Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, março 07, 2008

Mulheres

mulher-colore

 

Não vou entrar nas briguinha dos sexos nem colocar a mulher acima do bem, do mal e dos homens. Muito menos vou tentar as explicações para a diferença de pensamentos e comportamentos entre os gêneros, isso já existem cientistas e “cientistas” ocupados em fazer. Tentar um texto poético? Nhem! De Shaskespeare a Paulo Coelho, os extremos da literatura, todos já fizeram isso.

Falar o quê, então, em relação à mulher e sua valorização?

Nada!

Tenho uma tremenda dificuldade de pensar na mulher como um ser extraterreno, livre da contaminação que a convivência com outros humanos faz no âmago de qualquer um. Como não consigo aceitar os conceitos de raça para diferenciar a cor da pele, fora da questão biológica não consigo diferenciar homens e mulheres.

Alguém diria: “as mulheres são mais sensíveis”. Eu responderia, homens como Carlos Drumond de Andrade e Mário Quintana foram homens muito mais sensíveis que a maioria das mulheres que conheço; Dilma Rousseff e Ideli Salvati são mais grossas que lenhadores canadenses.

Ah!, as mulheres são mais educadas. Foram, meu filho! Isso não é mais uma regra geral. Olhe para o lado e encontrará uma barraqueira falando palavrões na fila do banco, outra tirando a calcinha do rego naquele contorcionismo deselegante enquanto caminha pelas ruas, uma outra arrotando na sua cara depois de tomar uma Coca-Cola. Existem aquelas que só não coçam o saco em público por total impossibilidade genética. Existem mulheres educadíssimas, é fato, assim como homens também. Na média, os dois estão emparelhados.

Deixe-me ver... As mulheres são mais bem trajadas. Calma, buana, estamos falando de mulheres, não de damas. Ou será que alguém acha uma quarentona vestida de paquita bem trajada? Ou uma gordinha usando jeans de cós baixo, parecendo um colchão amarrado no meio uma coisa bonita de se ver?

Já sei! Já sei! As mulheres são mais carinhosas! A princípio, talvez. As mulheres mais moderninhas querem ser atendidas em seus anseios, mas acham homens atenciosos e carinhosos chatos, pegajosos, maricas. Virou moda preferir os mastodontes, os que as chamem de cachorras aos que as chamem de querida, meu amor, meu bem, princesa...

Tá ficando difícil... Que tal: as mulheres são mais competentes? Aí concordo! Via de regra elas são mais competentes, mas aquelas que se dedicam ao progresso pessoal por meio do conhecimento, da educação, da dedicação profissional, e não das que dedicam mais tempo ao culto ao corpo e à forma em detrimento do conteúdo.

Mesmo ouvindo desaforos quando fiz essa diferenciação antes, vou tentar de novo. O sexo feminino é separado entre mulheres e fêmeas. Antes que me atirem tomates podres, devo esclarecer que também separo o sexo masculino em homens e machos. Como o intuito desse texto é falar das mulheres e sua valorização, deixemos os masculinos de fora por enquanto.

As mulheres têm conteúdo e o valorizam; as fêmeas têm forma e acham que isso é tudo;

As mulheres são amigas, companheiras, conselheiras, orientadoras; as fêmeas se fazem de vítimas, são movidas a elogios, exigem receber mais do que dar;

As mulheres são bonitas naturalmente, mesmo que não sejam comparáveis ao modelo vigente de beleza pelos fúteis da imprensa e da moda; as fêmeas são artificializadas, fabricadas em série, do cabelo à altura do salto;

As mulheres são seguras, conhecem-se, analisam como serem melhores para si mesmas, sabendo que assim poderão ser melhores para os demais; as fêmeas são umbigo, não têm auto-análise, colocam-se acima de todos;

As mulheres são solidárias; as fêmeas são egoístas;

As mulheres têm atitudes superiores às dos homens; as fêmeas tentam igualar-se a eles;

As mulheres são discretas; as fêmeas são exibicionistas;

As mulheres sabem suas limitações e se aprimoram para superá-las; as fêmeas se acham superiores quanto mais se igualam;

As mulheres despertam respeito e valorizam isso; as fêmeas despertam tesão e dão-se por satisfeitas.

Machista? Depende do seu ponto de vista. Não é um texto feminista, reconheço, mas mulherista. Mais do que melhores que os homens em todos os sentidos, as mulheres são muito melhores que as fêmeas.

______________________________

A Meiroca sugeriu esse post coletivo e ele deveria ser postado amanhã, Dia Internacional da Mulher, mas como estarei ocupadíssimo por todo o final de semana, permiti-me antecipá-lo.

Às mulheres meus parabéns, meu respeito e minha admiração. Às fêmeas, os votos de boa sorte na evolução para a condição de mulheres.

Um comentário:

Michell Niero disse...

Olá, como vai?

Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de utilizar seu blog para unir pessoas em torno de alguma causa. Assim como você, acreditamos no potencial da blogagem coletiva como formato possível de união e mudança na sociedade.

Criamos recentemente o blogagemcoletiva.org (www.blogagemcoletiva.org). Trata-se de um agregador de conteúdo voltado à divulgação de mobilizações coletivas realizadas via internet.

A idéia é tanto auxiliar o blogueiro a potencializar suas manifestações como também divulgar os resultados obtidos através de sua iniciativa. O funcionamento é semelhante ao de indexadores como Uêba, Ocioso e Linklog. Tudo pode ser feito sem a necessidade de cadastro. O blogueiro nos envia sua manifestação por meio do link “envie uma blogagem” presente no topo da página e, se tudo estiver dentro das nossas políticas de publicação, ela será divulgada no site.

Ah, e para incentivar a adesão da blogosfera nós criamos um ranking, onde os visitantes podem declarar por meio do voto sua participação ou apoio à causa. A manifestação mais votada a cada semana ganhará destaque especial no site.

Podem ser blogagens coletivas, memês, petições, campanhas, protestos e toda e qualquer manifestação válida que busque contribuir de alguma maneira com a sociedade. Por isso, junte seus (suas) companheir@s de blogagem e faça da blogosfera um mais produtivo e engrandecedor. E conte com a gente para que sua iniciativa contamine mais e mais pessoas!

Se puder divulgar a gente em seu blog, seremos muito gratos!

Viva a democracia!
Michell Niero