Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, abril 30, 2008

escirba

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia é a mais antiga do Brasil, fundada em 1808, completando, portanto 200 anos, porém a qualidade, pelo visto tem diminuído de lá pra cá. No último teste do ENADE a faculdade conseguiu apenas conceito 2, numa escala de 1 a 5. No dia 28 passado o Ministério da Educação divulgou os 17 cursos que serão supervisionados por conta das notasbaixa, entre eles, está incluído o da UFBA.

Procurado pela Folha de São Paulo (infelizmente o link é somente para assinantes da Folha ou do UOL), o coordenador do curso, Antonio Dantas cometeu uma batatada digna de Cesare Lombroso, confirmando aquilo que todo mundo já sabe: diploma não corrige imbecilidade. Não conformado com as asneiras faladas pelo professor doutor, colocarei aqui toda a matéria da Folha, depois comento:

Na BA, coordenador atribui resultado a "baixo QI dos baianos"

Para o coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Antonio Dantas, 69, o baixo rendimento dos alunos da faculdade no Enade (Exme Nacional de Desempenho dos Estudantes) se deve ao "baixo QI [quociente de Inteligência] dos baianos".

Para Dantas, que é baiano, o corpo docente da faculdade é qualificado e não seria justificativa para o mau resultado do exame. O coordenador disse que o suposto baixo QI dos baianos é hereditário e verificado "por quem convive [com pessoas nascidas na Bahia]".

"O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria", afirmou, ressalvando que há exceções a uma regra.

Questionado se já foi alvo de críticas, Dantas disse que é "franco" e que "reconhece a limitação dos que o cercam". Ele afirmou que não foi notificado pelo MEC sobre os resultados e que vai analisar os erros dos alunos assim que recebê-los.

A matéria continuam falando da UFAL, UFPA e UFAM, outras federais com baixo rendimento.

Voltando ao senhor Dantas, analisando e rebatendo por parte sua argumentação canhestra:

1. Nem todos os aprovados no vestibular da UFBA são baianos. Por ser um curso tradicional, o afluxo de estudantes de outrros estados é muito grande. Não tenho, óbvio, uma estatística sobre a naturalidade dos cursantes, mas por ter amigos e ex-alunos naquela faculdade, sei de muitos jovens de vários outros estados que lá estudam;

2. Ele, sendo baiano, está na regra ou na exceção? Lógico que se coloca na exceção, assim como todos os seus colegas professores, uma vez que isenta o corpo docente da faculdade dos resultados ruins;

3. A "franqueza" que ele alega ter não passa de um preconceito dos mais ridículos, daqueles jamais esperados de um cientista, muito menos de um médico, que, pelo juramento de Hipócrates que proferiu, deveria tratar todos os homens da mesma forma.

4. É grandeza de um homem assumir suas responsabilidades e não transferi-las para outrem, ainda mais quando esses outros não tenham a mesma força de combate. Negar qualquer responsabilidade aos seus pares e transferir a culpa para os estudantes, antes mesmo de ter acesso aos erros cometidos, é um ato de covardia, indigno de um admnistrador escolar.

Eu adoraria que essa notícia chegasse às mãos dos estudantes e daria tudo para ver sua reação. Gostaria de acreditar que o doutor Dantas estivesse apenas querendo fazer uma gracinha e falou besteira e que tenha a grandeza de se desculpar com todos os baianos, não apenas com aqueles que cursam a faculdade em que milita.

Nenhum comentário: