Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, setembro 27, 2005

"Quem dá sardinha em lata em plena beira de mar é coqueiro"
- Aldir Blanc-



Ouviram do Ipiranga


Foi ouvido, desde as margens tranqüilas do Riacho do Ipiranga, o grito barulhento de um povo bravo e lutador. A partir daí os rais brilhantes da Liberdade iluminaram o céu do país como um sol.

Se a garantia da igualdade prometida pelos ideais da Revolução Francesa nosso povo conseguiu conquistar com decisão, no colo da Liberdade desafiamos a nóssia própria morte com o peito aberto para defendê-la.

Salve! Salve! Nossa Pátria amada, adorada.

Desce à terra brasileira um raio brilhante de amor e de esperança, basta o Cruzeiro do Sul aparecer com sua grandeza no céu do Brasil.

Um país que já nasce grande, lindo, forte, gigante que nada teme e que já mostra os reflexos dessa grandeza no próprio futuro.

Entre todas as pátrias, amada é o Brasil, nossa Pátria adorada.

Essa Pátria é a mãe atenciosa e carinhosa de todos que nela nascem.


No novo continente, a América, o Brasil encontra-se em posição privilegiada pela beleza magnífica, um mar e um céu sem fim. O país brilha como o ornato de pedras preciosas da coroa do continente, que por si só já mostra a majestade.

Nossa natureza é rica, única, sendo essa a terra mais alegre, mais brilhante. A fauna e a flora são as mais ricas do planeta. Com tudo isso nesta terra nossas vidas são as mais românticas, mais cheias de amor.

Salve! Salve! Nossa Pátria amada, adorada.

A bandeira estrelada que o Brasil mostra erguida que seja o símbolo eterno do amore que o verde dessa bandeira exprima as glórias que tivemos em nossa história e a paz que teremos no futuro.

Se o brasil precisar pegar em armas para defender a Justiça, não verá nenhum brasileiro fugir da luta e os que o amam não terão medo da morte ao defendê-la.

Entre todas as pátrias, a amada é o Brasil. Nossa Pátria adorada.

Essa Pátria é a mãe atenciosa e carinhosa de todos que nela nascem.

Essa "tradução" livre do nosso hino mostra como eram idelaistas e românticos nossos ancestrais e como as gerações futuras - incluindo as nossas - traíram esses ideais.





Volto a lembrar: o Poetrando está atualizado.

Nenhum comentário: