Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, agosto 03, 2007

Lula, O Sábio


Lane, Jornal de Brasília


O brasileiro classe média anda com muita má vontade para com o presidente Lula. Pegou a mania de dizer que o presidente só fala besteira, que é ruim de improviso, que é um desinformado e coisas que tais. Taí, não concordo. Sei que tem gente que vai me espinafrar, mas hoje vou concordar com várias coisas ditas e posturas assumidas pelo gênio de São Bernardo, não o cão, a cidade. Se não, vejamos:

  • Ontem ele falou que o problema do tráfego aéreo é como um cachorro de 15 donos, nenhum o alimenta e ele acaba morrendo de fome.
    • Isso eu tenho dito há mais de um mês, apenas diferenciamos nas palavras. Eu sou um sujeito cartesiano, Lula é parabólico. Enquanto eu disse e digo que as mais de dez agências responsáveis pela aviação civil não se intercomunicam, preferem empurrar para o colo da outra os problemas que qualquer camelô de Cabrobó sabe quais são, mas nenhuma resolve nada. Entre os quinze donos, está o próprio Lula. Se ele não falou, deve ter sido apenas um lapso.
  • "Nós temos duas orelhas, uma para ouvir aplausos, outra para as vaias".
    • Ora, amarelos e amarelas, o presidente apenas tem uma fisiologia diferente da nossa. Enquanto nós ouvimos vaias e aplaudos ao mesmo tempo pelas duas orelhas, ele consegue, com seu ouvido privilegiado e sua audição seletiva, canalizar para uma ou outra orelha. Quem o critica por isso, o faz por inveja por não conseguir fazer o mesmo.
  • Lula comparou-se a Almir Sater.
    • Eu também os acho bem parecidos. Embora eu seja fã do pantaneiro, já percebi que há 20 anos ele grava sempre as mesmas músicas, apenas diferencia a ordem das gravações, os arranjos, às vezes grava em estúdio, às vezes em shows, mas são sempre as mesmas. Não é exatamente isso que Lula tem feito desde 78? Então, são ou não são siameses?
  • Quando ele diz, a cada crise nova que surge ou que provoca, que não sabia de nada, eu concordo com ele.
    • O coitado não sabe ler, por isso não pode saber pelos jornais; seus assessores são sindicalistas, como poderiam saber como a máquina governamental funciona? Demos um desconto, irados contribuintes, esses moços do governo não foram preparados para esses cargos difíceis, cheios de normas a serem cumpridas, leis para serem sabidas e obedecidas... É muita coisa para quem nunca trabalhou na vida, convenhamos. Se, por um acaso, Lula ainda freqüentasse botecos, como nos seus tempos de sindicalista, poderia ser informados pelos colegas embriagados, mas não queremos que um homem que envergue tão grandes responsabilidades impostas pelo cargo que ocupa viva em botequins copo sujo, queremos?
  • "Quando se aposentarem, por favor, não fiquem em casa atrapalhando a família. Tem que procurar alguma coisa para fazer."
    • Lógico, meus queridos! É para o bem de sua própria saúde e a de seus familiares. Você saía de casa todos os dias, por décadas, às seis da manhã, voltava à noite. Nesse intervalo sua família fazia o que tinha que fazer e você não atrapalhava. Agora, imagine, você quebrar essa rotina tão pacífica por puro egoismo. Seus netinhos não vão assistir aos desenhos porque você quer ver jornal; sua mulher não vai conseguir colocar a sala em ordem porque você teima em manter-se no sofá atrapalhando o trânsito; a grana no banco vai minguando porque você só pensa em gastar com remédio para o coração, pomadinha para artrite, colírio para glaucoma... Bem que você poderia ir ali na esquina, fantasiado de homem-sanduíche e aumentar o poder aquisitivo da família.
  • "Não adianta ter um bando de generais e um bando de soldados."
    • Como você pode discordar disso? Você não sabe que o coletivo de soldados é tropa, não? Que ignorante você é... Nem vou falar do contexto em que a frase foi proferida pelo nosso líder, não vem ao caso.
  • "Não é mérito, mas, pela primeira vez na história da República, a República tem um presidente e um vice-presidente que não têm diploma universitário. Possivelmente, se nós tivéssemos, poderíamos fazer muito mais."
    • Agora você vai me dizer que, com sua enorme má vontade, discorda disso também...
  • "Não é a poluição que está prejudicando o meio-ambiente. São as impurezas no ar e na água que fazem isso."
    • Um sábio não pode ser redundante, aceitem isso ou calem-se, por favor.
  • " O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil."
    • Ou você, querido amigo, ao chegar em casa prefere pular o muro do que abrir o portão? Não sejamos cruéis com Lula simplesmente porque não conseguimos acompanhar a praticidade, a lógica, a originalidade e a sutileza de suas idéias.

Nenhum comentário: