Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, março 22, 2006

A maior inveja que tenho das mulheres é de sua liberdade de usar vestido em dias quentes


Água

Água


Hoje, dia internacional da água, leio nos jornais que a Bahia tem 3,6 milhões de pessoas que usam água não tratada.

Fico sabendo que 97% da água do planeta é salgada e o restante é mal usada.

Fico sabendo que o Brasil é um dos maiores desperdiçadores de água da Terra.

Que a Empresa Bahiana de Águas S. A. nos esfaqueou com um aumento nas contas em duas etapas e primeira será de 8%, mesmo que 3,6 milhões de baianos não tenham água tratada.

E fico me perguntando se não é possível a dessalinização da água do mar em grande escala. Em pequena escala é possível, taí os barcos e navios transatlânticos que usam desse expediente para auto-suprirem-se e os inúmeros projetos em execução ao redor do globo para resolver o problema de pequenas comunidades.

Vejo os "profetas do apocalipse", que devem ter como santo padroeiro o inglês Thomas Malthus, pregarem que a água do planeta vai acabar e será o motivo de guerras futuras. Cientificamente não há nenhuma evidência de que a água sumirá, a água potável, é claro. O que pode ocorrer é uma contaminação tão grande que torne o uso dos mananciais inaproveitável a longo prazo. Quanto às guerras por água, essas já existem há muito tempo.

A Turquia, que tem as nascentes que banham boa parte da Grécia, sempre ameaçam represar as águas para que elas não cheguem ao país vizinho; as seculares guerras no Oriente Médio, como a atual no Iraque, além de fundo religioso, étnico e "pretrolítico", também visa o uso das águas do Rio Tigre e do Eufrates; na era da corrida para o Oeste estadunidense, muitas brigas se deram pelas terras que tinham mais água. A diferença é que as guerras que, por ventura, vierem a acontecer serão mais sangrentas e as armas não serão mais arcos, flechas e revólveres Colte, calibre .45.

Voltando à dessalinização em grande escala. Não poderia ser ela a solução para a grande seca nordestina?

Vou tomar um banho e já volto.

Nenhum comentário: