Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, março 31, 2006

Convite recebido de um empresário de Porto Seguro: "Marcos, sábado vou estrear minha escuna. Você está convidado para o VÔO inaugural".


Jannotti, Jornal de Hoje, RJ

Como se pronuncia Chopin?




Os paulistanos compraram quatro anos de Serra e vão levar três anos e oito meses de Kasseb. Se deram muito mal, afinal o vice prefeito não tem sequer um projeto para a cidade.




A Justiça Federal disse que eu estava certo quando reclamei aqui das propagandas com famosos - Paulo Goulart, Hebe Camargo, Arlete Sales...- sobre os banquinhos de última hora que ofereciam crédito para aposentados. Foi proibido esse tipo de propaganda. É, às vezes os juízes dão uma grande dentro.




Garotinha fica no governo, Garotinho acha que tem chance. Espero que ele esteja errado, seria desgraça demais para um país já desgraçado.




O PT quis crucificar Francenildo, o PSDB quer endeusá-lo. No ato "público" promovido por advogados tucanos e pela OAB-tucana, Miguel Reale Jr., ministro da justiça de FHC, e mais dois deputados federais disseram que vão entrar com um pedido de impeachment contra Lula na próxima semana. O que eles estão fazendo agora senão capitalizando para si os atos daquele que chamaram de coitadinho, explorado, vilipendiado, injustiçado...? Hipócritas!




Os profetas do apocalipse só falam do aquecimento do planeta, mas quando foi que a Terrateve um clima estável? As mudanças sempre ocorreram, ou não aprenderam na escola alguma coisa sobre as eras glaciais? O fato é que nesse campo, tudo parece pelada em campinho de várzea, todo mundo chuta, cada um pra um lado. Com que propósito? Chamar a atenção de potenciais patrocinadores para suas "pesquisas" e "causas".




Os tucanos de todos os matizes resolveram criticar os U$ 10 milhões investidos na missão do astrinauta-meu-xará Marcos Pontes. Para eles é um depautério a mais do governo federal. Primeiro, o cara está fazendo ciência e leigos criticam destilando sua ignorância; segundo, os treinamentos do tenente-coronel começou há sete anos, financiado pelo governo de FHC; terceiro, se Serra tivesse sido eleito a viagem teria ocorrido em seu governo. Hipócritas, populistas, mal intencionados, mal informados e de pouca memória.




Uma pesquisa concluiu que 75% dos brasileiros admitiram que cometeriam atos ilegais e irregularidades se estivessem no governo. Ah!, então reclamam dos políticos não é por indignação, mas por inveja de suas posições. Povinho hipócrita!
E aí você me pergunta "você não faria?", pois eu lhes respondo: eu já fui coordenador de projetos da Secretaria da Educação. Recebi ofertas de propinas de donos de prédios que os desejavam alugar para a Secretaria instalar salas de aulas, recebi ofertas de propinas de comerciantes que desejavam vender merenda escolar, recebi oferta de propina quando fiz a licitação para adquirir transporte escolar e vi os recursos da Secretaria serem desviados para fins nada honestos. Com cinso meses no cargo pedi demissão, não aceita pela então secretária, que me pediu uma tolerância até o fim do ano. Só consegui resistir mais dois meses. Saí esculachando e ainda rompi a amizade de anos com a secretária e com o prefeito. Posso afirmar, de consciência limpa, que não o faria e não tenho orgulho disso, só lamento que todos deveriam pensar assim e não o fazem, pelo menos 75% de todos.




Acho que estou dando a impressão de ser petista e anti-tucano... Garanto-lhes que nem uma coisa, nem outra. No governo, no PT e em Lula já tem gente demais batendo, não precisam de minha ajuda, já em relação aos tucanos, me enoja ver a mídia, até mesmo os cartunistas, que sempre primaram pela bordoada, fazerem campanha declarada e ainda ajudando a propagar as mentiras, exageros e distorções que os pê-essedebistas lançam todos os dias na lavagem cerebral contra os eleitores.

Rucke, Cahrge Online

quinta-feira, março 30, 2006

A cara inchada e o humor de cão continuam.
Eu não mereço três dias de iogurte e suco. Quero um bife com arroz, feijão e batatas fritas.

quarta-feira, março 29, 2006

A Justiça é cega, mas seu guia anda de carro importado.


Jannotti, Jornal de Hoje, RJ


Cara Magui, nem sempre o povo acerta, aliás, em se tratando de eleição erra muito mais que acerta. Quem elege, Garotinhos, ACM, Maluf, Jereissati, Siqueira Campos, Enéas, Pirillo, Iris Resende, Pitta, Collor, Marta, César Maia, Amin, Borhausen, Gratz, ACM Neto "Grampinho", Amazonino e tantos outros comos tais, não pode reclamar de traição. Deveriam queixar-se de sua própria ignorância política.




Eu assinava Marcos Moura, aí apareceu o "cantor" pernambucano Marquinhos Moura e me tornei vítima de mil gozações dos amigos. Passei a assinar Marcos Pontes, daí, mesmo depois do cara estar há cinco anos em treinamento, o povão descobriu que existe um astronauta brasileiro. E toda hora tenho que ouvir um piadinha. Ontem um amigo me mandou um sms pedindo para eu não esquecer de trazer umas pedrinhas da Lua. Eita, povinho bobo, sô!
Quem é supersticioso aí? Pois o tenente-coronel Marcos Pontes embarcará na 13ª missão a decolar daquela base. A 13ª, senhoras e senhores.




O que Alckimin tem a esconder? Os deputados estaduais de São Paulo, os do PSDB, fique bem claro, impediram a instalção de uma CPI para investigar o caso da Nossa Caixa com os veículos de comunicação. Mais uma vez a lei só deve ser aplicada para uns? É a máxima maquiavélica: 'para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei".




Nos Estados Unidos, células-tronco dão sensibilidade a ratos tetraplégicos. Eu adoro essas pesquisas. A Terra está se acabando, mas as células tronco, tenho certeza, ajudarão mais e mais pessoas viverem até verem o fim.




Eu bem que avisei... Os vereadores tucanos de São Paulo estão esperando a carta-renúncia de Serra ainda hoje. Lógico que dariam de presente ao prefeito a candidatura ao governo do estado em troca de sua renúncia à candidatura presidencial. Ele não vai cumprir a promessa de cumprir a totalidade do mandato.




E a capa da Época? "Alckimin Presidente?" é a chamada de capa. Pergunta retórica?




Amanhã serei esfaqueado por um cara de jaleco branco e diploma de doutor. Provavelmente estarei com a cara inchada e um humor do cão, por isso, não esperem me ver por aqui.

terça-feira, março 28, 2006

Se a voz do povo é a voz de Deus, de vez em quando Ele fala cada besteira...


Serei eu, meu Pai?
Eu acho que vi um eleitor.

segunda-feira, março 27, 2006

Já que o amor é cego, o importante é apalpar.
(Provérbio brasileiro)


S. Salvador, Estado de Minas


Hoje não há como fugir do tema: a queda de Palocci.
Mas ele não demitiu-se nem foi demitido e a explicação é simples. Pedindo apenas o afastamento, não perde a imunidade e só poderá ser processado em instância federal, ou seja, não estará sujeito a sentar-se em frente a um delegado da Polícia Civil num pardieiro qualquer, comumente chamado delegacia.
Se gundo o Globonews (provavelmente já haverá a confirmação ou negação por parte do Palácio do Planalto, quando você vir isso), o substituto de Palocci será Guido Mantega, presidente do BNDES, ou seja, a política econômica do governo federal não deverá sofrer alteração. O mesmo não aconteceria se o ministro fosse substituído por Mercadante.
A oposição, leia-se PSDB, já pediu que não haja mudanças nas diretrizes da área, quer que tudo continue como está. Por que? Das duas uma, ou acham um grande fracasso a administração de Palocci - o que é muito pouco provável, uma vez que Palocci seguiu a cartilha tucana nessas quase três anos e meio - ou desejam realmente que as coisas continuam como estão, porque será exatamente assim que administrarão o país, caso vençasm as eleições - hipótese mais provável. Em suma, a oposição não discorda do governo federal, apenas deseja o poder.




Chegando o dia da desincompatibilização daqueles ministros que desejam se candidatar em outubro, por fim sairá a tão cantada e aguardada reforma ministerial já prometida desde o centésimo dia de governo.




Afinal, a falecida atriz Ariclê Perez tinha 59 anos, como afirmou a Globo, ou 62, como disse a Folha? Nem na idade de uma personagem real a imprensa brasileira consegue falar a mesma coisa, impressionante.




O Assessor especial de Geraldo Alckimin, responsável, segundo a Folha e de quem falei ontem, pela distribuição de benesses do banco oficial de São Paulo, Nossa Caixa, para os veículos de mídia a pedido dos deputados da base governista, pediu demissão. Foi muito rápido isso, o que causa estranheza e desconforto. Nem o governador, nem Roger Ferreira perderam tempo negando, simplesmente houve o pedido de demissão, imediatamente aceito pelo governador, e fica tudo como se nada houvesse acontecido. Pra completar, no dia siguinte à divulgação da notícia, acontece o afastamento de Palocci. Até agora está dando tudo certo para a campanha de Alckimin, ainda por cima, com uma ajuda substancial da mídia. Foi lançada a primeira cortina de fumaça e funcionou. Tucanos 1 X 0 PT.
Roger Ferreira justificou sua demissão como um meio de não atrapalhar a campanha de Alcimin, ou seja, admite que tem culpa, mas afastando-se, tudo poderá ser esquecido pelos jornais e fica tudo bem para os tucanos continuarem voando em céu de brigadeiro. E todo mundo engole calado. Pronto, Chuchu perde mais um ponto comigo.




Há alguns poucos meses, Diogo Mainardi criou um tremendo mal estar entre os jornalistas brasileiros quando nominou vários deles como petistas, defensores do governo. Vi muita gente indignada. Ontem, assistindo ao Manhatan Conection (será reapresentado hoje às 22:30 h e amanhã às 04:00 h, no GNT) senti náuseas ao ver esse moço, secundarista completo, como ele próprio se define, junto com três dos outros quatro apresentadores, fazer um discurso não oposicionista, como é comum acharmos que ele faz, mas tucano. Chegou ao ponto de dizer a FHC "nós vamos ganhar essa eleição, presidente". NÓS! E ele não referia-se ao povo, à oposição, mas aos tucanos. Se você puder assistir, faça-o e verá que não estou inventando. E tem mais, ainda criticou a decisão do partido por ter escolhido Alckimin. Disse ele: "Eu preferia o Serra, mas vocês escolheram sem critério." Como eu sempre disconfiei, esse rapaz sempre trabalhou a favor de alguém e digo de novo, não do povo, não da oposição, mas dos tucanos. Bem informado ele é, não resta dúvida. Bem artculado também, mas seu discurso populista de boate nunca me enganou, e a classe média ainda o endeusa. Nada contra ele ser tucano, ou peemedebista ou pefelista ou seja lá o que for, mas dá nojo vê-lo se escondendo atrás dessa máscara de isento.

domingo, março 26, 2006

Os últimos jamais serão os primeiros.


Bessinha, Charge Online


Minha bissexta amiga Thereza da Praia também postou a lista dos deputados-pizzaioli.




Já se fala muito na saída de Palocci e em Mercadante para substituí-lo. Mercadante é um dos maiores críticos internos da política econômica atual, aí fica a pergunta: se ele assumir o Ministério da Fazenda, devemos esperar uma guinada brusca na economia?




Quando um cara se candidata a um grande cargo, deve olhar primeiro, antes de avaliar o adversário, sua própria biografia. Hoje a Folha de São Paulo traz uma matéria documentada e bem escrita mostrando que o banco oficial de São Paulo, o Nossa Caixa, recebeu ordens do Palácio dos Bandeirantes, ou seja, do governador Geraldo Alckimin, para ajudar jornais, revistas, programas de rádio e tv indicados pelos deputados estaduais Wagner Salustiano (PSDB), Geraldo "Bispo Gê" Tenuta (PTB), Afanázio Jazadji (PFL), Vaz de Lima (PSDB) e Edson Ferrarini (PTB), todos da base de apoio do governador. Lógico que os veículos beneficiados e o governo paulista negam, mas os documentos apresentados pela Folha deixam muito poucas dúvidas. Cada vez nos é provado com mais certeza que os políticos são todos iguais e tratam o dinheiro público como tratam o salário de suas lavadeiras. Geraldinho Chuchu perdeu mais um ponto comigo, o primeiro foi ao casar-se com o PFL.




O embaixador do Haiti no Brasil, Emmanuel Antonio Fénelon, morreu em um hospital em Brasília. Ele era diabético e sofria de hipertensão arterial. Coitado, sai do país mais pobre das Américas para morrer longe de casa onde a saúde é uma das mais mal tratadas do mundo.




Qual é o maior sonho do caseiro Nildo, hein? Hein? Chuta aí!
Em entrevista ele diz que agora só deseja morar longe do Brasil. Sei, sei... Miami, aguarde o último asilado político brasileiro. Logo, logo algum dos advogados paulistas que o receberão em breve deverá bancar a viagem e ganhar uns pontinhos na mídia.




Tratando o tráfico como uma empresa como outra qualquer que apenas não assina a carteira de seus empregados poque a lei, injusta, não permite, seus xerifes atacam forte no marketing. No Rio de Janeiro, ao comprar um papelote demaconha ou de cocaina o viviado recebe um cupom. Ao juntar dez cupons ele ganha o décimo papelote "degrátis". E isso não é invenção minha, não, é fato.

sábado, março 25, 2006

Se você pensa que cachaça é água, toma banho de quê?


Bessinha, Charge Online


A oposição está começando a ganhar a briga contra Palocci. O ministro já admite a falta de condições para manter-se no cargo. O primeiro sinal de que havia sido ferido e admitira o golpe, foi o fato de sumir da mídia; o segundo, foi não ter se prontificado a voltar à Câmara para rebater as acusações, como fizera duas vezes antes; o terceiro sequer ter enviado uma nota aos jornais, preferindo que seus companheiros de outros ministérios e o próprio presidente afirmem ao público sua permanência.
Para usar uma expressão que os políticos gostam muito de usar para darem uma idéia de seriedade no que estão fazendo, quem está "ferindo a própria carne" é o PSDB. A partir do momento que os tucanos pregam e exigem a saída de Palocci, estão negando a própria política econômica. Para eles, dos males o menor. Sacrificam os mais FHCista do governo, o homem que deu continuidade às políticas fiscal, econômica e social do governo anterior com o propósito de desmoralizar o governo atual, assim conseguirem mais alguns pontos para Alckimin nas pesquisas eleitorais. Isso também faz parte da porcaria fedorenta das campanhas, mas, convenhamos, é bem mais inteligente do que simplesmente falarem mal dos membros do governo. Mas tem sempre alguém com a mão mais pesada, como o líder do PSDB, que confunde a verdade e distorce os fatos para fazer a caveira do ministro. Arthur Vigílio não é burro, pelo contrário, um sujeito muito bem articulado, mas mostra nos olhos e nas palavras aquele ódio que todos os petistas mais retrógrados e esquerdistas mais esquerdistas mostram até em conversas animadas de boteco. Como alguém disse há algum tempo, ranço de quem não faz sexo.




No Brasil, entre todas as muitas unanimidades idiotas, está a de falar mal da Rede Globo. Há dois anos, quando saiu no New York Times que uma empresa estadunidense pedira a falência da Vênus Platinada por conta de débitos não sanados, muita gente por aqui vibrou. Os posers vibraram, o império ruia. Quem elogia a empresa é tido como alienado, piegas, babaca. In é quem fala mal. Pura babaquice e, mais uma vez, a comprovação do que disse Tom Jobim: "no Brasil, sucesso é ofensa pessoal". Eu assisto muito pouco aos programas da emissora,boa parte de sua programação não me agrada, outra me é indiferente e um ou outro programa prende minha atenção, mas reconheço a grande importância de seu jornal, suas rádios e sua rede de televisão para a economia, para o entretenimento, para a informação e para a cultura nacionais.
Com dezenas de milhares de funcionários somando os da matriz com os de suas subsidiárias, a Rede Globo é responsável indireta pela manutenção de inúmeras famílias, por isso, é sem nenhuma alegria que leio a notícia que, depois de ter cinco canais de televisão (dois Telecines, Sexy Hot, Canal Brasil e GNT) retransmitidos pela GNT de Portugal, o último deles, justamente o GNT, deixará de ser apresentado no dia 31 naquele país. Fazendo um corte de R$ 1,5 bilhão nos próximos anos, o canal português não deve revalidar seu contrato. Deverá ser assinado um acordo com a Record, cujos programas sairão bem mais barato. Mesmo as novelas brasileiras, que por anos encabeçavam os primeiros colocados em audiência, exibidos pela SIC, já não aparecem mais entre os cinco primeiros.
Os quinze funcionários da GNT-Portugal no Brasil já estão sendo transferidos de setor. Uma grande pena. Se grande para a Globo, significativa para o Brasil, ainda mais se levarmos em conta que o mal poderá se alastrar para outros países com quem a Globo tem contratos.




Os membros da Al-Qaeda fazem os países ocidentais tremerem de medo e como conseqüência faz os eternos inimigos se abraçarem. Tudo tem seu lado bom. O ETA, que há decadas promove atentatos terroristas no Reino Unido, exigindo a independência da Irlanda, percebendo que o governo inglês não vai mais ser condescendente com bombas e assassinatos terroristas, resolveu depor as armas definitivamente. Que não voltem atrás!




A Caixa Econômica Federal lançou uma nota sobre o episódio da divulgação do sigilo bancário do caseiro Francenildo. O último parágrafo dessa nota, porém, poderia ter sido evitado. Diz ele: "foi um ato isolado ocorrido fora de suas agências", pelo fato de ter sido utilizado um notebook em São Paulo. Cá pra nós, isso não diminui a responsabilidade da Caixa, primeiro porque quem utilizou o notebook, já apreendido e enviado lacrado para a Polícia Federal em Brasília, é funcionário da Caixa; segundo, houve conivência de funcionário do banco na sede em Brasília. Se alguém a mando ou não da direção petista ou do próprio governo, quis fazerdo caseiro um crápula, que pode até ser que seja, afinal de contas ninguém ganha R$ 25 mil ou R$ 38 mil de graça, o tiro saiu pela culatra. É aquela velha história do mar de merda, quanto mais se mexe, mais fede.



No blog, Fernando Rodrigues lista os deputados federais que livraram Wandeval Santos, PL-SP, de perder o mandato. Veja se tem alguém do seus estado aí em baixo e fique sabendo com quem tá tratando:

AGNALDO MUNIZ (PP-RO), AIRTON ROVEDA (PPS-PR), ALDO REBELO (PC do B-SP), ALMIR SÁ (PL-RR), ÁLVARO DIAS (PDT-RN), ARMANDO MONTEIRO (PTB-PE), ARY KARA (PTB-SP), B. SÁ (PSB-PI), BADU PICANÇO (PL-AP), BETINHO ROSADO (PFL-RN), BONIFÁCIO DE ANDRADA (PSDB-MG), CARLOS DUNGA (PTB-PB), CARLOS MELLES (PFL-MG), CARLOS WILLIAN (PTC-MG), CEZAR SILVESTRI (PPS-PR), CORAUCI SOBRINHO (PFL-SP), DAVI ALCOLUMBRE (PFL-AP), DR. RODOLFO PEREIRA (PDT-RR), ENÉAS (PRONA-SP), ENIO TATICO (PTB-GO), ÉRICO RIBEIRO (PP-RS), EVANDRO MILHOMEN (PC do B-AP), FRANCISCO APPIO (PP-RS), FRANCISCO RODRIGUES (PFL-RR), GONZAGA PATRIOTA (PSB-PE), HELENILDO RIBEIRO (PSDB-AL), HENRIQUE AFONSO (PT-AC), JAIR DE OLIVEIRA (PMDB-ES), JOÃO CAMPOS (PSDB-GO), JOÃO CARLOS BACELAR (PL-BA), JOAQUIM FRANCISCO (PFL-PE), JOSÉ JANENE (PP-PR), KÁTIA ABREU (PFL-TO), LAEL VARELLA (PFL-MG), LEONARDO MONTEIRO (PT-MG), LINO ROSSI (PP-MT), MARCELO ORTIZ (PV-SP), MARIA DO ROSÁRIO (PT-RS), MARIA LÚCIA CARDOSO (PMDB-MG), MAURO PASSOS (PT-SC), MILTON BARBOSA (PSC-BA), NÉLIO DIAS (PP-RN), NICE LOBÃO (PFL-MA), NICIAS RIBEIRO (PSDB-PA), NILSON MOURÃO (PT-AC), NILTON CAPIXABA (PTB-RO), ODÍLIO BALBINOTTI (PMDB-PR), OSVALDO BIOLCHI (PMDB-RS), PAES LANDIM (PTB-PI), PASTOR FRANCISCO OLÍMPIO (PSB-PE), PAULO DELGADO (PT-MG), PAULO FEIJÓ (PSDB-RJ), PERPÉTUA ALMEIDA (PC do B-AC), PHILEMON RODRIGUES (PTB-PB), PROFESSORA RAQUEL TEIXEIRA (PSDB-GO), REINALDO BETÃO (PL-RJ), RICARDO RIQUE (PL-PB), ROBÉRIO NUNES (PFL-BA), ROBERTO BALESTRA (PP-GO), ROMEL ANIZIO (PP-MG), SANDRO MATOS (PTB-RJ), SARNEY FILHO (PV-MA), TATICO (PTB-DF), VANDERLEI ASSIS (PP-SP), VIRGÍLIO GUIMARÃES (PT-MG), VITTORIO MEDIOLI (PV-MG), ZÉ GERALDO (PT-PA), ZÉ LIMA (PP-PA).




Tá legal, foi ridículo, quase tanto quanto à enorme pizza sevida, mas o que tem demais a deputada manifestar sua alegria? Os homens dão soco no ar, se abraçam, gritam. Uma mulher não pode dançar? A dança dela não me ofendeu, mas, sim, seu voto e os de seus coleguinhas.

quinta-feira, março 23, 2006

"Eu sou burra, mas sou gostosa", palavra de ordem das ninfetas.


Eder, Charge Online
Foi difícil escolher uma charge. Hoje o Charge Online está fantástico!




Minha bola de cristal fumê me diz que em breve acabarão os concursos, sejam vestibulares, para emprego, para promoção. O método de seleção será o da adivinhação ou da aceleração.
Deixem-me explicar como funciona. Fica-se sabendo da disponibilidade de vagas ou adivinh-ase que ela exista, daí será selecionado quem chegar primeiro. Por que isso? Simples, em breve todos descobrirão que são minoria, que são únicos e cada um reivindicará cotas para si próprio. Um dirá "eu só tenho o olho esquerdo, sou minoria, quero cota", outro dirá "meu pai se chama Josevaldo e minha mãe, Quitéria. Sou minoria, quero cota", um terceiro argumentará "ninguém tem impressão digital igual à minha. Sou único, quero cota". Para satisfazer a todos e ser politicamente correto, cada um terá sua cota de benessses. As cotas de trabalho, competência, mérito, aí é outra história. Ninguém é obrigado a tê-las. Sabendo que todos têm cotas, um rebelde dirá "eu não reivindiquei cota pra mim, sou o único que não tem cota, sou minoria, quero cota.
Ontem o jornal A Tarde, de Salvador, mostra uma matéria sobre a união dos albinos baianos que exigem uma política de inclusão para eles, por serem minoria.
Filhos de putas todos aqueles que vêm com esses papos de excluídos e babaquices que tais. Vão estudar! Vão trabalhar! Se esforcem, escorados sociais!
Há bem pouco tempo os governos eram apedrejados por suas políticas paternalistas, hoje todo cidadão olha para seu umbigo e esquece que a sociedade é composta por todos e não só pelos iguais a ele. Tô de saco cheio dessa babaquice de politicamente correto!
E tem mais, se eu sou minoria nesse tipo de raciocínio, quero cota! Não sei pra quê, mas quero!




Hoje eu vi o cúmulo da maldade.
Foi presa uma quadrilha em Eunápolis que vendia carteiras de motorista, inclusive para outros estados. Entre os presos tem um velho conhecido meu. Garoto novo, uns 25 anos, divorciado e pai de um garoto de 4 anos. No final da tarde sentei na praça para comer um acarajé. A ex-esposa desse camarada chegou com o filhinho esentaram-se na mesa ao lado. Do nada apareceu um sujeito, falando alto botou o dedo na cara da criança e falou pra todo mundo ouvir: "teu pai tá preso! Teu pai é ladrão! Tomara que ele apodreça na cadeia!".
Todo mundo ficou chocado, muitos, que sequer sabem de quem a criança é filha, não entenderam nada. A mãe, em pânico, não conseguiu reagir. Eu mesmo, que adoro me meter nesse tipo de confusão, não tive reação. O dono da banca expulsou o cara e ficou um silêncio de morte no local, só quebrado pelos choros da criança e da mãe.
Há algum tempo me perguntava por aqui se esses bandidos de colarinho branco, como esse rapaz que trabalhava num emprego desejado por muitos, não pensam nos filhos quando fazem suas falcatruas. Juro que estou maiz zangado com o pai que fez o filho passar por uma situação dessas do que do maluco inconseqüente que marcou essa criança pra sempre.




Para aqueles que ficaram curisos sobre o Seminário Sertãozinho/97, por fim o Gabriel começou a narrar o acontecido. Espero que ele não continue, muitos podres poderão vir à tona. Alguém aí conhece um bom advogado? Se é que existem advogados bons. A quem interessar possa, é só seguir o link.

quarta-feira, março 22, 2006

A maior inveja que tenho das mulheres é de sua liberdade de usar vestido em dias quentes


Água

Água


Hoje, dia internacional da água, leio nos jornais que a Bahia tem 3,6 milhões de pessoas que usam água não tratada.

Fico sabendo que 97% da água do planeta é salgada e o restante é mal usada.

Fico sabendo que o Brasil é um dos maiores desperdiçadores de água da Terra.

Que a Empresa Bahiana de Águas S. A. nos esfaqueou com um aumento nas contas em duas etapas e primeira será de 8%, mesmo que 3,6 milhões de baianos não tenham água tratada.

E fico me perguntando se não é possível a dessalinização da água do mar em grande escala. Em pequena escala é possível, taí os barcos e navios transatlânticos que usam desse expediente para auto-suprirem-se e os inúmeros projetos em execução ao redor do globo para resolver o problema de pequenas comunidades.

Vejo os "profetas do apocalipse", que devem ter como santo padroeiro o inglês Thomas Malthus, pregarem que a água do planeta vai acabar e será o motivo de guerras futuras. Cientificamente não há nenhuma evidência de que a água sumirá, a água potável, é claro. O que pode ocorrer é uma contaminação tão grande que torne o uso dos mananciais inaproveitável a longo prazo. Quanto às guerras por água, essas já existem há muito tempo.

A Turquia, que tem as nascentes que banham boa parte da Grécia, sempre ameaçam represar as águas para que elas não cheguem ao país vizinho; as seculares guerras no Oriente Médio, como a atual no Iraque, além de fundo religioso, étnico e "pretrolítico", também visa o uso das águas do Rio Tigre e do Eufrates; na era da corrida para o Oeste estadunidense, muitas brigas se deram pelas terras que tinham mais água. A diferença é que as guerras que, por ventura, vierem a acontecer serão mais sangrentas e as armas não serão mais arcos, flechas e revólveres Colte, calibre .45.

Voltando à dessalinização em grande escala. Não poderia ser ela a solução para a grande seca nordestina?

Vou tomar um banho e já volto.

terça-feira, março 21, 2006

"É preciso ter uma mente muito fora do comum para analisar o óbvio."
Alfred North Whitehead

Clériston, Folha de Pernambuco


Que houve má fé na quebra do sigilo bancário do caseiro, ninguém tem dúvida. Óbvio que a situação usaria os R$ 38 mil, que a imprensa já diminuiu para R$ 20 mil e para R$ 5 mil, para desacreditar o testemunho dele. Primeiro disseram que o pai havia presenteado o filho, depois disseram que o pai havia tentado comprar o silêncio do filho e o outro lado diz que o pai foi apenas um intermediário para pagar o depoimento do filho. O fato é que, tão cedo, nós, pobres palhaços pagadores de impostos, não saberemos da verdade.
Está se criando uma cortina de fumaça para se esconder o que realmente interessa, mas o que mais tem me chamado a atenção é a quietude de Palocci. Das duas primeiras vezes que sugeriram convocá-lo para depor, ele se adiantou aos parlamentares e foi antes da convocação, por livre vontade; agora que a chapa esquentou, ninguém o vê mais sequer nos noticiários. Isso não tá me cheirando nada bem.




Quando começaram a surgir as agências reguladoras no governo FHC, achei uma idéia excelente. O consumidor precisava de um órgão oficial que o defendesse junto às prestadoras de serviços essenciais, só que o tempo tem nos mostrado que ANS, ANP, Anatel, Anvisa e Aneel, por exemplo, tem-se preocupado muito mais em regular os ganhos e despesas dos fornecedores do que com os direitos e os preços cobrados aos palhaços consumidores. Dia desses tentei mandar um e-mail por meio do site da Anatel, mas a coisa é tão enrolada, que terminei desistindo. Leiam isso e saibam mais sobre o assunto, vale a pena.




Jornal alemão alerta que neonazistas germânicos planejam atacar mulçumanos durante a Copa. É uma pena que um país tão rico, tão bonito, com tanta história, ainda tenha parte da população com uma ideologia tão ultrapassada e violenta. Torçamos para que a polícia esteja preparada para coibir abusos, mas, até lá, vai ficar uma apreensão muito grande no ar.




A Bahia, desse tamanhão, tinha apenas duas escolas federais de terceiro grau, a UFBA e o CEFET. Este último só atingiu status de universidade há pouco, uns dez anos, mais ou menos, e ainda não tem um número de cursos considerável, mesmo somando os de suas unidades descentralizadas no interior. Em apenas dois anos esse número dobrou. Foi criada a Universidade Federal do São Francisco em Juazeiro e Petrolina e hoje foi criada a Universidade Federal do Recôncavo, em Cachoeira. É esse tipo de ação que leva o Lula a recuperar muitos votos perdidos. Há décadas que o estado reivindica o aumento de instituições de ensino universitário e nenhum governo se prontificou a fazê-lo. Isso não é uma defesa de Lula, mas a constatação de um fato. Quem, em sã consciência, deixaria de aplaudir essa atitude do governo?




Outra coisa que vem elevando o presidente nas pesquisas, e essa sabida por todos, são os indicadores econômicos. Os juros estão altos? Sim, exorbitantes. A carga tributária e escorchante? É, coisa de mafioso. Se não existissem homens ousados e empreendedores, gente que viveu uma inflação de três dígitos há 20 anos, o país estaria mais quebrado que unha de ferreiro, mas com todas essas dificuldades, mesmo crescendo muito menos do que precisa e todos querem, a taxa de desemprego vem caindo regularmente. Saem hoje os números que indicam que a geração de empregos formais foi a maior desde 1992. Isso não é pouco.
O cara que tá desempregado tá pouco se lixando se houve mensalão, se o presidente sabia ou não, se o caseiro e o corretor viram Palocci... O cara quer é emprego e comida para seus filhos. E é esse cara, que batalha em condução horas por semana e sua às bicas em frente às máquinas ou atrás do balcão, que elege presidente, não são os engalonados de escritórios.




Alckimin prometeu fazer uma campanha ética e sem ataques gratuitos. Mostraria projetos e planos para o país, mas a velha praxis fala mais alto às vezes. Hoje afirmou que Lula é responsável por atitudes de seus ministros, no que concordo plenamente, pelo menos no que diz respeito às suas ações diante do ministério. É fato incontestável. Não deixa de ser interessante, porém, ver o presidenciável peessedebista já contraiar seu discurso antes mesmo do início da campanha.

segunda-feira, março 20, 2006

Criança e tamanco só se faz com pau duro.


Eder, Charge Online


Normalmente as visitas a esse blog são mínimas aos domingos, mas ontem, surpreendentemente, o número de visitantes triplicou em relação à média dos demais domingos. Curioso, fui pesquisar a razão. Tudo se deu por conta do meu comentário, no post do dia 13, sobre a confusão que Clodovil aprontou no programa Altas Horas, de Serginho Groissman. Esse bicho homem é um tipinho chegado a um barraco mesmo...




O Rabino-Chefe de Israel, Yona Metzger, propôs a criação de uma ONU para as religiões. A princípio me pareceu uma grande idéia nesses períodos de fundamentalismos cristãos, sejam católicos os protestantes (veja-se o exemplo da Irlanda), islamitas seja de que tribo seja e de semitas e anti-semitas, seria um grande passo para o mundo a criação de um fórum de discussões mais diplomáticas. Que seja ouvida tal sugestão pelos donos do poder mundial (eu retiro Bush desse grupo nesse momento, afinal de contas o cara não ouve ninguém, nem seu povo).



Mulata com pássaro

Quando eu era guri, vi Marina Montini num programa de televisão e entendi porque Di Cavalcanti continuava tão inspirado e pintando tão bem nos seus últimos anos de vida. Era uma mulata linda e tornou-se internacionalmente conhecida como "a mulata de Di", sua mais famosa modelo.
Hoje, aos cinqüenta e oito anos, Marina morreu. Deu uma tristeza esquisita, a sensação de que havia morrido um ícone da cultura brasileira.




O PMDB tenta fazer de sua disputa interna uma notícia tão importante quanto a difícil decisão do PSDB de escolher seu candidato à presidência da República, mas não tem como conseguir. Essa pendenga dos peemedebistas é apenas uma noticiazinha a mais no fedorento cenário político. Garotinho é essa coisinha de caráter disforme e nenhum apelo social, a não ser para os evangélicos que engana diariamente em seus programas de rádio e televisão; Rigotto é um desconhecido para o país, ninguém conhece o que esse homem já fez de interessante para o país, aparentemente nem mesmo seus partidários sabem. Nas prévias acontecidas em 22 estados Rigotto está perdendo para Garotinho a preferência para encabeçar a chapa. Ainda acredito que seria muito melhor para a oposição se o PMDB não lançasse candidato próprio e apoiasse o PT.
Por outro lado, o apoio do PFL ao PSDB, coisa que deve ser "decidida" no início do próximo mês, ganha uma carga de antipatia muito grande em relação à candidatura de Alckimin. Mesmo os paulistas torceriam o nariz se virem ACM subir no palanque ao lado de Alckimin para pedir votos para ele. Muito melhor sem ele.




Por falar em PSDB, pesquisas mostram que Serra ganharia no 1º turno as eleições para o governo de São Paulo. Eu bem disse que os tucanos dariam esse presente a Serra em troca de sua desistência à concorrência pela presidência.




Entenda quem puder e quem conseguir, por favor, me explique. O Boletim Focus prevê uma elevação da inflação em março, enquanto o IGP-M mostra deflação de 0,1% na segunda prévia do mês. Esses especuladores...




Menino de 9 anos, dado como com morte cerebral, volta à vida e se recupera. Os vídeo-games o ajudaram na recuperação. Surpreendente. Leiam mais aqui.

domingo, março 19, 2006

A diferença entre tragédia e comédia é: se eu levar um tombo no meio da rua, isso é tragédia; se quem levar um tombo no meio da rua for você, isso é comédia.

Clauro; O Imparcial, SP


Donald Rumsfeld, a mais poderosa "águia" da Casa Branca, saiu com essa pérola: "as tropas 'americanas' saírem do Iraque é como devolver a Alemanha aos nazistas". Já que ele se deu ao trabalho intelectual magnífico de fazer a comparação, cabe a pergunta: quem é o nazista nessa história, o povo iraquiano ou o governo estadunidense?



Daniel Craig

Os fãs de OO7 estão se rebelando. Através do site Craig Not Bond pedem que os "seguidores" do agente secreto inglês não permitam que a Sony e a produtora Eon contratem Daniel Craig, baixinho louro e com ar de boxeador, segundo sua análise, para encarnar o herói. Ess povo que leva entretenimento a sério demais, às vezes mais a sério que a própria vida, me lembram as donas de casa que confundem as personagens más das novelas com os atores que as interpretam, ofendendo-os e agredindo-os nas ruas. Falta de uma bela trouxa de roupa pra lavar.




Cientistas do Cedars - Sinai Medical Center, dos Estados Unidos, descobriram que a capsaicina, a substância que faz as pimentas ficarem ardidas, podem ajudar no combate ao câncer de próstata. Elas levaram 80% das células cancerígenas, durante experimentos, a "suicidarem-se". Mas aí vem uma advertência: o consumo exagerado de pimenta tem sido responsável por um grande número de casos de câncer de estômago no México e na Índia. De minha parte, como sei que câncer de próstata é a mais provável causa da minha morte, acho que vou começar a arriscar e temperar mais meus pratos. Aí vou ter que tomar cuidado com o estômago e as hemorróidas... Ui!




O estado do Amazonas decretou estado de emergência em quatro municípios por causa das enchentes. Depois da seca alardeada em todos os jornais o governo estadual descobriu uma bela maneira de ganhar notoriedade e ajuda federal.
Quem é da região ou já morou por lá, como eu, sabe que secas e enchentes não são nenhuma novidade na região, se repetem periodicamente, no caso das enchentes, anualmente. Ou será que os ribeirinhos constroem suas casas sobre estacas somente por causa da arquitetura sui generis? O problema é que o estado e os municipios não têm Códigos de Postura e permitem construções em áreas de risco, depois ficam fazendo dramalhão pra inglês ver.



O jornal O Globo vai publicar uma série de reportagens no decorrer dessa semana, sobre a prostituição infantil no país.Imaginem vossas senhorias que em Curitiba e em Paranaguá, ambas no Paraná, crianças de onze anos se prostituem em vias públicas a R$ 1,99! E nem são contrabando chinês ou paraguaio.




Lembram-se do acidente de ônibus que matou quatro estudantes da UFMG no Peru? Pois bem, a justiça daquele país está tratando o caso como homicídio doloso. Se fosse no Brasil dirão que foi apenas "vontade de Deus".

sábado, março 18, 2006

"O editor é alguém que separa o joio do trigo e publica o joio."
- Adlai Stevenson, político norte-americano - 1900/1965


Bessinha, Charge Online


Hoje de manhã na Globo News a apresentadora do Em Cima da Hora me sai com essa sobre o pequeno Arthur, que se encontra hospitalizado em São Paulo à espera de um transplante cardíaco: "Ele nasceu dem o ventríloquo esquerdo...". Você pode dizer "colé, Marcão, você nunca trocou palavras?", ao que responderia "claro que já, mas não lendo um texto para milhões de brasileiros ao vivo na televisão". Esses nossos jornalistas...




Foram descobertos depósitos de R$ 38 mil na conta do caseiro que foi à CPI entregar o Palocci. O advogado do caseiro diz que são depósitos feitos pelo rapaz às escondidas da família por ser o caseiro filho bastardo e o pai o ajuda sem o conhecimento da esposa e dos filhos. Pode até ser verdade, mas, convenhamos, é muita grana para um caseiro tido pela imprensa e pelos parlamentares como um humilde trabalhador. De qualquer maneira já é um grande passo para se desqualificar o testemunho do rapaz. O fato é que é um bocado suspeito essa dinheirama na conta do "infeliz".



Domingo acontecerão as prévias do PMDB. Se o partido realmente quiser assumir uma cara mais oposicionista o melhor a fazer é não lançar andidato próprio. Garotinho ou Rigoto ajudariam a dividir os votos de oposição, muito dificilmente se elegeriam e deixariam o Alkimin numa situação delicada nas disputas, muito mais forte que qualquer um dos dois nas urnas. Em um possível segundo turno esses senhores dificilmente transfeririam votos o que seria uma grande vantagem pra Lula. Para Alkimin seria mais interessante que o PMDB apoiasse Lula, por incrível que possa parecer.




Uma das questões de um concurso público da Procuradoria da Fazenda Nacional era a seguinte:
"Delúbio, funcionário público, motorista do veículo oficial Placa OF 02/DF, indevidamente, num final de semana, utiliza-se do carro a fim de viajar com a fmília. No domingo à noite, burlandom a vigilância, recolhe o carro na garagem das repartição. Delúbio cometeu crime de:
a. peculato.
b. apropriação indébita.
c. peculato de uso.
d. peculato desvio.
e. furto."
Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, sentindo-se ultrajado e ofendido, entro na Justiça pedindo uma reparação moral no valor de R$ 200 mil. Primeiro, alguém fez referência direta a ele? Segundo, é o único Delúbio ladrão no país? Terceiro, esse sujeito não cansou de subtrair dinheiro público e ainda quer um presentinho de R$ 200 mil de nós, pobres e desesperados contribuintes?




Denise de Lima concluiu o curso de economia e administração na PUC-SP em 1996. Mesmo depois de ter feito todos os exames finais e ter sido aprovada, antes da colação de grau teve um desentendimento com o diretor do curso, Antônio Mañas e o chamou de babaca. Depois do episódio, já no estacionamento do campus, o namorado dela agrediu o professor com socos e pontapés. O rfessor e a escola poderiam ter ido à polícia, abrir um Boletim de Ocorrências e procurar punição para o agressor. Mas preferiram o caminho mais fácil: expulsaram Denise da faculdade, já que ela ainda não havia colado grau.
Ontem, por fim, a Justiça deu o direito a ela de receber o diploma e colar grau. Por que quem tem alguma autoridade nesse país ainda insiste em usar da força dos tempos da ditadura para imporem suas vontades? Pior é que a justiça ainda não foi completamente feita. A PUC pode recorrer da decisão e a pobre coitada (força de expresão, afinal quem faz PUC não pode ser pobre) pode esperar mais dez anos pela decisão final. Eita Brasilsinho de merda em certas coisas!

sexta-feira, março 17, 2006

O cara, viciado em internet, contrata os serviços Velox para ser um internauta mais rápido.
O cara coloca a velox no débito automático para não correr o risco de esquecer de pagar e ficar sem o serviço.
O cara paga na íntegra o serviço contratado mesmo sem ficar sem o serviço várias horas no mês.
O cara é um otário!
Esse cara sou eu.
Se alguém como (no bom sentido) eu se sentiu lesado, procure o BISPO e faça seu protesto.
Prometo voltar com novas amanhã.

quarta-feira, março 15, 2006

"Certo dia, atrasei-me ao voltar da escola e meus pais pensaram que eu havia sido seqüestrado. E aí entraram imediatamente em ação: alugaram meu quarto".
Woody Allen


Amorim, Correio do Povo

O tenente-coronel Marcos Pontes está há menos de quinze dias para se tornar o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Para quem gosta de ciência e tecnologia, esse é um grande feito para o Brasil, não apenas ufanismo exarcebado. Ele será responsável pela realização de vários experimentos científicos seriamente classificados pelas universidades nacionais. Dessas pesquisas podem surgir novos materiais, novos medicamentos, novos meios de produção de alimentos... Para a maioria do povão, pode ser apenas um passeio turístico milionário, mas para os observadores mais atentos, poderá ser um grande passo para o Brasil.
Aí me aparece um jornalistazinho despeitado, que ainda bem não foi ouvido, dizer na primeira página de um grande jornal, que "o Brasil mandar um astronauta para o espaço é uma coisa provinciana". Mais provinciana é a postura de um sujeito que vem comparar o início de um potencial programa espacial brasileiro com o quarentão programa russo ou o estadunidense.
Essa é a parte desinformada e má informadora da imprensa nacional.




Nova pesquisa CNI/Ibope afirma que Lula volta a crescer na opinião pública e que bateria Alkimin se a eleição fosse hoje. A avaliação do governo subiu 9 pontos percentuais e, como Lula sempre foi maior que o governo... A luta vai ser acirrada! Alkimin vai tentar a qualquer custo conseguir o apoio do PFL o que, convenhamos, pode ser um tiro no pé. O antigo PDS, o partido dos generais e de ACM, Bornhausen, Amin, Adauto Menezes e tantos outros oligarcas, faz muito barulho, mas pouco produz de aproveitável para o país e seu povo.
Se lembrarmos que o PSDB nasceu do PMDB, outro partido que virou um mercantilista eleitoreiro, justamente para combater a direita retrógrada, chegamos à conclusão de que política no Brasil é a arte do oportunismo e que candidato vende a mãe e rasga o programa do partido para conseguir o poder. A princípio, nada contra Alkimin, mas ele já queima as sobrancelhas na minha avaliação mais esquerdista.



Assim como eu, muita gente torce para que as mulheres alcacem o poder "de com força". Há milênios os homens vêm mandando e, conseqüentemente, desmandando e o mundo, o Brasil em particular, não tem-se tornado melhor parase viver.
Hoje foi eleita a ministra Ellen Gracie para presidir o Supremo Tribunal Federal. Impossível ser pior que o Jobim, que está saindo, mas torçamos para que seja tão boa quanto esperamos das mulheres no comando. Ela é a primeira mulher a assumir tal posto, o terceiro na sucessão presidencial, portanto de uma importância enorme para a República. Boa sorte para ela e para nós.




Oh! O Exército Brasileiro localizou as armas! Clap! Clap! Clap! Prosopopéia flácida para bovino adormecer. Provavelmente os próprios traficantes deram um telefonema anônimo para a tal "inteligência militar" e disseram onde poderiam encontrar os fuzis e pistolas. A presença das tropas nos morros estavam atrapalhando seus negócios. Com sua retirada, tudo voltou ao normal e os traficantes podem voltar ao trabalho normalmente.



Sharon Stone, a antes toda poderosa de Hollywood, lançou em Londres Instinto Selvagem 2. Tudo bem que o final do primeiro filme foi meio xôxo, mas, levando-se em conta que esse segundo tem apenas a intenção de reerguer a carreira congelada de Stone, o que devemos esperar? Que ela cruze a pernaesquerda dessa vez?




O Ministério Público do Distrito Federal estava grampeado. Quem quer casar umas moedinhas de que os "grampeadores" não serão pegos?




O professor Murilo César Ramos, do Departamento de Jornalismo da UnB, diz que o Brasil deveria discutir mais o conteúdo programático da televisão brasileira e não tanto o sistema a ser adotado pela tv digital. Louvável o idelaismo do professor, porém ingênuo. As empresas de telefonia, tanto fixa quanto móvel, já estão se engalfinhando pelos bastidores e fazendo lobby, para emplacarem o melhor sistema para si e molhando as mãos certas. Muita grana está correndo entre os técnicos, parlamentares, empresas de comunicação e, provavelmente, ministros e técnicos do Ministério das Comunicações.
O indústria está pouco se lixando sobre o conteúdo e e ela quem tem a grana. Levando-se em conta que dez anos após a instalação do novo sistema, 90% das televisões dos lares nacionais terão sido mudados, é dinheiro demais e tão pouco tempo. Ratinho, Gugu e Faustão poderão ser vistos, fazendo as mesmas babaquices, só que em altíssima definição e som de cinema.

terça-feira, março 14, 2006

"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data."
Luís Fernando Veríssimo


Lute- Hoje em Dia, MG


Enfim o PSDB se resolveu! Geraldo Alkimin será o candidato a presidente.Eu já esperava por isso. Duas coisinhas aconteceram de ontem pra hoje que davam sinais de que isso aconteceria: o discurso com ar derrotista de Serra diante de seu prédio, quando disse que não aceitaria prévias do partido para evitar racha. Na verdade ele sabia que Alkimin ganharia qualquer prévia, uma vez que Serra foi derrotado por Lula há quatro anos, além do fato de ele estar há apenas 14 meses diante da prefeitura de São Paulo, depois de ter sido bajulado pelo partido para concorrer ao cargo. Seria um desapontamento para seus eleitores verem-no fujir da pega antes da metade do mandato; o segundo sinal foi a reunião no apartamento do presidente do partido, Tasso Jereissati até altas horas da madrugada de hoje.
Serra, FHC, Jereissati e Aécio discutiam, ou melhor, acertavam, o que aconteceria hoje. Óbvio que tentavam convencer Serra a desistir da disputa, em troca devem ter-lhe dado algumas garantias, como uma futura candidatura ao governo do estado ou ao senado, quem sabe?
Agora, caros amigos, preparem seus ouvidos que a baixaria vai começar. Toda a oposição acusa Lula de fazer campanha, que de fato ele faz, mas ela mesma, a oposição, não perde a oportunidade de meter o dedo nos olhos do governo sem outra intenção senão eleitoreira. Ela também está fazendo campanha pregando a anti-campanha e atacando a campanha do presidente. Convenhamos, são todos igauizinhos.




Sem nenhuma nova guerra em vista, a não ser a velha pendenga com a Coréia do Norte e as trocas de amabilidades com os iraquianos, freadas pela Rússia e pela China, senadores e generais dos Estados Unidos estão fazendo um lobby para ajudar seus amiguinhos da indústria bélica. Esses tubarões estão propondo a volta de ajuda militar estadunidense à América Latina. Em outras palavras, querem armar os governos na frente dos jornais e as guerrilhas por baixo dos panos. Logo, logo, estarão apoiando golpes militares principalmente na Bolívia, Colômbia e Equador. Esses caras não tomam jeito mesmo, assim como aqueles generais de pijama ou não que não conseguem abrir mão do poder sujo e de alguns milhões em paraísos fiscais do Caribe.




Havia uma camiseta aqui em Porto Seguro, onde se lia "Não me seqüestre, sou professor", numa alusão à merreca que os mestres recebem. Pois bem, hoje a polícia de São Paulo libertou uma professora do cativeiro onde se encontrava havia 8 dias. Os policiais acreditam que a professora foi seqüestrada por engano. A inteligência da polícia é uma coisa surpreendente! Até o gari da minha rua sabe que seqüestrar professor é garantia de que não receberá resgate.




O Conselho Nacional de Justiça ainda discute o teto salarial do pessoal do Judiciário. Tem juiz ganhando até 50 mil por mês! Um mortal leva alguns anos para receber isso. A proposta mais coerente é a que limita o teto salarial dos magistrados em 22 mil, já acrescido de todas as vantagens possíveis. Alguém aí quer casar uma moedinha de que vai continuar tudo como está ou será criada uma alternativa cheia de excessões para que nada mude?




Essa eu já havia adiantado ontem: nada vai mudar em relação ao voto secreto de senadores e deputados federais. A discussão sobre as mudanças já foram adiadas por falta de consenso dos líderes partidários. Traduzindo: os caras chegaram à conclusão que já fizeram bonito em frente às câmaras e microfones, fizeram seus protestos contra o sistema, o povão acreditou em suas boas intenções, então já podem descansar e deixar a discussão para uma próxima vez em que seus votos contrariarem a opinião pública.




Todo ano, após a festa do Oscar, Elton John faz um jantar beneficente, cujo ingresso custa U$ 2, mil. O dinheiro vai para a Elton John AIDS Foundation onde é revertido em pesquisas para a cura da AIDS. Este ano Paris Hilton, que além de magrela, sem sal e com o rabo cheio de grana, foi abordada por um dos recepcionistas que lhe informava o preço do ingresso. Sabe como a herdeira com o rabo cheio de dólares reagiu? Hein? Hein? "Você não sabe quem eu sou?", foi a carteirada da sujeita e entrou no queixo. Tá pensando o quê, pobretão? Pensa que é só você que pra morcegar uma festa diz que é amigo do baterista?




Dá uma olhada nesse site. Gostei...




O Gabriel tem vindo aqui todos os dias pedindo que eu conte o caso do Seminário Sertãozinho/97. Honestamente, não sei por que ele insiste nisso. Em 97 ele era apenas um garoto de 11 anos, portanto, se eu contar o que houve, corro o risco de ser preso e ele vai ficar mal falado pelos amiguinhos. Melhor deixar pra lá...

segunda-feira, março 13, 2006

"Chegarei de surpresa, dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da VARIG..."
- Mengalvio (ex-meia do Santos, em telegrama mandado a família quando em excursão à Europa).


Angeli, Folha de São Paulo

Eu poderia me mostrar mais boçal do que já sou e dizer que o comando do PSDB leu meu blog ontem, mas não sou tão imbecil quanto pareço. O fato é que a cúpula tucana já prevê antecipar a convenção para definir seu candidato e José Serra dá sinais de que abrirá mão da candidatura para evitar um racha no partido.
Depois da Juventude Tucana dar apoio a Alkimin, o prefeito paulista, que para a maioria do eleitorado nacional anti-Lula seria o candidato ideal do PSDB, já deu sinais de que se sente enfraquecido e pode enrolar a bandeira. O PT deve estar feliz com isso, o governador paulista aparenta ser mais fraco como adversário.




O que Dercy Gonçalves, Cid Moreira, e Clodovil Hernandez têm em comum? Tirando os mais velhos que os têm como ícones e a imprensa marrom que teima em endeusá-los, todo mundo acha que esse trio já deveria estar aposentado e enterrado há muito tempo.
O Clodovil, convidado por Serginho Groissman para o Altas Horas, falou tanta besteira, chamou Groissman de velho tentando se passar por jovem (no que estou de pleno acordo) e mais um tanto de barbaridades, obrigou a direção da Globo a fazer vários cortes na entrevista e ainda "decretar" o ex-figurinista, ex-apresentador e tantos outros ex como persona non grata na emissora. Tomara que Clodovil se eleja deputado federal por São Paulo, tomara.




Enfim uma boa notícia para os usuários do INSS. Com a ampliação dos horários de atendimento, deverão ser atendidas por semana 100 mil pessoas a mais. Já está passando da hora dos bancos também ampliarem seus horários de atendimento ao público para que as filas diminuam e se tornam mais aceitáveis.




No Brasil, febre aftosa; na Ásia e na Europa, gripe aviária; nos Estados Unidos, mais um caso da vaca louca (não estou falando da Condoleezza Rice). Será que teremos que nos tornar vegetarianos à força?




A cada ano pelo menos uma votação no Congresso contradiz a vontade popular. Depois do escândalo, sempre se levanta a lebre de acabarem as votações secretas e, no final, tudo continua como antes. O Aldo Rebelo, presidente da Câmara, é a bola da vez a declarar que as votações devem ser abertas. Um deputado, não me lembro qual, disse que o Congresso não deve dar tanta importância à opinião pública, maneira de justificar o voto secreto e a absolvição de Brant e Luizinho. Peraí! Esses caras não são nossos representantes? O Congresso Nacional não é conhecido como A Casa do Povo? Como é que um alhorda desses, que recebe seu salário e as benesses com a nossa grana, diz que não deve nos ouvir?




Essa do coronel do Exército é a pérola da semana, embora ainda seja segunda-feira: "Se Deus quiser, vamos recuperar as armas roubadas". Faz o seguinte, coronel, dá um fuzil pra Deus e uma tropa de anjos montados em Urutus, quem sabe assim as armas não são recuperadas?

domingo, março 12, 2006

O que caracteriza a vida atual não é a insegurança ou a crueldade, mas o desassossego e a pobreza.
(George Orwell)


Pater, A Tribuna, ES

A absolvição dos deputados Roberto Brant (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP), primeiro é mais um ato de enlamear o já pútrido Congresso Nacional. O primeiro foi ministro de FHC e o segundo, líder do atual governo na Câmara, ou seja, mais uma prova de que ninguém se salva; segundo, cria-se um teto para a cassassão. Se o cara recebeu R$ 150 mil ou menos, está livre de perder o mandato. Brant recebeu 150 mil e Luizinho, provando que a esquerda é mais pobre e modesta, só recebeu 20 mil. Agora, pizza tem preço.




A Marisa Monte lançou dois discos de uma vez. Se for a velha e boa Marisa que já conhecíamos, ótimo, eu compro, mas se forem discos da Marisa Tribalista, tô fora. Ela, o Brown e o Antunes juntos recriaram o que foi visto nos experientalismos psicodélicos dos anos 70. Deve ter valido para eles aprenderem mais sobre si mesmos, para nós sobraram algumas risadas e um inferno auditivo. Resta uma terceira alternativa: um dos discos ser bom e o outro coisinha pra vender. Alguém aí já ouviu?^




Lula e Serra ou Lula e Alkimin? O país está polarizado, só não se sabe quem será o adversário. Os tucanos podem não ter percebido, mas a impressão que deixam para o eleitor é, se eles não conseguem se entender,como podemos esperar que se entendam na administração do país se vierem a se eleger? Enquanto não chegam um acordo, como se fossem dois partidos dentro do mesmo, investem em propagandas que tentem denegrir a imagem de Lula. Permitam me dar uma aulazinha a esses senhores: O eleitor brasileiro está cansado dessas briguinhas de vizinhas com dedo no olho e puxão de cabelos. Idéias, projetos, é isso que queremos ouvir e não briguinha de crianças no jardim da infância: "professora, o Lulinha chamou minha mãe de gorda".




Não é função do Exército policiar ruas e nem caçar drogas nos morros ou prender bandido, mas como no Brasil as leis são cumpridas por poucos, que por sua vez chamados de otários, só o pessoal dos "direitos humanos", leia-se, direitos de bandidos, estão achando ruim, lógico, além dos bandidos e de seus comparsas e familiares. A criminalidade no Rio caiu, foram apreendidos mais que quinze quilos de cocaína, além de mais de vinte armas, algumas de grosso calibre, o tráfico de drogas decaiu consideravelmente, o que deve estar muita gente da Zona Sul em crise de abstinência.
Mas, convenhamos, se as polícias militar e civil não conseguem policiar decentemente uma cidade de oito milhões de habitantes, não se pode falar mais do que incompetência dos generais que não conseguem policiar uma meia dúzia de quartéis e seus soldados, que, a princípio, seriam os mocinhos da história.




Por falar em direitos humanos, seus defensores devem estar vibrando com a proposta de diminuição de penas para os bandidos já encarcerados. Tenho duas perguntas que ninguém consegue me responder: por que existe impedimento no futebol, uma vez que só beneficia a defesa mal arrumada? Por que os legisladores brasileiros são tão benevolentes com os bandidos, dando-lhes direitos a dezenas de recursos, penas menores do que as que a população gostaria que fossem e com tantos benefícios o que leva a minoria dos condenados a cumprirem suas penas na íntegra?




Essa América Latina é mesmo uma piada. O presidente da Bolívia, Evo Morales, presenteou Condolezza Rice com um violão feito de coca. Deve ser pra secretária estadunidense "viajar" enquanto tira umas musiquinhas...




O inverno está chegando. As aves migratórias estarão chegando do hemisfério norte. Será que a gripe aviária vem de carona? Medo, muito medo.




Uma palhinha do velho formato, de que eu estava com saudade.

sexta-feira, março 10, 2006

Falar da vida alheia é ser fofoqueiro; escrever sobre a vida alheia é ser cronista.


De quantas gangues você faz parte?

Gang


Desde guri, quando assistia aos filmes de "artista" e "bandido" no Cine Melhem ou quando surrupiava os bolsilivros de bang-bang que meu pai adorava, e mais tarde, quando comecei a me viciar em jornais, revistas e telejornais, ficava me perguntando como é que se formavam as quadrilhas de bandidos.

Que papo um cara usaria para convencer um segundo a assaltarem um banco?

- Fredegundo, o que você acha da idéia d'a gente ir até ali assaltar um banco?

Ninguém poderia ser tão cara de pau para fazer uma proposta indecorosa como essa assim, na cara dura.

- Genevaldo, vamos roubar um caminhão de cargas, vender o carregamento, levar até Pernambuco e trazê-lo de volta carregado de maconha?

Para falar a verdade, ainda hoje, burro velho, me parece muito estranha uma conversa desse tipo. Se bem que quando era menino, gangues só existiam para assaltos a bancos e contrabando, mais de produtos estrangeiros do que de drogas. Como tudo o que é feito pelo homem passa por aprimoramentos, hoje existem quadrilhas em quase qualquer área de atuação humana. O "quase" fica por conta do meu otimismo. Até gangues para subtrair o dinheiro da aposentadoria de pobres velhinhos já existe.

Talvez eles, os bandidos, se agrupem como se agrupam os músicos e pseudomúsicos para formarem uma banda ou um grupo de foliões para montar um bloco, sem querer comparar músicos, pseudomúsicos e foliões com bandidos, por favor. Na Física os iguais se repelem, mas as relações humanas não são uma ciência exata e nela os iguais se agrupam. Como seres humanos são cheios de preconceitos e discriminações, afastam os diferentes.

Como diria um amigo meu, "cachorro só cheira cu de cachorro". E chega de pedir desculpas e dar explicações, se acharem que os estou comparando com cachorros... fazer o quê?

quinta-feira, março 09, 2006

Água mata, pergunte aos passageiros do Titanic.


É tudo verdade...

São Paulo, 9 de março de 2006.


Queridos papai e mamãe,

O Sandroberto de Didinha esteve por aqui no último final de semana e acho que ele entendeu tuddo errado e tenho medo que conte coisas para vocês que não correspondem à realidade.

Na sexta-feira à noite nos encontramos em uma boate, mas não é nenhum prostíbulo de luxo, como parece que ele achou que fosse. Nós, as meninas, não estávamos com roupas sumárias porque fazíamos programa, apenas estávamos fantasiadas para comemorarmos a despedida de solteira da Florinda, nossa colega de faculdade; o dinheiro que os rapazes nos davam não era nenhum pagamento por favores sexuais que tivéssemos feito, mas, sim, nos davam a parte que lhes cabia na despesa da festa, coisa que havíamos combinado de véspera e também sua cota para o presente dos noivos.

Ele me viu ir embora com um senhor muito bonito e grisalho, mas, lhes garanto, não era nenhum cliente. Aquele senhor é meu professor, gente muito boa que gosta de estar com os jovens, já que ele também tem espírito jovem. O professor me ofereceu uma carona em sua Mercedes. Vocês sabem que não gosto muito de festas, por isso já me encontrava incomodada naquele ambiente e ele, muito solícito, se ofereceu para me levar em casa.

O Sandroberto, intrometido, nos seguiu e nos viu entrar em um prédio de luxo nos Jardins. Eu posso explicar. Depois que saimos da boate eu tive uma queda abrupta de pressão eo professor Eberval, que também é médico, me levou ao seu apartamento onde usou o tensiômetro em mim e me medicou. O remédio que ele me deu fez-me ficar mole e com sono, sem condições de ir para minha casinha. Cavalheirescamente, o professor me ofereceu uma cama em seu quartode hóspedes, só tenho que agradecer por sua boa vontade.

No sábado à tarde o Sandroberto, depois de pedir meu endereço a uma de minhas colegas que se encontravam na boate, para onde ele voltou depois de nos ver entrar no prédio do professor, encontrou-me em um apartamento em Higienópolis.

Quem dera eu mo rasse ali... Como vocês sabem, eu ainda moro no alojamento da faculdade. Aquele apartamento é de uma colega, cujo pai é muito rico, dono de uma empresa de ônibus. Eu estava ali porque havíamos combinado, eu e a Anderleía, de estudarmos para a prova que teríamos na segunda-feira.

Eu sei que o Sandroberto deu em cima de mim e ficou chateado quando cortei suas intenções, coisa de homem inseguro. Ele vai dizer que minhas roupas são de luxo e que eu tenho um carro importado na garagem. É tudo parte de uma enorme mentira que faz parte de sua vingança. Minhas roupas são apenas bonitinhas e as poucas de grife que tenho foram presente de aniversário de minhas amigas generosas e o carro que ele viu é dp síndico do prédio da Anderléia. Como eu disse, moro no alojamento da faculdade e lá nem tem garagem.

Por favor, acreditem em mim e não no mentiroso do Sandroberto. Ele é um despeitado e fofoqueiro.

Preciso ir, tem uns rapazes me esperando para estudarmos anatomia, os exames estão chegando. Numa outra hora eu escrevo com mais tempo.

Amo vocês para sempre.

Beijos eternos de sua filha Cordelina.

terça-feira, março 07, 2006

Mulheres


Picasso

Quase impossível falar delas sem cair no lugar comum dos elogios rasgados, da admiração pela sua força e tenacidade, do respeito por serem as geradoras e criadoras da humanidade e blá, blá, blá. Não serei eu capaz de tentar homenageá-las sem pisar nesse terreno.

Alguns dos clichês usados para se homenagear as mulheres para mim são apenas balelas, outros são dramatização. Dizer que sem a mulher a humanidade sucumbiria é, no mínimo, uma imbecilidade. É óbvio, pelo menos com a tecnologia atual, que sem a mulher os seres humanos - só homens, portanto, Eca! -, deixariam de existir. No futuro, talvez, um dos sexos sejam descartável para a procriação, mas por enquanto - oba! - os dois ainda são essenciais.

Dizer que a mulher é o sexo frágil ou o sexo forte é outra babaquice. Existem mulheres que são fortalezas e existem as que atiram os filhos em lagoas embrulhadas sem sacos; existem mulheres que enfrentam onça com as mãos livres e existem mulheres que desmaiam ao verem uma barata; Existem mulheres que têm jornada tripla estudando, trabalhando fora e cuidando da família e existem dondocas de shopping, salão de beleza e praia; existem mulheres cientistas e as que sequer sabem abrir um livro; existem mulheres que enfrentam as dificuldades de peito aberto e existem as que desistem ao primeiro degrau; existem mulheres que sabem que a simples condição feminina já as fazem lindas e existem as escravas de botox, silicones e academias que, quanto mais tentam, mais ficam com a casca suave cobrindo um monstro disforme; existem mulheres que lutam por uma igualdade entre todos e existem as que são cacimbas profundas de preconceitos e ódios... Enfim, existem mulheres de verdade e as fêmeas superficiais.

As primeiras eu amo e lhes desejo felicidades, força e saúde hoje e todo o sempre; às segundas desejo que consigam crescer até tornarem-se mulheres e sigam em sua existência descartável até que a vida lhes mostre o quanto perderam ao não aprenderem a ser essenciais como as mulheres.

segunda-feira, março 06, 2006

Ainda não sou médico, mas sou paciente...


Bobeou, dançou.


Colé, doutor?


- Ó, seu delega, esse bagulho num é meu, não.
- Ah! Sei... Não é seu... Entendi. E como o senhor explica ter sido encontrado em seu bolso?
- Hein? Comigo? Tem certeza?
- Vamos, garoto, não enrola! Tá em cana!
- Calmaê, seu delegado. Tá legal, tava comigo, mas não é meu, não.
- De quem é, então? Vai dizer que você é o guarda-volumes da rave.
- Negó' seguinte, o bagulho é do Selênio.
- E quem é esse Selênio?
- Um camarada meu, mó gente fina.
- Teu camarada, tão camarada que tu entrega ele assim de cara.
- Ué, num tem que ser? Sou cidadão cumpridor das leis, autoridade.
- E como é que a erva foi parar no teu bolso?
- Seguinte, o Seleca tava xavecando uma mina, mó pagapau, aí pintou um clima lá entre eles e pá e tal, sacou?^
- E daí?
- Então. Daí que o Seleca chegou ne mim e disse que ia traçar a mina, só que tava sem borracha e me pediu uma.
- Borracha? Que borracha?
- Látex, doutor, capa de chuva pra pinto, plastificador de peru...
- Ah! Camisinha!
- Isso aí.
- Por que não fala logo camisinha ou preservativo?
- Sei lá!
- O que tem a camisinha a ver com essa história?
- Tudo, ué. Meu bródi me pediu a borracha, mas eu só tinha uma. E se eu precisasse? Como é que eu ia fazer? Daí ele me propôs a permuta.
- Permuta? Você lá sabe o que é permuta?
- Tá pensando que sou um ignorante qualquer, doutor? Fique sabendo que tenho até curso de digitação em Windows!
- Tá legal, Einstein. Mas voltando ao caso. Na entrada da festa tem uma máquina de venda de preservativo. Não era mais negócio ele comprar um?
- A gente tava sem pila,delega.
- Como é que vocês vão a uma festa sem dinheiro, mané?
- A gente fica goderando os bródis, sacou? Tem sempre um camarada pra pagar uma latinha, uma "ice"... Daí, foi isso.
- Quer dizer que o senhor trocou uma camisinha por cinqüenta gramas de erva que não tinha a intenção de fumar.
- Isso aí.
Se não queria a maconha, por que trocou?
- Amizade, autoridade. Não podia deixar um irmão como o Seleca na pior. Vai que ele encara a mina desprotegido e pega o troço ruim...
- Que troço ruim?
- Aquele bicho que mata, aquele vírus maldito...
- A AIDS.
- Então.
- Bom amigo você...
- Obrigado.
- Tá em cana! Primeiro pela maconha; segundo, pela burrice; terceiro, pela conversa mole pra boi dormir.
- Bem que meu pai me diz que quem ajuda os outros só leva ferro.

domingo, março 05, 2006

Deus inventou a criança para vingar-se de Adão e Eva


Não levem tão a sério

Filhos..
.


- Marcão, você gosta de crianças?
- Adoro, com qualquer tempero.




- Marcão, você tem filhos?
- Tinha uma filha.
- Tinha por que? ela morreu?
- Não, vendi para os italianos.




- Se eu fosse seu filho você não falava assim comigo, Marcão.
- Se você fosse meu filho não teria chegado a essa idade.




- Tá cheiroso, Marcão.
- É meu sabonete.
- Que sabonete você usa?
- Children's Grease.
- Não conheço.
- A matéria prima é meio difícil de comprar.
- É feito de quê?
- Gordura de criança.




- Marcão, o que você faria se tivesse um filho?
- Daria uma martelada no meu saco, para nunca mais repetir o erro.




- Só porque fala mal de criança, tua namorada vai engravidar.
- Mato ela e o pai da criança.




- Marcão, posso te chamar de painho?
- Posso xingar tua mãe?




- Marcão, por que não quert ter filho?
- Porque sou inteligente.




- Não esqueça que você também já foi criança.
- Pois é, depois virei gente.




- Quem foi o vulto mais importnte da história, Marcos?
- Herodes

sexta-feira, março 03, 2006

"Querer é poder" é autoconsolação de frustrado
.


Bonito quadro


Cleovaldo e a Bicicleta


O pequeno Cleovaldo não perdia a oportunidade de uma data festiva, fora as do dia-a-dia, para pedir uma bicicleta ao pobre pai, seu Godofredo. Natal, aniversário, dia das crianças e até no dia dos pais, Cleovaldo estava lá, pendurado nas pernas da calça do pai, pedindo sua bicicleta.

O pobre Godofredo, como todo bom pai, apaixonado pelo filho, sentia uma tristeza no peito por não presentear o filho. Biscateiro que catava latinhas pelas ruas, ajudava esporadicamente na borracharia, carregando cargas de caminhões, fazendo pequenos serviços de pedreiro e encanador, seu Godofredo mal conseguia alguns trocados para o aliguel do barraco, água, luz e comida. Não tinha como comprar uma bicicleta de quarta mão que fosse, para o rebento.

Para que Cleovaldo não tivesse um futuro como o seu, exigia que o garoto estudasse e o filho se dava muito bem com as notas.

No dia do seu décimo segundo aniversário, enfim, Clodoaldo ganhou o tão sonhado presente. Deu galo na cabeça e Godofredo encheu a despensa de comida, comprou doces e balões para a festa do garoto e lhe deu a bicicleta. Previdente, o pai comprou uma das de adultos, para que não ficasse pequena em pouco tempo, para o filho que se espichava, como é comum nos pré-adolescentes.

Para cima e para baixo, subindo e descendo ladeiras, se via Cleovaldo feliz, pedalando um sonho palpável. Pediu ao pai para estudar à tarde no ano seguinte e pela manhã entregaria jornais ou levaria as comprar dos clientes do supermercado.

Terminou o segundo grau como o melhor da sala e, com a ajuda dos estudos solitários à noite, passou no vestibular. I e oltava da faculdade com sua magrela. Com os salários de estagiário ia pagando as prestações do consórcio de uma moto.

Depois de um lance adquiriu o veículo e tornou-se moto-boy durante o dia e estudava à noite.

Formou-se com louvor e se tornou um conceituado clínico geral na pequena Ijuína, no Mato Grosso, para onde se mudara seduzido pelo ótimo salário pago pela prefeitura.

Com a renda acima da média, pôde comprar um carro importado suficientemente forte para andar por aquelas ruas e estradas acidentadas e mal conservadas e, ainda por cima, castigadas pela chuvarada amazônica.

No dia seguinte à farra de uísque e cocaína na casa do juíz, doutor Cleovaldo esqueceu um rolo de gaze no abdômen da mulher de quem extraíra a vesícula biliar.

Vítima de uma infecção generalizada, dona Lucidalva faleceu e a família processou o médico. Com tantas evidências e testemunhas contra ele, doutor Cleovaldo precisava de um bom advogado, o melhor.

Mesmo com todo o corporativismo da classe médica, estava difícil defender o médico. Percilônio Melquíades, o prefeito que pagava seu salário, era candidato a deputado estadual e não queria seu nome envolvido num escândalo como aquele. Demitiu o doutor Cleovaldo.

Sem renda e envolvido até o pescoço com a lei, o médico começou a desfazer-se de seus bens para poder pagar os honorários do doutor Edemerval Sabóia, que viera de São Paulo para defendê-lo.

Vendeu o carro importado e comprou um corcel 82, mas o doutor advogado comia mais seu dinheiro do que uma impingem comia a pele dos garotos pobres a quem atendeu no posto de saúde.

Não demorou para ver-se obrigado a vender também o Corcel 82 e comprar uma moto igual à antiga, dos tempos de moto-boy.

Mesmo gastando tudo o que tinha, Cleovaldo perdeu a causa. Teve a licença para medicar e o diploma cassados.

Hoje o ex-doutor anda de bicicleta, entrega jornais e ajuda o pai a consertar pneus, levantar paredes, carregar caminhões...

quinta-feira, março 02, 2006

A morte é uma das poucas coisas que podem ser feitas simplesmente deitando-se.

(Woody Allen)

A pobreza à beira d'água


Campo Maior, Piauí


Não durou mais que dez minutos a travessia de Campo Maior pelo ônibus. Quem cochilava nem viu. Os menos atentos não perceberam. Quem era acostumado às paisagens urbanas paupérrimas do sertão nordestino não viu mais que uma cidade modorrenta cozinhando no calor e temperada com a poeira vermelha que a pouca brisa espalhava.

Aquele passageiro, porém, observador treinado, habituado a viajar em busca de novos costumes, novas paisagens, amante das cores e formas, um homem que fazia a seleção das vistas que mais lhe impressionavam e arquivava as imagens em alguma gaveta especial do cérebro, viu um universo completamente diferente de tudo o que já vira.

Nas fachadas multicoloridas das casinhas de pé-direito baixo e telhados de barro com duas quedas, telhas moldadas nas coxas de algum caboclo, via a necessidade de um povo embelezar a vida feia. Nostetos baixos, via a necessidade de economizar nos tijolos, barro e cimento, quando o ideal seriam casas altas como recurso para amenizar os efeitos do sol constante e das noites abafadas.

Nas dezenas de crianças sujas e maltrapilhas que se enfileiravam ao longo da rodovia estendendo as mãos em busca de um adjutório qualquer, uma moeda que fosse, viu a miséria personificada em um povo esquecido como muitos povos esquecidos. Viu a fome em olhos infantis e nas costelas expostas por falta de roupas e alimentos.

No açude enorme à margem direita da estrada não viu o feijão ou a mandioca serem plantados, viu a falta de recursos e de orientação para uma população que não produzia o próprio alimento, dependia de esmolas.

O viajante não precisava de máquina fotográfica para eternizar o que via e máquina nenhuma registraria o aperto no peito e a força que fez para conter as lágrimas de compaixão. Aquelas cenas de menos de dez minutos ficaram tatuadas para sempre em suas circunvoluções cerebrais.

quarta-feira, março 01, 2006

Quem fala o que quer pode até ouvir o que não quer, mas fica com a alma leve.


Plavras têm mais força que a espada

Palavras


As palavras, para os homens, são apenas comunicação, enquanto que para as mulheres elas têm conteúdo. Não poderia ser um homem o autor de "ai, palavras, ai, palavras, que estranha potência a vossa...". Só uma mulher poderia ter escrito isso e foi Cecília Meireles, em seu Romanceiro da Inconfidência, que chegou a essa inexorável conclusão.

Dizem que quando uma mulher diz "não" quer dizer "talvez"; quando diz "talvez" quer dizer "sim"; e quando diz "sim" quer dizer "você está esperando o quê, mané?". Talvez seja verdade. Os homens, mais cartesianos e obtusos, querem dizer exatamente o que dizem, salvo quando estão jogando com seu interlocutor, quando estão blefando ou sondando, situações comuns quando fazem negócios ou quando tentam lesar alguém.

Mas quando dizem "eu te amo", seres dos dois gêneros têm sempre a mesma intenção dentre as três possíveis.

Ou querem realmente dizer que amam por amarem de verdade ou acreditarem nisso; ou querem dizer "quero te levar pracama" e usam de um estratagema que deixa a razão do outro de lado e ataca direto a carência e o amor-próprio; ou vêem um investimento futuro, como um golpe do baú, por exemplo.

Cabe a quem ouve tentar descobrir em qual dos três casos está incluído naquele momento, mas essas palavrinhas são tão poderosas que quem as ouve costuma acreditar e se render, dando margem a que o outro atravesse suas defesas, caso a intenção seja uma das outras duas.

Por todos saberem da potência das três palavrinhas, elas têm-se tornado tão comuns e usadas levianamente a cada dia.