Pesquisar neste blog e nos da lista

segunda-feira, abril 07, 2008

amancio

  • Sei que está fora de époc, mas não poderia deixar passar a brincadeira que a BBC, sisuda e respeitada, fez no 1º de abril.

 

  • O sectarismo político imbeciliza. Os sectário nega o óbvio, defende seus ídolos, cupinchas, partidários e cúmplices como se fossem eles os mais corretos dos seres humanos. Mas isso é passageiro. Grandes impérios ruiram no decorrer da história. Já o sectarismo religioso, esse me assusta. O partido que defendem é eterno e nada palpável, permite infinitas interpretações e mensagens ao gosto do fiel. O mesmo Deus pode ser misecordioso e amável para uns, como cheio de ódio e vingativo para outros. O perigo torna-se maior quando o defensor de teses fundamentalistas é um sujeito inteligente, bem apessoado e bem articulado. É o caso desse sujeito. Se movimenta nos porões e ofende a todos os que não pensam como ele.

 

  • Durante a Olimpíada (no singular, senhores jornalistas!) do México, em 1968, atletas negros estadunidenses tiveram suas medalhas cassadas pelo Comitê Olimpíco Internacional por terem levantado o pulso fechadono pódium, demonstrando sua simpatia ao movimento político Panteras Negras. O mundo caiu de pau, dividido entre a discriminação do COI e a politização do esporte pelos atletas. Na Olimpíada de Munique, em 1972, terroristas árabes invadiram o alojamento dos atletas israelenses e foram mortos, juntamente com alguns atletas, numa mal sucedida ação da polícia alemã. O mundo inteiro caiu de pau nos árabes e lamentou a intersecção política no esporte. A União Soviética boicotou a Olimpíada de Los Angeles, emplena Guerra Fria e os Estados Unidos boicotaram a Olimpíada de Moscou, um em resposta ao outro. Os jornais do mundo inteiro, em ambas ocasiões, condenaram a interferência das políticas de estado se metendo nos "ideais olímpicos". Em 2008 os protestos giram ao redor do mundo contra a Olimpíada de Pequim por conta da política chinesa no Tibete e a imprensa noticia, mas não condena. Engraçado como esses tempos politicamente corretos se tornaram chatos.

Nenhum comentário: