Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, setembro 30, 2005

Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados
que eles foram criados.



Invenções


Quando guri eu não sonhava em ser bombeiro, policial, jogador de futebol ou astronauta, queria mesmo ser inventor. Ficava horas admirando o funcionamento dos mais simples mecanismos e encantado com a idéia de que muitos deles haviam nascido do acaso ou da persistência de alguma mente brilhante e que tornaram-se imprescindíveis para nosso conforto, segurança, lazer...

Lembro bem da fascinação que uma fechadura me causou aos seis anos de idade. Alberto, um dos meus irmãos mais invetivos, discutiu comigo durante horas sobre o funcionamento dessa maquinazinha tão simples, mas sem a qual ninguém mais consegue viver tranqüilo, a não saer que seja um eremita no interior de sua caverna, mas como não conheço nenhum eremita...

Tem gente que sabe ganhar dinheiro com seus inventos simples, mas muito práticos. É o caso daquela dona de casa que, cansada de desperdiçar arroz durante a lavagem dos grãos, inventou o lavador de arroz que todos nós temos em casa. A tal senhora patenteou o invento e ganhou rios de dinheiro com ele. Merecidamente enriquecida, diga-se de passagem.

Premiar o mérito é essencial para o progresso de uma civilização. Mas no Brasil, infelizmente, tornou-se política de governo premiar a cor da pele, a pobreza, inclusive de espírito, e o analfabetismo com essa política de cotas para as universidades, por exemplo. Mas esse é outro papo.

Isso pode ter alguma utilidade
Há quem crie coisas a partir de suas necessidades diárias, como a senhora do lavador de arroz ou o inventor desse esfregão...

Como funciona isso?
ou quem criou um negócio desses.

Imaginem o desperdício de água
Já outros inventos podem até resolver seus problemas imediatos, mas imaginem quanta água não pode ser desperdiçada com o uso de uma vassoura dessas na lavagem de sua calçada...

Essas coisinhas e outras você pode encontrar nesse site.

aqui você pode ver as coisas mais esdrúxulas que uma mente doente pode inventar como esse chapéu para fumantes:Só o dono pra usar um bagulho desses...

Nem todo mundo é louco que se acha gênio, como esses do último site aí de cima. No Brasil existe a Associação Nacional dos Inventores. Foram patenteados por meio da Associação diversos produtos nacionais que estão em uso no nosso dia a dia, assim como algumas loucuras que dificilmente chegarão às nossas mãos por meio de indústrias sérias.

Uma dessas eu comprariaEssa tábua de passar roupas, por exemplo, poderia muito bem se adaptar ao meu apertamento. Quem a inventou provavelmente mora numa quitinete.

Pode ser útil, mas pode ser um perigoE isso aqui, você saberia dizer o que é? Um berço com colchonete-balancinho. Sei, não. Pelo comodismo dos pais o bebê poderia ganhar um balancinho, mas fico imaginando o risco de um bebê meter a mão entreo o colchão e a parede do berço. Isso poderia causar um machucado sério na criança. sem falar que o Dráuzio Varela poderia aparecer no fantástico mostrando que o balanço do bebê pode causar labirintite, irritabilidade ou até mongolismo. A idéia pode até ser boa, mas é prática?

Nessa minha busca por sites de invenções, o que mais me agradou mesmo foi a Galeria de Invenções Brasileiras. Tão bom ver o quanto o brasileiro é criativo, inventivo e sortudo por ter tanta matéria prima. Num mapa você vê grandes invenções brasileiras pelo estado de seus inventores.

Fiquei surpreso, por exemplo, em saber que o identificador de chamadas telefõnicas - o BINA - é brasileiro, assim como é brasileiro o cartão telefônico.

Salva-vidasEsse é um ventilador pulmonar que pode ser usado em qualquer tipo de resgate e é uma invenção capixaba. Como esse, vários outros inventos brasileiros da mais alta qualidade podem ser vistos por lá. Vale a visita para quem se interessa pelo assunto.

A propósito, eu também tenho meu invento e não é nada inútil, muito pelo contrário. Inventei uma janela para ser usada em edifícios.

Volta e meia a gente lê em jornais das grandes cidades a morte de uma empregada doméstica que caiu de um andar alto quando limpava as janelas do apartamento. Minha janela foi criada justamente para evitar esse tipo de acidente. Não vou entrar em detalhes porque ainda não consegui patenteá-la, mas quem sabe um dia...?

Nenhum comentário: