Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, setembro 13, 2005

Hamster é um rato com pedigree.



Encontro Marcado


No livro O Que É Isso, Companheiro?, Fernando Gabeira narra um encontro dele com um amigo brasileiro pelas ruas de uma cidade qualquer da Suíça, onde encontrava-se asilado durante a ditadura.

Vinham ele e uma amigo suíço caminhando quando encontraram outro brasileiro, amigo de Gabeira. Abraços, cumprimentos, as devidas apresentações... Lá pras tantas o amigo brasileiro convida os dois para uma feijoada que daria no domingo em sua casa. Gabeira confirmou a presença e o papo continuou. Papo vai, papo vem, meia hora depois o cara reforça o convite e mais uma vez Gabeira diz que vai e o papo continua. Na hora de despedirem-se tapinhas nas costas, recomendações às devidas famílias e mais uma vez o convite para a feijoada domingueira, prontamente confirmada a presença do escitor.

Quando se despediram o suíço perguntou que mania brasileira era aquela de fazer o mesmo convite diversas vezes numa mesma conversa se o convidado já o aceitara na primeira vez, ao que Gabeira respondeu "essa é a maneira dele dizer que não vai estar me esperando e de eu dizer que não irei".

Acho que fui suíço na última encarnação. Crioulo, mas suíço. Se convido alguém ou se sou convidado para alguma coisa e se o convite é aceito, pra mim significa que um compromisso foi firmado. Meu lado imbecil, porém, ainda se irrita cada vez que levo um bolo.

Crédulo como eu sou nas pessoas, sempre acho que o próximo compromisso será cumprido e é aí que me dou mal.

E nem falei da pontualidade...

Nenhum comentário: