Pesquisar neste blog e nos da lista

sábado, julho 07, 2007

Post Umbigo




Talvez devesse denominar "Post Ego".

Esta semana foi realmente cheia de massagens no ego. Na segunda-feira foi publicada uma entrevista que dei a uma velha amiga, colunista social de um site daqui. A entrevista em si, não me diz nada. Eu vinha fugindo dela desde outubro do ano passado. Acuado num canto, não pude mais escapar. O que me massageou o amor próprio foram as reações dos amigos ou de apenas conhecidos.

Tapinhas nas costas, parabéns pelas respostas e mais umas coisinhas que prefiro não citar, mas todas muito envaidecedoras. E-mails, mensagens no Orkut, amigos eunapolitanos distantes daqui, mas que sempre lêem a coluna dessa amiga, se manifestaram com aplausos por e-mails, SMS ou telefonemas. Não sei lidar bem com elogios, por isso tenho me entocado em casa. É uma coisa boa ter o reconhecimento das pessoas, mas é constrangedor também para alguém que a vida inteira tem brigado contra a timidez.

Na quarta-feira, recebi um e-mail da Editora do Brasil. Nele me pediam autorização para publicarem um texto meu, daqui deste blog, na coleção de língua portuguesa "Passaporte para a Leitura", de Norma Discini de Campos e Lúcia Teixeira de Siqueira e Oliveira, no livro da sétima série. Ainda não sei qual será o texto publicado, se um conto, uma crôncia, uma piada ou apenas uma frase, mas já autorizei a publicação.

Para quem sempre leu ou ouviu autores sendo citados, seja em livros, palestras, documentários, revistas... Saber que agora eu é que serei citado, ainda mais num livro didático, logo eu que milito na área da Educação e que dou um valor absurdo aos livros, não poderia haver melhor motivo para me orgulhar.

Sei que devo estar parecendo boçal, vaidoso e o escambau. Insuportável, até. E é assim mesmo que estou me sentindo, um balão de ego inchado a gás hélio e orgulho, bestificado, feliz à beça. Insuportável mesmo. Me desculpem por isso, mas é impossível me conter.

Para ficar mais insuportável ainda, fico sabendo por um professor universitário de Rondônia que contos meus publicados no site Extremo 21 estão sendo utilizados por ele em suas aulas. É coisa demais para uma única semana, convenhamos.

Sei que Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon ou qualquer outro escritor grandioso como esses não saem por aí alardeando que estão em livros didáticos ou em aulas universitárias ou mesmo em colunas sociais, mas eu, um pobre mortal, escondidinho em meu canto, sem um milésimo do talento desses deuses, fiquei tão supreso quanto envaidecido com essas notícias. Não é todo dia, ou todo ano, ou mesmo numa vida, que a gente se sente tão reconhecido assim, e de lados tão diferentes.

Agora, com quinze dias de férias, vou ficar quietinho em casa, com uma garrafa de vinho, colocando a leitura em dia e pintando meus quadros (dois encomendados e nem sei se os vendo ou presenteio, péssimo pintor que sou), procurando voltar ao ritmo normal de um cidadão comum cheio de trabalho pra fazer e contas a pagar.

Nenhum comentário: