto para o PSDB. Conseguiram minar a base governista.

Aécio Neves, o Tancredinho, diz que Lula não é Collor e merece respeito. Ora, ora, ora... Simpatia do governador mineiro? Não, muito pelo contrário. sua intenção foi justamente o posto disso. Ele lançou nas cabeças dos cidadãos a possível comparação. Ele lançou um ponto de vista que ninguém havia alcançado, comparar o presidente atual com aquele que lesou metade da pátria. A outra metade estava com ele e por isso merecia levar ferro mesmo.

Roberto Jefferson está a mando de alguém, tenho certeza. De quem? Ainda não sei, mas desconfio do PFL, do próprio PSDB e, mais fantasticamente, até da integentzia estadunidense. A aproximação de Lula com Hugo Chavez não está agradando nada ao governo Bush.

Escrevam essa minha profecia: Se Jefferson for cassado, daqui a oito anos ele volta candidato a alguma coisa por um desses dois partidos ou com seu apoio direto.

Em termos de corrupção o atual governo não está melhor nem pior do que qualquer um outro anterior. A diferença é que a Polícia Federal e os Ministérios Públicos estaduais e/ou federal têm agido de forma mais efetiva e pegando os ratões com mais constância e isso deve ser creditado ao governo atual. Os órgãos de investigação funcionam mais efetivamente porque o executivo fereral está dando condições e apoio.

A corrupção do Brasil é endêmica. Quando a Secretaria de Governo dos Estados Unidos afirmou isso no ano 2000 o então presidente FHC fez muxoxo, não aceitou, disse que estava ofendido pelas afirmações dos gringos e continuou colocando os podres dos amiguinhos sob o tapete. Ou alguém aí ainda lembra dos R$ 200 mil para cada deputado que votasse pela aprovação do direito a reeleição do presidente? Quantos os parlamentares amiguinhos do ex-presidente não lucraram com as diversas privatizações?

Eu defendendo Lula? Pode até parecer e, em alguns desses casos estou defendendo mesmo. Sou crítico, mas não sou burro, nem desinformado, muito menos sectário.



Fiquei órfão de blog?

Nenhum comentário: