Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, abril 24, 2008

quinho

  • O Bradesco anunciou que o crédito habitacional dado pelo branco deverá sofrer um aumento de 28% em 2008. Não quero ser profeta do apocalipse, muito contrário, fico feliz que o brasileiro esteja comprando sua casa. O que me preocupa é como esse crédito está sendo dado. Espero que a economia nacional permaneça crescendo e que não seja influenciada pela crise que está se espalhando pelo mundo. Só pra lembrar, a crise atual começou justamente nos créditos imobiliários estadunidenses. Os bancos, a princípio, estão pouco se lixando se os devedores poderão saldar suas dívidas no futuro. Lógico, o ideal é que consigam, mas, se não conseguirem, os bancos tomam os imóveis de volta. estou sendo pessimista? Então, lembrem-se do que aconteceu com o crédito para aposentados.

 

  • Terremoto em São Paulo e uma mini-tsunami no Rio? Se Deus é mesmo brasileiro, deve estar de férias.

 

  • O IBAMA revelou que as multas a madereiras no Pará já chegou a R$ 9,7 milhões. Papel aceita tudo, o difícil é acreditar que essas multas serão pagas. As empresas são multadas, encerradas e os madeireiros abrem uma outra clandestina. Feito nômades, só ficam no lugar até a madeira acabar ou até aparecer uma fiscalização. Foi assim que destruíram a Mata Atlântica no sul da Bahia. Aliás, muitos dos madeireiros sul-paraenses são os mesmo espiritossantenses que saíram daqui. Já vi essa novela antes e o IBAMA também, nos tempos do IBDF.

 

  • A gente tem lido bastante sobre os cortes no orçamento dos ministérios. Em plena crise da saúde, por exemplo, o Ministério da Saúde sofrerá um corte de R$ 2,5 bilhões. O que causa estranheza é que os gastos do governo federal sofrerão um aumento de 12% nesse ano. Em ano eleitoral, está-se retirando da infraestrutura e colocando-se na campanha política. Pelamordedeus! Onde está o Ministério Público Federal nessas horas? Que a oposição está dormindo todo mundo já percebeu há cinco anos, mas a Justiça continuará catatônica?

 

  • Rá! Quércia deu um a zero em Lula e em FHC-Serra-Alckimin e se abraçou a Kassab. Quando esse partidinho de merda faz uma coisa dessas, algo está no ar que nossos narizes ainda não perceberam.

 

  • Ninguém me tira da cabeça que essa tal crise dos alimentos é apenas um movimento especulativo orquestrado pelos produtores ao redor do mundo. No ano passado o Brasil passou por momentos sérios de aumento astronômico nos preços do leite e do feijão. O caso do leite foi agravado por conta da soda cáustica em Minas Gerais, o do feijão foi por conta da falta de chuvas nas áreas produtoras. Mas isso está acontecendo no mundo inteiro? Ah! O culpado são os biocombustíveis... Só que na Europa, os próprios governos estão subsidiando o plantio de sementes para a produção de combustíveis. Para os produtores, no momento é negócio muito mais lucrativo do que plantar alimentos. Pois que esses mesmos governos invertam os incentivos. A África está aí, doidinha pra produzir comida ou etanol, só depende dos países ricos permitirem, seja com verbas, seja com assistência técnica. No Brasil, com um território enorme a ser plantado, o problema está sendo o arroz e o trigo. Nosso pão vai sofrer reajuste logo, logo; a Argentina proibiu a exportação de trigo para nós. Eu ainda acho um crime de lesa-pátria o Brasil importar trigo para a produção de pães. A Embrapa e universidades federais já provaram que a mandioca, que pode ser produzida de Roraima ao Rio Grande do Sul, pode muito bem ser utilizada para esse fim. Sem falar que sua produção não exige lá grandes investimentos em pesticidas, irrigação ou coisas que tais, tanto que quem produz mandioca é o pequeno agricultor.

Nenhum comentário: