Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, setembro 23, 2005

Se quem ama adivinhasse o mal que o ciúme faz, não daria falso um passo, nem pra frente e nem pra trás.
Provérbio Brasileiro



Sou Invejoso


Como vai sua inveja?

Todo mundo diz que odeia - palavra da moda - a inveja e os invejosos, mas todos invejamos alguém. Pode ser uma inveja predatória ou apenas uma invejazinha, mas invejamos. Não adianta fazer beicinho, invejamos mesmo e já invejamos e ainda não atingimos o nirvana para não invejarmos futuramente.

Pode parecer hipocrisia, mas não tenho nada contra a inveja, não mesmo. Senão, vejamos. Quando alguém nos inveja é porque temos algo de bom, afinal de contas não é normal se invejar coisas ruins. Ser alvo de inveja me envaidece. "Vaidade é pecado!", diria alguém. Inveja também é, mas não acredito em pecados.

Por outro lado, quando invejo alguém é uma maneira de eu procurar me aprimorar ao ponto de ser como é essa pessoa ou de ganhar mais grana para poder comprar um bem igual ao que ela possui.

A inveja é saudável! Nocivo é o sentimento predatório, o excesso de inveja que leva à destruição de algo ou de alguém, mas aí já não é simplesmente inveja. Por trás dela pode haver rancor, frustração, o tal ódio... Não há porque culpar-se simplesmente a inveja.

Era pra ser uma introdução pequena e acabei divagando. O propósito desse texto era falar da inveja que tenho de algumas pessoas por esse país afora e que não creio um dia poder me equiparar a elas. Não tenho o talento, a disponibilidade de tempo, a sorte e os contatos delas, mas as invejo e as consumo.

Clóvis Rossi, Roberto pompeu de Toledo, Diogo Mainardi, Millôr Fernandes, a Catanhede, Arnaldo Jabor, Luiz Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro... Esse povo vive para e de pensar e escrever. Tem coisa melhor? Tem, tem coisa melhor: viver pra pensar e escrever, ganhar um bomsalário por isso e, ainda por cima, ser bom no que faz.

Era só o que eu queria pra mim. Disponibilidade de tempo para dormir à hora que quisesse sem hora pra acordar, receber uma grana "federal" (notem as aspas, por favor) no final de cada mês e passar as horas em que estivesse acordado lendo, pensando e escrevendo. Que maravilha!

Fala aí, é ou não é invejável a a posição desse povo?

Nenhum comentário: