Pesquisar neste blog e nos da lista

quinta-feira, agosto 16, 2007




  • A foto acima, de autoria de Carlos Morillo Dória, mostra como acontecem as aterrissagens no aeroporto de Ilhéus.

  • Quando o governo federal autorizou empréstimos consignados aos aposentados e monte de artistas globais ou não, como Hebe Camargo, Paulo Goulart, Glória Menezes e que tais, apareceram em propagandas incentivando os pobres velhinhos a se endividarem comentei aqui a temeridade que isso era. Agora, dois anos depois, descobre-se uma fraude gigantesca, dentro da própria empresa terceirizada que operava essas transações. Milhares de velhinhos no país inteiro foram lesados por esses marginais que não devem ter pai ou mãe e, se tiverem, devem estar na zona ou em algum presídio por aí. Cada vez me irrito mais com o fato de tuda e qualquer ação virar safadeza no Brasil. Punição, que é bom...

  • O mundo todo está com o toba na mão por conta da crise de falta de liquidez estadunidense, a tal crise imobiliária. A juros baixinhos, o governo deu empréstimo a torto e a direito, envividando os cidadãos e enquiquecendo os especuladores. Com dinheiro barato e farto na praça, os preços foramàs alturas. Com a facilidade de empréstimos, neguinho enfiou os pés pelas mãos e não conseguiu mais pagar. A dívida externa daquele país é a maior do mundo, mas ninguém se preocupa porque ele é rico e poderoso, tem crédito na praça, mas quando a dívida interna estoura, como estourou agora, os credores externos se trancam. Com e conomia globalizada, o efeito dominó é imediato. Falta dólar no mercado, quem tem segura, quem deve não paga, quem tem a receber não empresta mais com medo que o calote se torne ainda maior... Pânico globalizado. E Lula, o sábio onisciente, onipotente e oniausente, jura que o Brasil não será afetado. Caraca! O cara não lê jornal? Ops! Esqueci que ele não sabe ler. As Bolsas estão caindo há três dias, o dólar disparou (bom para os especuladorees, talvez daí sua tranqüilidade)... Segurem-se, cidadãos, hora de poupar e ficar de olhos abertos. Espero estar errado, mas estou sentindo o fedor de carbureto.

  • Há doze anos foi "reformado" o aeroporto de Porto Seguro. Na verdade, mais que uma reforma, aconteceu uma reconstrução. Foi construído um terminal ( o mais desconfortável que conheço Brasil a dentro), a pista foi ampliada e totalmente recapeada, foram instalados radares e todos os euipamentos necessários para a navegação, enfim, foi feito um novo aeroporto. Na época escrevi um artigo para um jornal local, e condenava tal construção, não pela falta de necessidade, mas pela localização. Os aviões decolam justamente sobre a cidade histórica, onde é proibido o tráfego de automóveis por causa da trepidação, que pode causar da trepidação, que pode causar danos aos monumentos. Quer dizer, trepidação de carros não pode, mas pode a de aviões. Além disso, havia uma quantidade enorme de casas e hotéis na área ao redor do aeroporto. Não deu outra: o farol mais antigo do país sofreu rachaduras, o que exigiu uma restauração, as casas se desvalorizaram e as pousadas e hotéis tiveram uma diminuição absurda em sua procura. Diz a lógica e a lei que construções desse porte devem ser projetadas visando, pelo menos, vinte anos futuros. Hoje já se fala na construção de um novo aeroporto para a cidade e justamente no local onde eu dizia ser ideal na época. O custo inicial é de R$ 150 milhões, mas, como estamos no Brasil, ninguém arriscaria dizer quanto serão os custos finais. Basta ver o exemplo dos custos dos Jogos Pan Americanos. Somando-se o que foi gasto na "reforma" anterior e no que será gasto na construção próxima, seria possível ter construíde um tremendo aeroporto com todas as modernidades, conforto e luxo. As empreiteiras e os políticos que farão emendas para o orçamento da União, agradecem.

Nenhum comentário: