Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, setembro 21, 2005

Shakespeare era francês e seu nome era Jacques Pierre.
Lohn Lenon era paraibano e chamava-se João Lemos.



Avril e a Universidade


"Por que as pessoas entram na faculdade? Parra arrumar um emprego. Eu já tenho um trabalho", disse Avril Lavigne, cantora teen canadense, segundo a revista Época.

A princípio, nada contra as declarações da moça. Com seu segundo grau provavelmente feito nas coxas, ou entre elas, ela ganha muito mais dinheiro do que muito pós-doutorado mundo afora. Como ídolo de adolescentes, porém, esse tipo de afirmação cria um ideal que a sorte, o destino, as runas, Deus, ou o que quer que seja, privará seus fãs de alcançar.

Há três anos tive um aluno que rebateu um discurso meu sobre a necessidade do estudo citando seus ídolos quase analfabetos que tinham uma fortuna acumulada. Romário, Ronaldinho, Rivaldo... - nem preciso dizer que o moleque é fanático por futebol - eram seus exemplos de gente que não estudou e que é milionária. Pra completar, partiu para o que achava ser ofensa pessoal: "você estudou e jamais vai ganhar a metade do que eles ganham". Ele nem precisava dizer isso. Nem em uma vida inteira vou ganhar o que um deles ganha por mês, mas também não tenho seu talento nem preguiça mental.

De nada adiantou eu argumentar que os caras ganham o que ganham porque são excessões. Além de serem craques, conseguiram estar no lugar certo, na hora certa e, mais importante, com as pessoas certas.

Mas a vida é um bumerangue...

Semana passada encontrei com o ex-aluno na rua. Encabulado, meio sem jeito, me deu um abraço e, admitindo o erro passado, me agradeceu pelo trabalho que tive em tentar convencê-lo a estudar. Iria prestar um concurso e caiu na real de que tudo o que lhe dissera tinha o único propósito de colocá-lo na trilha certa e que, infelizmente, só agora percebia isso, quando precisava recorrer aos livros para definir seu futuro.

Essa é minha obrigação profissional, por isso não cabem agradecimentos. Também lamento que ele tenha perdido tanto tempo.

O que realmente dói é saber que a cada dia mais e mais jovens mal orientados se rendem aos ideais, ou falta de, alheios e desperdiçam seus potenciais em coisas fúteis.

Hoje de manhã uma aluna me citou a frase acima da Avril Lavigne para justificar seu desinteresse pelos livros. Só espero amanhã vê-la num palco milionário e não engraxando as botas de um milionário.

Nenhum comentário: