Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, março 15, 2006

"Certo dia, atrasei-me ao voltar da escola e meus pais pensaram que eu havia sido seqüestrado. E aí entraram imediatamente em ação: alugaram meu quarto".
Woody Allen


Amorim, Correio do Povo

O tenente-coronel Marcos Pontes está há menos de quinze dias para se tornar o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Para quem gosta de ciência e tecnologia, esse é um grande feito para o Brasil, não apenas ufanismo exarcebado. Ele será responsável pela realização de vários experimentos científicos seriamente classificados pelas universidades nacionais. Dessas pesquisas podem surgir novos materiais, novos medicamentos, novos meios de produção de alimentos... Para a maioria do povão, pode ser apenas um passeio turístico milionário, mas para os observadores mais atentos, poderá ser um grande passo para o Brasil.
Aí me aparece um jornalistazinho despeitado, que ainda bem não foi ouvido, dizer na primeira página de um grande jornal, que "o Brasil mandar um astronauta para o espaço é uma coisa provinciana". Mais provinciana é a postura de um sujeito que vem comparar o início de um potencial programa espacial brasileiro com o quarentão programa russo ou o estadunidense.
Essa é a parte desinformada e má informadora da imprensa nacional.




Nova pesquisa CNI/Ibope afirma que Lula volta a crescer na opinião pública e que bateria Alkimin se a eleição fosse hoje. A avaliação do governo subiu 9 pontos percentuais e, como Lula sempre foi maior que o governo... A luta vai ser acirrada! Alkimin vai tentar a qualquer custo conseguir o apoio do PFL o que, convenhamos, pode ser um tiro no pé. O antigo PDS, o partido dos generais e de ACM, Bornhausen, Amin, Adauto Menezes e tantos outros oligarcas, faz muito barulho, mas pouco produz de aproveitável para o país e seu povo.
Se lembrarmos que o PSDB nasceu do PMDB, outro partido que virou um mercantilista eleitoreiro, justamente para combater a direita retrógrada, chegamos à conclusão de que política no Brasil é a arte do oportunismo e que candidato vende a mãe e rasga o programa do partido para conseguir o poder. A princípio, nada contra Alkimin, mas ele já queima as sobrancelhas na minha avaliação mais esquerdista.



Assim como eu, muita gente torce para que as mulheres alcacem o poder "de com força". Há milênios os homens vêm mandando e, conseqüentemente, desmandando e o mundo, o Brasil em particular, não tem-se tornado melhor parase viver.
Hoje foi eleita a ministra Ellen Gracie para presidir o Supremo Tribunal Federal. Impossível ser pior que o Jobim, que está saindo, mas torçamos para que seja tão boa quanto esperamos das mulheres no comando. Ela é a primeira mulher a assumir tal posto, o terceiro na sucessão presidencial, portanto de uma importância enorme para a República. Boa sorte para ela e para nós.




Oh! O Exército Brasileiro localizou as armas! Clap! Clap! Clap! Prosopopéia flácida para bovino adormecer. Provavelmente os próprios traficantes deram um telefonema anônimo para a tal "inteligência militar" e disseram onde poderiam encontrar os fuzis e pistolas. A presença das tropas nos morros estavam atrapalhando seus negócios. Com sua retirada, tudo voltou ao normal e os traficantes podem voltar ao trabalho normalmente.



Sharon Stone, a antes toda poderosa de Hollywood, lançou em Londres Instinto Selvagem 2. Tudo bem que o final do primeiro filme foi meio xôxo, mas, levando-se em conta que esse segundo tem apenas a intenção de reerguer a carreira congelada de Stone, o que devemos esperar? Que ela cruze a pernaesquerda dessa vez?




O Ministério Público do Distrito Federal estava grampeado. Quem quer casar umas moedinhas de que os "grampeadores" não serão pegos?




O professor Murilo César Ramos, do Departamento de Jornalismo da UnB, diz que o Brasil deveria discutir mais o conteúdo programático da televisão brasileira e não tanto o sistema a ser adotado pela tv digital. Louvável o idelaismo do professor, porém ingênuo. As empresas de telefonia, tanto fixa quanto móvel, já estão se engalfinhando pelos bastidores e fazendo lobby, para emplacarem o melhor sistema para si e molhando as mãos certas. Muita grana está correndo entre os técnicos, parlamentares, empresas de comunicação e, provavelmente, ministros e técnicos do Ministério das Comunicações.
O indústria está pouco se lixando sobre o conteúdo e e ela quem tem a grana. Levando-se em conta que dez anos após a instalação do novo sistema, 90% das televisões dos lares nacionais terão sido mudados, é dinheiro demais e tão pouco tempo. Ratinho, Gugu e Faustão poderão ser vistos, fazendo as mesmas babaquices, só que em altíssima definição e som de cinema.

Nenhum comentário: